Pequenos incêndios por toda parte

Pequenos incêndios por toda parte Celeste Ng

Resenhas - Pequenos Incêndios Por Toda Parte

Gabrielle Duarte 24/12/2022

Nadou e morreu na praia kkkkk
No geral valeu a pena, não achei um livro ruim, nem de longe. A partir de um certo momento, conseguiu me prender bastante, principalmente chegando nos últimos capítulos (de não querer ir dormir para ler mais um) e me apeguei aos personagens. Mas achei que o desfecho da história não é nada memorável e ficou aquela sensação de que acabou sem acabar. Não me agradou muito, e infelizmente isso tira muito do encanto do livro pra mim. Achei que foi numa crescente e no final decaiu.

Mari 22/12/2022

Vale a pena ser lido! Pequenos incêndios por toda parte aborda de maneira simples como as pequenas coisas podem mudar o rumo de uma família, como a ganância e dinheiro não valem de nada e que o amor e a união sempre é muito mais forte do que qualquer.

Jackcoriolano 16/12/2022

Pequenos incêndios por toda parte (Celeste Ng)
Pequenos incêndios por toda parte, de Celeste Ng, publicado pela Intrínseca, é uma história que se passa na organizada, planejada e pacata cidade de Shaker Heights.

A família Richardson nunca mais será a mesma depois da chegada de Pearl e sua mãe Mia. A história já começa com um certo movimento, pois inicia com o incêndio na casa de Elena Richardson, a mãe.

A vida diferente, sem lugar fixo, mudando de cidade em cidade, de Pearl e Mia encantam os filhos de Elena, Moody, Lexie, Trip e Izzy, cada um a seu modo, e isso vai alterar completamente o aparente equilíbrio da família Richardson.

Pode se dizer que, mais do que a relação com o incêndio no início da história, o título é uma alusão aos pequenos segredos por baixo da calmaria da vida organizada, bem como as pequenas tensões camufladas nas relações mãe e filhos, tanto para Elena, quanto para Mia.

Boa parte do livro tem narrativa em terceira pessoa, lenta, aparentemente são cenas do cotidiano, entretanto, tenta explicar sentimentos e percepções, mostrando a complexidade dos personagens. A dinâmica da história muda quando entra em cena Bebe, uma imigrante chinesa que precisou abandonar a filha recém nascida pela falta de condições financeiras.

Embora o foco maior seja as relações mãe e filhos, vemos também questões raciais e sociais, presentes na história.

Como achei o início arrastado, quase desisti da leitura, mas a autora foi deixando os pequenos segredos ao longo do livro, alguns foram deixados sem conclusão, outros se entrelaçam no fim, e quando começam vir a tona, a narrativa prende e o final da história é bem envolvente.

Valeu a leitura.

Avaliação: ?????

flav 12/12/2022

é isso? parece que a autora esqueceu de escrever o final e publicou assim mesmo, poderia ter sido melhor
Angel's Roses 24/12/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkk

Tatá 06/12/2022

Explosão de sentimentos!
No começo era tudo bem entediante, várias explicações sobre personagens que eu ainda não tinha afeto e não me sentia atraída pra saber mais, até que a história começou a me prender, e como prendeu kkk, simplesmente não conseguia parar de ler, toda a atmosfera criada, a tensão, os personagens em dilemas que me fizeram pensar por horas e horas, é aquele livro que vc se pega pensando o que teria feito na determinada situação e entra numa crise existencial.

De maneira geral, o livro aborda diversos tabus que são silenciados na sociedade atual e busca colocá-los em um drama familiar, gerando diversas reflexões durante a leitura! RECOMENDO MUITOOO!

Uma determinada personagem tem atitudes que me fizeram pensar sobre como agir em situações difíceis, realmente um livro pra sempre guardar na memória!

Tópicos abordados:

- Status social
- Exclusão familiar
- Imigrantes
- Influência do meio
- Pressão familiar sobre carreira profissional

Kaioporemlevanto 05/12/2022

Pequenos detalhes desnecessários por toda parte
Eu comprei esse livro porque o título me chamou a atenção, eu já tinha visto algumas resenhas muito positivas. Mas infelizmente me decepcionei.
O livro começa no final, o que geralmente é uma boa estratégia para prender a atenção do leitor, e quase funcionou, mas durante a narrativa, certas partes se tornavam tãooo cansativas e arrastadas que esse "interesse" em chegar no clímax da história se perdia aos poucos. Quando me senti de fato cativado eu já tinha passado 75% do livro.
A leitura me pareceu cansativa e arrastada devido a riqueza de detalhes, em sua maioria, desnecessários.
A história em si é muito interessante e bem pensada, mas tinha potencial para ser muito mais explorada. Felizmente, todas as questões como maternidade, elitismo, mentiras e descontrole emocional foram bem evidenciadas.
O final, esse me deixou incomodado. Obviamente não tem um final feliz para todos, afinal estamos falando de um incêndio. Mas o que me incomodou foi a falta de um final concreto para certos personagens. Uma história rica em detalhes desnecessários e tão pobre para um desfecho firme.
Não foi um livro que me emocionou, mas poderia ter emocionado.
Pretendo assistir a série, pois como eu disse, a história realmente é boa e bem montada.

Por fim, o livro nos deixa um pensamento.
É preciso um incêndio para renascer, recomeçar.

Fiz um videozinho pro meu booktube, vai lá ver

site: https://youtu.be/kZDQrTajKxM

skuser02844 29/11/2022

Pequenos incêndios por toda parte
Esse livro é bem diferente dos outros que já estou acostumada, e isso me interessou ainda mais.

A história é sobre a família Richardson, que aparentemente, levam uma vida perfeita em um bairro perfeito, mas isso muda quando Mia e Pearl chegam.

A Sra. Richardson, a princípio, parece ser uma pessoa exemplar e generosa, até o conflito principal da história, que coloca ela e Mia em lados opostos e expõe sua hipocrisia.

Minha personagem favorita é a Izzy, a primeira a perceber que havia algo de muito errado com aquela vida e responsável por abrir os olhos da família dela.

Enfim, adorei a leitura, estou ansiosa para ler o outro livro da autora.

mar 20/11/2022

PEQUENOS INCÊNDIOS POR TODA PARTE
Esse livro me prendeu MUITO.

No início fiquei um pouco perdida, mas a partir do momento que comecei a pegar o ritmo não consegui largar mais.

O livro conta a história da família richardson e warren. Em como tudo aconteceu para enfim o caminho dessas duas famílias se cruzarem.

Fala sobre as diferenças e em como não existe um certo e errado linear e que todo basicamente é *ponto de vista*, e claro, as noções de certo e errado mudam de acordo com a criação da família, meio social e etc.

Pequenos Incêndios Por Toda Parte trás muita reflexão, adorei a escrita poética da autora.

Dei 4,5 ?? porque esperava mais do final.

Lys | @acervodelys 19/11/2022

As vezes é preciso queimar tudo e recomeçar
Eu ainda não sei o que pensar sobre tudo nesse livro. Celest Ng criou personagens tão reais, que as vezes eu me peguei esquecendo que eram isso, personagens.
Aqui não tem nada preto ou branco, e isso torna tudo mil vezes mais esmagador, mais pesado.

Eu gostei bastante, mas acho que não consegui absorver tudo aqui. Porque não sou mãe. Acho que é aquele tipo de livro que deve ser relido no futuro. Tenho certeza que vou enxergar a história por uma outra óptica mais lá na frente.

isamrt 17/11/2022

não foi ruim? só que incrível tá forçando
assim, pode ser que pra mim esse livro não tenha dado certo, mas gente que leitura arrastada

achei bem legal conhecer a história de outros personagens, achei a premissa boa, no começo tem sim uma coisa que te instiga a continuar lendo. Só que não consegui me conectar com os personagens, achei a história deles bem desenvolvida mas não emocionante de verdade ( ao meu ver ) e o que realmente me decepcionou foi o final, nosssaaa como eu esperava mais. Isso porque eu fui mesmo com expectativas que o próprio livro criou, achei bem chatinho isso do livro pontuar muito sobre várias questões ( que por exemplo: uma ação errada dentro da cidade causaria muito alvoroço ) só pra no fim não gerar tudo aquilo que foi prometido.
Conclusão: é um livro interessante entretanto não tem muita reviravolta, gritaria e criança chorando

Giovana 15/11/2022

Indicaram essa leitura pra mim há uns anos, e ficou na minha lista desde então até que finalmente chegou a hora. Com algumas ressalvas, foi uma indicação certeira.

Admito que o estilo de narrativa não é dos meus favoritos, acho talvez um pouco lento e cansativo. Os capítulos não eram curtos e a primeira metade é um pouco mais lenta por conta da ambientação.

O livro faz jus ao nome, tem vários acontecimentos simultâneos mas todos eles têm a sua conexão e suas consequências. Eu gostei de acompanhar a história desses personagens e os diferentes focos de cada um.

O ponto alto do livro para mim foi algo que eu não esperava. Ele fala muito sobre maternidade e relações familiares. É um tema que me atrai muito e marquei várias citações ao longo da leitura.

Vi muitas reclamações sobre o final mas não foi algo que me incomodou, na verdade eu gostei de como terminou. Claro que eu poderia citar coisas que eu gostaria que tivessem acontecido, para acalmar a minha ansiedade. Mas eu gosto de finais abertos, eles deixam espaço para a imaginação. Agora só me resta ver a série e com sorte, gostar dela também.

site: https://www.instagram.com/p/CiVBtDgLZpL/

Elton.Oliveira 14/11/2022

Um bom livro
Confesso q me enganei com a proposta do livro mas no final , acabou q me apeguei com os personagens e com o enredo .

A estória nos conta sobre o choque de estilos de vida .... Uma pouco da falácia social q vemos em diversas "famílias" , aqueles cidadãos de bons costumes , conservadores , cristãos e acima de tudo Hipócritas !

A distopia trabalha forte nesses conceitos de família perfeita, sociedade perfeita e na negação e repulsa de qualquer desvio dessa idéia de sagrada e regrada família, na rejeição das minorias , na acusação sem empatia de qualquer mínimo pensamento contrário.

Considero um bom livro ! Com boas lições...
manel T 14/11/2022minha estante
Bolsonaristas... ?

Elton.Oliveira 14/11/2022minha estante
Essa associação é imediata ! ?

Guadalupe 09/11/2022

A história em si é boa, mas o final deixou a desejar, faltou alguma coisa. A leitura é arrastada em alguns momentos pelo excesso de detalhes que a autora coloca em partes desnecessárias. Mas é um livro rápido e de leitura fácil.

Stella 31/10/2022

Boa construção dos personagens e da história. É envolvente e nada obvio e tem muita fagulha em toda a trama. Gostei.