A ordem do tempo

Resenhas - A ordem do tempo

1 | 2 | 3 | 4

Cristian Gusmão 31/12/2021

O tempo é ilusão
Com uma ilustração simples, envolvendo parte de conceitos filosóficos e teorias físicas, Rovelli traça com bastante clareza o caminho sobre como vivenciamos o "tempo" e suas complexidades epistemológicas.

Linhares 17/03/2023

Seria Rovelli o novo Carl Sagan?
Carlo Rovelli é um comunicador incrível além de ser um dos maiores físicos da atualidade. Em "A ordem do tempo" ele simplesmente destroi a concepção que temos de como funciona o tempo e explora teorias que ainda não são um consenso na comunidade científica (deixando bem claro o que é fato e o que é teoria.) Ele explica assuntos extremamente complexos de forma muito clara e cristalina. Como nem tudo é perfeito, o que me encomoda um pouco em suas obras, é sua militância ateísta sempre dando cutucadas no Cristianismo. Quando compro um livro sobre física, espero encontrar conteúdo de física não de religião. Mas isso não chega a estragar a experiência do livro. Recomendo para mentes curiosas como a minha.

Ana Pereira 18/01/2023

“O tempo se temporaliza apenas na medida em que existem seres humanos.”

Este é um livro que, parece ser sobre física, mas na realidade é sobre o significado e a plenitude da vida. A combinação de necessidades, desejos, aspirações, ambições, ideias, paixões, amor e entusiasmo, que surgem em várias medidas e em diferentes versões naturalmente de dentro de nós. Sendo a vida uma explosão de significados. Se quisermos aprender mais sobre o universo, temos que mudar a nossa visão do tempo.

Biblioteca Álvaro Guerra 21/09/2022

revelador e poético, A ordem do tempo nos mostra que para entendermos a nós mesmos precisamos refletir sobre o tempo - e que para entender o tempo temos de refletir sobre nós mesmos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788547000561

Daniel.Simoes 16/01/2019

Um livro que mostra como o conceito físico de tempo tem sido desconstruído com o avanço da física quântica e como que o seu conceito psicológico é formado, através da perspectiva subjetiva, da forma como nosso cérebro funciona, desfocando a realidade e, assim, criando o tempo térmico, como o percebemos, que é simplesmete o aumentar da entropia. Os capítulos 1 e 2 são fundamentais para compreendermos que nossa intuição de tempo definitivamente não representa o tempo físico. O capítulo 13 é um excelente resumo dessa obra, que além de informações científicas traz, na medida certa, poesia e humanidade.

Elias.Fernando 27/05/2021

Tic-tac
Tenho interesse em filosofia e ciências já faz um tempo, aprender e entender como o mundo funciona é uma coisa que me instiga, me direciona à leituras sobre coisas que ainda estamos descobrindo enquanto humanidade, e essa é uma das obras que revela algo que acredito ser um dos maiores segredos do universo. Eu gostaria tê-lo escrito de tão bom, Recomendo.

Ismael.Cavalcanti 17/01/2021

Nesta obra, Carlos Rovelli, renomado físico teórico italiano, retrata os mistérios do tempo, algo que pensamos ser um lugar comum em nosso cotidiano. Rompe com a ideia de que só há um tempo único em todo lugar, e sim que existe um tempo em cada ponto do espaço. A passagem do tempo nada mais é que perda de calor (entropia). Nossa intuição da passagem do tempo é desfocada, porque não percebemos o mundo nos mínimos detalhes. Demostra que o presente não existe como pensamos, sua duração é em relação a cada ponto do espaço-tempo. A não continuidade do tempo devido a sua granularidade (tempo quântico). No mundo quântico não há coisas, mas eventos. Física também é poesia, é a beleza de um mundo cheio de mistérios a serem descobertos.

Roberto 27/04/2020

O tema é dificílimo para divulgação. Alguns capítulos são ótimos, outros ruins. No geral o livro é bom, mas deve ser lido com as referências, sendo um guia de estudo. Os smurfs e cones não ajudaram muito. Seria melhor se tivesse umas 400 páginas.

Alessandro @possati.ale 24/02/2020

O tempo
Rovelli é acadêmico sem precisar ser confuso, trabalha seus conceitos num viés quase filosófico tornando seu livro uma obra deliciosa de ser apreciada. Uma a uma as tramas do tempo vão sendo desvendadas.

tamachunas 16/05/2023

O mundo é mais como Nápoles do que Singapura!

estou em luto há alguns meses e muitos trechos foram especiais nesse momento, é um livro sobre física mas que vai muito além disso, com uma escrita tranquila e poética :) não entendi algumas coisas que eram teóricas demais, mas não me atrapalhou. é bem diferente do que costumo apreciar, mas me surpreendeu de forma muito positiva
@marcel, obrigada amigo

André_Tarbi 14/08/2023

Poético e didático
Explícita muito bem as ideias sobre o que o tempo (obviamente, é sobre isso que o livro se trata) representa não só para nós humanos como para o universo, e se é possível que nós meros mortais o compreenda. Gostei das reflexões que ele fez, apesar da maioria ser de uma crise existencial extrema, nunca tinha lido livros dele e fiquei muito feliz de ter conhecido pois com ele eu finalmente entendi algumas ideias da física q eu, antes, tinha dificuldade de entender. Obviamente eu n entendi absolutamente tudo, tive q ler rápido por ser um livro da biblioteca mas quando eu comprar minha edição, poderei revirar mais em algumas ideias. Não é um Cosmos, mas aquece meu cérebro de uma forma gostosa.

Rayan GQR 08/02/2021

Uma busca bem interessante pelo tempo, começando por desconstruir todas as noções que temos do cotidiano e vendo o que resta, com explicação bem simples de conceitos complexos de Física avançada misturada a filosofia, citações de romances, etc, mostrando algumas das diversas concepções filosóficas sobre o tempo que existem e demonstrando o que a Física tem a dizer atualmente sobre e o que o autor especula. Um daqueles livros que se recomendaria a qualquer um.

Natalia.Souto 06/10/2022

Mesmo sendo um livro de divulgação científica, achei a leitura bastante fluída, era fácil passar pelas páginas.

Adorei a forma como o autor escreve e apesar de não ter entendido 100% ( e tá tudo bem), gostei de ver a visão geral do autor, de colocar aquela pulguinha atrás da orelha pra gente repensar o mundo e a forma como a gente o vê.

Muito interessante, recomendo a leitura!

Fernando Savian 27/12/2022

Somos seres feitos de tempo
A Ordem do Tempo é uma viagem filosófica.

Carlo Rovelli nos leva a compreender o que já sabemos e o que desconfiamos sobre esse grande mistério que é o tempo. Um livro que prende ao convidar o leitor às reflexões mais profundas da existência. Uma leitura leve e ao mesmo tempo inspiradora!

O que é o tempo? O tempo é uma entidade? É apenas uma percepção de nós, seres humanos? Por que lembramos do passado e não do futuro?

Essas e muitas outras perguntas encontram respostas nas páginas de Rovelli, mesclando conceitos vindos da filosofia, da física e da mecânica quântica.

Leia A Ordem do Tempo. Permita-se explorar essa obra magnífica.

Descubra por que, afinal, somos seres feitos de tempo.

1 | 2 | 3 | 4