A ordem do tempo

A ordem do tempo Carlo Rovelli

Resenhas - A ordem do tempo

1 | 2 | 3 | 4

Danilo Andrade 19/07/2021

All they are is dust in the wind
A maestria com que Rovelli enlaça as sendas da ciência com a poesia, é inspiradora. Imagino ser fruto das décadas de pesquisa, com o olhar de constante maravilhamento que o move na busca por vestígios da realidade; e não há algo mais belo que essa forma pueril, doce, e encantadora de transmitir aos outros a beleza inebriante que a existência nos revela como humanidade.

O tempo é um daqueles temas no qual sempre nos arrasta de um insight passageiro para o nada em segundos, e tonteados por imprecisos fragmentos, não conseguimos cristalizar a sua concepção, apesar de, esta propriedade dizer muito sobre uma de suas muitas facetas, a da impermanência, que paradoxalmente, torna-se uma constante ontológica. Por vezes, para a "praxis" acadêmica e escolar, nos apegamos à conceitos superficiais sobre o tempo, seu funcionamento, e a relação dele com o que nos cerca, e graças à mentes inquietas como de Carlo, Einstein, Kant, Spinoza, Heidegger, e tantos outros, podemos deslindar minimamente a esfinge do tempo, e concilia-las com nossas perspectivas demasiadas humanas.

A beleza deste livro reside na forma sutil e elegante que o autor busca aliar a cultura humana, sua perspectiva biológica, filosófica, e artística, que o tempo em seu desvanecer invariável, inflamou nos espíritos pertubados pela questão que essencialmente nos une... que um dia morreremos, e portanto, como apaziguaremos o embate das marcas do passado e das sombras do futuro? Este livro nos situa de forma enriquecedora, sobre o desfoque que nossas percepções são submetidas, e inversamente, como essa nova leitura e reconhecimento de nossa efemeridade pode transformar a forma como agimos como humanidade.

elle carmo 30/07/2021minha estante
terminei de ler agora, que livro encantador!

Danilo Andrade 30/07/2021minha estante
Que deleite, o evento de ler Carlo. Virei fã!

Vanessa453 24/02/2023

Carlo Rovelli nos mostra que a estrutura do tempo não é o que parece, é diferente desse curso universal uniforme. Apesar da complexidade inerente ao próprio assunto, o autor consegue abordar o tema com bastante leveza, oferecendo muitas referências da física, mas também literárias e filosóficas. Recomendo uma leitura sem pressa.
Pittspin 24/02/2023minha estante
Quero lê...

happymoon 13/04/2018

Excelente
Este livro é fascinante. O autor consegue falar de física para quem é leigo. Levantou importantes questionamentos sobre o tempo, o real e agora.
Agora quero ler mais livros do autor.

Daniel.Simoes 16/01/2019

Um livro que mostra como o conceito físico de tempo tem sido desconstruído com o avanço da física quântica e como que o seu conceito psicológico é formado, através da perspectiva subjetiva, da forma como nosso cérebro funciona, desfocando a realidade e, assim, criando o tempo térmico, como o percebemos, que é simplesmete o aumentar da entropia. Os capítulos 1 e 2 são fundamentais para compreendermos que nossa intuição de tempo definitivamente não representa o tempo físico. O capítulo 13 é um excelente resumo dessa obra, que além de informações científicas traz, na medida certa, poesia e humanidade.

Kaique.Nunes 25/03/2019

Em A Ordem do Tempo, o físico e cosmologista italiano Carlo Rovelli explora o tempo em toda sua complexidade, mostrando que apesar de ser um conceito tão intuitivo, do qual nos referimos no dia a dia, na verdade é algo que mesmo com toda a história da humanidade, com toda o debate filosófico e desenvolvimento científico, nós ainda não temos uma resposta definitiva sobre o que é o tempo.

O tempo parece ser contínuo, universal e com uma direção, se desdobrando do passado ao presente até o futuro. Porém, pela nossa intuição a Terra parece ser plana, mas é esférica e o Sol parece se mover no céu, no entanto somos nós que nos movemos. Da mesma maneira o autor sugere que com a física quântica, junto com a interpretação relacional que o autor tem dela, o próprio tempo pode não ser o que achávamos que era. Ou até mais extravagante do que isso, pode ser que o tempo nem exista em escalas muito pequenas. Que o tempo não seja algo fundamental na realidade, apenas um subproduto do calor, e essa é a chamada teoria do tempo térmico, defendida pelo autor.

Por que nos lembramos do passado e não do futuro? O que significa o “fluxo” do tempo? Nós existimos no tempo ou o tempo existe dentro de nós? Se ele não é algo fundamental da realidade, o que faz com que percebamos algo no qual nos referimos como tempo? Talvez Nell, na série A Maldição da Residência Hill, esteja muito mais próxima da realidade quando disse aos seus irmãos: “Eu pensei que o tempo era como uma linha, que nossos momentos eram como dominó. Um caía em cima do outro, e assim por diante, em uma longa fileira entre o começo e o fim. Mas eu estava errada. Os momentos caem a nossa volta como chuva, ou neve”.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

Paola.daCosta 31/05/2019

A ordem do tempo
Que livro! O modo como o Carlo Rovelli escreve sobre o tempo é bonito e filosófico, lembra bastante o jeito do Carl Sagan de explicar. Ele explica sobre o conceito de tempo segundo a física, e fala também sobre o tempo quântico (que mesmo ele explicando de um jeito simples, não entendi absolutamente nada). Fala sobre a influência do tempo em nós, e nós no tempo. Foi um daqueles livros que valeu cada centavo.

Tata_blue 05/09/2019

Instigante
Esse livro é simplesmente instigante. Foi o meu segundo contato com o autor, e não tem como não se apaixonar ainda mais. Muito boa as correntes de pensamento que tráspara fazer o leitor realmente participar e interagir com o que está lendo. Eu amo muito física e todos os estudos do universo. Esse livro ajuda a conhecer ideias e compreensões em que é simplesmente incrível. Usa termos técnicos e os explica muitíssimo bem. Eu amei ter aprendido e refletido um pouco mais sobre essa ideia de "tempo"

Alessandro @possati.ale 24/02/2020

O tempo
Rovelli é acadêmico sem precisar ser confuso, trabalha seus conceitos num viés quase filosófico tornando seu livro uma obra deliciosa de ser apreciada. Uma a uma as tramas do tempo vão sendo desvendadas.

Rodolpho.Gonzalez 13/03/2020

Divertido
E muito! Nesse livro, a teoria da relatividade é considerada até os mínimos detalhes, com umas pitadas de filosofia - o tempo passa mais rápido em montanhas do que em praias, e isso é mensurável. Se alguém está em um planeta a 4 anos luz de distância e manda uma mensagem de feliz aniversário para alguém da Terra, a mensagem chegaria 4 anos depois - e o agradecimento por isso, 08 anos depois. Então a ideia de presente só faz sentido na Terra. Essa é apenas uma das considerações dele, que fala sobre várias outras de maneira um tanto poética.

Vale a pena!

Roberto 27/04/2020

O tema é dificílimo para divulgação. Alguns capítulos são ótimos, outros ruins. No geral o livro é bom, mas deve ser lido com as referências, sendo um guia de estudo. Os smurfs e cones não ajudaram muito. Seria melhor se tivesse umas 400 páginas.

Paulo Henrique 13/05/2020

Será que o tempo existe?
Imagine que você possa controlar o tempo! O que você faria? Quantos filmes e livros de ficção trazem histórias que são modificadas a partir do momento em que um dos personagens controla o tempo, ou retorna no tempo, ou até mesmo avança no tempo? O tempo é um componente da vida humana, seja olhando no pulso ou em seu celular, ou até mesmo perguntando para alguém: Que horas são?
Mas como o tempo é visto da perspectiva da física? É isso que o autor Carlo Rovelli tenta responder e de mostrar que o tempo não é importante do ponto de vista quântico. O tempo é uma variável macroscópica que não tem influência sobre o microcosmo de que somos formados, bem como a do Universo como um todo. Partindo dessas diferenciações o autor tenta mostrar as diferenças entre o “nosso” tempo e o dos quantum, ou melhor que o tempo existe mas é relativo para nós e não existe para o quantum. Aqui você terá obviamente que se deparar com a teoria da relatividade de Einsten e a Física Quântica.
Então vem a pergunta o que é o tempo? O autor responde essa pergunta trazendo o conceito de entropia. Como Engenheiro Químico sempre estudei entropia do ponto de vista acadêmico, aquela coisa maçante e difícil (e como é difícil), mas sempre me perguntava será que alguém consegue explicar isso de maneira mais simples e que nos permita gostar desse assunto? Enfim um autor que explica esse conceito e que para quem gosta vai fazer desse livro um dos melhores já lidos. Filosofia e Ciência vão se misturar e tornar a leitura agradável e completamente viajante no seu tempo.

driesvansteen 14/12/2023

Fim dos tempos
Mais difícil. Penei. Mas divertido, lindas imagens, grandes conceitos. Me endoideci de curiosidades mas só entendi algumas delas. A peteca caiu; várias vezes. De grandes alturas. Enormes, galáticas. Valeu a viagem. Mas chega de física.

obs.: O melhor foi a última página: matei um mosquito fechando o livro. Ri, circulei y repeti a frase final: ?Isso é o tempo.?

Rayan GQR 08/02/2021

Uma busca bem interessante pelo tempo, começando por desconstruir todas as noções que temos do cotidiano e vendo o que resta, com explicação bem simples de conceitos complexos de Física avançada misturada a filosofia, citações de romances, etc, mostrando algumas das diversas concepções filosóficas sobre o tempo que existem e demonstrando o que a Física tem a dizer atualmente sobre e o que o autor especula. Um daqueles livros que se recomendaria a qualquer um.

Satiro 13/02/2021

Será que você tem um tempo para o tempo?
Começo evidenciando o quão gratificante foi ler essa obra (ainda mais que comprei por estar bem barato rs). No livro somos tragados para uma redescoberta física e filosófica acerca do tempo, desmitificando-o e incentivando a extrapolação de nossa imaginação. A ciência necessita muito do "pensar além" e temas densos como o da obra requerem demais isso. Mesmo assim ao término, fico com a sensação de que cada releitura de parágrafo valeu a pena e pude extrair muito da obra mesmo sendo leigo. Sendo assim, saio da última página um pouco mais íntimo do TEMPO e sabendo o quão ainda conhecemos pouco de nossa realidade - macro e micro.

1 | 2 | 3 | 4