Vidas Secas

Vidas Secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Fabiula 29/08/2024

O que falar desse livro, bem não estava na minha lista desse ano, porém de formas misteriosas, ele se apresentou, e por que não reler um clássico?
Reli, e chorei claro. Um livro que nos traz narrativas de vidas duras e sofridas, mas nos encanta pela amizade e companheirismo.
Se você nunca leu, corre e leia, se já leu, releia e indique.

Geo stopinha 28/08/2024

???
Sempre que leio um livro me esforço ao máximo para entender e gostar, MAS TAVA IMPOSSÍVEL, quer uma dica? assiste o filme, que tem no YouTube, e depois leia o livro, eu sei q é a pior coisa para alguém que gosta de ler livros fazer, mas vai por mim, é bem melhor assim

lendoclassicos 28/08/2024

A Luta pela Sobrevivência.
Vidas Secas narra a dura vida de uma família sertaneja em meio à seca do Nordeste brasileiro. Fabiano, sua esposa Sinhá Vitória, os filhos e a cadela Baleia (dói o coração a morte de Baleia) enfrentam dificuldades extremas em uma jornada marcada pela miséria e pela luta pela sobrevivência. A narrativa explora a brutalidade do ambiente e a resistência humana, destacando a desumanização causada pela fome e pela opressão social. A obra é um retrato poderoso da realidade do sertão e das injustiças sociais no Brasil.

Apesar da pobreza extrema e algumas brutalidades de Fabiano, o enredo releva muito amor familiar e zelo.
Está entre os meus favoritos.

Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça.

Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preás. E lamberia as mãos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes.
Emerson Meira 28/08/2024minha estante
Linda resenha! ????
Acho que nenhum leitor supera a morte da baleia ?

lendoclassicos 28/08/2024minha estante
É a mais dolorida do livro

enmeya0 28/08/2024

Impactante
Insano. completamente insano. deveria ter lido a alguns anos, mas ainda bem que esperei, porque o peso da obra conseguiu ser agraciado. "vidas secos" retrata a dura vida de uma pequena família, desde o começo, como a fuga da seca passando por momentos de glória, depreciação, subjugação, tristeza, amor e admiração, uma verdadeira montanha russa de percepções e sentimentos. é uma obra curta, porém muito envolvente e reflexiva, uma safira na literatura brasileira. com certeza, uma forte recomendação

Iron1 28/08/2024

Obra prima
Já li e reli de tão bom que considero esse livro. Uma obra que parece simples, mas traz uma profundidade imensa.
Carolina 28/08/2024minha estante
Mentiu

milena.gommes 28/08/2024

Foi a leitura mais arrastada da minha vida mas me esforcei pra terminar esse negócio. acho que no fim eu sou apenas muito burra, já tinha visto a peça e sabia o que ia acontecer, mas não sabia que pra ler eu teria que ser doutorada em letras.

pitouemat 28/08/2024

A obra "Vidas Secas", de Graciliano Ramos expõe toda a miséria e injustiça sofrida a Fabiano e sua família, pessoas brutas, com pouco estudo. Nela, vemos a perpetuação do ciclo da miséria, a desigualdade social sentida na pele, desumanização e opressão social, ocasionadas, principalmente, pela falta de educação formal e oportunidades.

É um livro denso, árido e seco, que retrata a vida no sertão e as dificuldades da extrema pobreza.

spderboy 27/08/2024

Vidas secas
Não sabia o que esperar desse sendo uma leitura para fins escolares, mas sabia que era um clássico e já deduzia que a escrita seria densa e realmente é. Passava as páginas e parecia que não saía do lugar.

Apesar de ter esse ponto negativo e o personagem principal não ser um dos mais agradáveis, a leitura ainda se encontra atual, se aplicada nos dias de hoje. Não tivemos outra grande seca, porém ainda existem famílias que migram em busca de condições de vida melhores.

Jeandela 27/08/2024

Vidas Secas.
Um bom livro brasileiro, isso já é senso comum. frequentemente essa obra passa pelas escolas como material de estudo juntamente de outros autores como Machado de Assis e Aluísio Azevedo, o que mostra que esse livro n é qualquer coisa.
pra mim não é aquilo tudo que eu imaginava, mas ainda assim é um ótimo livro, com personagens marcantes e uma ótima escrita que consegue nos impressionar e nos chocar com a situação mais que difícil da qual os personagens se encontram.
gostei bastante, mas coloco não muito mais que 4 estrelas por não ser nada que me impactou muito.

Amanda Fidelis 26/08/2024

?Vidas Secas? é uma obra-prima da literatura brasileira, escrita por Graciliano Ramos e publicada em 1938. O livro é um marco do regionalismo, parte do movimento modernista, e oferece uma visão crua e impactante da vida no sertão nordestino, retratando a dureza e a miséria que assolam os habitantes dessa região.

A narrativa acompanha a trajetória de uma família de retirantes: Fabiano, o pai; Sinhá Vitória, a mãe; os dois filhos pequenos, que não têm nomes, e a cadela Baleia, que é um dos personagens mais emblemáticos do livro. A história se passa em um cenário de seca extrema, onde a sobrevivência é uma luta diária, marcada pela falta de recursos, de esperança e até de palavras para expressar o sofrimento.

Graciliano Ramos constrói seus personagens de forma minimalista, refletindo a aridez do ambiente em que vivem. Fabiano, o protagonista, é um homem rude, de poucas palavras, que tem uma relação de submissão ao ambiente e às forças que o oprimem, como os poderosos e a própria natureza. Sinhá Vitória sonha com uma vida melhor, mas está igualmente presa à realidade cruel que a cerca. Os filhos, sem nome e sem voz, simbolizam a despersonalização e a insignificância das vidas secas, reduzidas a uma luta primitiva pela sobrevivência.

A cadela Baleia, por sua vez, é talvez o personagem mais humanizado da obra. Ela simboliza o afeto e a solidariedade que, mesmo em meio à miséria, ainda podem existir. Sua morte, retratada de forma dolorosa e poética, é um dos momentos mais marcantes do livro, mostrando a inevitabilidade da morte em um ambiente tão hostil.

?Vidas Secas? é um livro que não só narra a história de uma família, mas também serve como uma crítica social e uma reflexão sobre a condição humana. A obra revela a brutalidade da vida no sertão nordestino, mas também destaca a resistência e a resiliência daqueles que, apesar de tudo, continuam a lutar. É um retrato da precariedade e da solidão humana em um mundo onde a natureza é tão implacável quanto as forças sociais que mantêm os personagens em uma condição de eterna submissão.
Camila1856 30/08/2024minha estante
Ahhhh!!! Chorou com Baleia? Meu trauma literário :~~

Migs 26/08/2024

Vidas Secas
Cara,eu fui obrigado a ler esse livro no 9° ano, na época achei bem paia,mas gostei da história, ai agora eu peguei nessa edição e tal,cara esse livro é mtt melhor doq eu lembrava e com certeza eu fiquei abalado pela segunda vez com a morte da Baleia, é rápido de ler e bem caprichado

Alana 26/08/2024

Vidas Secas é uma obra impactante, seca e amarga, que retrata a fome, a seca e a luta pela sobrevivência em meio à miséria que domina o sertão nordestino.
Muito interessante a forma como o autor coloca os efeitos devastadores da falta de educação na vida da família de Fabiano, pois sem acesso ao conhecimento, eles enfrentam injustiças e não sabem como agir para mudar suas vidas.

Milena160 26/08/2024

Pra mim foi uma leitura arrastada e de linguagem densa, pra quem não tem familiaridade com essa escrita, maas a história é angustiante retratando o sofrimento dessa família e da cachorrinha baleia, ela foi aqui mais me tocou pra mim carregou o livro nas costas, o final dela me tocou muito.
Coitada da baleia
Godoyvitoriaa 26/08/2024minha estante
Esse aí dói

Gaby 25/08/2024

Um livro incrível, com personagens bem construídos, e com uma escrita maravilhosa. Li esse livro por meio de um trabalho q fiz no ensino médio 3 anos atrás, e atualmente tive a oportunidade de ler sem ser por um resumo. A melhor personagem é com certeza Baleia.