Édipo Rei

Cegalla

Resenhas - Édipo Rei

Carol Pita 11/05/2023

Édipo né
Eu acho essa história realmente genial! Os acontecimentos são muito bem costurados e tudo. Mas não gosto da fluidez da escrita. Claro que temos que levar em conta o contexto em que essa obra foi produzida. Mas por mais que seja uma peça, um texto não muito comprido, me deu muuuuuito sono pra ler, demorei mais do que eu costumo demorar.

mateusin18 01/05/2023

Literalmente Freud explica
Conhecia pouquíssimo da história e isso foi essencial pra me fazer gostar bastante dessa tragédia. A peça é muito bem escrita, com uma linguagem poética e reflexiva. gostei bastante.
Por vezes me peguei refletindo sobre a questão do destino, se nós já temos nossa história montada a partir do dia que nascemos; ou se nossas escolhas tem realmente importância e não são meros artifícios do destino para nos enganar com uma falsa liberdade. eita viajei.
Mas é isso. muito bom!

evy. 30/04/2023

Confesso que esperava bem menos desse livro. é a primeira peça em livro que eu realmente leio, meu professor de teatro nos disse pra ler e avisou sobre as possíveis dificuldades com a escrita. eu li por dever mas acabei simpatizando muito com o édipo. não é a toa que essa história é caracterizada como tragédia, dá agonia só de imaginar o sofrimento de édipo por, além de perder a visão, ter tido uma descoberta que causou tanta reviravolta e que destruiu tanto a sua vida, simpatizei. pretendo ler mais peças e espero que consiga me adaptar a esse estilo de leitura, porque realmente, a escrita é bem diferente, mas recomendo muito a todos conhecerem a história.

iza 26/04/2023

"por esta razão, enquanto uma pessoa não deixar esta vida sem conhecer a dor, não se pode dizer que foi feliz."

Fernando.Batista 23/04/2023

Poder
Já tinha lido sobre o mito de Édipo, mas ler a peça me fez pensar como quem está no poder e os seus pares ,aquele que decide sempre tem mais culpa, os outros só observam.

Maria17400 23/04/2023

?É tão doce à alma viver fora de seus males!?
É muito interessante pensar que li algo escrito muito antes de Cristo! Li pela escola, não foi uma leitura significante pra mim, mas mesmo assim tem umas boas reflexões e é interessante para saber sobre a mitologia e a época. Claramente da pra saber qual vai ser o desenrolar da história, mas acredito que esse não deva ser o ponto principal da história, imagino que deve ser melhor assistir à encenação da peça ao invés de ler.

Oscaraujo 21/04/2023

Além de uma história com tom dramático tão forte e plots perfeitamente bem pensados, ainda é delicioso perceber a forma do fazer teatro da época se desenvolvia e se construía em cima do palco. Um breve discurso sobre teatro, sociedade, dilema do homem, escolhas de vida e destino.

fonsecsa 20/04/2023

Não é meu estilo
Bem, não é um livro que eu leria por livre e espontânea vontade, muito drama e tragédia, com um vocabulário específico e as vezes complexo. Pra um livro da escola, não é ruim.

Gisela.Biacchi 19/04/2023

Tragédia
Livro curtinho. Texto em forma de narração para teatro. Uma tragédia que nos leva a entender muitos comportamentos atuais. É bastante estimulante. Gostei

backtofearlesss 18/04/2023

Bem enrolado...
Eu só li esse livro por causa da escola. Achei meio chato e bem enrolado. Se as pessoas não ficassem demorando pra falar o que realmente aconteceu a história só ia ter 20 páginas. Eu entendo que isso acontece por ser uma tragédia, mas não gostei muito.

¨Cain¨ 13/04/2023

A curiosidade (quase) matou o gato.
Esse livro certamente é a definição de tragédia grega.
Édipo é um coitado. Não sabia de nada e só apanhou no livro todo.
Claro que digo isso sem ter lido a trilogia ou os outros contos auxiliares à Édipo.
Não consigo imaginar o tamanho drama desta peça na época.
Tragédia Grega está sendo um dos meus temas preferidos na literatura.

Recomendo.

mariksj 08/04/2023

Interessante
O livro é pesado pra alguém acostumada com finais felizes. mas enfim, o mito é interessante de se ler. imagino o drama que ele é sendo encenado!

recomendo pra uma leitura rápida.

VerAnica29 05/04/2023

Um clássico maravilhoso (vale para a toda trilogia)
Não sei bem o que comentar sobre livros clássicos, ainda mais os antigos pois eles serem bons é indiscutível, eles são o que são.
Amei ter a experiência de ler a trilogia do Édipo pois esse livro é base para várias teorias na atualidade e entender a raiz das teorias é sempre incrível. São 3 livros curtíssimos, que tratam principalmente sobre o destino, as ações e suas consequências, sobre pecado e ética pessoal.
(espoiler) É aquele tipo de livro clássico onde todo mundo morre no final e você passa as últimas páginas dizendo "eita" "oxe" "MDS" "misericórdia" "eita de novo", não dá para se apegar aos personagens em uma história tão curta, mas sentimentos humanos são os mesmo desde a época de Édipo então é possível compreender sim tudo o que é passado.

Sofia 02/04/2023

Rei Édipo
Achei muito interessante, principalmente a forma com que Édipo e o coro louvam atos distintos e como sofrem em palavras tão profundas. Gosto muito de mitologia e misticismo, me acrescentou muito culturalmente e me levou ao estudo do complexo de Édipo. Grande obra!

Leonara 02/04/2023

Não se foge do destino
"ÉDIPO REI" é uma história que através dos séculos vem acompanhando gerações, uma obra que te faz pensar e refletir sobre as escolhas, sobre o poder de decisão, e até mesmo, que talvez não seja possível fugir do destino, mesmo que não acreditamos nele.
O sentimento de pena e compaixão, diante dos infortúnios sofridos pelos protagonistas, foram tão latentes ao decorrer da leitura que me causaram pura agonia.
É uma história lamentavelmente tocante, muitas vezes ao longo de nossas jornadas, podemos ter o pensamento leviano que, se soubéssemos o futuro poderíamos evitar as partes dolorosas e terríveis da nossa existência.
No entanto, Édipo nos ensina que a maior maldição pode ser exatamente isso, saber o seu futuro tendo a ilusão de que se pode mudá-lo, quando na verdade, cada passo na tentativa de alterá-lo está trabalhando para sua completa e assombrosa concretude.
Pontanto, mediante as tais tragédias que, apesar de fictícias, nos revelam um verdade real sobre a existência humana, à ignorância sobre como? Quando? Porque? Pode ser vista como uma virtude que poderá remediar males em nossas vidas.
Será que se cada ser humano nessa vasta terra soubesse o que lhe sucederia, tal conhecimento teria uma boa serventia?! Por acaso não seria o seu fim?!