O inferno somos nós

O inferno somos nós Monja Coen
Leandro Karnal

Resenhas - O Inferno Somos Nós

Carla.Parreira 22/01/2024

O Inferno somos nós: Do ódio à cultura de paz (Leandro Karnal e Monja Coen). Melhores trechos: "...A vida é muito parecida com isso. Há obstáculos e dificuldades, mas eles não são o mais importante porque vamos superá-los. E quando os superamos, outros aparecem. Eles não ficando mais sutis e mais difíceis. Mas não desistimos do jogo. Criar uma cultura de paz é saber jogar isso bem. É ter resiliência, não desistir. Pode não dar certo agora, mas temos que pensar em como vamos chegar lá. Não devemos olhar só para as dificuldades, porque essas são apenas etapas. A cada etapa que superamos, surgem outras... Como já dissemos, quase todo o mal do mundo, quase toda a cultura de guerra, de violência, de racismo, de misoginia é feita em nome do bem. É muito raro encontrar pessoas que assumam que fizeram algo em nome do ódio ou da raiva. Mas sempre o ódio e a raiva se transformam em auxílio, caridade, bons costumes, sociedade sadia e outros nomes que disfarçam, para mim, do ponto de vista estritamente psicanalítico, a raiva que se possui..."

Vih Sousa 22/01/2024

Um livro de palavras simples e pensamentos profundos
"O Inferno Somos Nós", escrito por Leandro Karnal e Monja Coen, é um convite para uma profunda reflexão interna sobre a promoção da cultura de paz. O livro traz um diálogo agradável e singular entre dois importantes pensadores brasileiros da atualidade.

Ao longo do livro, os autores utilizam fatos reais, acontecimentos históricos e suas próprias experiências para exemplificar e contextualizar suas ideias. Eles abordam temas como a importância da tolerância ativa, a inversão de valores e o mal que pode estar por trás de boas intenções.

"O Inferno Somos Nós" é uma leitura inteligente que nos proporciona um grande exercício de empatia. Diferentemente da maioria dos livros de autoajuda, este livro é leve, não repetitivo, envolvente e até mesmo divertido. Os autores não impõem ideais, mas oferecem suas reflexões, deixando ao leitor a decisão final.

Com pouco mais de 100 páginas, o livro é acessível e uma ótima opção para aqueles que desejam explorar temas relacionados à cultura de paz. Se você ainda tem preconceitos literários em relação a livros de autoajuda, "O Inferno Somos Nós" é uma ótima oportunidade para superar esses preconceitos.

Adrienne 30/01/2024

Aviso: o livro é chato. Cochilei algumas vezes.
MAS, o seu conteúdo não é de todo ruim. Trouxe algumas reflexões interessantes.

kiwia 13/02/2024

Um livro para se ler com calma
Uma conversa com muitas reflexões que nos faz pensar sobre como vivemos e como nossas atitudes podem está sendo moldadas por uma cultura de medo ao outro que só trás a rivalidade. Uma reflexão sobre a quem interessa todo esse medo e ódio.

Uma conversa entre dois autores maravilhosos que não foi pensada em trazer nada pronto é uma listinha a se fazer e sim levantar questões para o leitor refletir e pensar por si só sobre todos os temas.

bia demasi 26/02/2024

Diferente
É um livro de diálogo, eu nunca tinha lido nada parecido, não sei se gosto ou não, pra falar a verdade.
Mas é fato que são duas visões de vida e mundo que nos levam a pensar muito sobre quem somos e como agimos.

David Ribeiro 11/03/2024

O inferno somos nós
Nesse "bate papo" entre Leandro Karnal e Monja Coen, nos chamam a cultivar e viver uma cultura de paz, em todas as área de nossa vida, e ao enxergar o que não é muito "bom" transmutá-lo em algo produtivo, justo e sólido.
Eles nos lembram também, que nem sempre o "inferno" são os outros... Somos nós.
Um livro bem tranquilo e de fácil compreensão.

Marcão 02/05/2024

Cultura da paz
Rolou um debate sobre a questão da cultura
de paz sobre como rla produz uma nova atitude, um desafio
de uma sociedade menos agressiva, menos cheia de preconceitos capaz de uma evoluição em relação a uma posição mais tranquila menos violenta. Foi um Livro tão prazeroso para mim assim como me conscientizar quanto a melhora para disseminar a cultura de paz ao meu redor na minha família.