Édipo Rei

Cegalla

Resenhas - Édipo Rei

backtofearlesss 18/04/2023

Bem enrolado...
Eu só li esse livro por causa da escola. Achei meio chato e bem enrolado. Se as pessoas não ficassem demorando pra falar o que realmente aconteceu a história só ia ter 20 páginas. Eu entendo que isso acontece por ser uma tragédia, mas não gostei muito.

¨Cain¨ 13/04/2023

A curiosidade (quase) matou o gato.
Esse livro certamente é a definição de tragédia grega.
Édipo é um coitado. Não sabia de nada e só apanhou no livro todo.
Claro que digo isso sem ter lido a trilogia ou os outros contos auxiliares à Édipo.
Não consigo imaginar o tamanho drama desta peça na época.
Tragédia Grega está sendo um dos meus temas preferidos na literatura.

Recomendo.

mariksj 08/04/2023

Interessante
O livro é pesado pra alguém acostumada com finais felizes. mas enfim, o mito é interessante de se ler. imagino o drama que ele é sendo encenado!

recomendo pra uma leitura rápida.

VerAnica29 05/04/2023

Um clássico maravilhoso (vale para a toda trilogia)
Não sei bem o que comentar sobre livros clássicos, ainda mais os antigos pois eles serem bons é indiscutível, eles são o que são.
Amei ter a experiência de ler a trilogia do Édipo pois esse livro é base para várias teorias na atualidade e entender a raiz das teorias é sempre incrível. São 3 livros curtíssimos, que tratam principalmente sobre o destino, as ações e suas consequências, sobre pecado e ética pessoal.
(espoiler) É aquele tipo de livro clássico onde todo mundo morre no final e você passa as últimas páginas dizendo "eita" "oxe" "MDS" "misericórdia" "eita de novo", não dá para se apegar aos personagens em uma história tão curta, mas sentimentos humanos são os mesmo desde a época de Édipo então é possível compreender sim tudo o que é passado.

Sofia 02/04/2023

Rei Édipo
Achei muito interessante, principalmente a forma com que Édipo e o coro louvam atos distintos e como sofrem em palavras tão profundas. Gosto muito de mitologia e misticismo, me acrescentou muito culturalmente e me levou ao estudo do complexo de Édipo. Grande obra!

Leonara 02/04/2023

Não se foge do destino
"ÉDIPO REI" é uma história que através dos séculos vem acompanhando gerações, uma obra que te faz pensar e refletir sobre as escolhas, sobre o poder de decisão, e até mesmo, que talvez não seja possível fugir do destino, mesmo que não acreditamos nele.
O sentimento de pena e compaixão, diante dos infortúnios sofridos pelos protagonistas, foram tão latentes ao decorrer da leitura que me causaram pura agonia.
É uma história lamentavelmente tocante, muitas vezes ao longo de nossas jornadas, podemos ter o pensamento leviano que, se soubéssemos o futuro poderíamos evitar as partes dolorosas e terríveis da nossa existência.
No entanto, Édipo nos ensina que a maior maldição pode ser exatamente isso, saber o seu futuro tendo a ilusão de que se pode mudá-lo, quando na verdade, cada passo na tentativa de alterá-lo está trabalhando para sua completa e assombrosa concretude.
Pontanto, mediante as tais tragédias que, apesar de fictícias, nos revelam um verdade real sobre a existência humana, à ignorância sobre como? Quando? Porque? Pode ser vista como uma virtude que poderá remediar males em nossas vidas.
Será que se cada ser humano nessa vasta terra soubesse o que lhe sucederia, tal conhecimento teria uma boa serventia?! Por acaso não seria o seu fim?!

Vitor530 01/04/2023

O homem mais azarado da história da humanidade, que dó mano, destinado ao desastre de seus companheiros e si próprio, livro bem curtinho deu pra ler uma tarde, livro zika demais

Agatha127 26/03/2023

Uau!
Eu estava achando que seria um livro com uma leitura super maçante e história chata, e me surpreendi real.
a história, o enredo e o final, uau, que livro incrível! uma bela tragedia, sem dúvidas.

julia 26/03/2023

A proposta é boa, mas ja q é livro de escola fiquei com muita preguiça de ler. e claro q só li dps da prova, como sempre
Katia Rodrigues 26/03/2023minha estante

Dark_moon.ii 26/03/2023

Adorei Édipo Rei, principalmente pelo toque sarcástico e irônico que sentimos no decorrer da história, pelo simples fato de saber a verdadeira história dos personagens principais e eles não é do modo que tudo se emaranha entre si até finalmente chegar na desgraçada verdade que assola Édipo.

Mab_1802 15/03/2023

O enredo é bom, mas eu não gostei muito... Acho que pelo fato de ser uma leitura mais complexa. Precisa ter um dicionário do lado kkkk mas no geral, é bom!

lou4 14/03/2023

Surpreendendo a mim mesma, eu adorei essa tragédia. Achei que por ser uma leitura obrigatória da faculdade eu acharia chato, mas me vi esperando sempre pela próxima página.

Hammer.Mariana 10/03/2023

O mais desgraçado dos homens
O primeiro conto de detetive da história. E o mais desgraçado dos homens. Édipo Rei é uma tragédia grega que faz juíz à expressão. Leitura obrigatória!

Gabriel.AraAjo 06/03/2023

Apenas o clássico
É incrível como a história mesmo contando a sua reviravolta desde o início consegue surpreender o leitor, e só de imaginar que antes era algo encenado, penso o quão incrível seria ver a peça na época.