A ordem do tempo

A ordem do tempo Carlo Rovelli

Resenhas - A ordem do tempo

1 | 2 | 3 | 4

Satiro 13/02/2021

Será que você tem um tempo para o tempo?
Começo evidenciando o quão gratificante foi ler essa obra (ainda mais que comprei por estar bem barato rs). No livro somos tragados para uma redescoberta física e filosófica acerca do tempo, desmitificando-o e incentivando a extrapolação de nossa imaginação. A ciência necessita muito do "pensar além" e temas densos como o da obra requerem demais isso. Mesmo assim ao término, fico com a sensação de que cada releitura de parágrafo valeu a pena e pude extrair muito da obra mesmo sendo leigo. Sendo assim, saio da última página um pouco mais íntimo do TEMPO e sabendo o quão ainda conhecemos pouco de nossa realidade - macro e micro.

Fernando Savian 27/12/2022

Somos seres feitos de tempo
A Ordem do Tempo é uma viagem filosófica.

Carlo Rovelli nos leva a compreender o que já sabemos e o que desconfiamos sobre esse grande mistério que é o tempo. Um livro que prende ao convidar o leitor às reflexões mais profundas da existência. Uma leitura leve e ao mesmo tempo inspiradora!

O que é o tempo? O tempo é uma entidade? É apenas uma percepção de nós, seres humanos? Por que lembramos do passado e não do futuro?

Essas e muitas outras perguntas encontram respostas nas páginas de Rovelli, mesclando conceitos vindos da filosofia, da física e da mecânica quântica.

Leia A Ordem do Tempo. Permita-se explorar essa obra magnífica.

Descubra por que, afinal, somos seres feitos de tempo.

Natalia.Souto 06/10/2022

Mesmo sendo um livro de divulgação científica, achei a leitura bastante fluída, era fácil passar pelas páginas.

Adorei a forma como o autor escreve e apesar de não ter entendido 100% ( e tá tudo bem), gostei de ver a visão geral do autor, de colocar aquela pulguinha atrás da orelha pra gente repensar o mundo e a forma como a gente o vê.

Muito interessante, recomendo a leitura!

Paola.daCosta 31/05/2019

A ordem do tempo
Que livro! O modo como o Carlo Rovelli escreve sobre o tempo é bonito e filosófico, lembra bastante o jeito do Carl Sagan de explicar. Ele explica sobre o conceito de tempo segundo a física, e fala também sobre o tempo quântico (que mesmo ele explicando de um jeito simples, não entendi absolutamente nada). Fala sobre a influência do tempo em nós, e nós no tempo. Foi um daqueles livros que valeu cada centavo.

Kaique.Nunes 25/03/2019

Em A Ordem do Tempo, o físico e cosmologista italiano Carlo Rovelli explora o tempo em toda sua complexidade, mostrando que apesar de ser um conceito tão intuitivo, do qual nos referimos no dia a dia, na verdade é algo que mesmo com toda a história da humanidade, com toda o debate filosófico e desenvolvimento científico, nós ainda não temos uma resposta definitiva sobre o que é o tempo.

O tempo parece ser contínuo, universal e com uma direção, se desdobrando do passado ao presente até o futuro. Porém, pela nossa intuição a Terra parece ser plana, mas é esférica e o Sol parece se mover no céu, no entanto somos nós que nos movemos. Da mesma maneira o autor sugere que com a física quântica, junto com a interpretação relacional que o autor tem dela, o próprio tempo pode não ser o que achávamos que era. Ou até mais extravagante do que isso, pode ser que o tempo nem exista em escalas muito pequenas. Que o tempo não seja algo fundamental na realidade, apenas um subproduto do calor, e essa é a chamada teoria do tempo térmico, defendida pelo autor.

Por que nos lembramos do passado e não do futuro? O que significa o “fluxo” do tempo? Nós existimos no tempo ou o tempo existe dentro de nós? Se ele não é algo fundamental da realidade, o que faz com que percebamos algo no qual nos referimos como tempo? Talvez Nell, na série A Maldição da Residência Hill, esteja muito mais próxima da realidade quando disse aos seus irmãos: “Eu pensei que o tempo era como uma linha, que nossos momentos eram como dominó. Um caía em cima do outro, e assim por diante, em uma longa fileira entre o começo e o fim. Mas eu estava errada. Os momentos caem a nossa volta como chuva, ou neve”.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

Camisjbj 14/07/2023

O tempo
A compreensão do tempo é muito mais complexa do que imaginamos. O tempo é a percepção humana e não uma grandeza física que existe de fato.

Davi 18/07/2023

"O mundo é feito de eventos, não de coisas"
A ordem do tempo é um livro de divulgação científica e que como tal busca ser uma "ponte" para aqueles que são curiosos.

A linguagem aqui é um diferencial em relação a outros, Rovelli trás um quê de poesia, fazendo algumas alusões e citações, torna a leitura bem interessante.

A primeira parte do livro me pareceu a melhor, com uma segunda parte muito próxima, mas que por ser muito curta pareceu um pouco abaixo. Essas duas vão do entendimento "básico" do tempo até a sua desconstrução, promovem reflexões muito interessantes.

A última parte é quem me gerou um certo desconforto, quando o autor passa a falar sobre o "desconhecido" e os temas mais atuais, ele parece 'perder a mão' no lado poético para justificar as respostas que não temos, nada ruim, mas um pouco estranho se comparado ao restante da leitura.

É uma obra que eu realmente recomendaria para um público mais geral que se interesse pelo assunto.

driesvansteen 14/12/2023

Fim dos tempos
Mais difícil. Penei. Mas divertido, lindas imagens, grandes conceitos. Me endoideci de curiosidades mas só entendi algumas delas. A peteca caiu; várias vezes. De grandes alturas. Enormes, galáticas. Valeu a viagem. Mas chega de física.

obs.: O melhor foi a última página: matei um mosquito fechando o livro. Ri, circulei y repeti a frase final: ?Isso é o tempo.?

luizfsricardo 29/05/2023

Expectativas não atendidas
Esperava mais do livro, o início é muito bom mas acho que do meio para o final o livro se torna uma leitura chata, muitas vezes técnica e de muita abstração.

Não gostei.

Rodrigo.Bittencourt 01/05/2023

Precioso como o tempo
Carlo Roveli mais uma vez se supera ao demonstrar seu poder de destrinchamento das premissas elementares da física. De forma simples, mas não superficial, consegue abordar a natureza do tempo com base científica, sem deixar de apresentar suas descobertas e seus palpites. Roveli fala de física envolvendo-a em filosofia e não deixa de lado a natureza humana em suas avaliações.

Homerogoncalves 12/12/2022

Razão e humanidade
Apesar de técnico, o livro é didático e altamente instigante. Um pouco de física quântica permite que conheçamos o mundo além dos olhos e fora da nossa órbita de existência.
A relatividade do tempo parece mais simples quando quem nos apresenta faz de forma leve e bem conduzida.

Reina0 06/08/2022

Relembrando física
Bem basiquinho e ainda assim estonteante.
Me fez relembrar meu amor pela física na época do ensino médio.
Também me fez gostar mais de histórias sobre viagens no tempo.

Tailane.Carine 25/07/2022

O que realmente é o tempo? Ele existe? Passado, presente e futuro são reais? Existe uma ordem do tempo? Ele é o mesmo em todas as possíveis eventualidades no mundo? É absoluto e universal?

Dave.Christian 03/11/2021

Uma das coisas mais humanas? o tempo!
Apesar de ser técnico (física) em alguns momentos, a escrita de Rovelli mais um vez me surpreendeu?
O livro chega ser poético, filosófico? na tentativa de explicar o que pode ser o tempo?
Uma maravilhosa leitura extremamente reflexiva? RECOMENDO!!

1 | 2 | 3 | 4