O que é empoderamento?

O que é empoderamento? Joice Berth

Resenhas - O Que É Empoderamento?

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Letícia 13/12/2022

Ótima leitura
As referências trazidas pela autora são plurais e trazem diversos pontos sobre empoderamento. É o livro que vale ler mais de uma vez.

Jairo Oliveira 01/01/2022

Escolhido a dedo a primeira leitura do ano e sem duvida foi muito assertivo no quesito aprendizado e conhecimento.

isa.dantas 01/11/2019

Livrão em formato de livrinho. Necessário e que me fez repensar muitas coisas. Acredito que essa coleção tenha uma pegada mais de artigo acadêmico, o que pode tornar a leitura meio arrastada no começo. Mas depois que pega o ritmo, só vai!

Ribeiro 18/01/2023

Sobre feminismo
Um ótimo livro para entender os mecanismos de poder sobre os corpos negros, principalmente o feminino. Além disso, a contextualização do que é empoderamento e a maneira como a mulher negra deve se impor na sociedade é muito bem demarcada no decorrer da leitura. Ótimas reflexões.

Laurinha. 04/11/2021

Só li por conta de um trabalho da escola que era sobre o tema e sim eu não leria se não fosse "obrigatório" mas depois q li nossa é um assunto necessário e posto de uma forma "nova" e boa de fácil entendimento.

Lauren / Biblioteca de Lilith 23/04/2020

Teoria do Empoderamento
Este livro é uma aula sobre a Teoria do Empoderamento:

“Quando falamos em empoderamento, estamos falando de um trabalho essencialmente político, ainda que perpasse todas as áreas de formação de um indivíduo e todas as nuances que envolvem a coletividade. Do mesmo modo, quando questionamos o modelo de poder que envolve esses processos, estendemos que não é possível empoderar alguém. Empoderamos a nós mesmos e amparamos outros indivíduos em seus processos, conscientes de que a conclusão só se dará pela simbiose do processo individual com o coletivo”.

“Quando falamos em empoderamento, sobretudo nos dias de hoje, concluímos que estamos diante de um conceito complexo, muito distorcido e incompreendido, o que se deve em grande parte ao debate acrítico sobre o tema. Exatamente por isso o termo também vem sendo severamente criticado, não por seu significado, mas pela maneira esvaziada com que é utilizado e que foge completamente das raízes da teoria proposta”.

“... passou-se a esvaziar essa perspectiva para um ‘empoderamento feminino’, que mais parece uma tautologia que se resume em não explicar a origem do conceito e nem a que se propõe, ou seja, promove a despolitização do conceito, reduzindo-o a mera expressão das liberdades individuais”.

“(...) Teoria do Empoderamento visa primordialmente a mudança social com o rompimento ativo e processual, tanto coletivo quanto individual, com as estruturas de poder que foram articuladas para serem hierarquizantes à custa das escassez de grupos situados na base”.

“No entanto, o empoderamento que seguimos neste trabalho não visa retirar poder de um para dar ao outro a ponto de se inverter os polos de opressão, e sim, de uma postura de enfrentamento da opressão para eliminação da situação injusta e equalização de existências em sociedade”.

“O empoderamento individual e coletivo são duas faces indissociáveis do mesmo processo, pois o empoderamento individual está fadado ao empoderamento coletivo, uma vez que uma coletividade empoderada não pode ser formada por individualidades e subjetividades que não estejam conscientemente atuantes dentro de processos de empoderamento”.

@bibliotecadelilith

@gezaine_ 09/08/2020

Livro maravilhoso! A autora explica a etimologia do termo e como as feministas negras o aprimoraram. Discute sobre como o termo caiu em uso comum, foi banalizado e teve seu sentido esvaziado. Explica se o empoderamento pode ser individual ou precisa ser coletivo. Além disso, fala sobre afetividade, conceito de belo e autoestima.

caiocorrea_art 05/01/2023

Ouvir de quem tem história pra explicar
O Que É Empoderamento?, de Joice Berth.?O livro faz parte da coleção coordenada pela Filosofa Djamila Ribeiro, Feminismos Plurais, e fala sobre esse assunto tão em pauta hoje que é o empoderamento.
Uma palavra forte, com um significado importantíssimo, porém que vem sendo usada de maneira um tanto quanto rasa em muitas situações.?A autora dabate bastante sobre o conceito, traz referências históricas e bibliográficas e traz a visão de que o empoderamento, acima de tudo, deve ser um movimento coletivo e não apenas individual. Pouco adianta botar um representante de alguma minoria em um lugar de destaque se o sistema em si não se transformar para evitar que os privilégios de grupos mais favorecidos continuem a se estabelecer. ?Também levanta o tema que o empoderamento é sempre algo que parte do indivíduo para o coletivo. Você não consegue empoderar alguém. Você tem que se empoderar. E empoderar-se também entra no aspécto de buscar maior conhecimento sobre as questões históricas, sociais e políticas que levaram os grupos em situação desprivilegiada a estarem aonde estão, para que a partir daí a estrutura possa ser transformada. ?É um livro super pequeno, porém com uma densidade de conteúdo absurda, muitas referências incluindo Paulo Freire, Angela Davis e muitos outros nomes importantes na luta pela emancipação dos menos favorecidos.
Saia da zona de conforto, aprofunde-se sobre o tema pois toda a nossa sociedade precisa disso.?Livre-se

Thiago Soares 11/09/2020

Fundamental para o entendimento do tema RACISMO
O livro como já venho afirmando, é um de uma série que aborda na ótica de pessoas negras que estudam o tema racismo num aspecto amplo e uma linguagem nova. Este não é diferente, ele expões estruturalmente e gradativamente como se formou e se mantem os mecanismos que tiram a dignidade da pessoa negra no Brasil e no mundo. É um livro muito enriquecedor, com uma linguagem muito explícita.

Rafa 01/07/2021

Empoderamento
Contextualizando, fui atrás dos livros da série coordenada pela Djamila Ribeiro por encontrar vários temas pelos quais tenho interesse de saber mais sobre, como forma de crescimento e entendimento pessoal mesmo.
Nesse sentido, escolhi começar pelo livro escrito por Joice Berth, de título “Empoderamento”, nunca havia escutado falar sobre a autora e, a partir de agora, tenho certeza que buscarei mais escritos dela. Sendo assim, é importante apontar que o livro em questão não é um manual sobre o empoderamento feminino pessoal, como pensei que seria, e essa quebra de expectativas não foi nada ruim. Além disso, Joice explica conceitos, histórias e narrativas, de modo que engloba autores diversos e ímpares, em sua total capacidade de escrita, perpassa de Paulo Freire à Dexter, ex-integrante do grupo “Racionais Mc’s” para tal explicação.
O principal ponto que tirei do livro, foi o fato de que o processo de empoderamento não é pessoal ele é coletivo, quebrando esteriótipos, negando-os, e utilizando-se de diversos meios e formas para se chegar a esse empoderamento do coletivo. Então, Joice destaca a autoestima, a opressão( pela mídia, sociedade, história, machismo etc, principalmente com as mulheres negras), estética, e valorização do belo, que não é apenas aquela visão herdada pela Europa e perpetuada no Brasil, por exemplo.
Durante a leitura há um incômodo, tal qual em qualquer leitura que destrincha as opressões passadas e presente para com qualquer grupo que as sofre. Porém, esse incômodo faz com que se queira terminar a leitura para ver de que forma se poderia resolver tais problemas, e ela firma esse empoderamento coletivo, e não individual, como tal forma.
Vitoria.Jales 12/07/2021minha estante
Ameei! Em tempos de feminismo liberal é uma leitura maravilhosa hahahah ah ela posta algumas reflexões massa no insta tbm!

Rafa 12/07/2021minha estante
Já vou seguir ???

Gi Gutierrez 27/09/2020

Empoderamento
Joice Berth traz a discussão a Teoria do Empoderamento a luz de diversos teóricos. Para quem quer conhecer melhor o assunto, é um bom começo.

Mirelle 23/04/2021

Em-po-de-ra-men-to!?
Palavra de difícil definição, o que seria o ato de se tornar empoderado? O ato de ganhar poder sobre determinado assunto ou situação? Seria isso então?

Pois bem, Berth descreve a genealogia desta palavra tão popular, trazendo contornos e definições explícitas e pautadas na visão de grandes pensadores como o Paulo Freire.

Como essa obra faz parte de uma coleção com veis no protagonismo negros o livro dedica uma capítulo inteiro ao movimento de empoderamento das feministas negras e no seu processo de resistência em rede, uma forma clara de empoderamento do coletivo.

mariaf.skumagai 20/10/2020

O que é empoderamento?
Joice Berth sai do estado comum das coisa e nos leva a um conhecimento aprofundado do que é realmente empoderamento. Termo que passou a ser usado de forma fútil, para qualquer coisa, fugindo da sua raiz.

Rosalba Moreira 30/11/2020

Leitura necessária!!!
O livro vem falar sobre o termo “empoderamento”, tão usado atualmente, mas provavelmente pouco entendido. A Teoria do Empoderamento entende esse termo não no sentido de “dar poder” a alguém, mas referindo-se a uma transformação social: é quando grupos historicamente oprimidos reconhecem a situação de opressão a que são submetidos e agem para mudá-la.

De forma clara, a autora explica a importância de se encarar o empoderamento como algo necessário na luta contra essas opressões, sejam elas relacionadas às questões de gênero, raça ou classe, e no processo de emancipação das minorias.

É uma leitura necessária. Faz-nos questionar sobre as relações de poder e pensar em caminhos de reconstrução das relações sociais.

Sandra 07/12/2023

Empoderamento
Compreender o que é empoderar- se e fazê-lo a partir da nossa vivência nos fortalece e nos conscientiza sobre o nosso papel dentro dessa sociedade desigual, racista, opressora e preconceituosa. Pelo silenciamento e marginalização que passamos e perdura até os dias atuais, buscamos caminhos de superação e entendimento. A reflexão sobre esse tema é fundamental para o resgate da nossa autoestima e confiança.
Excelente leitura ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5