Literalmente Amigas

Resenhas - Literalmente Amigas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Três Leitoras 12/11/2018

Resenha: Literalmente Amigas
Eu preciso dizer que Literalmente Amigas é LITERALMENTE maravilhoso... Uma leitura que me fez sorrir, torcer, me emocionar, refletir... Um livro que todos deveriam dar uma oportunidade, quando soube dele, só sabia que era a história de duas amigas que se conheceram em uma rede social e acabaram criando um blog. E eu super me identifiquei, pois o Três Leitoras começou assim... Eu e Luana nos conhecemos em uma comunidade do Facebook, ficamos próximas e depois de leituras conjuntas e muitos comentários de livros, decidimos criar esse queridinho, que mesmo sendo comandado só por mim, tem muito das outras leitoras aqui!

Mas deixando a minha história de lado, vamos conhecer a Gabi e a Lívia, que como disse, se conheceram em uma rede social, ficaram próximas e se tornaram melhores amigas, mesmo entre as diferenças e semelhanças que existem entre elas. Além disso tudo, elas possuem um blog literário, o Literalmente Amigas, onde elas fazem um trabalho incrível.

Gabi é divertidíssima, do tipo louquinha, com uma vida financeira de mais baixos que altos e um namorado incrível. Já a Lívia é mais firme, com uma vida planejada, com um emprego bacana, mas não o dos seus sonhos e que tem uma vida amorosa bem mais ou menos.

Amigas desde a adolescência, elas dividiram muitos momentos de alegria, mas também enfrentaram os obstáculos juntas, independente do que fosse... Mas as coisas podem mudar, pois elas estão disputando a mesma vaga de emprego, uma pelo emprego dos sonhos e a outra pela estabilidade financeira.

Definitivamente as coisas entre elas ficarão estranhas e por muitas vezes vamos nos perguntar se a disputa pela vaga de emprego irá afetar essa amizade que achávamos inabalável, fazendo com que a mesma paixão que as uniu, as separe. E é claro e evidente que não contarei esse desenrolar a vocês.

Mas quero trazer alguns pontos... Primeiro, os capítulos são narrados alternadamente pela Gabi e Lívia, então a todo momento saberemos a visão delas pela história que estão vivendo, mas também temos a oportunidade de conhecer as histórias e vivências delas, suas outras relações e atividades. Segundo, apesar de acreditar que cada uma das autoras escrevia os capítulos de uma personagem, não fiquei com a sensação de que o livro foi escrito a quatro mãos, existe muita sintonia entre elas. Terceiro, amei a ambientação em Minas Gerais, só quero registrar aqui que se não fosse baiana, queria ser mineira hahahahaha

O livro, no geral, é muito divertido. A personalidade da Gabi é deliciosa e algumas vivências da Lívia também me arrancaram ótimas risadas. Mas, mesmo sendo muito divertido, o livro não deixa de trazer mensagens sobre amizade (super óbvio), relações, autoconhecimento, auto estima e esperança... É incrível a forma como as duas se reencontram de forma individual e na relação de amizade delas. Vi muito de mim em cada uma e tenho certeza que muitas meninas irão ter a mesma identificação.

Eu recomendo demais a leitura, com certeza entrou no ranking dos queridinhos do ano! 💜

site: http://www.tresleitoras.com.br/2018/10/resenha-literalmente-amigas.html

Marina.Ibarra 22/05/2022

Muito divertido
Gostei muito de conviver com essas duas amigas e saber os dois pontos de vistas de uma mesma situação. Achei muito verdadeiro como a questão da amizade delas foi abordada.

Taty Assis 16/01/2019

Confesso que solicitei Literalmente Amigas pelo fato de ter rolado uma identificação com a Gabi e a Lívia, já que ambas são blogueiras literárias e retratam um pouquinho como é a nossa vida rs.

Gabi e Lívia se conheceram em uma rede social e desde que compartilharam da mesma opinião em uma discussão se tornaram inseparáveis. Apaixonadas por livros, elas decidiram criar um blog onde pudessem compartilhar suas opiniões, e assim nasceu o Literalmente Amigas.

Elas são bem diferentes e inseparáveis. Enquanto Gabi é a "maluquinha" e até o momento não conseguiu um emprego fixo, Lívia é centrada e tem um emprego em uma editora. Gabi apesar das dificuldade financeiras, tem total apoio de seu namorado Léo. Já Lívia nunca teve muita sorte no amor, até que seu novo vizinho se mostra ser tudo o que ela sempre quis em um homem, uma pena que ela acredita que ele seja gay e que tem envolvimento com seu melhor amigo.

Mas tudo está prestes a mudar entre elas quando surge a oportunidade de se inscreverem no emprego dos sonhos em uma das editoras mais conceituadas, a Espaçonave Editora.

Gabi e Lívia acabam se candidatando para a mesma vaga, só que elas não contam uma para a outra sobre a oportunidade que surgiu; então imaginem a surpresa de ambas ao descobrirem que estavam concorrendo para a mesma vaga.

A amizade que até então estava intacta, acaba por se tornar frágil. Seriam elas capazes de superarem esse pequeno atrito em nome da amizade?

É claro que o livro não gira em torno apenas da amizade de Gabi e Lívia, temos também romance e um pouquinho de drama.

O livro é todo narrado em primeira pessoa. Contamos com uma narrativa leve e fluída, onde os capítulos são intercalados entre Gabi e Lívia.

Não consegui me sentir conectada aos personagens, talvez porque eu tenha ficado irritada com a Lívia em alguns momentos por conta de suas reações. Mas no geral a história é boa.

Literalmente Amigas é um livro sobre amizade, apoio, autoconhecimento, relacionamento, companheirismo, e nos mostra o quão esclarecedor pode ser ter uma simples conversa, e que nem só de momentos bons é feita uma verdadeira amizade.

site: http://www.aculpaedosleitores.com.br/2019/01/resenha-literalmente-amigas.html

De Olivato - @olivatobooks 24/01/2019

Este livro nos conta a história de Gabi e Lívia, duas amigas leitoras que tiveram as vidas unidas através da literatura. O amor por livros fez com que elas criassem um blog em conjunto chamado “Literalmente amigas”. Uma sempre apoia a outra, não importa qual seja a situação, a amizade delas parece crescer mais e mais.

O problema é que as duas se inscrevem para a mesma vaga de emprego na editora dos sonhos e por circunstancias do destino, nenhuma das duas acabou dividindo essa informação com a outra. Será que é possível uma amizade tão longa acabar? As duas serão mesmo separadas pelo amor por livros?

Quando eu comecei esse livro, achei que fosse ler uma história diferente, mas fui surpreendido. Não consegui entrar na frequência desse livro e desenvolver algum sentimento sobre essas duas amigas, achei que alguns dos problemas do livro bem bobos, como por exemplo, o fato de uma delas achar que o novo vizinho é gay só porque ele tá cuidando do apartamento de um amigo que é gay.

Acho que o que elas conquistaram durante o livro foi uma das coisas que mais gostei, às vezes, você precisa se afastar para ver bem o que está passando. Por não ter criado uma simpatia pelas personagens, achei uma leitura mais arrastada e lenta. O livro trata de amizade e autoconhecimento, além de sororidade e muita, mas muita literatura.

Esse livro me apresentou uma das minhas frases favoritas: “Sou um monte de livros abertos em páginas aleatórias”. Simplesmente quero escrever essa frase em todos os lugares.

No Skoob, dei 3 estrelas de 5. Acho que apesar de eu não ter tido uma experiência incrível que mexesse comigo, vale a pena dar uma chance.

site: https://www.instagram.com/p/Bqh9FClgyEF/

Camila Lobo 18/02/2019

Resenha: Literalmente Amigas (Por Livros Incríveis)
Gabriela e Livia se conhecem há anos e possuem muito em comum, tendo a mesma faixa etária, moram em BH e são leitoras devotas. A amizade é tanta que ambas são as donas do conhecido blog Literalmente Amigas. Mas, com tudo as mil maravilhas, surge uma oportunidade que pode abalar a amizade de ambas: A editora Espaçonave abre uma mega oportunidade de emprego, deixando as duas mulheres lutando pela vaga, e de certa forma, contra a própria amizade.

Literalmente Amigas é mais um dos casos que eu conheci o livro e quis muito ler. Esse, estive ainda mais curiosa, já que as autoras Laura Conrado e Marina Carvalho resolveram escrever sobre o universo dos livros e blogs literários no Brasil. Claramente, a oportunidade de conhecer e resenhar a obra não poderia passar.

A trama conta a história de Gabi e Lívia, duas mulheres em seus 25 anos, que há muito já cuidam de um cantinho relativamente famoso na blogosfera literária - o Literalmente Amigas. Quando a maior editora do país, a Espaçonave, abre uma vaga na empresa, elas percebem que concorrer juntas podem trazer grandes problemas para a amizade.
Como já era de se esperar de um livro que fale sobre livros, Literalmente Amigas é recheado de referências, incluindo inúmeras sobre Machado de Assis e até mesmo uma comparação entre personagens de José de Alencar e Jane Austen! Ou seja, para os leitores, é um prato cheio.
É claro também que a vida de quem tem um blog é bem retratada, com muitos livros a resenhar, prazos apertados, muitas horas de planejamento, sem falar das tretas literárias!

Como já previsto pela sinopse, o que vai nortear a trama é a disputa por uma vaga na editora mais badalada do Brasil. É divertido de acompanhar o processo, que em muitos momentos, parece meio difícil e até engraçado. Porém, é nessa parte que a obra mais peca. Desde o início, as coisas não ditas entre as protagonistas e as atitudes tomadas não parecem muito com a construção das próprias.
Creio que os motivos para os desentendimentos das protagonistas se desentenderem também poderiam ter sido melhor trabalhados. Claro que a disputa por uma mesma vaga e os segredos são um motivo muito válido, mas, me refiro - sem tentar dar spoilers - a explosão, ápice da situação, que mesmo com todo o estresse vivido no momento entre as duas, pareceu haver motivos bem simplistas para causar tamanha situação. Por isso, creio que ápice repentino poderia ter recebido um pouco mais de atenção e motivos para acontecer.

Mas o livro não se resume a falar sobre duas mulheres e um blog. Ao passar as páginas, ficou claro pra mim que a principal mensagem, junto a amizade, é sobre crescimento pessoal fazendo o que realmente te faz feliz. Particularmente, o livro me trouxe muitas reflexões sobre tudo, principalmente sobre o que é realmente importante para mim, o que eu quero pra vida e como posso fazer para alcançar isso.
Portanto, as autoras apresentam um amadurecimento nítido nas personagens, a medida que elas descobrem seus gostos e objetivos. Isso contribuiu para que a leitura fosse mais realista.

O final foi emocionante, trazendo de forma poética um resumo da história, dos tipos que acontecem em filmes românticos. Por isso, o epílogo traz a nostalgia na história recém-lida, provocando no leitor as mesmas sensações tidas ao longo da história.

Por fim, posso afirmar que é impossível um blogueiro não se identificar com Literalmente Amigas. Laura Conrado e Marina Carvalho prestam uma homenagem digníssima a nós, e souberam retratar com excelência muitas das situações vividas por quem tem um blog literário (seja na organização da dupla, o medo de um autor, as tretas literárias e os escândalos de amor por um livro). Portanto, se você possui um blog, leia. Se você quer saber como é ter um blog, leia também. E fica aqui o agradecimento às duas autoras.

"Mas leitor que é leitor sabe: nunca é o fim. É apenas uma pausa para uma nova história."

Mais resenhas em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com/2019/02/resenha-literalmente-amigas-laura.html

Cris 24/03/2019

Amizade!
Livro muito divertido, leitura leve das amigas que se conheceram através do amor pelos livros. Amei a Lívia!!

Laris 31/03/2019

Literalmente Amigas | Laura Conrado e Marina Carvalho
Você já sentiu que os livros são seus amigos? Eu já! Livros têm esse poder de nos fazer sentir compreendidos e amados, mesmo estando sozinhos. Mas livros também têm o poder de unir pessoas, como foi o caso de Lívia e Gabi, duas meninas que nada tinham em comum, mas que se tornaram grandes amigas por causa do amor aos livros.

Juntas, elas criaram o blog Literalmente Amigas, onde compartilham suas experiências literárias. Os anos passam e a amizade entre Gabi e Lívia permanece intacta e forte... até o momento em que as duas são selecionadas para ocupar uma vaga na maior editora do país. Seriam os livros o começo e o fim dessa amizade?

Por experiência própria, eu sei que amizades que começam por causa dos livros costumam ser as melhores. Assim que eu vi do que se tratava "Literalmente Amigas", fiquei louca para ler. E quando o fechei, tive um aquele sentimento de pertencimento por ter terminado um livro que foi me conquistando a cada capítulo.

Como uma das personagens ressalta em determinado momento, essa é uma história sobre amizade, seus altos e baixos. Eu gostei de como Gabi e Lívia acabam descobrindo mais sobre si mesmas e se compreendendo melhor ao longo do livro. Passando por situações quase extremas pra conseguir a vaga na editora dos sonhos, ambas enxergam coisas que talvez jamais teriam percebido se não fosse a seleção, o que desencadeou em um desenvolvimento interessante de se acompanhar, resultando em um verdadeiro palco no qual a amizade verdadeira mostrou seu poder acima de qualquer adversidade.

No começo, senti certa dificuldade para mergulhar na narrativa, que foi feita em primeira pessoa, intercalando os pontos de vista de Gabi e Lívia, mas como eu disse acima, fui me envolvendo pelo livro conforme as páginas foram passando. Mesmo que a amizade seja o maior foco, esse livro traz diversos outros temas, personagens secundários incríveis e um final que aqueceu meu coração.

Beta Oliveira 18/08/2019

Sobre garotas que podemos encontrar por aí – eu pelo menos me vi retratada nelas. Sobre o amor por livros. Sobre amadurecer com direito às delícias das comédias românticas que tanto amo sem esquecer que a prioridade da trama é os altos e baixos de uma amizade verdadeira entre Gabi e Lívia.
E se quiser ler mais sobre meu apelo por Robertas legais nos livros brasileiros, uai!, leia o texto completo no Literatura de Mulherzinha.

site: https://livroaguacomacucar.blogspot.com/2019/07/cap-1607-literalmente-amigas-laura.html

Gabi | @ps_gabih 01/03/2020

A minha primeira leitura do ano é um livro nacional que estava na minha estante há algum tempo. .

Esse livro conta a história de Lívia e Gabi, duas amigas que se conheceram graças ao amor pelos livros. .

As duas tinham um blog literário chamado Literalmente Amigas, onde faziam resenhas e indicações de seus livros favoritos. .

Acontece que nem tudo são flores e a amizade das duas começa a desandar quando elas competem pela mesma vaga de emprego para ser editora numa editora famosa. .

O livro é sobre amizade.
É claro que têm os shipp, mas o foco principal é a amizade entre Lívia e Gabi. .

As duas são tão diferentes, cada uma com suas conquistas, com seus perrengues e com o jeito próprio e autêntico de ser. .

Como cada uma gosta de uma coisa diferente, elas se encontraram em algo que completa as duas, os livros. .
Além de tudo é uma leitura leve e divertida. Gabi não regula mto bem e Lívia é outra doida kkkk

Eu gostei mto do livro. Chicklit não é um gênero que eu leia mto, mas quando se trata de Marina Carvalho sei que vou gostar kkk .

Quando a gnt conhece o autor fica fácil perceber aonde está o dedo dele. Quando li que Lívia gosta de vôlei já lembrei que Marina ama kkk. Enfim... .
Não conhecia a escrita da Laura, mas vou procurar outros livros dela pra ler.

É isso, um livro mto fofis sobre a amizade. A importância de se ter bons amigos. Amei

Hosana.Barros 22/04/2020

leitura cativante e inspiradora
É fácil pelo titulo do livro deduzir que se trata de um livro sobre amizade. O que eu achei bacana é que apesar de terem um gosto em comum pelos livros ou melhor por boas histórias contadas através dos livros, Gabi e Livia são pessoas muito diferentes. A trama do Livro mostra que não precisamos pensar igual para sermos amigos (as). Outro ponto que achei muito bom é que ambas são pessoas inseguras. A insegurança é uma questão bem atual sobre as mulheres e é tratada de uma forma muito sensível e autentica nessa história. Enquanto a Gabi está as voltas com suas inseguranças com relação a carreira profissional, a Lívia tem que lidar com suas inseguranças com relação a vida amorosa. Em um pedaço dessa história as duas personagens estão repensando os rumos de suas vidas tanto no lado profissional e amoroso. O que é ótimo, pois da uma virada na história e sai do roteiro obvio tendo um final bem interessante. E faz você pensar nos rumos para sua própria vida, as voltas e reviravoltas que deseja pra você. A leitura é leve e gostosa. Eu me identifiquei a todo momento com as personagens. Então recomendo essa leitura.

Evanuce Santana 01/01/2021

Identifiquei por isso amei
Enrolei um tanto pra finalizar esse livro, mas me arrependi de não ter lido antes. Lindas amizades que se iniciaram por meio dos livros, me identifiquei pois igual a Gabi e a Lívia tenho amigas que também nos conhecemos através de um grupo de leitura no facebook, só não tivemos a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente ainda, mas a nossa amizade é verdadeira. A Gabi e a Lívia passam por algumas provações na amizade, e esse livro nos conta de uma forma leve e divertida esses momentos. Um livro que me emocionou por ter uma história bem próxima a minha realidade. Por isso ganhou minhas 5 estrelas.

Fe Sanches @literahealing 12/01/2021

Para os amantes daquelas histórias bem sessão da tarde é o livro perfeito.
Gostaria muito de ter uma amizade como a delas que foi conectada por conta da leitura, é uma amizade com altos e baixos, mas também de muita parceria.
Eu não consegui me conectar muito com a história e achei a linguagem do livro muito forçada em algumas partes, por isso minhas 3 estrelas, mas valeu a pena ler.

Larissa Destro 30/06/2021

Eu estava no mochilão da Record quando esse livro foi anunciado e desde então estava na minha lista de desejados.
Não comprei, mas consegui ler finalmente pelo Kindle Unlimited, e que história gostosa!
Lívia e Gabi são amigas que se conheceram por causa dos livros e têm um blog juntas, o Literalmente Amigas, onde postam resenhas de livros.
Eu fiquei tão feliz lendo esse livro porque é como se as personagens tivessem muito de mim. Me senti representada e fiquei mais grata ainda pelas amizades que fiz aqui no insta.
Eu quero que vcs leiam pra ter essa mesma sensação!
Terminei com os olhos úmidos hahah talvez eu esteja um pouco sensível!
PS: só não dei 5 estrelas pq no meio tem uma vibe irmão urso kkkk tipo.. que animal você é e tal.. não curto essas coisas. (Apesar de amar o filme do irmão urso kkk vai entender)

Marcela262 17/09/2021

Apaixonante
Um livro que da um quentinho no coração de quem ama livros e as comunidades literarias
As personagens sao fortes interesantes e nem construidas
Amei

Cláudia Ortega 29/12/2021

Ter amigos é revelador
Um livro que dá aquele conforto na alma de ter uma amizade especial, aquela pessoa que você pode contar em todos os momentos.

Um relato tão esperançoso de encontrar sua alma gêmea amiga hehe.

Uma delícia de leitura, fácil, simples e recheada de coisas engraçadas.

Aqui você encontra um manual de amizade, não receba menos de ninguém, não se diminua para caber no mundo de ninguém.

Amizade custa caro, envolve custo e valor, tem limites e respeito.

Não passe por esse mundo sem encontrar uma amizade que te faz sorrir só de lembrar dos seus momentos juntos.

Uma mensagem importante para escolher os amigos, para mim diz claramente "ande com quem acrescenta, que explode de alegria com sua felicidade".

Tudo falou tanto comigo, como deve ser uma amizade verdadeira, sem maculas e cheia de aventuras.

1 | 2 | 3 | 4 | 5