Paraíso Perdido

Paraíso Perdido

Resenhas - Paraíso Perdido

Mariele 11/12/2022

Maestral
Apesar de não conhecer a obra que levou à criação do quadrinho, os desenhos e o texto da mesma envolve o leitor de maneira única. A história de como o tal paraíso foi perdido pelos humanos da perspectiva de Deus, Satã e do homem. Brilhante.

Beta 16/02/2020

Livro machista... maçante

Fernanda 28/05/2022

Paraíso Perdido John Milton, Pablo Auladell
A HQ retrata a rebelião dos céus e a queda de Lúcifer e dos outros anjos que protestaram contra O Criador, também retrata como Adão e Eva foram manipulados para comer o fruto proibido, ação que os levou a expulsão do paraíso.
Adaptação da obra Paraíso Perdido de John Milton, em formato de graphic novel, ilustrações feitas por Pablo Aulladel.
Eu sei que é uma obra que todos falam muito bem e tal é interessante, porém achei um pouco cansativa a leitura. Por isso as 3 estrelas.

Cilmara Lopes 19/04/2020

Um dos poemas mais respeitados agora em quadrinhos
Quando Paraíso Perdido foi escrito em 1667, John Milton já estava cego, então fui ditado para suas filhas e amigos.
Uma obra-prima dividida em 12 livros, assim como foi feita a Eneida de Virgilio em 1674.

Trata-se da visão de Satã ou Lúcifer, como queira chamar, sobre tudo que aconteceu até a saída do casal Adão e Eva do paraíso.
Ele foi audacioso e muito persistente, mas o que mais chama atenção é o seu senso crítico em relação a autoridade. Por que àquela autoridade? Essa autoridade é boa?
Enfim, são inúmeros questionamentos, e todos são bem plausíveis.
Talvez incomode os mais religiosos, mas eu parto do princípio: "todo leitor deve ter a mente aberta", somos pessoas abertas a quebrar preconceitos.
Vale ressaltar que é um poema em versos brancos, então você não verá rimas, o que não torna nada menos sublime do que já é.
Foi uma leitura bem significativa e reflexiva!
Milton faleceu no ano da publicação dessa obra, mas um pouco antes, em 1671, havia escrito "O Paraíso Recuperado", que também já estou curiosa para conhecer.
Sabemos que o trabalho de Pablo Auladell fez apenas uma adaptação, mas sinto que foi muito fiel e conseguiu cativar toda a minha atenção!
z..... 19/04/2020minha estante
Estava esperando sua resenha para essa obra e que bom que rolou. Tenho interesse nela e só não adquiri ainda por conta do preço salgado nas livrarias que frequento (quase 3 onças). Também não sabia da outra obra do autor e fiquei da mesma forma curioso. .

Lu Tibiriçá 14/06/2020

Graphic novel: vendo e lendo
As "graphic novel" são, pra mim, uma forma diferente de ler. Permitem "ver". Essa traz desenhos encantadores e outros perturbadores, como a própria história de John Milton.
Essa edição da Darkside está incrível!

Jorge.Raitz 21/08/2023

Interessante
Livro legal e interessante, porém achei um pouco tedioso, porém cumpre seu objetivo, sendo uma versão ilustrada

Michelle França 28/02/2021

Belo, perfeito !
Não há como negar ser uma das histórias mais belas já lidas, e com os traços de Aulandell vira uma obra de arte.
Satan como a serpente é de arrepiar. Que olhos hipnotizantes. Miguel com seus olhos azuis é impressionante. E o criador gordinho e de faces meigas é fofo demais.
Uma bela obra de escrita e visual.

Zé - #lerateondepuder 26/10/2019

O Paraíso Perdido por Pablo Auladell
O bem de Deus e o mal que está em Satã e, principalmente, quando e por que surge este grande ser maligno, esta é uma das vertentes abordada na grafic novel apresentada por Pablo Auladell, um escritor espanhol nascido em 1972, o qual tem se empenhado em revisitar obras clássicas, ilustrando-as como uma verdadeira arte gráfica. É claro que cabe ressaltar, logo de início, de que esta história em quadrinhos retratará o clássico de John Milton escrito no ano de 1667, o famoso Paraíso Perdido.
A trama começa no meio (in medias res), quando Satã, caído do céu por dias a fio, dá-se conta de sua queda e busca amealhar seus companheiros, os demais anjos caídos, expulsos do paraíso e agora no inferno. É quando Satã declara “mais vale reinar no inferno do que servir no céu” e parte para criar o pandemônio, liderando todos habitantes do Inferno, não sem antes procurar um novo mundo criado por Deus, a Terra dos homens, onde será possível, ardilosamente, explorar suas fraquezas. Mas é quando vai sair pelos portões do Inferno, que Satã reconhecerá o Pecado, sua antiga cria e amante na forma de uma mulher, cuja filha terá também a forma humanizada, conhecida como Morte e, nesta saída das hostes infernais, pedirá autorização ao trono do Rei Caos, que lhe ordena sua ida até a criação de Deus. Assim acaba o primeiro dos quatro cantos, denominado de Satã.
A história continuará em mais três outros cantos, sendo o segundo denominado de Jardim das Delícias, começando este com o arcanjo Miguel informando a Deus os planos de Satã desejar rondar o Reino da Terra, parte pendurada no paraíso de Deus. Este canto tratará de retratar a boa vida de Adão e Eva no paraíso, até que Satã influenciará Eva em sonhos, a transgredir a única regra imposta por Deus para viver no Éden, a de não comer os frutos da árvore do conhecimento. Acaba assim este cântico com a visita do anjo Rafael, com o intuito de alertar os perigos que correm e as escolhas que podem fazer os dois novos moradores do mundo, destacando o livre arbítrio de escolher a vida junto ao criador.
Boa parte do terceiro canto, conhecido como Primeiras Lembranças do Mundo, tratará da história da guerra de Satã contra os exércitos de arcanjos do Céu. O anjo Lúcifer, um dos escolhidos de Deus, sente uma tremenda inveja por Deus criar o seu filho e determinar que todos sejam a este subservientes. Lúcifer tentará, por meio de outros anjos simpatizantes, subverter a ordem, lançando a guerra contra as esquadras santas de Deus, até que é rechaçado pelo filho do grande pai celestial, que lançará todos os inimigos ao abismo do Inferno. Findo o relato da guerra dos céus, este terceiro canto tratará da descrição detalhada da criação da Terra, dos animais, de Adão e em seguida Eva de uma de suas costelas.
O canto quarto, último da obra e denominado de Espada Flamejante, começará com a citação “e o vapor com o líbio ar adusto, começava a crestar o clima ameno”. Este epílogo trará a cena de Eva sendo concitada por Satã na forma de serpente, a comer a maçã da árvore conhecimento, ocasião em que esta mulher diz “qual seria, enfim, o crime do homem por alcançar tal conhecimento”. Depois, Eva oferecerá o fruto a Adão e serão contadas todas as consequências deste ato de desobediência, quando Deus condenará Adão a trabalhar e suar para comer o pão da sobrevivência, e às dores do parto e o domínio do marido a Eva, encarregando o arcanjo Miguel de determinar a saída daquele casal do Jardim do Éden, assim finalizando esta história em quadrinhos.
O livro em questão, conforme acima mencionado, deriva da clássica obra de Milton escrita há mais de trezentos e cinquenta anos. Este clássico é a descrição detalhada do Livro do Gênesis da Bíblia Sagrada e, por vezes, esta história foi contada ao longo dos anos, confundindo-se a autoria entre a obra sagrada e o livro de John Milton. O Paraíso Perdido original foi desenvolvido, inicialmente, em dez cantos, posteriormente sendo incluído mais dois, totalizando doze cantos, na forma de uma epopeia, com versos brancos, aqueles em que não há rimas. É uma obra-prima escrita em um momento em que a Inglaterra tendia a deixar de ser um reinado, sendo Milton uma figura política de relevância na época. Curiosamente, o autor ficou cego nos anos de escrita, finalizando-a por meio de ditado à filhos e amigos.
O fato de ser apresentado em história em quadrinhos (HQ) de forma alguma deprecia o relato destes cantos que tão reverberaram há tantos séculos, até mesmo porque as ilustrações são verdadeiras obras de artes. Há uma nítida distinção das cores em que o quadrinhos se apresentam, sendo os de Satã retratados sempre nos tons cinzas ou negros, enquanto o paraíso, Deus e os anjos, em tons coloridos. Há diversas citações escritas bem fiéis aos dizeres da obra original, mas boa parte dos quadros se apresentam somente na forma de imagens, o que talvez dificulte a interpretação devida da obra original para aqueles que não a conhecem.
A HQ em que se baseia esta resenha é uma publicação de 2018 da magnífica Editora carioca Darkside Books, a qual prima pela apresentação gráfica e diferenciada de todos os seus livros, sendo esta uma tradução de Érico Assis, contendo trezentos e vinte páginas muito graciosamente elaboradas por Auladell ao longo de anos. Não é uma HQ barata, podendo ser encontrada por pouco menos de cem Reais.
Esta grafic novel vale cada momento em que se tem com ela o contato, pela formosura de seus quadros, mas principalmente pela relevância de seu conteúdo contado. Entretanto, os leitores que não conhecem a obra original, é interessante ler e ouvir as resenhas do original disponíveis na Internet, para o entendimento mais amplo.
Paz e Bem!

site: https://lerateondepuder.blogspot.com/2019/10/o-paraiso-perdido-por-pablo-auladell.html
Eduardo Pedro 26/10/2019minha estante
Eu quase acabei lendo essa HQ esses dias aqui mas acho que tenho que ler o livro primeiro pra ter uma base melhor rs

Zé - #lerateondepuder 22/11/2019minha estante
Sim, é necessário lê-lo para entender a HQ. Mas vc pode ouvir as resenhas, como as da Tatiana Feltrin, e depois interpretar muito bem essa novela gráfica.

Babi 01/08/2021

Obra prima
Essa é a hq mais linda que já vi. Perfeição. As ilustrações são belíssimas. Com certeza uma das melhores leituras da vida

Evandro Luiz 01/09/2021

Maravilhoso
Arte lindíssima acompanhada de trechos do Paraíso Perdido.
A história narra a queda de Lúcifer, a criação do Éden, do Adão e da Eva e de corrupção. Gostei bastante da história e da forma escrita. Pretendo no futuro buscar a obra par ler.

Marcelo Lobo 09/02/2019

POEMA ÉPICO EM FORMATO OBRA DE ARTE
Você pode não saber, mas o impacto que Paraíso Perdido exerce sobre o imaginário coletivo ocidental só é comparável à Comédia, de Dante, onde o inferno foi retratado com tamanha nitidez que o autor ganhou ares de profeta.

O poema épico de Milton é obra de estatura similar, redefinindo com força quase bíblica a queda dos anjos e dos homens.

Com o selo Darkside de qualidade, essa epopeia vem a público em forma de arte visual, a todos acessível [já que o original não é uma leitura simples].

Samuel Johnson, um dos escritores mais notáveis de língua inglesa, certa vez afirmou que Paraíso Perdido tem "o poder de exibir a vastidão, de iluminar o esplêndido, de reforçar o horrível, de escurecer o sombrio e agravar o terrível".

As pinturas de Pablo Auladell conseguiram captar todo esse poder e força.

Viagem imperdível, para saborear com os olhos e a alma.

Ley 24/11/2018

Uma obra prima!
Creio que você algum dia já ouviu falar de John Milton por conta de seu livro clássico: Paraíso Perdido. Milton lançou seu livro original no século XVII, sendo aclamado até hoje.
Não cheguei a ler a versão original, mas tive a sorte de ler, ou melhor contemplar essa versão da darksidebooks, que é não somente uma hq, mas uma verdadeira obra-prima.
Em primeiro lugar, se trata de certa forma de uma história contada a partir dos bastidores sobre a infâmia que cai sobre Lúcifer ao cair do céu. Todos nós conhecemos bem essa fatídica história a respeito do anjo caído em questão.
Porém o foco do livro é dar uma voz à Satã. Mostrar para onde ele foi e onde caiu, quem foram seus seguidores, o que se seguiu a partir disso, e principalmente o motivo de ele ter caído. O incrível é que tudo isso é um meio para introduzir Satã no contexto em que Adão e Eva pecam.
Vale lembrar que ao se comprometer em ler essa hq, você automaticamente fará uma viagem a um museu de arte. Os desenhos presentes na hq parecem quadros pintados à mão. Impossível você lê-lo sem relacionar à época em que foi lançado. Como eu disse, uma verdadeira obra-prima.
Gianne Marques 24/11/2018minha estante
Louca pra ler ?

Ley 24/11/2018minha estante
Devorei ele em menos de um dia!!!

Matheus656 31/12/2022

Gênesis
O trabalho gráfico inteiro aqui é a coisa mais linda que um leitor já viu. Desde a capa dura da edição, a folha usada, o texto em forma de poesia e as ilustrações... tudo é tão perfeito e bonito que faz com que a obra fica ainda mais chamativa.
Agora sobre o enredo: bom, claro que qualquer leitor deve já ter ouvido falar sobre "Paraíso Perdido" do John Milton, e na dificuldade que muitos encontram ao ler tal texto poético. Eu nunca li o texto original, e esse foi meu primeiro contato com a obra, e digamos que, não me chamou a vontade para ler a obra original do Milton, o motivo? Creio que muitos que possam vir a ler a resenha, venham questionar, porém, ao meu ver, essa obra não passa nada além de uma versão adaptada de Gênesis. Então, não temos nada demais aqui, além de uma adaptação de um dos livros da bíblia.

Raphs 07/07/2018

Obra de Arte
Desde a encadernação até o papel utilizado tudo foi perfeitamente pensado. A arte utilizada no livro é muito bonita e faz você parar em cada página por bastante tempo só contemplando os belíssimos desenhos.
A história é clássica e essa edição conseguiu um algo a mais.

Shyrakill 22/11/2022

Ótima leitura.
Essa é a visão contrária da bíblia, mostra a revolta de lucifer, a guerra entre os anjos e como Adão e Eva se submeteram ao pecado. Simplesmente incrível