Resenhas - Paraíso Perdido

Nicolas381 24/04/2023

O bem que não se conhece não se possui.? E, conhecendo o mal, pode-se evitá-lo mais facilmente.
Qual seria, enfim, o crime do homem por alcançar tal conhecimento?

Emanuel 20/02/2022

Paraíso Perdido
O quadrinho adapta o famoso poema de John Milton, onde após a rebelião de Lúcifer contra Deus o mesmo é jogado ao inferno junto de seus seguidores e, na intenção de vingança, o mesmo busca um meio de corromper a criação de Deus.

Não li a obra original ainda e deste modo não saberia julgar a qualidade da adaptação, porém, considerando como uma obra única, o roteiro é muito bem feito. A trama é fluida, os diálogos são marcantes e a narrativa visual é tão bem feita que, por muitas das vezes, não é necessário texto. A arte é uma obra a parte, possui um tom mórbido, porém com um destaque certeiro em certas cores. Apenas com um detalhe em alguma cor você já consegue identificar em que lugar está, qual o alinhamento do personagem, quais destaques a narrativa visual quer que você veja, etc. Simplesmente lindo.

Com a qualidade edição que já conhecemos da Darkside, o quadrinho tem um tamanho um pouco maior, com fita marca página, uma capa belíssima e qualidade editorial impecável.

Paraíso Perdido lhe oferece uma leitura cativante e um ótimo item de colecionar para se ter na estante. Um ótimo quadrinho.

Alvaro.Diogo 11/08/2021

Uma adaptação única para um poema único
Em 2020 descobri o Paraíso Perdido de John Milton e fiquei fissurado na leitura.

Assim que descobri que havia uma adaptação com artes gráficas corri para comprar, mas estava esgotado.

Demorou, mas a Dark Side reimprimiu essa obra prima! E a leitura não decepcionou.

A arte está linda, fascinante, assustadora, horripilante. Retrata de forma única a atmosfera do livro original.

É uma leitura ótima de se realizar em paralelo ao poema épico original, deixo a dica para quem ainda não o leu.

Jose 19/03/2023

É fato que a Bíblia é uma das maiores fontes de inspiração para os vários formatos e expressões de arte que existem. Tem poemas, quadrinhos, filmes, mangás, animes, séries, músicas e tudo mais que você possa imaginar. Portanto, hoje o que vou trazer é uma adaptação em quadrinhos de um poema antigo que fala sobre acontecimentos bíblicos.

Paraíso Perdido é originalmente um poema de John Milton, feito no século XVII e que contava a história da queda de Lúcifer, seu plano de corromper o homem e a promessa do sacrifício de Jesus. O poema tem 10 cantos e foi inteiramente ditado, porque o autor estava cego quando ele foi feito. Quanto ao gibi, ele adapta tudo isso para a linguagem dos quadrinhos e consegue ser único por si só.

Com um tom épico e um desenho absurdo, o espanhol Pablo Auladell adapta o poema de maneira primorosa. Ele consegue passar sentimentos de desconforto em olhares, a imensidão de um lugar maldito como o Inferno e principalmente a confusão dos seres caídos, destituídos do esplendor divino e do direito ao Paraíso. Aqui, Lúcifer – após a queda, chamado de Satã – não é tratado como um coitadinho ou como um injustiçado. Ele é mostrado com sinceridade: ciente das suas ações e aceitando seu destino, mas sem desistir da resistência contra ao julgo de Deus. Cria-se uma empatia, só que você entende muito bem que ele não é do “bem”. Ele é quase humano, complexo e nunca unilateral.

Um dos pontos chaves que te fazem sentir dentro do poema de John Milton é a tradução. Érico Assis faz um trabalho incrível, traduzindo o inglês arcaico sem tirar a emoção e peso das palavras. Tem monólogos e algumas frases de Satã que chegaram a me deixar arrepiado, e isso não é fácil de conseguir. Porém, para algumas pessoas, o português difícil, que realmente lembra a leitura da Bíblia, pode ser complicado e até deixar o quadrinho maçante, mas recomendo que leiam com paciência e muito carinho.

Paraíso Perdido, lançado aqui pela Darkside, é um quadrinho de peso. O acabamento combina com a grandiosidade da obra e as páginas lembram um pergaminho antigo. É um ótimo quadrinho, e recomendo para todos, independente de religião ou crença.

Edla 08/09/2021

Quem é Clarice Lispector perto de John Milton?
O livro conta a história de Adão e Eva (até o momento em que são condenados), a queda de Lúcifer e a criação do Éden. Eu achei a linguagem difícil (era de se esperar), e por mais que seja uma Graphic novel (que a gente pensa que vai ser rápido, não é) eu demorei 5 dias para finalizar, porque tinha partes que eu tinha que reler mais de 2 vezes. hahahahhaha

Michelle França 28/02/2021

Belo, perfeito !
Não há como negar ser uma das histórias mais belas já lidas, e com os traços de Aulandell vira uma obra de arte.
Satan como a serpente é de arrepiar. Que olhos hipnotizantes. Miguel com seus olhos azuis é impressionante. E o criador gordinho e de faces meigas é fofo demais.
Uma bela obra de escrita e visual.

Vinícius 01/01/2023

Desenhos do Paraíso Perdido
Livro de desenhos do Clássico Paraíso Perdido de Milton, um dos grandes escritores ingleses do século XVII. A partir de vários trechos do livro as ilustrações são criadas retratando a luta dos demônios com os anjos e em seu último trecho a passagem do paraíso de Adão e Eva.

Marcos.Paulo 21/01/2022

Impressionante
HQ impressionante, uma indescritível experiência gráfica visual, realmente fiquei muito impressionado com os traços e cores, isso sem falar no peso do texto original da obra de John Milton, empregados harmoniosamente a cada quadro, dignos de serem obras de arte.

Beta 16/02/2020

Livro machista... maçante

Larissa 07/05/2022

Perfeição
Versos ótimos e simples, e ilustrações incríveis se unem em ?Paraíso Perdido? para contar a história da queda de Lúcifer e da perdição de Adão e Eva ao provarem do fruto proibido. Uma obra prima.

Laah_Lucio 09/04/2022

Foi uma leitura, que pra algumas pessoas pode ser um pouco difícil, com muitas palavras rebuscadas, que muita gente pode não ter o costume de estar lendo. Mas super recomendo.

O livro é maravilhoso, e conta a história de Lúcifer desde o princípio.

Sílvia 23/08/2018

Estou cometendo o pecado literário do anacronismo
A arte gráfica é linda mas o livro FEDE. Literalmente. Tive que fazer a leitura com um pano cobrindo a boca.
Na primeira parte até tive vontade de ler a obra original do Milton, mas confesso que do meio para o final eu desanimei. Milton devia ser puritano e machista ao extremo. Sei que estou sendo anacrônica mas é difícil evitar.
Em resumo, a grafic novel é linda muito cara pesada e fedida.

Mariele 11/12/2022

Maestral
Apesar de não conhecer a obra que levou à criação do quadrinho, os desenhos e o texto da mesma envolve o leitor de maneira única. A história de como o tal paraíso foi perdido pelos humanos da perspectiva de Deus, Satã e do homem. Brilhante.

Amanda 24/04/2022

Impecável
Essa graphic novel (por sinal, arte impecável) retrata a queda de Lúcifer e expulsão de Adão e Eva do paraíso.
Por se tratar de um poema do século XVII, a linguagem pode ser considerada rebuscada e difícil de compreender, especialmente no começo, já que não estamos acostumados a ler livros assim mas achei rápida a adaptação à linguagem.

Sobre a arte, às vezes pego o livro só pra ficar folheando de tão lindo que o trabalho é. Os cuidados com os detalhes, os traços escuros e grosseiros ao retratar Satã, os traços delicados de Eva e Adão no paraíso. O que mais me chamou a Atenção foi o fato de a figura de Deus em quase todos os quadros se assimilar tanto com a figura do pombo e achei extremamente sutil e simbólico a figura de Jesus com o capacete de cordeiro.

Cada pessoa tem uma reflexão e conclusão ao ler a obra, é uma experiência muito particular mas em última instância, retrata uma discussão calorosa sobre o livre árbitrio, se de fato somos livres quando comandados sob o cetro de Deus.

Satã diz em um quadro que "mais valeria reinar no inferno do que servir no céu". Para Satã, liberdade seria não obedecer ordens e não se curvar para o único filho de Deus (Jesus), já para Deus, liberdade é obediência.

Se trata de uma reflexão extremamente filosófica trazida inclusive em âmbitos que ultrapassam religião. Para Rousseau: "o homem nasce livre e em toda parte encontra-se acorrentado". Já para Kant, "a liberdade é a autonomia de cumprir seu dever de acordo com as Leis da Natureza" mas a Lei da natureza retratada em Paraíso perdido (não entrando em méritos de crenças pessoais) seria a lei de Deus. E toda essa discussão nos leva a perguntar, quão livre realmente somos?

Eva come do fruto pois a serpente a dissuade de comer, pois o fruto proporcionaria à Eva o conhecimento sobre bem e mal e a serpente diz, "O bem que não se conhece não se possui. E conhecendo o mal, pode-se evitá-lo mais facilmente".

Uma outra reflexão possível seria a de que, em última instância, a dicotomia de bem e mal não consiste em seres físicos (Deus e Satã) lutando por tronos, mas que, na verdade, essa dicotomia se encontra dentro de cada um de nós (reflexão que acho muito bela, inclusive).

Desse modo, não haveria Satã nem Deus nos puxando um por cada braço, mas haveria dentro de cada um de nós um compasso pelo qual somos responsáveis e, portanto, ainda que sob o julgamento de um criador. Ao ter comido do fruto, seríamos livres para poder trilhar cada qual seu próprio caminho. Nessa mesma linha de pensamento temos Demian, livro do Hesse, que retrata o Deus Abraxas que é por si só uno, homem e mulher, bem e mal, a síntese do significado de ser humano (uma outra leitura que recomendo mil vezes).

Alice 11/03/2023

Paraíso perdido
Todos que leem o paraíso perdido de Milton enxergam a obra de modo particular. Mas você nunca Maia vai vê-lo da mesma maneira após ler a comovente, especial e horripilante adaptação de Pablo Auladell.