O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

H. P. Lovecraft

Resenhas - O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

Enrique.Bohm 25/07/2019

Pequeno, mas pesado.
H. P. Lovecraft. O chamado de Cthulhu e outros contos; é, como todo livro de contos de um autor com material já em domínio público, mais avaliado pela tradução e pelo acabamento, do que pela escrita, que já é muito conhecida por qualquer fã de Lovecraft.
Vou tentar analisar aqui como uma pessoa que já acompanha o autor e gosta de seu material, já que é bem o que me cabe.
Como alguém que já entende dos contos, até já tendo lido alguns antes, para mim, foi bem agradável a leitura. Alguns contos presentes nessa edição foram novos para mim. Histórias bem traduzidas e com quase nenhum erro de escrita, salvo erros no espaçamento. Bem portátil, ótima qualidade do papel e da capa. A arte estilizada incrivelmente de bom gosto, podendo muito bem ser um pôster.
Para alguém que nunca se deparou com o autor, e quer saber um pouco de sua obra, essa pode ser uma bem-vinda opção. A prosa do autor é muito envolvente e “gostosa” de se acompanhar. Recomendo esse box de livros a um iniciante, mas para alguém que quer realmente uma experiência completa, um livro mais robusto, como um obra completa, seria uma melhor pedida.

Letícia 22/05/2024

Não que seja ruim, mas todos os contos parecem exatamente iguais, a leitura fica maçante, e não ajuda que tudo acabe com um final em aberto e mal explicado.
Lovecraft tem um vocabulário imenso de palavras perturbadoras. Ainda que eu não tenha me conectado com nenhuma história, senti um desconforto real ao ler.

J. R. P. LIMA 14/09/2019

A insanidade do CTHULHU
O Livro "O Chamado de Cthulhu e outros contos" faz parte de uma coletânea de obras do Escritor H.P. LOVECRAFT, um dos principais nomes da literatura de ficção e terror - o terror cósmico.

Com obras datadas da década de 1920 (do Século XX) a escrita do autor é pesada, no que se refere aos traços da sociedade contemporânea aos contos.

O Chamado de CTHULHU (escrito em 1926) traz a experiência narrada em primeira pessoa, do qual o personagem ao entrar em contato com os materiais de trabalho do seu já falecido Tio-avô, o professor Angell, acaba por tomar conhecimento do pavoroso culto ao CTHULHU, e o horror cósmico, e tudo que é incompreensível para a mente humana.

Se aprofundando no caso, o narrador, descobrirá diversos eventos sobrenaturais - que terá ocorrido em um curto espaço de tempo - e a possível ligação com os materiais de trabalho do seu Tio-avô. Logo, se entende que estes acontecimentos são reflexos de algo maior, até a morte do Professor Angell se tornará suspeita, e assim perceberemos que tudo isso se trata do fato de os suditos estarem atendendo ao mestre e "O CHAMADO DE CTHULHU".

Outros contos são apresentados, neles podemos ver protagonista que tomados por perturbações mentais acabam abrindo espaço tanto para a degeneração e a loucura quanto para o incompreensível horror cósmico. Dentre eles estão " A música de Erich Zann" , "Dagon", " A verdade sobre o falecimento de Arthur Jermyn e sua família", "A casa abandonada" e mais

O conto " Os gatos de Ulthar" de fato é o mais curto entre eles, mas não o mais fraco. Escrito em 1920, é uma obra que traz a lenda por trás de uma proibição existente em um pequeno vilarejo chamado "Ulthar" onde é extremamente proibido matar gatos... uma história envolvendo magia, assassinatos, desaparecimento e muitos... muitos gatos.

Por fim, se quer Ler LOVECRAFT saiba... seus textos estão cheios de elementos característicos da sociedade atual a escrita. É comum identificar comentários preconceituosos, racistas e intolerante. Mas fazendo o exercício de paciência e deixando o anacronismo de lado... É possível curtir a leitura. Vale a pena.

#SobreLeituras #Livros #CTHULHu

Larissa | @paragrafocult 20/09/2019

Maravilhoso!
Já deu para perceber pela postagem anterior que finalmente ler uma obra de H.P. Lovecraft mexeu muito comigo. Ainda não havia tido a oportunidade de viajar por entre seus contos e quando finalmente o fiz, pude perceber e entender o motivo de seu grande sucesso por entre os amantes do horror. Comprei um box com 3 livros da Editora Chronos e vou resenhar um por um aqui no blog. Os contos do livro não são do tipo repleto de sangue, fantasmas e psicopatas. Não! Lovecraft tababalhou apenas com monstros e criaturas extraordinárias, do tipo que não se pode nem ao menos medir o tamanho de sua força ou conseguir pronunciar os seus nomes da forma correta. Por isso, não fique bravo se já tentou pronunciar a palavra Cthulhu, o nome de seu monstro mais famoso, e não conseguiu. Ele é impronunciável para os humanos, é mais do que normal não conseguirmos dizê-lo da forma correta.

As criaturas sempre estiveram ali, esperando o momento para saírem de onde quer que estiverem e não teriam nenhuma dificuldade de dominar a raça humana caso desejassem. Os personagens que têm o infortúnio de conhecê-los, são levados lentamente a loucura e é esse o terror presente em grande parte dos contos do livro. É ver o terror tomando conta dos personagens, seus medos, o desejo de ter continuado na ignorância total, saber o quão insignificante é a raça humana.
O livro é bem simples de ler. E a cada conto, há uma ilustração incrível.

Os contos do livro são:

* O Chamado de Cthulhu: Sem sombra de dúvidas, o conto mais famoso do autor. Ele é dividido em três capítulos e é o mais longo do livro. Você sente a tensão em cada página, sente o medo do narrador a cada descoberta, a ambientação e o mistério. É uma leitura fácil, viciante e que te prende, que foi escrito sem pressa e detalhadamente, sem ser cansativo. Te prende demais e me fez entender finalmente o motivo de todo o seu sucesso. Sem contar que os detalhes e a forma como o monstro Cthulhu é apresentado foi incrível, afinal, a maior parte do terror ali não é o monstro em si mas a reação dos personagens para com ele. O medo que toma conta de todos pouco a pouco. É uma leitura obrigatória para os fãs do terror.

* A Música de Erich Zann: Esse foi de longe o conto que mais me prendeu do livro inteiro. Me deixou bem curiosa e me fez ler desesperada para saber o final, mesmo tendo apenas dez páginas. O conto começa com um rapaz procurando uma casa na Rue D'Ausei. Ele diz sobre o quanto procura o lugar de todas as formas possíveis e que é como se nunca houvesse existido tal. Se não fosse o fato de ele já ter morado lá, até mesmo o próprio acreditaria nisso, que nunca existira. Então, ele começa a nos contar sobre o tempo que morou lá. A rua era um lugar digno de filmes do Tim Burton: escura, poucas pessoas e prédios feios e curvados. Ao encontrar quarto em um local como um pequeno hotel praticamente vazio, ouve uma melodia que nunca escutara antes vindo de um dos quartos. O dono do local fala que a música é de Erich Zann, um cara mudo, estranho e nem um pouco sociável. O interesse do narrador pelo músico aumenta a cada dia que passa, a cada nota ouvida, porém o homem parece odiar qualquer proximidade que o jovem tenta. Quando o velho músico finalmente cede um pouco e eles se aproximam mais, o jovem finalmente descobre o segredo das melodias que ouve o homem tocar.

* Dagon: Na minha opinião, esse conto se assemelha muito ao Cthulhu. Não apenas em narrativa como também na forma de descrevê-lo em si apesar da escrita ser mais simples. Um homem, sobrevivente da Grande Guerra se vê perdido em uma ilha estranha e resolve explorar o local grotesco e esquisito. A narrativa maravilhosa de Lovecraft nos põe na mente do personagem, sabendo cada sensação e pensamento do mesmo, entendendo o seu medo, curiosidade e desejo de sobreviver ao se ver ali, perdido.

* Os Gatos de Ulthar: Um casal de idosos é famoso em sua região por matar todos os gatos que entram em sua propriedade. Os dois são tão assustadores que a cidade, ao invés de confrontá-los por conta de sua crueldade, apenas tentam prender seus bichanos em casa e ficam tristes quando eles escapam para a casa dos velhos. Porém um dia, um grupo de ciganos passa pelo local e o amado gatinho preto, única lembrança dos pais de um garotinho órfão do grupo, desaparece. Ao saber do terrível destino do seu querido animal, lança uma maldição para que o casal tenha o que merece. De todos os contos do livro, esse é o mais curto e o que menos me prendeu. Acho que justamente por ser tão curto, não tive aquele apego todo pela história, porém é um bom conto, apenas o mais fraco do livro.

* A Verdade sobre o falecido Arthur Jermyn e sua família: Uma família estranha com uma história estranha, onde a linhagem está quase acabando, seus entes sempre tendo um fim trágico ou estranho. O conto já começa nos dizendo que Arthur Jermyn havia se matado. Jogara óleo em seu corpo e se incediara. Depois disso, a história vai nos mostrando desde o início o que levou o rapaz a tal atitude. O jovem decide entender mais sobre a história esquisita de sua família, estudá-la. Ele parece ser o único "normal" de toda a sua estranha linhagem, repleta de bizarrices e tragédias. Quanto mais fundo ele adentra na história de sua árvore genealógica, mais percebe que não sabia de nada e que talvez fosse melhor não saber. Essa história é estranha e bizarra. Não acho que vá agradar a todos porém vale a leitura, afinal, você fica tentando entender o que levou um rapaz aparentemente tão brilhante a tal ato extremo. O que o assustara tanto?

* A Casa Abandonada: O último conto do livro é sobre uma casa que por anos trouxe a desgraça a todos os que moravam nela. Sugando a sua sanidade e saúde, ela conseguiu levar as pessoas que moravam ali à loucura. Após ela passar por gerações, alguém finalmente decide colocá-la a venda, afinal, está sendo devorada pelo tempo, com mofo e cogumelos que parecem brilhar estranhamente no escuro. Até que antes de a venda ser concluída, um homem e seu tio decidem passar a noite ali no porão da casa para investigar e se necessário, brigar e por um fim no que quer que rondasse a casa. O que os dois não esperavam era que a casa não iria deixar que descansassem em paz aquela noite. Esse conto também é ótimo. O único do livro com o tema de assombrações em si. A narrativa é um pouco mais corrida, na minha opinião, principalmente nas cenas do porão para combinar com o desespero e o medo. Não foi o meu preferido do livro porém não deixa de ser ótimo.

site: https://paragrafocult.blogspot.com/2019/08/resenha-o-chamado-de-cthulhu-e-outros_8.html

Maurício 15/10/2019

Topster
Minha primeira leitura de HP Lovecraft, adorei os contos o chamado do cthulhu é bom tive momentos de horror, nojo ... E o último conto muito bom!! Final agradável e digno a casa abandonada. Recomendo !

Filipe Campos 12/03/2020

Alguns dos contos são melhores que outros, e bem mais horrorizantes, eu diria. Mas pela quantidade, vale muito a pena. Para alguém do século XXI, talvez não seja tão assustador, mas eu vejo como isso poderia ser na época dele.
Muito bom! Recomendo o box.

Anderson_Candido 22/05/2020

O Mestre do Indizível
Lovecraft certamente nos encanta e aterroriza com o seu terror do desconhecido. Essa obra contém um dos mais famosos contos do Lovecraft, o Chamado de Cthulhu, que é simplesmente incrível. Claro que está bastante datado, a sua escrita não é tão dinâmica e é recorrente em suas páginas, a vazão de seus preconceitos pessoais. Nesta edição tem um prefácio sobre isso.

De qualquer maneira, Lovecraft não é apenas sobre os seus contos, é sobre o universo que ele criou. Um universo aterrorizante, de terror Indizível, inescrupuloso e enlouquecedor!!!

Recomendo a leitura para os fãs de terror, porque sem dúvidas Lovecraft é um dos melhores até hoje!

22/05/2020

melnoliteraverso 25/08/2020

Não é o meu gênero favorito de livro, porém, achei bem interessante o jeito de Lovecraft para a escrita, mas nada que me fez dizer: Nooossaa que legal. Que impressionante.
É um livro razoável. Muitos dão nota alta só por ser de Lovecraft mas não achei lá essas coisas (OBS: não sou amante de livros desse gênero)

leo 25/11/2020

O livro tem alguns contos do famoso Lovecraft, mas não achei nada demais. São bons contos que exploram o inexplicável e a capacidade de compreensão humana.

Júlia 03/12/2020

Foi o meu segundo contato com o autor e provavelmente o último.
Um dos contos é interessante mas o restante não funcionou para mim.

Saraaaaah 03/01/2021

Não amei os contos, pra ser sincera eu achei que iria ler contos que me deixassem com medo de verdade, o que não foi o caso com esse livro, são estórias legais, mas não são estórias que causam medo.

Jam Sales 30/06/2021

É clássico de terror que vc quer? (-?-?
Experiências com seres de outro mundo,casas assombradas, mistérios que te deixem com a pulga atrás da orelha , cultos misteriosos e ainda por cima, que seja um clássico da literatura?

Pois te convido a conhecer um pouco da mente assombrada deste escritor... Sim, falo isso pois boa parte do que escreveu é inspirado em seus próprios pesadelos. E aí, vc vai encarar? ?(????)?

JoAo366 18/07/2021

O chamado de Cthulhu
Essa foi uma leitura muito boa, eu gostei muito, a história te prende muito querendo saber mais as descobertas do personagem principal, gostei muito, recomendo a leitura

Tati- Leitora 30/08/2021

Por conta de expectativas minhas, eu esperava mais da história do Cthulhu. Em relação aos outros contos eu gostei muito do último já que acredito que ele foi o mais divertido de ler.

Adix 14/09/2021

É bom 👍
Um livro bem misterioso e de terror místico. Muitos falaram do fato dele ser levemente racista, e que isso incomodou muito, mas sinceramente não percebi nada demais no que ele falava. O conto tem vários personagens e lugares bem detalhados e únicos.

site: https://www.twitch.tv/adix_0