Resenhas - Paraíso Perdido

Xulio Mackfly 18/07/2023

O jardim do Éden
A arte dessa hq é muito boa sem contar as partes das batalhas entre Lucifer e Miguel que ficaram muito boas e é uma boa história sobre Adao e Eva apesar do foco ser mais em Satã rsrs

Mique Matos 07/07/2023

Lindo!
O quadrinho é uma obra de arte. Amei. É uma delicinha ver as imagens contando a história é o quanto a paleta de cores é expressiva o suficiente dando poesia à obra. Leiam!

vitor nespolo 30/06/2023

Muito bom mesmo, um livro lindo e muito interessante so aumentou a vontade de ler o original, mas vale muito apena conhecer essa edição.

Victor225 07/06/2023

A HQ em si é bem escrita, porém, bem arrastada e ao meu ver, não teve uma emoção que deveria ter, parece que li mais do mesmo do que já existe, mas ainda é uma história tragável. Aqui conta a história de um anjo caído, que já é conhecido por todos nós, mas de um ponto de visto um pouco diferente e claro, um tanto Dark. Fala de sua trajetória de como chegou ao submundo e sua luta contra os seus antigos irmãos e o Todo Poderoso, assim, como também influenciou no Jardim do Éden.

Ãngelo 28/05/2023

"É melhor reinar no inferno do que servir no céu".
Uma ótima HQ pra quem já conhece a obra original. Caso seja seu primeiro contato com o paraíso perdido, fique sabendo que a HQ é bastante resumida.

Erudito Principiante 28/05/2023

Ótima graphic novel
Quando li Paraíso Perdido, obra máxima de John Milton, fiquei em estado deslumbre durante quase toda leitura. O poema da queda do homem é simplesmente fascinante em todos os sentidos.

Dito isto, resolvi conferir essa graphic novel da Darkside ilustrada e roteirizada pelos ilustrador e quadrinista espanhol Pablo Auladell.
As ilustrações são bem heterodoxas para uma graphic novel, o que me causou estranhamento no início. Mas depois compreendi a proposta do artista, apesar de ter preferido que a arte fosse mais semelhante à do quadrinista americano Alex Ross.

É muito bom para quem nunca leu Paraíso Perdido pois instiga o leitor a procura o livro. E para quem já leu é interessante pois mostra visão distinta daquela que nos acostumamos a ver na arte de Gustave Doré. Trocando em miúdos, recomendo a leitura sem maiores ressalvas.

Ffski 08/05/2023

Arte bizarramente linda
O livro é enorme, não em folhas, mas tamanho dele mesmo. Suas capas são lindas e reluzentes.

O livro em si é bem agradável de ler, não são antes textos e tem bastantes artes (imagens) muito bizarras e bonitas, descritivas, algumas são um pouco confusa de entender, mas o resto tudo certo.
Não sou muito fã de livros religiosos, mas achei bom este, talvez pela forma que lhe é apresentado.
Fora isso, achei que acabou meio pá, do nada.

Pk_Affonso1408 04/05/2023

O fruto primal da tentação ?
Um clássico da literatura mundial adaptado pela primeira vez em uma graphic novel única e essencial. O conflito entre Deus e Satã narrado em Paraíso Perdido, obra-prima de John Milton, virou um marco na literatura. Seus dez mil versos sobre a criação do mundo, a tentação e o desejo por redenção receberam reconhecimento instantâneo e serviram de inspiração para peças de teatro, músicas, pinturas e livros, ecoando na obra de mestres como Mary Shelley, C.S. Lewis e Neil Gaiman.

A obra colossal foi reimaginada pelo premiado ilustrador espanhol Pablo Auladell. Com seu traço sombrio, quase desolado, o tributo captura o lirismo de Milton para quem ainda não teve o prazer de ler os cantos originais. Ao mesmo tempo, complementa a experiência do leitor, dando ainda mais vida ao texto.

Em 320 páginas de belas artes ricas em vida, ódio, culpa, o leitor pode se sentir sendo julgado por olhares obtusos do próprio anjo Gabriel, ou mergulhar num medo inexplicável ao ser observado diretamente pelo olhar de víbora do próprio Satã, e ainda assim julgar os próprios atos de Deus, Satã, seus anjos e os "inocentes" Adão e Eva.

Esse é aquele livro que se deve ter na estante para ler e colecionar, e de tempos em tempos se deleitar com tamanha qualidade de arte que foi usada para adaptar este poema clássico, assim como é possuidor de um poema rebuscado, é de uma arte lindamente e agradavelmente teatral, adaptando perfeitamente sua bela história.

Elle 29/04/2023

I am something
I have been something
I was born something
What could I be?
There is a light that I can see
But only, it seems, when there's darkness in me
There is a dream that I sometimes see
That only appears in the dark of sleep
I am waiting
I have been waiting
I was born waiting
I was born waiting
For that something
Just to want something
I was born something
I was born
There is a light, I feel it in me
But only, it seems, when the dark surrounds me
There is a dream and it sleeps in me
To awake in the night, crying, "Set me free"
And I awake every night, crying, "Set me free"

Nicolas381 24/04/2023

O bem que não se conhece não se possui.? E, conhecendo o mal, pode-se evitá-lo mais facilmente.
Qual seria, enfim, o crime do homem por alcançar tal conhecimento?

Jaki.Land 21/04/2023

Paraíso Perdido
Gostando cada vez mais de histórias em quadrinhos. Esse livro é muito interessante.
Conta a versão do Diabo em seduzir Eva a comer o fruto em troca de ser adorada pelos anjos, e depois oferecer o fruto a Adão.

Como diz Ana Staut: O objetivo de Milton era defender a Providência Divina e justificar, por meio da literatura, as ações de Deus perante a humanidade.

Jose 19/03/2023

É fato que a Bíblia é uma das maiores fontes de inspiração para os vários formatos e expressões de arte que existem. Tem poemas, quadrinhos, filmes, mangás, animes, séries, músicas e tudo mais que você possa imaginar. Portanto, hoje o que vou trazer é uma adaptação em quadrinhos de um poema antigo que fala sobre acontecimentos bíblicos.

Paraíso Perdido é originalmente um poema de John Milton, feito no século XVII e que contava a história da queda de Lúcifer, seu plano de corromper o homem e a promessa do sacrifício de Jesus. O poema tem 10 cantos e foi inteiramente ditado, porque o autor estava cego quando ele foi feito. Quanto ao gibi, ele adapta tudo isso para a linguagem dos quadrinhos e consegue ser único por si só.

Com um tom épico e um desenho absurdo, o espanhol Pablo Auladell adapta o poema de maneira primorosa. Ele consegue passar sentimentos de desconforto em olhares, a imensidão de um lugar maldito como o Inferno e principalmente a confusão dos seres caídos, destituídos do esplendor divino e do direito ao Paraíso. Aqui, Lúcifer – após a queda, chamado de Satã – não é tratado como um coitadinho ou como um injustiçado. Ele é mostrado com sinceridade: ciente das suas ações e aceitando seu destino, mas sem desistir da resistência contra ao julgo de Deus. Cria-se uma empatia, só que você entende muito bem que ele não é do “bem”. Ele é quase humano, complexo e nunca unilateral.

Um dos pontos chaves que te fazem sentir dentro do poema de John Milton é a tradução. Érico Assis faz um trabalho incrível, traduzindo o inglês arcaico sem tirar a emoção e peso das palavras. Tem monólogos e algumas frases de Satã que chegaram a me deixar arrepiado, e isso não é fácil de conseguir. Porém, para algumas pessoas, o português difícil, que realmente lembra a leitura da Bíblia, pode ser complicado e até deixar o quadrinho maçante, mas recomendo que leiam com paciência e muito carinho.

Paraíso Perdido, lançado aqui pela Darkside, é um quadrinho de peso. O acabamento combina com a grandiosidade da obra e as páginas lembram um pergaminho antigo. É um ótimo quadrinho, e recomendo para todos, independente de religião ou crença.

Alice 11/03/2023

Paraíso perdido
Todos que leem o paraíso perdido de Milton enxergam a obra de modo particular. Mas você nunca Maia vai vê-lo da mesma maneira após ler a comovente, especial e horripilante adaptação de Pablo Auladell.

Douglas 21/02/2023

Paraíso Perdido - John Milton e Pablo Auladell
Paraíso Perdido, Poemo do inglês John Milton aqui é ilustrado pelo artista espanhol Pablo Auladell. O já conhecido texto de Milton sobre a vingança dos anjos contra Deus, guiados por Lucifer até os atos de desobediência de Adão e Eva aqui ganham aspectos barrocos horrendos, por hora nos lembrando até mesmo as pinturas de Goya. Os desenhos de Auladell estão longe de se preocuparem com uma estética mimética de proporções perfeitamente anatômicas. Seus desenhos ficam entre o angelical e grotesco, esfumados em uma pintura opaca e taciturna que dimensiona muito bem o texto de Milton. A publicação da Darkside em papel espesso e levemente amarelado torna a experiência da leitura mais justa para a obra. Um misto de HQ e obra de arte tipicamente encontrada em museus, agora na estante.

Meire 20/02/2023

Paraíso Perdido, de Milton - HQ por Pablo Auladell.
Meu blog - saladamedica.com.br/

John Milton (1608-1674) já estava cego quando escreveu "Paraíso Perdido", cujos versos sem rimas foram ditados para as filhas e amigos. A obra é um dos maiores poemas épicos da literatura ocidental (os outros são A Divina Comédia, Eneida, A Ilíada e A Odisseia). O livro foi publicado em 1667 e inicialmente tinha 10 cantos; em 1674 ganhou mais dois.

A HQ de Pablo Auladell começou a ser criada em 2010 e só foi concluída cinco anos depois, o que gerou alguma divergência nos traços dos personagens. Adaptar um poema gigantesco para HQ não deve ter sido uma tarefa fácil.

Auladell roteirizou e ilustrou quatro cantos dando-lhes uma atmosfera sombria que consegue prender o leitor, no entanto foi muito econômico nos textos. Eu esperava que trechos maiores fossem reproduzidos. Sou grata pela experiência porque já nutria o desejo de conhecer a visão de Milton sobre a batalha, mas não estava disposta a ler a obra original.

Meire :)