Vidas Secas

Vidas Secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Banaook 15/09/2024

Não gosto muito de clássicos
Li esse por causa da escola, ou seja, fui obrigada, mas até que a história me prendeu, não foi o melhor livro que já li. Mas foi o que mais me prendeu dessa época.

Amani.Cruz 15/09/2024

Trauma literário
Aquele livro que ué foi seu trauma literário, mas você deu 5 estrelas, hahaha.

Eu demorei bastante pra ler esse livro por muitos pontos. Um deles foi por saber que essa realidade não é fictícia, pois ouvi histórias da minha mãe (que é nascida e criada no nordeste brasileiro) que li nessas páginas. A seca, a miséria, a fome e muitos outros aspectos são muito reais ainda hoje - 2024.

Outro ponto é que cada capítulo exigia um período de reflexão pela grandeza do universo que se criava na minha mente.

Gente, o que foi a baleia? Ai, o pior capítulo pra mim. Na seca todos sofrem, ninguém lá sai ileso.

Graciliano Ramos me fez ser ainda mais grata pela abundância de tudo que tenho e vivo hoje.

Pode ler? Leia!

Thiago.Mael 15/09/2024

Uma pancada no estômago
Vidas secas narra o ponto de vista de uma família marcada pela aridez do ambiente de onde tiram seu sustento. É uma história visceral, que humaniza pessoas que são normalmente ignoradas e traz um vislumbre das suas agruras. É difícil não se emocionar e não se entender sortudo pelo simples fato de poder ler essa obra indispensável.
Recomendo!

Gabrielli.Scherma 15/09/2024

Rip sanidade
Que livro bom. Não faço ideia como é a relação dos leitores com o Fabiano MASS eu gostei muito dele. Consegui ver como ele ama a família e a Baleia.
Chorei muito lendo, principalmente no cap "A baleia", doeu demais...
Minha mãe disse que a gente só sente intensamente assim quando o livro é bem escrito.
Curioso como eu e muitos alunos se recusariam a ler esse livro. A escola é uma péssima estimuladora na leitura (uma vergonha).
A cada capítulo, a cada página, uma dor que arde a garganta.
Eu terminei esperando que eles realizem os sonhos e que os meninos consigam escapar dessa realidade pavorosa que o Fabiano viveu.
Eles não mereciam estar sempre cercados de urubus...

PUNKNETTAZZO 15/09/2024

Um grande clássico.
É incrível como você se sente imerso dentro da realidade da família, as sensações de calor, a sede, tudo isso chega e complementa a experiência que é viver esse livro.

Luana 14/09/2024

Obra-prima: 10/10.
Essa é uma obra-prima de Graciliano Ramos e de todos os brasileiros. Ao sertanejo pode até faltar água, mas nunca faltou a fé e a coragem para trabalhar! Fabiano é um lutador e um desbravador do sertão. Com muito amor, carrega a família e a cadelinha Baleia, pelas estradas cheias de poeira que preservam a acinzentada caatinga. Vidas Secas nos transporta para perto daquela gente inocente, esperançosa, cheia de vigor, e até com alguns momentos alegres, mas que clama pela efetividade de um Estado mais justo. A morte de Baleia é uma epifania de dor aos nossos corações. Em que pese a escrita difícil que o autor faz questão de manter durante todo o livro, ou escrita raiz, a leitura é uma aventura dolorosa pelas estradas do sertão.

Lais 14/09/2024

A baleia
Uma obra literária Brasileira, perfeita demais, com uma escrita dificil para acho que isso que deixar o livro mais bonito, mas forte

Clara 14/09/2024

História muito emocionante. Confesso que tive certa dificuldade para engatar na história por isso também que demorei para fazer uma resenha, no começo não conseguir me envolver tanto, mas é inegável que é um bom livro, é tocante todas as narrativas, o autor passa pra nós a angústia da história através da escrita, é emocionante, é real. Espero fazer uma releitura no futuro, espero que nesta próxima releitura o ritmo me pegue mais para que seja uma leitura mais proveitosa. Ao todo, compreende-se porque se tornou um clássico essa história.

malucpinheiro 14/09/2024

Humano e comovente, Vidas Secas, de Graciliano Ramos, nos conecta ao sentimento da terra nordestina, a sua face áspera, dura e cruel; mas que não deixa de ser amada e suscitar o orgulho de tamanha força e coragem humana, nos conecta ao Nordeste e a nossa brasilidade. O drama que inicia o texto, fecha um ciclo no capítulo que o finaliza: levando-nos a compreensão da vida como um devir, e suas possibilidades; a finitude e o ciclos que se encerram e reiniciam ao longo do tempo. Os personagens estão respeitosamente entregues aos seus destinos, e assim o autor desperta a piedade do leitor, sem ferir a dignidade deles. Ao contrário, a paisagem descrita com fidelidade, mas somente em função de seus personagens, revela-se uma projeção do homem e do caráter humano.

Hellen.Zanetti 13/09/2024

Revivendo os clássicos da literatura brasileira
Já havia lido um resumo para o vestibular, mas não o texto na íntegra. Gostei muito, sentir um resquício do que nosso povo sofreu e ainda sofre. Ultimamente quero intimidade com a nossa literatura, ainda prefiro o Aluísio de Azevedo, mas os autores nacionais no geral são fodas.
Partiu para a próxima...

giovana110802 13/09/2024

?Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preás. E lamberia as mãos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes.?

-dehh 13/09/2024

Resenha de "Vidas Secas" - Graciliano Ramos
"Vidas Secas" é um romance importante e realista para nossa literatura e nossa sociedade, já que de longe, retrata a realidade que acompanha a nossa trajetória. A escrita de Graciliano Ramos é admirável já que não importa quanto tempo passe, ela ainda se mantém atual e conversa com todas gerações e públicos.

Djefferson.Silva 12/09/2024

Forte!
Acredito ter lido essa obra ainda na escola, mas não lembrava de muita coisa.
Foi uma experiência incrível retornar a esse livro e rever a história dessa família e até mesmo sentir um pouco o quanto eles sofreram.

ju_pinho 12/09/2024

Bem didático
A história é muito tocante, principalmente porque os personagens são desumaizados, comparados a bichos.
da vontade de chorar

Nanda lopes 11/09/2024

Vidas secas
Li por causa da escola, então foi bem chato!
muitas palavras que eu não sabia o significado e não é um livro péssimo, apenas chatinho