A ordem do tempo

Resenhas - A ordem do tempo

1 | 2 | 3 | 4

Camila 21/03/2021

Leitura leve e reflexiva
Decidi ler esse livro numa tentativa de ganhar uma perspectiva diferente em relação ao conceito de tempo e que pudesse me ajudar em alguns temas do meu mestrado em física.

O que ganhei foi isso e muito mais. O enriquecimento do meu conhecimento sobre o tema era esperado, mas também me deparei com um livro muito prazeroso de ler, poético, bem humorado e rico em reflexões que podem ser estendidas para diversas áreas.

Acredito que o livro seja interessante mesmo para leigos, apesar de ter algumas partes com maior detalhe técnico.

Recomendo muito a leitura desse livro para qualquer um que aprecie ciência e filosofia.

Pittspin 12/08/2023

Tempo ...
Jó morreu quando estava `sacando de dias 'belíssima expressão. Eu também gostaria de chegar a me sentir .saciado de dias. Gostaria de saber o quanto fui feliz, o quanto aproveitei a vida ...

Vanessa453 24/02/2023

Carlo Rovelli nos mostra que a estrutura do tempo não é o que parece, é diferente desse curso universal uniforme. Apesar da complexidade inerente ao próprio assunto, o autor consegue abordar o tema com bastante leveza, oferecendo muitas referências da física, mas também literárias e filosóficas. Recomendo uma leitura sem pressa.
Pittspin 24/02/2023minha estante
Quero lê...

Rodolpho.Gonzalez 13/03/2020

Divertido
E muito! Nesse livro, a teoria da relatividade é considerada até os mínimos detalhes, com umas pitadas de filosofia - o tempo passa mais rápido em montanhas do que em praias, e isso é mensurável. Se alguém está em um planeta a 4 anos luz de distância e manda uma mensagem de feliz aniversário para alguém da Terra, a mensagem chegaria 4 anos depois - e o agradecimento por isso, 08 anos depois. Então a ideia de presente só faz sentido na Terra. Essa é apenas uma das considerações dele, que fala sobre várias outras de maneira um tanto poética.

Vale a pena!

Danilo Andrade 19/07/2021

All they are is dust in the wind
A maestria com que Rovelli enlaça as sendas da ciência com a poesia, é inspiradora. Imagino ser fruto das décadas de pesquisa, com o olhar de constante maravilhamento que o move na busca por vestígios da realidade; e não há algo mais belo que essa forma pueril, doce, e encantadora de transmitir aos outros a beleza inebriante que a existência nos revela como humanidade.

O tempo é um daqueles temas no qual sempre nos arrasta de um insight passageiro para o nada em segundos, e tonteados por imprecisos fragmentos, não conseguimos cristalizar a sua concepção, apesar de, esta propriedade dizer muito sobre uma de suas muitas facetas, a da impermanência, que paradoxalmente, torna-se uma constante ontológica. Por vezes, para a "praxis" acadêmica e escolar, nos apegamos à conceitos superficiais sobre o tempo, seu funcionamento, e a relação dele com o que nos cerca, e graças à mentes inquietas como de Carlo, Einstein, Kant, Spinoza, Heidegger, e tantos outros, podemos deslindar minimamente a esfinge do tempo, e concilia-las com nossas perspectivas demasiadas humanas.

A beleza deste livro reside na forma sutil e elegante que o autor busca aliar a cultura humana, sua perspectiva biológica, filosófica, e artística, que o tempo em seu desvanecer invariável, inflamou nos espíritos pertubados pela questão que essencialmente nos une... que um dia morreremos, e portanto, como apaziguaremos o embate das marcas do passado e das sombras do futuro? Este livro nos situa de forma enriquecedora, sobre o desfoque que nossas percepções são submetidas, e inversamente, como essa nova leitura e reconhecimento de nossa efemeridade pode transformar a forma como agimos como humanidade.

elle carmo 30/07/2021minha estante
terminei de ler agora, que livro encantador!

Danilo Andrade 30/07/2021minha estante
Que deleite, o evento de ler Carlo. Virei fã!

Andre 15/01/2023

O tempo perguntou ao tempo
Vivemos com uma noção de tempo que nos é transmitida culturalmente e mantemos essa noção até o momento de nossa passagem para s eternidade.
No entanto, seja filosófica ou fisicamente, o conceito e a compreensão do que é o tempo nos escapa entre os dedos.
Carlo Rovelli, com sua escrita, desconstrói o tempo, quase destruindo-o, para depois nos ajudar a reconstrui-lo, de uma forma quase poética!

Karoline 03/12/2021

Um livro para queimar o cérebro e perceber o quanto somos seres temporais.

A linguagem de Rovelli é bem clara e didática, o que tornou essa jornada louca e maravilhosa ainda mais apreciável. O autor nos leva a compreender a desintegração do que a gente conhece como Tempo, depois nos mostra como seria um mundo no qual o Tempo não estivesse presente (o que da nossa perspectiva é extremamente estranho de se pensar), e por fim, nos faz concluir que, na verdade, o tempo está na gente intrinsecamente: vivemos e somos no Tempo.

Recomendo para quem é fascinado pelo tema, mas que como eu, não se dá muito bem com os conceitos matemáticos. Uma obra que exalta a ciência, a história e a humanidade.

elle carmo 30/07/2021

"tempo, tempo, tempo, tempo..."
preciso frisar, antes de mais nada, que esse é mais que um livro sobre fisica, é uma conversa entre dois seres humanos: um leitor e um escritor.

a sensibilidade do carlo é algo tão excepcional (já nem sei se essa é a palavra certa para usar) que chega me constrangeu. um homem que deixa escorrer humanidade entre o intelectualismo e faz de um livro técnico, uma conexão de almas.

ok, eu confesso ? e talvez já tenha dado a perceber ?, estou apaixonada pelo "acontecimento" que é o carlo (quem leu vai entender). carlo me fez ver que a simplicidade não se aplica em detrimento da inteligência. muito pelo contrário, somente alguém que domina e ama o que faz poderia expor de forma tão clara e adorável como ele o fez.

caro carlo, obrigada pela experiência. ?

08/01/2023

No mínimo, revolucionário.
Ler esse livro foi como fazer um transplante cerebral, sem exageros ?. Comecei com uma consciência e sem expectativas, eu enxerguei mais, além da nossa contrução da realidade cultural, o livro faz uma análise sobre o tempo na física. Esse é o tipo de livro chave para quem gosta de um verdadeiro mistério. Tudo se torna abrangente quando se trata de perspectivas e há realmente muitas entre o que é de fato e o que vem da nossa conexão com o mundo, prepare-se então para questionar aquilo que pensa que sabe realmente. Entendi melhor sobre alguns dos meus questionamentos mais complexos, fiquei entusiasmada sobre as descobertas do tema, sobre a composição passado, presente e futuro, sobre teorias quânticas principalmente e o papel desses elementares nas lacunas antigas do conhecimento.
Indico essa leitura para todos... sem dúvidas, é uma leitura para favoritar. ?

Paulo Henrique 13/05/2020

Será que o tempo existe?
Imagine que você possa controlar o tempo! O que você faria? Quantos filmes e livros de ficção trazem histórias que são modificadas a partir do momento em que um dos personagens controla o tempo, ou retorna no tempo, ou até mesmo avança no tempo? O tempo é um componente da vida humana, seja olhando no pulso ou em seu celular, ou até mesmo perguntando para alguém: Que horas são?
Mas como o tempo é visto da perspectiva da física? É isso que o autor Carlo Rovelli tenta responder e de mostrar que o tempo não é importante do ponto de vista quântico. O tempo é uma variável macroscópica que não tem influência sobre o microcosmo de que somos formados, bem como a do Universo como um todo. Partindo dessas diferenciações o autor tenta mostrar as diferenças entre o “nosso” tempo e o dos quantum, ou melhor que o tempo existe mas é relativo para nós e não existe para o quantum. Aqui você terá obviamente que se deparar com a teoria da relatividade de Einsten e a Física Quântica.
Então vem a pergunta o que é o tempo? O autor responde essa pergunta trazendo o conceito de entropia. Como Engenheiro Químico sempre estudei entropia do ponto de vista acadêmico, aquela coisa maçante e difícil (e como é difícil), mas sempre me perguntava será que alguém consegue explicar isso de maneira mais simples e que nos permita gostar desse assunto? Enfim um autor que explica esse conceito e que para quem gosta vai fazer desse livro um dos melhores já lidos. Filosofia e Ciência vão se misturar e tornar a leitura agradável e completamente viajante no seu tempo.

Victoria.Guimaraes 27/07/2021

Você é capaz de aceitar algo que você não entende?
Quando eu achei que entendi, percebi que não entendi nada. Quando achei que não entendi nada, entendi tudo.
Muito bom. Gostei bastante. Apesar da irritação em sentir que eu não estava entendendo. Acho que não é para entender mesmo, é como nosso cérebro se comporta. É difícil entender que não nascemos para entender algo e mesmo assim aceita-lo.

?A visão da realidade é o delírio coletivo que organizamos, evoluiu e se mostrou bastante eficaz para nos trazer ao menos até aqui. Os instrumentos que encontramos para geri-lo e preservá-lo foram muitos, e a razão se mostrou um dos melhores?.

happymoon 13/04/2018

Excelente
Este livro é fascinante. O autor consegue falar de física para quem é leigo. Levantou importantes questionamentos sobre o tempo, o real e agora.
Agora quero ler mais livros do autor.

LuBroggi 17/07/2022

Vai além da física
O autor te propõe analizar a física e as questões do tempo de uma maneira filosófica, eu diria. Vai muito além contas, teoremas, gráficos e palavras difíceis. É uma conversa inclusiva, sem jargão, para todos entenderem, com exemplos práticos e simples. E no final, eu estava chorando, a forma como ele termina o livro é tão sensível e delicado. Vale super.

Elias.Fernando 27/05/2021

Tic-tac
Tenho interesse em filosofia e ciências já faz um tempo, aprender e entender como o mundo funciona é uma coisa que me instiga, me direciona à leituras sobre coisas que ainda estamos descobrindo enquanto humanidade, e essa é uma das obras que revela algo que acredito ser um dos maiores segredos do universo. Eu gostaria tê-lo escrito de tão bom, Recomendo.

1 | 2 | 3 | 4