A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

A História do Cinema Para Quem Tem Pressa Celso Sabadin

Resenhas - A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

Nicole Gonsales 22/02/2020

Para quem ama cinema!
É um livro rápido e de fácil leitura, para quem ama cinema é uma ótima introdução para ler mais livros sobre o assunto.

Vinicius 03/07/2018

Das telonas para as letrinhas
Mudo, falado, colorido... O cinema é incrível, concorda? Ainda mais ler sobre ele. Antes de lê-lo, publiquei uma foto no Instagram e uma leitora nossa disse que o livro é meio que um "buzzfeed" impresso. Claro que não poderíamos ter nada profundo até porque não é uma enciclopédia, então acho que ela estava certa sim mas que isso não desvaloriza o objetivo do livro. Ele funciona como um apanhado geral que te deixa ainda mais curioso quanto à Sétima Arte, te abrindo possibilidades de estudos, reacendendo o valor dos clássicos e te situando sobre o porquê de todos os movimentos cinematográficos e sua importância.

Celso nos brinda com a criação da primeira máquina cinematográfica e vai até abril de 2018, o que é muito recente e incrível, já que você vai estar super atualizado sobre tudo o que acontece nessa arte com um livro em mãos! Não perde tempo nem deixa pra depois, a hora para ler A História do Cinema para Quem tem Pressa é agora!

Nós passamos pelos primeiros passos americanos até Hollywood, explorando as guerras de monopólio das empresas pioneiras. É nesse início que Celso mostra como o cinema conquistou pessoas de todos os tipos, que enfrentaram diversos problemas, mas que prosperaram em suas empreitadas.

O livro também traz as consequências da Primeira Guerra Mundial, da crise de 29 e da Segunda Grande Guerra. Esses grandes modificadores mundiais serviram como censura ou inspiração para grandes momentos do cinema, como
o Expressionismo Alemão, o Impressionismo Francês e o Realismo Soviético.

Ficamos por dentro de movimentos incríveis como o Filme Noir e a Nouvelle Vague, que tanto ouvimos falar e apreciar. Passeamos pelos filmes de animação da Disney e por todos os prêmios famosos como Oscar, Cannes e Grande Otelo.

A TV não ficou de fora, é claro. A chegada das telinhas teve um impacto profundo no mercado cinematográfico e isso também foi abordado nas páginas da obra. Chegando nos dias atuais, vemos os blockbusters tomarem conta de tudo com seus remakes, franquias e continuações. (isso não só no cinema, mas livros também. E músicas. E séries. E...)

Enfim, só lendo pra conhecer um pouco de tudo isso que foi citado! É muita coisa! Você vai ver como o livro vai te despertar para um cinema mais artístico da melhor forma possível. Você vai querer saber mais, pesquisar mais, prestar mais atenção ao que está sendo visto. Eu não consegui nem mesmo chegar ao fim do livro sem anotar e acompanhar alguns filmes citados. (O Gabinete do Doutor Caligari sendo o meu favorito).

Como ele é muito resumido, senti falta de alguns assuntos serem melhor abordados, como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn que nem foram citadas, além de uma síntese dos diretores atuais e da chegada da Netflix. Por ser um livro publicado tão recentemente, esse último tópico seria um bom ponto a ser explorado. Mas nada disso tira o brilho da obra, então não deixem de ir pro cinema e de comprar esse livro, ok?

site: http://www.quatrosentidos.com.br/2018/06/resenha-historia-do-cinema-para-quem.html

Rosa254 04/04/2024

História, História e mais História...
Livro breve, como prometido.

Terminei me sentindo um pouco mais esperta na história do cinema, então acho que a proposta do autor funciona.

Não é utilizado linguagem técnica, o que torna o livro muito bem-vindo para qualquer um.

Há muita referência ao longo do livro, então recomendo que façam listas.

Gostei especialmente do capítulo final, que apresenta a expressão do cinema em outros países, saindo do foco Hollywoodiano. Temos Índia, Itália, Irã, Coreia do Sul, China, Japão, Brasil...

No fundo, sinto que uma pessoa média consegue citar a rede de informações e história que foi apresentada... É de conhecimento geral. Talvez faltou trazer informações pouco conhecidas.

Breh Lee 04/04/2020

O livro traz um apanhado dos principais momentos marcantes da história do cinema pelo mundo. Relembrando suas origens e principais nomes presentes durante esses períodos, o livro aborda o cinema de uma forma rápida e fácil.
Entretanto, tenho algumas ressalvas com ele, pois houve a citação de muitos nomes que deixaram a leitura menos fluida, além de ser pinceladas muito rápidas sobre a história. A primeira parte do livro é muito mais lenta do que a segunda, por isso, acabei não me envolvendo tanto com a história.

Lucão 16/04/2020

Ponta Pé Inicial Para Cinéfilos
Como bem escreveu o autor na introdução do livro, o objetivo de "A História do Cinema Para Quem Tem Pressa" não é o de ser o guia definitivo da sétima arte, mas sim o de despertar a paixão da mesma no leitor, e fazer com que ele busque se aprofundar mais no assunto.

E essa missão é cumprida com êxito por Celso Sabadin nas quase 200 páginas do livro.

Com um texto dinâmico e bem informativo, aqui a trajetória do cinema é bem dividida por etapas, que vão dos inventos que culminaram no cinematógrafo dos irmãos Lumière, aos blockbusters que movimentam a indústria até os tempos atuais, e o melhor de cada um dos principais pólos cinematográficos espalhados ao redor do globo terrestre.

O único porém fica para o projeto gráfico, que poderia ter misturado imagens P&B e coloridas, em paralelo a transição do texto quando retrata essa evolução estética.

Seja para cinéfilos de primeira viagem, ou para os de longa data que querem relembrar a história da sétima arte, o livro é uma excelente pedida.

cat 26/04/2020

Assim como os outros livros da coleção "A história do cinema para quem tem pressa" tenta encaixar de forma compacta anos de informações sobre a sétima arte. Embora livro tenha um foco maior no cinema europeu e estadounidense, ele também traz informações bem interessantes sobre o cinema ao redor do mundo.

Luiza2527 11/05/2020

Pra quem tem pressa...
"A história do cinema para quem tem pressa" foi, para mim, um livro razoável.
Não sou crítica de cinema, não sou conhecedora do cinema como foi me apresentado aqui. Gosto de ver filmes e achei que gostaria de ler um livro sobre tal assunto, tendo consciência que sabia nada sobre a história da indústria cinematográfica.
Diferentemente do livro "A história do Brasil para quem tem pressa", esse não foi muito do meu gosto.
O livro em si é empolgante em seu início e quando ele se propõe a explicar e contextualizar historicamente o cinema. No entanto, de modo geral, a obra não funcionou para mim, se tornou arrastada. Na minha opinião, havia datas e enumerações demasiadas.
Admito, sim, que é um livro informativo e, para quem está procurando esses dados específicos, poderá apreciá-lo.
Inclusive, acredito que, para pessoas com grande interesse em filmes antigos, clássicos e que marcaram épocas e estilos, há uma grande gama de indicações.

Revolux 13/05/2020

Não se deixe levar pelo título...
Se você assim como tem aversão a títulos forçados do tipo "para quem tem pressa", eu garanto: você vai se surpreender. O autor te guia de uma forma muito bem pensada sobre cada seção histórica da sétima arte. Casa capítulo te nutre bem. Você se sente saciado ao final desse livro. Destaque para o autor que, além de conhecer muito bem sua área, consegue lincar muito bem a história do cinema com outros eventos históricos marcantes, como as guerras mundiais e as mudanças de governos. Isso gera a sensação no leitor de que está em mãos de um profundo conhecedor do tema.

Sarah Pureza 16/05/2020

Muito bom!
Gostei do livro, ele aborda partes importantes da consolidação do cinema e instiga a curiosidade para quem deseja ir além. Em alguns momentos você sente a necessidade de mais aprofundamento no entanto não se pode cobrar tanto pelo título, o qual específica que será uma breve ?pincelada?.
Um livro bom, para quem deseja começar a aprofundar curiosidade sobre a sétima arte.

Camila Schiavo 19/05/2020

Interessante!
O livro é bem direto e faz um resumo interessante sobre a história do cinema. Acho uma boa leitura para quem quer saber um pouco por cima sobre a sétima arte.

CPF1964 29/05/2020

Opinião
Um livro que aborda de forma sucinta a origem do cinema e seus respectivos avanços ao longo do tempo.

Gramatura Alta 03/06/2020

O cinema é uma das artes mais amadas e populares que o mundo já viu. O cinema é relativamente novo e tem aproximadamente 130 anos de idade. E na trajetória, essa arte já viu diversos movimentos, dificuldades, avanços e sucessos. O livro A HISTÓRIA DO CINEMA PARA QUEM TEM PRESSA traz uma excelente narrativa que vai detalhar com perfeição o nascimento, queda e ápice dessa arte que nunca vai acabar.

Os fatos são apresentados no livro de maneira cronológica e logo no início o leitor é apresentado aos grandes inventores que possibilitaram o nascimento do cinema. Diversos inventores, humildes e famosos, carregam esse legado que começou em máquinas rudimentares que só mostravam uma seleção de fotos que, apresentadas em sequência, simulavam uma imagem real em movimento. Mas isso é apenas um conceito, um pontapé inicial, pois essas máquinas não eram viáveis comercialmente e alguma delas só podiam ser usadas por uma pessoa de cada vez.

E durante essa época de descobrimentos, o leitor se depara com uma autêntica guerra de patentes, com um inventor querendo mais dinheiro que o outro. O próprio Thomas Eddison, o inventor da lâmpada incandescente, foi um dos protagonistas dessa disputa. Esse arco do livro é recheado de avanços e informações interessantes para qualquer um que se interesse em descobrir as origens das coisas.

Mas isso não é relativamente cinema, cinema é uma sala, com uma tela grande e várias pessoas juntas. Isso começou com a população mais humilde, os cinemas conhecidos como poeira eram lugares sujos e baratos, onde a população encontrava uma diversão barata. No começo, os filmes eram apenas curtas, geralmente de comédia ou outros que só mostravam a vida cotidiana, como um bebê sendo alimentado. Parece simples, mas para a época, era incrível ver na telona imagens em movimento.

No começo todos os filmes eram mudos e a chegada do cinema falado mudou completamente a indústria, transformando grandes atores do cinema mudo em estrelas em queda. A adaptação não era fácil e para alguns era impossível. O livro traz uma visão muito interessante dessa época, algo que a gente não vê em outras mídias. Até para o amante do cinema, que conhece essa arte, as informações aqui são como ouro. A seleção de tópicos é muito bem organizada e sempre traz uma linguagem clara e objetiva. Não temos tempo para enrolação e é tudo muito acessível, para quem tem bagagem, a leitura enriquece bastante e para quem não tem, é um mar de descobertas.

Claro que o livro vai mais além e não fala só da criação do cinema como arte, ele fala também dos filmes e de como eles avançaram com o tempo. Começando com narrativas simples, para logo se tornarem algo mais complexo e refinado. Tivemos movimentos artísticos como expressionismo, surrealismo, novelle vague e vários outros. A prosa explica cada um deles e outros mais, dando para o leitor uma visão incrível de artes maravilhosas feitas em todos os lugares do mundo e com suas particularidades próprias. Em seguida a indústria amadureceu e cresceu, chegando nos dias de hoje, na era dos blockbusters, as grandes produções para grandes plateias que na maioria das vezes, arrecadam dezena de milhares de dólares, alguns até bilhões. O caminho até aqui não foi fácil e é muito legal ver os conceitos do que era um grande filme antigamente e o que é um grande filme hoje.

A leitura também caminha pelos grandes estúdios de cinema, nos contando como grandes empresas como Fox, Warner e MGM marcaram seu nome na história. Outra visão bem interessante do cinema, a parte dele mais voltada para os negócios. O livro ainda encontra tempo para falar de mais dois tópicos que não podem faltar: o primeiro se refere aos festivais e às premiações. Quem não gosta de acompanhar o seu filme favorito e seu ator predileto ganhando todos os prêmios? O gênesis desses prêmios também fazem parte da narrativa, junto com excelentes explicações sobre a importância, bem como de festivais para filmes pequenos que acabam sendo descobertos e apresentados para o mundo.

O livro se foca no cinema americano e europeu, mas no final a leitura nos apresenta o cinema mundial, passando pelos principais mercados e por um pouco do seu legado para com essa arte tão amada. Passamos pela China, Irã, Índia, Nigéria e claro, Brasil. O nosso cinema nacional é extremamente rico em diversidade e tem várias obras que fizeram história no nosso país. Mas é triste ver que toda essa riqueza não está totalmente firmada, já que o governo não investe em cultura como deveria e também o povo, às vezes sequer dá uma chance para os nossos artistas.

O livro tem mais qualidade que defeitos, porém senti falta de a leitura mencionar Ingmar Bergman, que foi um dos maiores diretores de todos os tempos. Ele fez história ao realizar mais de cinquenta filmes, grande parte deles memoráveis até hoje, como Persona e O Sétimo Selo. Seu trabalho lhe rendeu diversos prêmios, inclusive quatro Oscars, dentre doze indicações, e suas criações inspiram vários filmes amados e aclamados de outros diretores. Ingmar foi o maior diretor sueco, então faltou no livro a menção a toda importância do cinema da Suécia, na parte onde o livro apresenta o cinema de diversos países.

Outro pequeno deslize está no vício da leitura a generalizar as coisas, na parte onde é nos contada a crise do cinema com a chegada da TV, o texto acaba falando que vários filmes foram feitos com produções milionárias para atrair o povo para o cinema, pois lá eles iam encontrar um nível de qualidade que não existia na TV. Mas ao falar que todo esse novo movimento não deu certo, o livro dá a entender que o filme BEN-HUR, de 1959, foi um fracasso, quando isso não é verdade. BEN-HUR é um dos maiores clássicos do cinema e venceu onze Oscar, incluindo melhor filme, além de ser um sucesso de bilheteria sem precedentes.

A série A HISTÓRIA PARA QUEM TEM PRESSA tem diversos temas e dentre várias opções eu tive a oportunidade de ler sobre futebol e agora sobre cinema. Ambos com uma ótima curadoria de histórias que entretém e enriquecem nosso conhecimento sobre determinado tema. Cinema é muito importante para mim e mesmo com um já conhecedor dessa arte, a experiência foi muito válida. Aquele tipo de leitura maravilhosa que pede um bloquinho de notas do lado, para você anotar todos os filmes incríveis que o texto indica, a gente acaba ficando com vontade de assistir todos. E acredite se quiser, é tudo isso em menos de duzentas páginas, uma leitura muito gostosa que faz valer todo o nosso tempo investido.

Resenha escrita pelo Rafael para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/06/03/a-historia-do-cinema-para-quem-tem-pressa/

Gláucia 08/06/2020

A História do Cinema Para Quem Tem Pressa - Celso Sabadin
O livro pretende abarcar toda a história do cinema em apenas 200 páginas. Como eu nada sabia do assunto, a leitura foi muito proveitosa. Muitas curiosidades sobre o mundo da sétima arte, divididas entre as várias escolas do cinema e o porque de cada uma ter acontecido. A gente apenas assiste aos filmes mas nunca paramos pra pensar a história que tem por trás de cada um.

moni 09/06/2020

A história do Cinema para quem tem pressa
Gostei de conhecer um pouco da história do cinema, como ele surgiu, o que o cinema passou para chegar no que conhecemos hoje. Porém, para mim ao mesmo tempo que foi uma aprendizagem, também foi uma leitura bem cansativa, diferente do outro que li A história da Mitologia para quem tem pressa, que gostei bastante, acho que é porque eu gosto muito de mitologia.

Sâmara 12/06/2020

Esse livro incrível trata-se da história do cinema, desde o seu surgimento até os dias atuais. Acompanhamos sua evolução através das décadas, e como passou de um mero instrumento científico para o poder do entretenimento.
? A história do cinema tem diversas faces, em que muitos atribuem aos irmãos Lumiére a grande descoberta. Mas descobrimos que diferente pessoas, em diferentes lugares do mundo, inventaram um ponto de partida para o que viria a ser o cinema.
? O livro abrange outros assuntos, e um deles é a respeito da ascensão das grandes produtoras que conhecemos tão bem: Warner Bros, Fox, MGM, Paramount, entre outras. Mas nem só de coisas boas viveu o mundo cinematográfico. Com a Grande Depressão de 1929 houve uma grande mudança na forma de se fazer filme, e o livro nos mostra isso de forma bastante objetiva.
? Foi um livro que me surpreendeu do início ao fim, contendo uma escrita bem sintetizada nos foi apresentada uma história completa e, que pôde ser sintetizada de forma especular. A obra não deixa espaço para dúvida, nos fazendo aprender e conhecer melhor sobre a história do cinema de forma rápida e descontraída.
? Encontramos também como os grandes acontecimentos influenciaram diretamente na produção dos filmes: como a Primeira Guerra Mundial, que na Alemanha provocou o surgimento do terror como gênero cinematográfico. Também foi apresentado as Nickelodeons, que eram as casas de exibição, também conhecidos como poeiras.
? Eu amo o cinema e tem uma enorme admiração pelos filmes clássicos, que criaram personagens e artistas tão icônicos, e fiquei muito feliz em ver a trajetória e o sucesso que eles tiveram, como próprio Charles Chaplin. Ademais, o lado geek que mora em mim deu saltos de alegria quando viu referências a Star Wars, De volta para o futuro, entre outros.