A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

A História do Cinema Para Quem Tem Pressa Celso Sabadin

Resenhas - A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

Pablo 20/01/2021

Um bom início
Como os demais livros dessa série "pra quem tem pressa", essa obra vai abordar a História do Cinema, sua criação, movimentos cinematográficos, dentre outros assuntos, de forma resumida, logo como não poderia deixar de ser, e o próprio autor deixa claro no capítulo inicial e final, essa obra está longe de escassear todo o assunto proposto e nem é esse o seu objetivo, mas atiçar a curiosidade e nos levar a adentrar nesse universo fascinante.

jsilveira 20/11/2023

Surpreendeu
Cumpre a proposta de ser um bom resumo da história do cinema.
A leitura foi fluida e rápida, e a escrita desperta o interesse do leitor.

Carol 23/12/2020

Leitura Leve
Sempre gostei muito desse assunto e ler sobre a trajetória que o cinema teve (numa leitura mais rápida lembrando) me trás uma sensação muito gostosa. Me faz apreciar bem mais essa história e dar muito valor também.

Carol 24/07/2020

Viagem no mundo do Cinema
Ler esse livro foi como fazer uma viagem na história do cinema. Me senti vivenciando cada momento, desde a criação do cinema até a sua evolução. Foi uma grande descoberta, detalhes que nem imaginava. É um livro curto, mas que transmite muito conhecimento.

Giulia143 03/07/2020

Como o nome diz, é uma breve história do cinema. Desde a invenção das primeiras câmeras até os dias de hoje. É ótimo pra quem não conhece nada da história do cinema. Já pra quem conhece, talvez não vá encontrar tantas novidades, talvez uma curiosidade ou outra que ainda não conheça mas em geral... é a história do cinema pra iniciantes.

willianrassis 05/04/2023

Eu achava que a leitura desse livro levaria menos dias do que realmente levou. sempre me senti curioso para saber como determinadas coisas do nosso dia a dia chegaram no nível de tecnologia que possuem atualmente, como é o caso do cinema. então, em uma pesquisa sem expectativas, encontrei esse título, de pouco mais de 200 páginas. então, me senti entusiasmado para começar a leitura, em um domingo de atmosfera calma e confortável.

uma leitura que tinha potencial de ser uma das melhores do ano acabou se tornando um fardo. muitas vezes, me pegava distraído ou com sono após algumas atualizações de tela do kindle. logo, uma leitura que, normalmente, duraria alguns dias, acabou tomando duas semanas do meu tempo de leitura.

apesar disso, o livro é bem escrito, sem margem para segundas interpretações e com ótimos exemplos de filmes (apesar de achar que eles eram dados em excesso). os capítulos são do tamanho ideal, nem muito grandes nem muito pequenos. assim, não sei o que causou essa lentidão na leitura.

portanto, o livro foi uma ótima maneira de entender a história do cinema e pegar algumas recomendações de filmes. a minha nota final é 3,5.

Karen Costa 23/02/2023

E de fato um livro mais apressado, mas da pra sair com uma boa base depois de lido. Muito bom para quem está pensando em começar a estudar cinema

Cássiooo 11/07/2023

História do Cinema
Um ótimo livro para aprender e entender de forma fácil o passado da incrível sétima arte. Você que é fã, se empolga com os filmes citados. ??

LT 07/09/2018

Diferente e legal!
Neste livro, o objetivo do autor é colocar a história do cinema em 200 páginas, e posso dizer que ele conseguiu fazer um bom trabalho. Claro que nessa quantidade de páginas, não caberia tudo, entretanto os fatos mais importantes estão presentes.

Os acontecimentos mais marcantes que vemos nessa obra vão desde o começo, com Thomas Edson e os Irmãos Lumiére, apresentando as imagens em movimentos, até os dias atuais.

Colocando um pouco da atualidade, vemos o atual presidente dos EUA, sendo contra os imigrantes e brigando por causa disso. Ai, vocês devem estar perguntando: o que isso tem haver? Pois vou explicar. Antigamente, quem ajudou os EUA a crescer foram os imigrantes, inclusive, foram eles que ajudaram a criar os maiores estúdios cinematográficos.

O livro também fala da chegada da TV e mostra o seu impacto no mercado.

Voltando ao passado, Sabadin nos mostra como a primeira e segunda guerras, tiveram influência no desenvolvimento dessa indústria, e assim tornou os EUA na maior potência.

França, Rússia, Brasil, Alemanha, Espanha e o próprio EUA, tiveram suas parcelas para o crescimento da sétima arte.

O mais legal de ver, é que antes as imagens em movimento tinham um valor diferente, e acabou se tornando um entretenimento no mundo inteiro, principalmente nos EUA.

Conhecemos também alguns movimentos, como o filme Noir e a Novelle Vague. Também passamos pelas animações da Disney e dos grandes eventos como Oscar, Cannes e Grande Otelo.

Esse livro é indicado para você, leitor, e para os amantes da sétima arte. Pois essa obra serve para você conhecer um pouco mais sobre o assunto, além de ser base para um estudo mais aprofundado.

Confesso que quando vi esse livro, fiquei curiosa para ler. Acho interessante esse universo, mas demorei a engatar na história, pois é um livro totalmente fora da minha zona de conforto.

Em 22 capítulos, o autor consegue resumir bem os fatos históricos e importantes do cinema. Sabadin, tem uma escrita leve e didática, por causa disso, senti como se tivesse voltado para a faculdade.

Como disse, por mais que tenha demorado a engatar, gostei de conhecer um pouco mais sobre o cinema. Eu indico a leitura, vale à pena.

Sobre a edição, a Editora Valentina fez um bom trabalho. O tamanho da fonte é confortável para leitura. As folhas são brancas, porém não me atrapalhou em nada. Também não achei erros ortográficos, o que foi muito bom. Os capítulos contêm imagens, o que deixa a leitura mais legal.

Resenhista: Laneeh Martins.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

PJ 10/01/2020

Uma boa introdução à Setima Arte
Enquanto leigo em cinema e principalmente na sua história, devorei esse livro com muito prazer na última semana. A sensação que ficou pra mim é de que ele é uma ótima introdução à maravilhosa história do cinema. Dentre outras curiosidades, é muito interessante ver a relação da história do cinema com os acontecimentos históricos e políticos, é como passear pela história do último século pela lente da sétima arte.

Pra pontuar alguma coisa ruim dele, além de ser curto mas é a proposta dele, é perceber como são poucas, ou quase inexistentes, as citações a diretoras/roteiristas/produtoras/executivas mulheres. Talvez não seja culpa direta do autor, eu acredito que não seja, mas não tem como não deixar de perceber esse fato e ai resta a dúvida: Nessa história elas não ocuparam esses lugares? Ficaram somente no papel de atrizes dando suporte aos galãs? Enfim...

Queria deixar aqui também os meus parabéns ao autor por condensar muito bem, ao meu ver, tanta história em menos de 200 páginas.

No fim, resta a vontade e curiosidade de conhecer mais, mas desde já, tenho certeza que esse já é um dos melhores livros que li em 2020.

Sarah Pureza 16/05/2020

Muito bom!
Gostei do livro, ele aborda partes importantes da consolidação do cinema e instiga a curiosidade para quem deseja ir além. Em alguns momentos você sente a necessidade de mais aprofundamento no entanto não se pode cobrar tanto pelo título, o qual específica que será uma breve ?pincelada?.
Um livro bom, para quem deseja começar a aprofundar curiosidade sobre a sétima arte.

CPF1964 29/05/2020

Opinião
Um livro que aborda de forma sucinta a origem do cinema e seus respectivos avanços ao longo do tempo.

lilis 25/01/2023

Leitura tranquila
De todos os que comecei desta série, esse foi o único que foi cativante o suficiente pra terminar. Ele cumpre realmente o que promete, apresentando de maneira superficial o cinema e seus pontos importantes.

No fim do livro, o autor atinge seu objetivo captando o interesse do leitor não apenas a grande lista de filmes obtida durante a leitura, mas no desejo gerado de aprofundar os conhecimentos e estudar mais sobre os assuntos apresentados.

Su Martins 01/08/2021

???
Quanta história tem a sétima arte... Assim como os livros nos faz sonhar, rir, chorar! Livro conta a história do cinema brevemente desde seus primórdios.
Minha época favorita é a era de ouro de Hollywood e a sua?