O que é empoderamento?

O que é empoderamento? Joice Berth

Resenhas - O Que É Empoderamento?

1 | 2 | 3 | 4 | 5

tbbrgs 14/08/2022

O que é empoderamento?
Joice Berth elucida a questão do empoderamento, explicando a raiz de sua teoria, que remonta à Teoria da Conscientização proposta por Paulo Freire; demonstrando com exemplos práticos na área do Serviço Social; e falando como o sentido dessa palavra tem sido esvaziado pela sua superexploração. O empoderamento é um processo individual, mas, acima de tudo, é coletivo, pois, para que um grupo de pessoas historicamente oprimidas possa ter voz dentro de uma sociedade supremacista branca partriarcal, é sumariamente necessário que elas se empoderem enquanto coletivo. Contudo, para que isso aconteça, cada pessoa que compõe esse coletivo também deve individualmente passar por um processo de empoderamento pessoal. Além disso, é importante destacar o fato do empoderamento coletivo não pretender tirar o poder dos poderosos e dá-lo aos oprimidos, invertendo a lógica do poder. Na verdade, essa lógica tem de ser subvertida, de modo que haja uma equidade de poderes na sociedade. Joice é bastante didática em suas explicações, apesar de algumas frases aqui e ali terem sido escritas de forma confusa. Recomendo esse livro e toda a coleção Feminismos Plurais para quem tiver interesse em entender mais sobre o assunto.
tbbrgs 14/08/2022minha estante
aliás, tb recomendo o instagram da joice onde ela ta sempre fazendo reflexões atuais e necessárias ?

Gabriel1994 15/08/2021

Escurecedor
Trago a palavra "escurecedor" como sinônimo de elucidativo, pois esse é mais um livro extremamente necessário da coleção.

Fiquei muito reflexivo sobre como utilizamos conceitos no dia a dia sem ter um conhecimento mais aprofundado sobre. Empoderar é sobre si, mas principalmente sobre o outro.

EstherWars 07/03/2021

Feminismo negro
O livro de Joice Berth me surpreendeu. Foi o primeiro que li da coleção Feminismos Plurais organizando pela Djamila Ribeiro. O texto sobre Empoderamento apresenta autoras/es e faz uma discussão de base sobre o conceito "empoderamento", e junto traz uma discussão sibreno feminismo negro.

Leitura importantíssima pra retirar o termo "empoderamento" do plano individual e entendê-lo como uma construção do coletivo.

JoAo.Eduardo 13/10/2020

Trata-se de uma leitura breve, porém, muito esmerada. A autora trata de analisar o Empoderamento enquanto fenômeno social, mas também como experiência pessoal. Recomendado para aqueles que buscam compreender melhor o que é empoderar-se.

Anderson Menezes 02/06/2021

Leitura Importante
Agora compreendi melhor o que é o empoderamento e como ele precisa ser colocado na nossa sociedade contra todo patriarcado. Muito perfeito essa obra, assim como as demais dos feminismos plurais.

Mila 29/08/2022

Empoderamento
Mais um livro da coletânea Feminismo Plurais, aborda tema muito importante para uma camada da população oprimida, empoderar é poder e utilizá-lo de forma coletiva para mudar a posição de um grupo no qual faz parte, é saber que assumir suas raíses é deixar de se sujeitar a grupos privilegiados e passar a valorizar os seus, seus traços, sua história e seu povo, sua essência. Empoderar é se tornar uma representividade para os seus e assim um grupo deixa de glorificar a branquitude e passar a se amar, ponto principal do empoderamento é quando a pessoa cultiva o amor próprio.

Fran 14/09/2020

Empoderamento, coletivo ou individual?
Empoderamento, coletivo ou individual? Rompendo estruturas ou silenciamento desde que você ou eu estejamos bem.

A Joice nos convida a refletir e nos explica o conceito desse termo que vem sendo tão banalizado. Um pequeno e potente livro para te fazer pensar.

Essa foi uma leitura que fiz para o Leia Mulheres Lages e mais uma vez a discussão me fez refletir muito, principalmente sobre privilégios.

Confere aí como foi a minha experiência completo de leitura com esse livro na Vídeo/Opinião publicada no meu instagram @prosasealgomais

site: https://www.instagram.com/tv/CDPlJXKDe0z/?hl=pt-br

Monica 10/08/2020

Muito bom mesmo
Esse livro nós agrega muito em conhecimento. Uma verdadeira aula sobre o empoderamento que é essencial.
Para quem busca aprender sobre os temas essa coleção de livros é maravilhosa, pois ensina e te faz enxergar coisas que fomos infelizmente acostumados a normalizar.
Tive um pouco de dificuldade de terminar de ler pelo fato do livro ser construído com muitas citações e pra mim isso se torna um pouco cansativo. Mas a última parte que é no meu ver é sensacional foi bem tranquila de ler pois
era direta, então a leitura rendeu muito.
Recomendo demais.

Adriana Scarpin 11/09/2018

Na introdução desta obra a autora delineia os diversos sentidos e fontes do que veia a se designar empoderamento, especialmente porque muitos o significam erroneamente como uma espécie de autoestima, quando seu sentido sociológico original seria uma reivindicação social de poder por grupos de minorias.
Na parte seguinte temos Berth nos explicitando que o empoderamento além de coletivo deve ser antirracista, anticapitalista e antissexista, que os neoliberais vão querer cooptar o movimento negro através de empreendedorismo e black money, mas que sempre terão uma retórica assistencialista e não de verdadeiro empoderamento, este que deve mexer nas estruturas da sociedade racista e sexista e não fazer uso de métodos paliativos.
Na terceira parte a autora pontua o quando a resistência das mulheres já assumia a noção de empoderamento antes mesmo do termo ser cunhado sociologicamente, através de autoras como Angela Davis e bell hooks é exemplificada a necessidade de unificação entre as lutas por raça, gênero e classe.
Na última parte Berth trata da questão estética do empoderamento, a partir do momento que o mesmo não é sinônimo de autoestima, mas certamente a questão do belo da negritude é uma questão da coletividade em quebrar paradigmas estéticos do que o branco julgou ser belo por séculos, esse empoderar-se umas às outras das mulheres negras ao assumirem a própria beleza, não num sentido narcisista mas sim coletivo da raça negra é certamente um gesto de empoderamento.

Leio, logo existo 25/08/2018

Não é uma resenha
Para quem deseja se iniciar no mundo da luta feminista indico a série de livros sobre o tema publicados pela editora LETRA MENTOS. Até o momento li três títulos, sendo o último " O que é empoderamento". O texto do livro é simples e introdutório, trazendo várias referências para aprofundar as questões que são tratadas no livro. Super recomendo!

Gi Gutierrez 27/09/2020

Empoderamento
Joice Berth traz a discussão a Teoria do Empoderamento a luz de diversos teóricos. Para quem quer conhecer melhor o assunto, é um bom começo.

Thiago Soares 11/09/2020

Fundamental para o entendimento do tema RACISMO
O livro como já venho afirmando, é um de uma série que aborda na ótica de pessoas negras que estudam o tema racismo num aspecto amplo e uma linguagem nova. Este não é diferente, ele expões estruturalmente e gradativamente como se formou e se mantem os mecanismos que tiram a dignidade da pessoa negra no Brasil e no mundo. É um livro muito enriquecedor, com uma linguagem muito explícita.

Lauren / Biblioteca de Lilith 23/04/2020

Teoria do Empoderamento
Este livro é uma aula sobre a Teoria do Empoderamento:

“Quando falamos em empoderamento, estamos falando de um trabalho essencialmente político, ainda que perpasse todas as áreas de formação de um indivíduo e todas as nuances que envolvem a coletividade. Do mesmo modo, quando questionamos o modelo de poder que envolve esses processos, estendemos que não é possível empoderar alguém. Empoderamos a nós mesmos e amparamos outros indivíduos em seus processos, conscientes de que a conclusão só se dará pela simbiose do processo individual com o coletivo”.

“Quando falamos em empoderamento, sobretudo nos dias de hoje, concluímos que estamos diante de um conceito complexo, muito distorcido e incompreendido, o que se deve em grande parte ao debate acrítico sobre o tema. Exatamente por isso o termo também vem sendo severamente criticado, não por seu significado, mas pela maneira esvaziada com que é utilizado e que foge completamente das raízes da teoria proposta”.

“... passou-se a esvaziar essa perspectiva para um ‘empoderamento feminino’, que mais parece uma tautologia que se resume em não explicar a origem do conceito e nem a que se propõe, ou seja, promove a despolitização do conceito, reduzindo-o a mera expressão das liberdades individuais”.

“(...) Teoria do Empoderamento visa primordialmente a mudança social com o rompimento ativo e processual, tanto coletivo quanto individual, com as estruturas de poder que foram articuladas para serem hierarquizantes à custa das escassez de grupos situados na base”.

“No entanto, o empoderamento que seguimos neste trabalho não visa retirar poder de um para dar ao outro a ponto de se inverter os polos de opressão, e sim, de uma postura de enfrentamento da opressão para eliminação da situação injusta e equalização de existências em sociedade”.

“O empoderamento individual e coletivo são duas faces indissociáveis do mesmo processo, pois o empoderamento individual está fadado ao empoderamento coletivo, uma vez que uma coletividade empoderada não pode ser formada por individualidades e subjetividades que não estejam conscientemente atuantes dentro de processos de empoderamento”.

@bibliotecadelilith

1 | 2 | 3 | 4 | 5