Literalmente Amigas

Resenhas - Literalmente Amigas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mariana_ 25/07/2018

Adorei!!!!!
História incrível, um livro não só sobre amizade, tem romance, um pouco de mistério, é muito bom gente!!!!! Leiam!!!!

Dana Silva 23/07/2018

Apaixonante, a nossa cara!
Literalmente Amigas é um chick lit nacional publicado pela Bertrand Brasil em 2018. Escrito a quatro mãos, esta história vai nos contar sobre a amizade entre Lívia e Gabi, que começou por causa dos livros e está prestes a acabar por causa deles.

As meninas são blogueiras literárias, donas do blog Literalmente Amigas, um blog referência em resenhas bem fundamentadas e de design lindíssimo. Elas se conheceram no Orkut através de comunidades que falavam sobre literatura e acabaram virando amigas virtuais e depois reais. E assim são há oito anos.

Lívia e Gabi são completamente diferentes, mas suas personalidades se complementam. Enquanto Lívia, aos 25 anos já terminou o mestrado, já possui apartamento próprio, carro e já tem uma carreira consolidada, mesmo que em uma editora de médio porte. Mesmo com tudo isso, Lívia é super insegura e não tem muita sorte na vida amorosa. Já a Gabi, aos 25 anos tem duas graduações e quase um mestrado em Artes, que ela insiste em prolongar por medo do amanhã. Gabi tem um relacionamento sério com Léo (o crush é real viu?) há dois anos e os dois se dão super bem, tudo caminha para o próximo passo. Mas Gabi não tem emprego fixo, vive de freelas e as contas dela são uma bagunça.

"Deus do céu, eu tenho uma vida boa! Quem na minha idade pode se vangloriar por ter uma profissão decente, um apartamento em seu nome na capital do Estado, um carro legal que vive abastecido, uma família normal, sem aquela necessidade de querer governar o destino dos filhos? Ao repassar essa lista de sucesso pela enésima vez, fico envergonhada de ainda assim sentir que me falta alguma coisa. Nem gosto de expor isso em voz alta. No entanto só eu sei o quanto me destrói o reconhecimento de que não sou tão bem sucedida no campo emocional."

As coisas vão muito bem, obrigada, quando surge uma vaga de editora para o selo jovem da Espaçonave Editora, simplesmente a Editora mais badalada da galáxia. Um cargo incrível com viagens para feiras internacionais, plano de saúde, plano de carreiras, etc etc. Qualquer uma das duas se encaixaria perfeitamente neste cargo. Por conta das correrias do dia-a-dia e da distração causada por uma big treta literária, (do jeito que a gente gosta!) as duas acabam se esquecendo de comunicar uma a outra que se inscreveram no processo seletivo. E qual não é a surpresa quando elas se encontram lá! E agora?! Será que essa amizade sólida construída a base de muito amor pelos livros vai ruir?

Ô gente, quem me acompanha nas redes sociais sabe que semana passada eu não falei de outra coisa. Só deu esse livro no meu facebook, instagram e twitter. Eu nunca tinha lido nada de nenhuma das duas autoras mas agora eu preciso muito correr atrás do prejuízo. Eu amei tanto esse livro num nível que não consigo nem estimar. Primeiro de tudo porque envolve esse mundo maravilhoso no qual estou inserida, que é o mercado editorial, a blogosfera literária, os autores nacionais, etc. Eu me identifiquei muito com o contexto da história, tão familiar pra mim, e que a maioria dos meus amigos blogueiros vão se identificar também.

As duas personagens principais apesar de muito diferentes são super cativantes, eu adorei as duas e não consigo dizer de qual eu gostei mais. Embora eu tenha me identificado muito mais com a Lívia, a Gabi sou muito eu quando não quer defender a tese porque tem medo do que virá depois. Mas eu também sou muito a Lívia quando me coloco como inferior às pessoas com as quais me relaciono. Tanto ela como eu sempre nos questionamos onde foi que erramos, qual o nosso problema? Quando na verdade o problema na maioria das vezes não somos nós. Qualquer garota da idade delas vai se sentir representada, tamanha é a verossimilhança das personagens e das situações vivenciadas por elas.

"O que pesa em mim é a parte de dentro. Ainda me questiono se sou ou não uma companhia legal. Não que eu precise ter uma pessoa para me sentir plena e completa. Posso muito bem viver como estou, apreciando minha própria companhia. Mesmo assim, não vejo problemas em partilhar minha vida com alguém que respeite meu jeito de ser e me ame exatamente como sou."

A história não aborda somente a amizade delas que está sendo ameaçada por conta de uma vaga de trabalho. É muito mais do que isso. Fala sobre empoderamento feminino, sobre carreira, vida adulta e as responsabilidades que ela traz, sobre escolhas, sobre a importância da família e do respeito à individualidade, fala sobre amor próprio e julgamento baseado em aparências. Mas sobretudo é uma história de amor, o amor de duas meninas pelos livros e pela amizade uma da outra, afinal a amizade é uma das formas mais puras de amor. Claro que o livro tem romance e olha, shippo o Léo comigo viu porque: QUE HOMEM!!!

Eu amei a escrita das autoras, cada uma assumiu a criação de uma personagem e eu senti que a história fluiu bem demais! Elas estavam em total sintonia, é uma história muito bem escrita, dá gosto de ler. A minha única ressalva é que às vezes a mesma situação era contada duas vezes, embora diferentes, pela perspectiva das duas garotas, mas acho que certas coisas não precisavam ser contadas de novo. A revisão está impecável, eu amo essa capa e a diagramação está simples mas ok.

"Saio da sala querendo pegar uma gripe que me deixe de molho o resto do semestre. Contudo, uma hora, eu sei, terei que encarar o que tento jogar para baixo do tapete. Estou muito segura da minha pesquisa e não tenho problema em defende-la a um bando de pós doutores sabichões. Meu problema é o que fazer no dia seguinte. Hoje eu sou uma mestranda, mas e depois disso, o que serei? O que farei com o conhecimento acumulado e com mais um título?"

Recomendo pra todas as idades! Principalmente pra galera que tem perfil literário nas redes sociais, vocês vão rir muito e adorar a maneira como as autoras abordaram "nosso cotidiano", que foi muito bem representado, por sinal. Leiam Leiam Leiam!
24/07/2018minha estante
Adorei a resenha. Louca pra saber mais dessa história.

Cláudia.Borges 19/07/2018

Literalmente perfeito
Que livro delicioso !
Que amizade perfeita!
Que mulheres reais !
Amei tudo, desde as personagens até a forma como a amizade delas se desenvolveu e depois estremeceu e voltou a se fortalecer.
Os romances retratados foram bem fofos , porém realistas.
Mas o melhor de tudo foram os conflitos retratados , tanto emocionais como profissionais , com tamanha realidade que em 90% das vezes me senti absurdamente retratada.
Vale cada minuto da leitura.
Leve, divertida, inteligente e muito emocionante.
Recomendado com louvor !

Rafa 14/07/2018

Aquele livro especial
Laura e Marina possuem uma escrita fácil, inteligente e cheia de talento, então não é surpresa que as duas, escrevendo um livro juntas, tenham criado uma história cheia de amizade, momentos engraçados e especiais e com personagens que parecem reais demais da conta. Não tem como não torcer, rir, se encantar e se apaixonar por cada um deles. Só posso dizer que a leitura vale muito a pena e que vai ter gente demais se identificando com o jeitinho da Lívia e da Gabi! ??

Michele207 28/05/2018

Literalmente amigas - Laura Conrado e Marina Carvalho
Lívia e Gabi se tornaram Bff ( Book Friends Forever) através de uma comunidade virtual sobre livros. Rlas então criaram Literalmente amigas, um blog sobre o universo literário.

Ambas são apaixonadas pelos livros da Editora Espaçonave. Um dia Lívia e Gabi recebem um e-mail informando que uma vaga para trabalhar na tão sonhada editora está aberta. As duas então resolvem se candidatar para a tal vaga, porém se esquecem de contar uma para a outra dessa oportunidade. Quando as duas se encontram na primeira fase da seleção e se descobrem concorrentes um clima pesado surge entre as duas amigas.

Literalmente amigas é um chick-lit leve e divertido sobre amizade e livros com uma pitada de romance.

A narrativa é intercalada entre a Lívia e a Gabi, em primeira pessoa. As autoras criaram personagens carismáticos e apaixonantes.

Confesso que apesar de ambas as protagonistas serem divertidas e maluquinhas, gostei mais da Lívia do que da Gabi.

Mayra 17/05/2018

Literalmente Incrível
Como não se apaixonar por essa história?
Desde o início percebemos que esse não é um livro sobre um romance arrebatador, apesar de encontrarmos dois romances fofos, mas sim uma história sobre a essência da amizade. E como é gostoso acompanhar a trajetória dessas duas amigas com personalidades tão diferentes. Gabi e Lívia, vocês me representam.
Um livro cheio de representatividade, emoção e delicadeza. Se eu já amava a escrita das autoras, agora amo um pouco mais.

Thaís 17/05/2018

Livro apaixonante
Esse livro é especial por diversas razões. Primeiro, porque o tema principal do livro é uma das formas de amor mais bonitas que existe: a amizade. Segundo, pois as personagens Lívia e Gabi são tão cativantes que nos fazem querer entrar na história para os tornamos suas amigas também. São tantas as lições, inspirações que podemos absorver com essa leitura! A Laura e a Marina formaram uma dupla sensacional, que conseguiu nos fazer amar as aventuras da Gabi e da Lívia até a última página. Um livro fofo, divertido e que nos deixa com vontade de ler mais histórias dessas duas autoras mineiras juntas!

Camila 14/05/2018

Literalmente Apaixonada
Sabe aquele livro cheio de drama, que te fazer chorar, sofrer e perder um pouco da sua sanidade? Então, não é desse livro que estamos falando...
Literalmente amigas é para ser lido depois desse aí.
Um livro leve, tão gostosinho... Uma escrita fácil, porém inteligente. Aquele tipo de história que te traz calma, te faz sonhar e suspirar. História de gente como a gente.
Marina Carvalho e Laura Conrado dosaram bem todos os temas dessa história. Temos de tudo um pouco: amizade (e muita), romance (delicinha), uma pitada de protesto (avante, meninas!), suspense e muitos, muitos livros. Há muitas citações de clássicos, e não-clássicos (rs). Várias homenagens aos feras da literatura, e diversas histórias magníficas que ganharam destaque entre as tretas da vida envolvendo Gabi e Lívia — duas amigas literalmente unidas pelo amor aos livros.
Se indico?
Óbvio, uai!

Ana Luí­sa 08/05/2018

Literalmente Incrível
Sem dúvidas Literalmente Amigas foi um dos melhores chick-lits que já li na minha vida. Tudo está perfeitamente sob medida na história: tem suspense, romance, muito humor, uma pegada girl power maravilhosa, provoca inúmeras reflexões, traz mensagens pra lá de positivas e, meu ponto preferido, celebra a amizade através da jornada de duas mulheres incríveis. E essa amizade nunca deixa de ser o ponto central do livro, por mais que os outros enredos sejam igualmente cativantes. Tanto a Gabi quanto a Lívia são personagens muito reais, muito gente como a gente, então é muito fácil se identificar com dilemas de ambas e, principalmente, aceitar e entender os erros de cada uma. Aliás, esses erros, inseguranças e paranoias delas deram um tempero especial ao livro. Somos todos um pouco Lívia, um pouco Gabi.
Literalmente Amigas é uma deliciosa história que nos inspira a entrar em uma jornada de autoconhecimento e a valorizar a verdadeira amizade. Marina e Laura formaram um baita time e fica a torcida para que essa parceria continue nos brindando com novos livros tão maravilhosos quanto este.

1 | 2 | 3 | 4 | 5