O inferno somos nós

O inferno somos nós Monja Coen
Leandro Karnal

Resenhas - O Inferno Somos Nós

Geraldo Marçal 30/04/2021

O inferno não é o outro, "O INFERNO SOMOS NÓS" !
O objetivo deste livro é despertar o leitor para uma cultura de paz.
Nos leva por trilhas do conhecimento de si - se nos conhecermos, estaremos
mais aptos a essa cultura de paz. Fala de uma cultura de
paz como a capacidade do exercício em relação ao outro,
o exercício permanente de conhecer-se com os seus treinadores
- em especial, com os treinadores
da nossa paciência, aqueles que oferecem a capacidade para
que possamos, de alguma forma, fazer algo que supere a nossa
vontade egoica, imediata.

O livro nos mostra como acreditar que conhecer a si mesmo é ir
além da própria história pessoal.
Nós fazendo , sobretudo, compreender que

O inferno não é o outro, o inferno somos nós.

Vicente Tavares 28/07/2022

Leitura que eleva
Essa é uma daquelas leituras rápidas e leves que ajudam muito a relaxar um pouco e pensar um bocado! Quando terminei o livro já senti falta, queria mais um pouco da conversa agradável dos dois autores. Os conceitos, propostas e provocações que eles trazem servem pra elevar um pouco nosso espírito, através da reflexão realizada e possíveis pontos de melhoria. Altamente recomendado para todos.

Marcia 09/06/2021

Minhas impressoes sobre o livro.
Ola amigos!! Finalizei mais uma leitura.
Num momento de tantos conflitos, tanto internos como em sociedade, momento que ainda nos deparamos com o preconceitos, imposição de pensamentos e falta de paz, Leandro Karnal e a Monja Coen nos brindam com esse belo livro : "O inferno somos nós -do ódio à cultura de paz."
Nos nostram como pequenos gestos, pequenas mudanças nos traz benefícios enormes. E o exercício diário em nos melhorar.
Somos todos humanos, erramos e acertamos. A mudança vem de dentro, transformação individual que refletirá no social.
Um livro muito gostoso de ler e nos traz muitas reflexões.
" Para mim, só existe um caminho para uma cultura de paz: o autoconhecimento" Monja Coen
" Não podemos aceitar tudo, não podemos aceitar qualquer maneira de ser e pensar. Não. Nós podemos compreender que existem pessoas que façam discriminação de gênero, de cor de pele, entre mulheres e homens (...) podemos compreender, mas não permitir que isso se manifeste, se alastre"
Bom amigos, fica minha dica de leitura.
Sinopse da editora: Vivemos dias difíceis, de vozes múltiplas que parecem nunca dialogar, ávidas que são para atacar e julgar. Em tempos adversos como o que vivemos, de crise, preconceito e intolerância, como transformar o ódio em compreensão do outro em suas diferenças? Como sair de um cenário de violência e construir uma cultura de paz? O historiador Leandro Karnal e a Monja Coen, fundadora da Comunidade Zen-budista do Brasil, conversam nesse livro sobre essas e outras questões, em diálogo inspirador. Os autores lembram que o medo pode estar na origem da violência e apontam como o conhecimento, de si e do outro, é capaz de produzir uma nova atitude na sociedade, menos agressiva e mais acolhedora. "Localizar o mal no outro é uma panaceia universal", observa Leandro. Mas, talvez, o inferno não sejam os outros, como pensava o filósofo francês Jean-Paul Sartre, e sim nós mesmos.

Rach 24/01/2021

Sobre cultura de paz
"... nós podemos fazer escolhas, e isso é muito importante."

Uma conversa leve e interessante sobre como podemos construir juntos uma cultura de paz e não-medo.

Um livro rápido para mexer com certos paradigmas e nos incentivar a buscar uma nova forma de viver.

Maria 15/09/2021

mais um livro da saga: porque enrolei para ler?
o livro aborda muita coisa sobre autorreflexão, de como os nossos atos também afetam outras pessoas. achei uma leitura ótima e completamente vantajosa!
Kappa 15/09/2021minha estante
Ótima leitura a monja assim como Karnal são de uma imensa sabedoria.

dani 14/04/2021

Que dupla!
O filósofo e a monja trazem pontos que nos fazem refletir, são óbvios nem sempre ditos que me fizeram relembrar o que é importante na vida e o quanto nós mesmos ?aumentamos? certas externalidades.
Achei que poderia haver mais profundidade no diálogo, mas se houvesse, tal vezes o conteúdo não chegasse à tantas pessoas.

Mi 14/08/2020

Cultura de paz
Gente!!!!
O que falar desse livro????
Um livro que todos deveriam ler.
Reclamamos que nossa sociedade está cada dia pior... mas quem faz parte da sociedade? Somos nós. Portanto, a mudança tem que partir do nosso interior para depois refletir no exterior.
Ahhhhhh!!!!
Eu não posso falar muito de não darei spoiler. A vontade que eu tinha ao decorrer da leitura era tirar foto de tudo, ir postando nos stories e comentando. É uma leitura tão agradável que tu chega a sentir uma vibração boa. Recomendo.

David Ribeiro 11/03/2024

O inferno somos nós
Nesse "bate papo" entre Leandro Karnal e Monja Coen, nos chamam a cultivar e viver uma cultura de paz, em todas as área de nossa vida, e ao enxergar o que não é muito "bom" transmutá-lo em algo produtivo, justo e sólido.
Eles nos lembram também, que nem sempre o "inferno" são os outros... Somos nós.
Um livro bem tranquilo e de fácil compreensão.

Frankcimarks 13/07/2020

Um incentivo ao diálogo e a reflexão
Leitura leve e agradável, super importante para nossos dias de intolerância e ódio gratuito. O simples fato de o livro ser uma longa conversa, já fala por si. Nós precisamos aprender a conversar com as pessoas, ouvir suas opiniões.

O livro aborda a cultura do medo e seus desdobramentos. A cultura de violência é reflexo do medo, como diria o Rappa: paz sem voz, não é paz, é medo. Precisamos de autoconhecimento para perceber em que estamos errando e precisamos expressar isso, sem medo.

Como lidamos com o diferente? Como lidamos com pensamentos discordantes dos nossos? Vivemos centrados em nós mesmos e perdemos o respeito pelo próximo, nos isolamos em nossas bolhas sociais. Isso apenas nos empobrece culturalmente.

Livro mais que recomendado.
KaroL 06/08/2020minha estante
Muito coerente seu comentário, excelente

Frankcimarks 06/08/2020minha estante
Obrigado.

Monique.rp 24/09/2021

Leitura rápida
O livro é uma conversa entre os dois.
Vale muito a leitura, trazem muitos aprendizados e vale a pena ler esse livro.

Adilson22 26/03/2021

Não é um livro ruim, mas também não é algo bom. Razoável. Tem suas qualidades, mas não faz meu estilo.

KaroL 06/08/2020

Bate papo descontraído e esclarecedor
Excelente livro, mostra uma conversa do Karnal com a Monja Coen, ou seja, é de uma leitura bem fácil e traz grandes ensinamentos.

Ângela Bittencourt Cardoso 20/05/2020

Diálogo construtivo
Esse livro se trata de um diálogo construtivo entre Karnal e a monja Coen com objetivo de nos fazer refletir sobre a cultura de paz, o que podemos fazer para buscá-la e alguns hábitos que os dois possuem que permite uma vida mais plena. Gostei bastante. Recomendo a reflexão.