Édipo Rei

Cegalla

Resenhas - Édipo Rei

Isabela 05/03/2023

Tragédia surpreendente
Tendo Sófocles como autor e Freud baseando-se nela para criar o nome do Complexo de Édipo, me vi obrigada a ler essa peça.
Curta e envolvente, o plot e todo o rumo da história são rápidos, o que não a faz ficar cansativa, por mais que a leitura tenha palavras mais "complicadas", já que é um clássico.
Mesclando todos os componentes das tragédias gregas, recomendo e pretendo ler outros livros com essas características.

Jojo 04/03/2023

Li só por conta da prova ? Pode Postar
Sério foi uma leitura bem interessante meio complicada mais até gostei, real foi chocante , a ideia principal vc já sabe mais quando vc sabe a história toda é chocante

DanielLonghini 04/03/2023

A melhor tragédia da trilogia tebana.
Édipo Rei é um clássico. Faz parte de um conjunto de obras escritas por Sófocles que ficou conhecida como TRILOGIA TEBANA.

Gosto muito de ler tragédias gregas e acredito que seja a terceira vez que eu leio Édipo Rei.

As tragédias gregas conseguem me deixar aflito e sempre preso no texto.

Trata-se de um clássico da literatura/teatro. Recomendo muito.

Bruna 02/03/2023

Meus amigos, uma obra que resiste a quase 2.500 anos como sendo uma das histórias mais impressionantes já escritas ultrapassou a denominação de ?clássico?. É alguma coisa além disso. ?Opus Magnum? da literatura ficcional. Em especial, essa edição escrita em adaptação teatral foi um experiência muito interessante, uma vez que Édipo foi tantas vezes encenado que as nuances de literatura e teatro são perfeitamente complementares. Além disso, o prefácio e o posfácio nos conduzem a uma análise da obra interessantíssima. Impactada!!!!

THALES76 21/02/2023

Na dúvida, não consulte um oráculo.
Ouvi falar desse livro numa aula de literatura, e tomando conhecimento dos principais pontos dessa envolvente trama, foi inevitável coloca-lo na minha lista de próximas leituras.
Logo nas primeiras páginas fiquei perdido, mas tudo por culpa minha, pois estava lendo sem a devida atenção. Depois disso, recomecei a leitura, anotei o nome dos personagens e tudo fluiu lindamente.
Sem dúvida, Sófocles está de parabéns por criar tantas reviravoltas na história, sempre logrando êxito em pegar o leitor desprevenido, quando tudo parece meio morno, sem muitos acontecimentos interessantes, lá vem a bendita reviravolta que parece lhe acertar um tapa no rosto. São tantos plot twist, um mais avassalador que o outro, que deixa você boquiaberto ao tomar consciência que esse livro foi escrito antes de cristo.
Em suma a trama é bem "bagunçada", mas o autor amarra perfeitamente os pontos, e torna capaz toda essa desorganização fazer sentido no final. Tive pena do rei Édipo, o azarado só queria viver sua vida em paz sem fazer mal a ninguém, entretanto o seu destino falou mais alto, e quando mais tentava se distanciar, sem saber, o rei aproximava-se de sua sina.

Samuel 20/02/2023

Mitologia
A história é até que bem interessante, como o livro é curto não deu preguiça de ler.
Como tive que ler por obrigação, estava esperando algo bem chato, mas ao longo da história você acaba se envolvendo e querendo descobrir todo esse enigma.
Recomendo por ser um clássico bem fácil de ler.

Rychard S. Paes 17/02/2023

Perfeitas!
Sem dúvida, Sófocles já se tornou um dos meus escritores favoritos. Que tragédias! Tanto Édipo Rei quanto Antígone são incríveis (principalmente Édipo Rei), e carregam ensinamentos extremamente valiosos!

John 08/02/2023

Destino
A história destaca a importância do destino (profecia, pra ser mais exato). É tráfico e inevitável o rumo que a vida de Édipo tomou.

Marina318 30/01/2023

clássicos
Doloroso, angustiante e envolvente - ou seja, uma perfeita tragédia grega.
E o que mais impressiona é que a obra nunca me parece perder seu encanto, não importa quantas vezes se leia.

Aninha 27/01/2023

Trágico e trágico
Esse livro,eu já tinha lido,mas decidi ler novamente porque essa versão em específico eu nem tinha tocado na minha estante.Mesmo já sabendo da história ver toda a trama de Édipo ao descobrir todo o seu histórico e suas origens é triste e angustiante em alguns momentos,talvez até doloroso.Enfim,uma leitura não espetacular,mas não deixa de ser uma boa leitura.

ludwig2 27/01/2023

Um dos aspectos mais interessantes de Édipo Rei é que a história não se desenrola do presente ao futuro, mas sim, de certa forma, do presente ao passado, na medida em que Édipo, através de sucessivas descobertas, vai desvelando o seu passado, isto é, descobrindo as suas origens verdadeiras, sem percorrer ele próprio um caminho pelo espaço ou movimentando-se, mas sim recebendo informações de outras pessoas e associando-as a eventos sua memória.
Os episódios do passado de Édipo nao sao encenados, mas sim narrados pelas pessoas nos diálogos. Assim, como numa sessão de análise, em que o individuo não sai do divã, mas dali se movimenta, se aventurando por caminhos da memória e associações, Édipo vai descobrindo a verdade sobre a sua origem, sem sair de Tebas. E, mesmo tendo cometido crimes e atos tão vergonhosos, Édipo é querido e amado pelo povo e pelas suas filhas. Entendem que ele nada poderia ter feito contra a vontade divina, e que ele foi uma vítima do destino. Como diz Antígona: ?Ninguém se salva se um deus o persegue?.

Ana Fontenele 25/01/2023

Eu adorei esse livro, por causa da faculdade li Antígona e gostei tanto que resolvi ler o resto.
Apesar de ser relativamente conhecido o plot principal desde livro, eu fiquei surpresa pois achei que esse acontecimento principal ocorresse de forma proposital, principalmente devido a como Édipo é adjetivado ao longo de Antígona por todos, e o fato de ter sido sem querer me fez rir muito durante o processo de revelação. Em geral ri muito e adorei

Rafael1906 18/01/2023

O homem vive à lei do acaso.
Édipo Rei, tragédia escrita por Sófocles é um grande clássico grego e influência da literatura ocidental. Ninguém escapa ao Destino criado pelos deuses. Nessa narrativa Édipo, que salva a cidade de uma terrível criatura e torna-se rei, é alcançado por um castigo de Apolo que atinge toda a cidade. O assassino do antigo rei deve ser punido. Oráculos antigos profetizaram a morte do rei através das mãos de seu filho. Então a mãe e rainha decide entregar a criança para morte. O que acaba não acontecendo. As profecias se cumprem e a tragédia já é recebida com resiliência. Uma boa história para perceber a pequenês do homem e suas relações de poder.