Deuses caídos

Deuses caídos Gabriel Tennyson

Resenhas - Deuses Caídos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carlos 22/04/2020

Para ler esse livro você precisa destituir da fé, ou pelo menos desconsiderar tudo no que acredita para não se sentir ofendido, ou ver isso como um simples livro descompromissado. A composição de cenários, de faces da vida brasileira e carioca mais em especifico ganham tons de verdade nesse thriller religioso.

Devo confessar que o autor foi genial e ousado. Iniciar a leitura da série de crimes com um pastor sendo torturado por roubar os fies é agoniante e ao mesmo tempo nos faz pensar "cara seria tão bom se isso acontecesse com uns FDP aí" – convenhamos, a natureza humana é um equilíbrio tênue entre bem e mal, do qual para os menos religiosos chamamos de consciência, ética e moral. O segundo acontecimento me lembrou os idos dos anos 2000, antes do levante neopentecostal era comum na televisão haver muitos casos de Kadercistas e dentre eles as polemicas cirurgias mediúnicas. Em outro momento um padre que abusa de crianças dentro das paredes da igreja e consegue ter o caso abafado depois do escândalo inicial, muitas vezes com o consentimento da Santa Sé… percebe-se que o autor não fugiu da realidade [tragicômica] religiosa brasileira ao escrever seu romance.

Os toques de sarcasmos e ironia que permeiam a obra, mas ao mesmo tempo querendo ser respeitoso ditam um tom de galhofa que pode insultar alguns e agradar a outros – me agradou deveras. Ter um padre que tem vícios, descende de uma família tida como de satanista por muitas religiões, assumidamente homossexual com preferencias sexuais por travestis e com carisma zero para crianças – cadê a mãe desse anticristo? – são os pontos fortes do livro e reforçam as criticas às religiões de modo geral.

O autor cria um universo onde sincretismo religioso e partes do folclore brasileiro e do mundo se fundem sem perder suas particularidades, reforçando um mundo mágico e sobrenatural que são palatáveis e você crer que é possível que existam. A parte em que explica a adoração a diversos deuses ao longo da existência humana é sensacional.

A personagem de Júlia traz um contraponto as características de Cipriano, o padre exorcista. Clara referencia aos deuses afro-brasileiros, a personagem é quem conduz o leitor cético a acreditar nos absurdos que vivem no submundo de Cipriano, enquanto que ela própria é a antítese do mundo real.

Muitos dizem que o livro possui passagens desnecessárias ou exageradas, não senti isso, cada situação era necessária porque o autor assim quis e tudo está ali cumprindo um papel na trama. Tennyson é uma grata surpresa no cenário nacional de ficção, espero poder voltar a explorar esse mundo criado pelo autor.

Não aceito o que aconteceu no final, preciso de mais páginas de impropérios de Cipriano e da interação dele com Júlia.

Acervo do Leitor 17/06/2018

Deuses Caídos de Gabriel Tennyson | Resenha | Acervo do Leitor
A Fantasia Nacional está aos poucos – merecidamente – ganhando cada vez mais espaço entre os leitores. Nomes como Felipe Castilho, Enéias Tavares e Raphael Montes, já figuram como novas estrelas, com obras muito bem avaliadas e reconhecidas lançadas por grandes editoras. Deuses Caídos, de Gabriel Tennyson vem para não somente consolidar, mas para prover novos horizontes, sem escrúpulos – por assim dizer -, com uma história que ao mesmo tempo choca pela maneira bizarra de seus personagens em momentos do mais puro inacreditável, com a leveza de uma escrita envolvente que nos transporta a um Rio de Janeiro de demônios, golens e outras criaturas fantásticas. Deuses Caídos é muito mais do que uma consolidação, é uma realidade alternativa, que até então não havíamos vislumbrado, Deuses Caídos é uma homenagem ao Terror, à Fantasia, e ao não-tradicional.

“Devido ao exotismo dos crimes, as teorias lançadas pelo padre começavam a penetrar na muralha de ceticismo de Júlia. Se ela podia se comunicar com máquinas, por que a existência do sobrenatural seria tão implausível?
Psiquismo não era tão diferente de magia, talvez fosse o mesmo fenômeno explicado por uma ótica diferente.”

Em época onde a representatividade é vista e trabalhada em diversas mídias, precisávamos de uma que louvasse o espírito de Clive Barker e suas excentricidades, uma que louvasse a reflexão suja, por baixo de mentes corrompidas, uma que transitasse em nossas mentes com uma linguagem crua, feroz e fugaz.

“Existem lugares nessa terra árida do diabo com muitas histórias terríveis e macabras. O povo fala que até mesmo Nosso Senhor já abandonou certas paragens daqui.”

A história gira em torno de um padre exorcista – nada convencional, que vive perambulando pelo submundo do Rio de Janeiro em busca de manter o equilíbrio e o balanço entre a humanidade e as criaturas que vivem escondidas em roupagens cotidianas. Mas, quando uma série de assassinatos com viés religioso atinge figuras importantes e poderosas, cabe a Cipriano saber o que está ocorrendo, e quais as motivações do indivíduo, que utiliza dos métodos mais brutais e cruéis de torturas. E, em paralelo a isso, surge Júlia, uma policial com um dom sobrenatural, que está cada vez mais envolvida com Cipriano e seu antagonista nesta teia situado nos ermos sanguinários da Cidade Maravilhosa. Não, não vou abordar mais do que isso sobre a história, deleite-se com o inominável.

“Eu tenho minhas divergências com a Igreja. – Cipriano deu de ombros e olhou para Siri. Depois de fazer o pedido, concluiu: – Deus exige de criaturas imperfeitas o código moral que ele, uma entidade supostamente perfeita, não segue. – Cipriano forçou uma voz de barítono: – “Se você não me amar, vou te mandar para o inferno”. Isso não é livre-arbítrio, certo? Se um cara ameça a namorada para amá-lo, esse cara seria trancafiado como um psicopata, mas quando o assunto é Deus, tudo é mistério em nome de seu plano divino. Não há nada de transcendental nessa atitude, parece a velha e humana hipocrisia. Acho que as escrituras são apenas uma versão daquilo que o homem pensa sobre o Deus. Temos essa mania de personalizar divindades.”

SENTENÇA

Deuses Caídos possui muitas referências. Desde Constantine, Silent Hill, Clive Barker, Seven até The Dresden Files (que incrivelmente não é publicada no Brasil!). O autor consegue, ao mesmo captar a mana de cada uma destas obras, e originalizar em um ambiente urbano e memorável. Suas passagens de terror, são das mais bem elaboradas, as bizarrices das suas mortes e situações nos quais Cipriano e Júlia vivenciam, fogem totalmente daquilo que estamos acostumados na Literatura Fantástica Nacional. Deuses Caídos é um livro que quebra paradigmas, e eleva os padrões dos nossos autores. Deuses Caídos, tem alta dose de humor negro, momentos de reflexão lapidados na monstruosidade de suas criaturas. Se você é um leitor ou uma leitora que não está aberta ao diferente, ou possui espírito fraco, este livro não é para você. A história de Cipriano é belamente suja, com crueldade e sadismo escorrendo pelas bordas. O sarcasmo e o paralelo com a nossa realidade são genialmente construídos. Deuses Caídos, é foda!

site: http://acervodoleitor.com.br/deuses-caidos-resenha/

Murilo.Justino 13/04/2020

Um puta história que poderia ter sido melhor desenvolvida...
Comecei a ler super empolgado. Mesmo com as cenas descritas fortes, tolerei e segui com foco no desenvolvimento dos personagens e no universo estruturado num sincretismo religioso e cultural. Realmente, o livro trouxe muitos momentos legais, cômicos, divertidos e de ação de tirar o fôlego! Mas, sinceramente, teve um final desgostoso. Quando a história está fadada a um final com tragédia e infelicidade dos personagens, tudo bem. Mas essa história abria espaço para um final melhor. No entanto, para todos aqueles com estômago forte e desejo em conhecer uma história com uma miscelânea mitológica interessante, inclusive dos folclores brasileiros, recomendo. Só não vá esperando muito além disso.

Peterson 06/02/2020

Tirem as crianças da sala!
Achei sensacional a narrativa, os personagens...é ação do começo ao fim. Um verdadeiro "vira páginas!"

Rick 01/12/2019

Resenha📚 (deuses caídos)  "O fato de você não ver essas criaturas não signifique que elas não existem".

No livro conhecemos Judas cipriano um descendente direito de Cipriano que trabalha para a sociedade de São Tomé em outras palavras um investigador paranormal e que quando existe possibilidade de uma dessas criaturas que se escondem na escuridão do rio comete um crime ou algo do tipo ele vai a caça.

Também nos deparamos com Julia uma policial investigativa que acaba descobrindo que tem habilidades um tanto quanto estranhas e que também é uma descendente de uma entidade muito poderosa , sendo assim um dos seus poderes é de tecnopatia se comunicar com a tecnologia a sua volta podendo acessar bancos de dados e afins.

No trama vemos Judas cipriano correndo contra o tempo com a ajuda de Julia pois com os seus dons são extremamente importantes para com a missão e conseguir pegar o assassino  que  está matando as pessoas e as expondo na internet dizendo que é um novo salvador , entre revelações mais criaturas aparecem dando um toque mais sobrenatural a história vendo que o rio está escondendo seres inimagináveis a séculos e com um final que me deixou de queixo caído pois não imaginava esse desfecho e o assassino é bem forte onde o Judas Cipriano e a Julia demoraram um pouco para conectar os casos mas conseguindo pega-lo digamos assim.

Uma fantasia urbana de ótima qualidade com uma leitura rápida e fluida pois terminei o livro em 2 dias confesso que as prineiras 20 páginas não me prenderam mas depois dali não consegui mais largar,  com cenas de lutas e um suspense muito bom.  Se você nunca leu nenhum nacional está na hora de você ler e enaltecer nossos escritores 💚💛.

Gostaram da resenha amigos!

site: Ig literário @ricklendoeoslivros

Júlio 11/11/2019

Show!
O livro é bom, se passa do RJ e tem muito da cultura pop envolvido nas sacadas. Gabriel acertou a dose. Nota 9.

Kammy Krysthin 16/08/2019

Quando o livro tende a te surpreender, mas o excesso te decepciona.
mulher na caixa renasceu como uma fênix de carne, ossos e pele morena. Ela saiu do útero invisíel, mas não estava sozinha. Uma morte, duas vidas. Uma troca justa. Afinal, a mulher estava grávida.
Tá aqui um livro que causou várias controvérsias em leitores e talvez também para mim, afinal foi um tanto quanto confuso toda a leitura, e vou explicar agora para vocês!

Deuses Caídos é uma obra nacional do Gabriel Tennyson publicado pela Suma das Letras, parceira do blog, recebi a obra com grandes expectativas, era um livro com uma sinopse incrível e uma junção de personagens, mitologias e religões que dariam um prato cheio para todo mundo que gostasse desse contexto apocalíptico, mas apesar destes elementos, fora este seu pecado na construção do enredo.
O livro gira em torno de um serial killer com poderes sobrenaturais que pune evangelistas famosos fazendo com que os videos de suas mortes rodem no momento que estão agonizando, considerado o novo messias ele desafia a Sociedade de São Tomé, uma organização católica que lida com casos sobrenaturais, convocado para eliminar o perigo de toda a humanidade descobrir esse lado oculto, Cipriano é convocado para procurar o serial killer, o padre é indisciplinado e vai contra todas as coisas que a igreja prega, ainda mais sendo ele um herdeiro de poderes celestiais.

Em grande velicidade, filamentos brotaram daquela espinha e começaram a recriar um esqueleto. O crepitar das calcificações misturou-se ao borbulhar da medula que preencia os ossos, nervos, veias e artérias se alastraram feito trepadeiras, enquanto na caixa torácida, órgãos inflaram para bombear sangue e enzimas - tudo nascido a olho nu - revelando que a natureza gestava uma abominação dentro de um útero invisível.
Sim o ENREDO É BOM, mas a construção não me agradou, acompanhamos essa corrida de cão e gato com a jovem inspetora Júlia Abdemi que também tem poderes sobrenaturais no meio de uma briga entre céu e inferno vamos dizer assim, com isso aparecem seres sobrenaturais de vários estilos, religiões, mitologias, tem de TUDO, e é exatamente este TUDO que confunde a gente, em um momento estamos com demônios em outro com fada do dente, isso causa uma confusão na mente do leitor, se fosse abordado no máximo 3 tipos seriam interessantes, mas foi tanta coisa que me perdi na metade do livro tendo que reler pra saber em qual mitologia estava.

Gabriel Tennyson tem sim uma grande carreira pela frente, ele nos envolve na aventura desejando ler e devorar as páginas para saber o que acontece no fim, mas a mistura de muito conteúdo transformou a leitura cansativa e no final tivemos um plot twist que deixou meu cérebro em migalhas, com um WHAT THE FUCK?!
Não, defenitivamente pensei que porra foi essa? (desculpem o linguajar) Como assim foi este o desfecho? Não esperava de jeito nenhum a forma como acabou e apesar de ser surpreendente não foi agradável tu ver que tudo que leu não fazia sentido no final. Por favor Gabriel faça uma continuação para não bugar minha mente mais ainda!
Bem não posso mais falar nada sem dar spoilers, mas aviso que ao ler este livro vai ter conteúdo totalmente explícito com um contexto sexual que pra quem ta acostumado com cenas leves vai se sentir enjoado, até porque foi muito abordado essas cenas em diversas partes do livro, ou seja, peca no excesso, mas fica ao teu encargo a leitura.

site: http://www.kammykrysthin.com.br/2019/07/resenha-deuses-caidos.html

Ninha 02/08/2019

Maravilhoso
Q historia senhoras e senhores. Esse livro nao agrada gregos e troianos, mas na minha visao de leitora sincera é incrivel.

rafaelmello 06/05/2020

Razoável.
Razoável. O romance policial de terror capta leitores pelas referências do Rio e cultura pop. O suspense é bacana, mas o terror é um pouco forçado. Leia como se fosse uma sessão de RPG com seus amigos.

Jonathan 30/06/2019

Deuses Caídos - Bom livro, mas...
Admito que gostaria de dar uma nota melhor, mas é complicado. O livro inicialmente prendeu minha atenção, mas o final dele não foi punch que eu esperava. Necessário ponderar entretanto, que o autor é uma grata surpresa e estou ansioso por uma nova obra.

Taverna do Pergaminho 07/05/2019

REVIEW - Deuses Caídos - Confira no canal Taverna do Pergaminho e participe dos sorteios !!

site: https://www.youtube.com/watch?v=HkpWkee_oQg

Dios 182 27/03/2019

The Tale of Scrotie McBoogerballs
Não deixe que as críticas a respeito do linguajar do livro te faça acreditar que se trata de uma obra ruim.

Há um episódio em South Park (s14e02), cujo título dá nome a esta resenha, em que os garotos, desapontados por não encontrarem nada que justificasse o banimento de "O Apanhador no Campo de Centeio" das escolas, decidem escrever seu próprio romance ofensivo com a intenção de repugnar o máximo de pessoas possível.

A impressão que se tem na primeira metade de "Deuses Caídos" é a de que o autor tinha as mesmas intenções: Palavrões, blasfêmias, violência e pornografia saltam das páginas com ou sem motivos, e no decorrer da leitura, isso se torna irritante já que sua experiência com o livro é constantemente interrompida por uma voz zombeteira, a do autor, sussurrando em seus ouvidos: "E aí, consegui te chocar? Não? Então segura essa". No entanto, isso não condena o livro.

Se o sonho do autor é popularizar a literatura fantástica no Brasil, ele se mostra apto a tal feito. As criaturas feéricas que habitam o submundo do Rio são mostradas de forma natural e convenientes para o desenrolar da trama, e mesmo que às vezes possa parecer que elas surjam muito, digamos, rapidamente, vale lembrar que um maior espaçamento/desenvolvimento demandaria mais páginas, e ninguém quer ler um calhamaço como romance estreia.

Os acontecimentos sobrenaturais investigados pelo protagonista e tudo que envolve o Vaticano e a Sociedade de São Tomé por diversas vezes te faz parar e pensar: "Caramba, achava que essas coisas só aconteciam nos EUA". Mas não, esta é uma literatura fantástica totalmente ambientada em terras tupiniquíns.

Vejo Constantine ser citado como influência ou base de comparação. Bom, não conheço muito Hellblazer, mas posso dizer que o livro é uma boa pedida para fãs de Preacher.

Em suma (desculpem o trocadilho), uma ótima leitura.

Leituras Da Mih 09/03/2019

Exagerado. Uso excessivo de palavrões e informações de seres dos mais diferentes, que polui a estória perdendo o foco em algumas partes.

AJ 28/02/2019

Um livro que transpira coragem sem medo de sujar as mãos.
Deuses caídos é uma fantasia urbana contemporânea para adultos e que ocasionalmente flerta tanto com a dark fantasy quanto com o terror/horror.

Com uma voz marcada pelo humor negro misturado ao cotidiano periférico carioca, Judas Cipriano é um padre exorcista responsável por por manter o mundo dos homens ignorante à existência do insólito que nos rodeia. Contudo, é quando esses "casos" sobrenaturais tomam proporções exorbitantes que esse universo se expande em uma riqueza fantástica e que não se segura em se mostrar diverso.

Fora a trama incrível, é impossível não pontuar positivamente a habilidade do autor em brincar com palavras e termos de um jeito que poucos fazem com naturalidade (dentro ou fora de uma sala acolchoada).

Enfim, minha melhor leitura do ano até agora. Mal posso esperar por outra história nesse mesmo universo.

5/5

Rotina Agridoce 29/01/2019

recomendo! Deuses Caídos - Gabriel Tennyson por @rotinaagridoce
Cipriano é um padre incomum, dotado de alguns dons ele trabalha para o Vaticano realizando exorcismos e escondendo o sobrenatural da humanidade. A morte de um pregador faz com que Cipriano se junte a policial Júlia para desvendar quem está por trás deste terrível assassinato transmitido pela internet. Só que quem matou Santana não parou, e esta criatura não parece com nada que este padre já tenha encontrado.
Tennyson desenvolveu sua narrativa em terceira pessoa com algumas características marcantes, a primeira é o estilo coloquial repleto de palavrões de baixo calão, especialmente no início da trama. Junto disso temos um pé no estilo Gore, com cenas fortes bem detalhadas sem receio do efeito que irá causar no leitor, estas diminuem um pouco ao longo do livro, permitindo maior envolvimento com a estória. Talvez nem todos consigam passar por estas páginas com facilidade. E quebrando um pouco o peso da narrativa o autor cita referências ao mundo pop, ou seja, utilizando de filmes, seriados e outros ele faz piadas de humor negro com estas referências.
Quanto a mitologia utilizada por Gabriel ele utilizou de tudo um pouco, desde a clássica encontrada na bíblia que é o fio condutor do serial killer, até a judaica, passando por tradições quanto a criaturas como vampiros e fadas, tudo junto e misturado, mas não fazendo uma salada, e sim um conjunto de existências possíveis em uma cidade como o Rio de Janeiro.
Sou fascinada quando um autor consegue trazer a fantasia para a terra do asfalto, quando nos faz se sentir espreitados em nossas casas tamanho realismo da fusão da fantasia com o urbano. Colocar a fada do dente, por exemplo, como uma dentista foi muito interessante! O Saci também ganhou uma versão muito, muito boa!! Para não citar outros exemplos para não estragar as surpresas!
Judas Cipriano, o protagonista é um padre por profissão, não por vocação, assim ele faz tudo o que não é esperado para um padre. Boca suja, com modos rudes e nojentos, ele vive no submundo, mas no fundo tenta encontrar dentro de si a bondade, e tem acessos de boa vontade. Sua estória de vida é aos poucos contada, e aos poucos o compreendemos mais, criando até uma empatia.
Júlia, a policial também tem um dom, mas ela não o encara desta forma, tanto que se considera agnóstica. Embora ela seja uma criatura sobrenatural ela demora a se considerar uma. Tem uma força interna grande que desconhece, que só aos poucos irá resgatar. Junto a Cipriano se torna mais empoderada.
O serial killer é um doente com poderes, e se uma pessoa com desvio de personalidade já é ruim sendo comum, imagina quando pode matar a distância?! Pois é, quando ele é inteligente e malvado acaba matando figuras religiosas com passado sombrio através da internet, onde os deslikes são o julgamento para a morte delas. Quando a narrativa se aproxima mais dele, e conta sua estória e objetivo com as mortes é mais assustador ainda! Seu modo operantes é impossível de controlar senão por outro com alguém que tenha poderes. E o modo como acaba controlado foi uma ótima jogada do autor!

Leia o restante no blog Rotina Agridoce

site: http://www.rotinaagridoce.com/2019/01/resenha-1662-deuses-caidos-gabriel.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6