A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

A História do Cinema Para Quem Tem Pressa Celso Sabadin

Resenhas - A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

Silas-sama 26/04/2022

Impressionante
Fiquei impressionado com os detalhes dessa obra, não esperava muito mas o cinema é, uau, tantos envolvidos, cineastas entusiastas, atores amadores, o povo e o escapismo para o surreal, divertido e até, político.

Mandarei novamente uma lista que fiz dos mais diversos tipos de obras que peguei do livro.

Loura e Sedutora 1931
A Sombra de uma Dúvida 1943
Scarface - A Vergonha de uma Nação 1932
Crepúsculo dos Deuses 1950
David AJ 30/04/2022minha estante
Tu terminou esses 3 livros da série pra quem tem pressa agora nesses dias? Olha, só ouvir por áudio book não vale! Rsrs

Silas-sama 30/04/2022minha estante
Tu não leu minhas resenhas bro? Eu terminei tem um tempo mas só lembrei das resenhas esses dias. Osh, tudo meu é áudio book ??

David AJ 30/04/2022minha estante
Eu vi rápido algumas, ainda vou ler ?. Então tu ainda tá nessa de só ouvir o livro, sem acompanhar com a leitura de texto?

David AJ 30/04/2022minha estante
Cara tem muito filme antigo bom, inclusive asiáticos como os 7 Samurais, que vi no ano passado. Vou pegar uns filmes épicos antigos pra ver.

Silas-sama 01/05/2022minha estante
Sim, estou terminando HP assim. Pois é, esses da lista são assim, o livro até falou dos 7 Samurais mas como já assisti, não pus na lista.

GiSB 12/08/2022minha estante
Também o li. Gostei um pouco, mas superficial. Aliás essa série de livros "a história de ... pra quem tem pressa", a intenção é dar noções, mas não se aprofundar.

Ju_allencar 03/12/2023

Que leitura preciosa
Por mais que o livro seja curto, o mesmo tem muitos detalhes, desde os primórdios das primeiras produções até os dias atuais. Pra quem gosta de cinema, é um prato cheio. Indico de mais a leitura.

maria7277 31/01/2024

é pra quem tem pressa
Não é um livro ruim mas tbm não é bom, ele é confuso com uma linha do tempo bagunçada (em um capítulo o autor fala sobre um assunto e finaliza ele falando q caso queiram continuar aquilo era pra ir pra quase 4 capítulo a frente) o livro passa boa parte do tempo focando em números e menos na história. mas ele vem com a proposta de um resumo mesmo então se vc quer informações rápidas e rasas esse livro é pra vc e só
Matheus656 31/01/2024minha estante
Essa série de livros é bem problemática. O "A História do Mundo Pra Quem Tem Pressa" deveria se chamar "A História dos Estados Unidos e Nada Mais" já que ele se recusa a falar qualquer coisa sobre américa do sul e África.

gabileitoraa 31/01/2024minha estante
Vish

Dan 11/05/2021

essa arte congrega todas as artes
Um salve todo diferenciado a Muybridge, seu experimento em fotos simultâneas que comprovaria que o cavalo retira sim as 4 patas do chão, desencadearia uma nova maneira de linguagem imagética, um colosso para os sentidos;

E também aos Lumiéres, pensar suas ferramentas de projeção e exibição, fora fundamental para a criatividade e aperfeiçoamento do cinema passados 2 seculos.

A marcha e o empenho de tantos para desenvolver uma modalidade q ao mesmo tempo q emociona, faz refletir; e que não só trás o prazer de viver histórias, mas q na observação de Ingmar Bergman: "o cinema vai além da consciência ordinária, fundo no crepúsculo da alma",
que essa ferramenta cumpra seu papel, de transformação social ou mero entretenimento que salvou a vida de alguém.

João Burti 12/03/2022

Me surpreendi positivamente
Eu tinha certo certo preconceito com essa série "(...) pra quem tem pressa", mas me surpreendi positivamente lendo este livro. Ele cumpre o que promete com maestria, fazendo um sintético apanhado geral da história do cinema, passando pelos principais movimentos, países, grandes produtoras, etc.

Só não dei 5 estrelas, porque no começo a leitura e o entendimento ficam um pouco atrapalhados pela narrativa não cronológica da origem do cinema.

Recomendo muito como primeira leitura para conhecer o Cinema.

Gramatura Alta 03/06/2020

O cinema é uma das artes mais amadas e populares que o mundo já viu. O cinema é relativamente novo e tem aproximadamente 130 anos de idade. E na trajetória, essa arte já viu diversos movimentos, dificuldades, avanços e sucessos. O livro A HISTÓRIA DO CINEMA PARA QUEM TEM PRESSA traz uma excelente narrativa que vai detalhar com perfeição o nascimento, queda e ápice dessa arte que nunca vai acabar.

Os fatos são apresentados no livro de maneira cronológica e logo no início o leitor é apresentado aos grandes inventores que possibilitaram o nascimento do cinema. Diversos inventores, humildes e famosos, carregam esse legado que começou em máquinas rudimentares que só mostravam uma seleção de fotos que, apresentadas em sequência, simulavam uma imagem real em movimento. Mas isso é apenas um conceito, um pontapé inicial, pois essas máquinas não eram viáveis comercialmente e alguma delas só podiam ser usadas por uma pessoa de cada vez.

E durante essa época de descobrimentos, o leitor se depara com uma autêntica guerra de patentes, com um inventor querendo mais dinheiro que o outro. O próprio Thomas Eddison, o inventor da lâmpada incandescente, foi um dos protagonistas dessa disputa. Esse arco do livro é recheado de avanços e informações interessantes para qualquer um que se interesse em descobrir as origens das coisas.

Mas isso não é relativamente cinema, cinema é uma sala, com uma tela grande e várias pessoas juntas. Isso começou com a população mais humilde, os cinemas conhecidos como poeira eram lugares sujos e baratos, onde a população encontrava uma diversão barata. No começo, os filmes eram apenas curtas, geralmente de comédia ou outros que só mostravam a vida cotidiana, como um bebê sendo alimentado. Parece simples, mas para a época, era incrível ver na telona imagens em movimento.

No começo todos os filmes eram mudos e a chegada do cinema falado mudou completamente a indústria, transformando grandes atores do cinema mudo em estrelas em queda. A adaptação não era fácil e para alguns era impossível. O livro traz uma visão muito interessante dessa época, algo que a gente não vê em outras mídias. Até para o amante do cinema, que conhece essa arte, as informações aqui são como ouro. A seleção de tópicos é muito bem organizada e sempre traz uma linguagem clara e objetiva. Não temos tempo para enrolação e é tudo muito acessível, para quem tem bagagem, a leitura enriquece bastante e para quem não tem, é um mar de descobertas.

Claro que o livro vai mais além e não fala só da criação do cinema como arte, ele fala também dos filmes e de como eles avançaram com o tempo. Começando com narrativas simples, para logo se tornarem algo mais complexo e refinado. Tivemos movimentos artísticos como expressionismo, surrealismo, novelle vague e vários outros. A prosa explica cada um deles e outros mais, dando para o leitor uma visão incrível de artes maravilhosas feitas em todos os lugares do mundo e com suas particularidades próprias. Em seguida a indústria amadureceu e cresceu, chegando nos dias de hoje, na era dos blockbusters, as grandes produções para grandes plateias que na maioria das vezes, arrecadam dezena de milhares de dólares, alguns até bilhões. O caminho até aqui não foi fácil e é muito legal ver os conceitos do que era um grande filme antigamente e o que é um grande filme hoje.

A leitura também caminha pelos grandes estúdios de cinema, nos contando como grandes empresas como Fox, Warner e MGM marcaram seu nome na história. Outra visão bem interessante do cinema, a parte dele mais voltada para os negócios. O livro ainda encontra tempo para falar de mais dois tópicos que não podem faltar: o primeiro se refere aos festivais e às premiações. Quem não gosta de acompanhar o seu filme favorito e seu ator predileto ganhando todos os prêmios? O gênesis desses prêmios também fazem parte da narrativa, junto com excelentes explicações sobre a importância, bem como de festivais para filmes pequenos que acabam sendo descobertos e apresentados para o mundo.

O livro se foca no cinema americano e europeu, mas no final a leitura nos apresenta o cinema mundial, passando pelos principais mercados e por um pouco do seu legado para com essa arte tão amada. Passamos pela China, Irã, Índia, Nigéria e claro, Brasil. O nosso cinema nacional é extremamente rico em diversidade e tem várias obras que fizeram história no nosso país. Mas é triste ver que toda essa riqueza não está totalmente firmada, já que o governo não investe em cultura como deveria e também o povo, às vezes sequer dá uma chance para os nossos artistas.

O livro tem mais qualidade que defeitos, porém senti falta de a leitura mencionar Ingmar Bergman, que foi um dos maiores diretores de todos os tempos. Ele fez história ao realizar mais de cinquenta filmes, grande parte deles memoráveis até hoje, como Persona e O Sétimo Selo. Seu trabalho lhe rendeu diversos prêmios, inclusive quatro Oscars, dentre doze indicações, e suas criações inspiram vários filmes amados e aclamados de outros diretores. Ingmar foi o maior diretor sueco, então faltou no livro a menção a toda importância do cinema da Suécia, na parte onde o livro apresenta o cinema de diversos países.

Outro pequeno deslize está no vício da leitura a generalizar as coisas, na parte onde é nos contada a crise do cinema com a chegada da TV, o texto acaba falando que vários filmes foram feitos com produções milionárias para atrair o povo para o cinema, pois lá eles iam encontrar um nível de qualidade que não existia na TV. Mas ao falar que todo esse novo movimento não deu certo, o livro dá a entender que o filme BEN-HUR, de 1959, foi um fracasso, quando isso não é verdade. BEN-HUR é um dos maiores clássicos do cinema e venceu onze Oscar, incluindo melhor filme, além de ser um sucesso de bilheteria sem precedentes.

A série A HISTÓRIA PARA QUEM TEM PRESSA tem diversos temas e dentre várias opções eu tive a oportunidade de ler sobre futebol e agora sobre cinema. Ambos com uma ótima curadoria de histórias que entretém e enriquecem nosso conhecimento sobre determinado tema. Cinema é muito importante para mim e mesmo com um já conhecedor dessa arte, a experiência foi muito válida. Aquele tipo de leitura maravilhosa que pede um bloquinho de notas do lado, para você anotar todos os filmes incríveis que o texto indica, a gente acaba ficando com vontade de assistir todos. E acredite se quiser, é tudo isso em menos de duzentas páginas, uma leitura muito gostosa que faz valer todo o nosso tempo investido.

Resenha escrita pelo Rafael para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/06/03/a-historia-do-cinema-para-quem-tem-pressa/

AllandaS 10/11/2023

Ótimo guia.
Ótimo livro para quem não conhecia a história completa do cinema, ele é bem linear e descreve bem os pontos mais importantes. Faltou uma coisinha ou outra mas como diz o título é para quem tem pressa. Com tantos acontecimentos cinematográficos acontecendo atualmente acho que seria muito bom dar uma atualizada.

Daniel Sampaio 23/05/2021

Uma boa síntese da história do cinema
A obra apresenta a possível origem do cinema em função das evoluções tecnológicas envolvendo a fotografia, a captura de várias imagens e a incorporação de áudio, além das cores. Tudo de uma perspectiva cronológica dos vários países que protagonizaram essa história, seja no final do século 19, início do século 20, antes, durante e depois das duas grandes guerras, os grandes grupos de produção, distribuição e exibição até os dias atuais. Recomendo.

Gi Santos 25/08/2023

Uma Introdução!
O livro revela fatos curiosos onde despertar mais nossa vontade (pra quem gosta de cinema, é claro) procurar e ver essas obras primas citadas. E também é um livro gostosinho e Curtinho de ler.

Ellen 22/01/2022

Luz, Câmera... Ação!
Apesar do livro ser bem resumido, eu realmente li porque tinha pressa em aprender sobre o mundo do cinema. Então para mim o livro foi maravilhoso mesmo, porque eu pude, pelo menos, ver as produtoras pioneiras do cinema, filmes que marcaram a época, os diretores e até atores antigos que mais marcaram na história do cinema. Além de saber basicamente como tudo começou. Terminei o livro com muuuito filme pra assistir kkkkk

Deborah.Genovese 11/12/2021

Completo na medida do possível
Mesmo tendo poucas páginas, já foi de grande ajuda para o início das descobertas sobre o mundo cinematográfico. Como o autor mesmo diz, esse livro é uma porta de entrada para que você se interesse e se aprofunde mais.

Um ponto que eu gostei bastante do livro, é que ele não contou apenas desde os irmãos Lumiere como diz a capa, e sim desde antes, como curiosidade, apesar de não ser considerado o início oficial.

Amanda Vaz 20/07/2020

O livro aborda momentos e movimentos da história do cinema de forma bem concisa, o que é o esperado para o que se propõe. A forma rápida como os movimentos são abordados deixam um gostinho de quero mais, uma necessidade de conhecer mais sobre a história do cinema e a constatação de que no mundo da sétima arte há muito a ser visto, há muito a ser explorado, há muito a ser sentido.

Se a minha lista de quero ver antes de ler História do Cinema Para Quem Tem Pressa já era grande, após a sua leitura tornou-se ainda maior. Outro aspecto positivo foi a (ainda mais rápida) abordagem referente ao cinema de outros países como Irã, Japão e Coreia do Sul, no final do livro que até o momento enfocava o cinema europeu e norte-americano.

A partir de um olhar totalmente leigo sobre o assunto, de uma pessoa que apenas admira grandemente o cinema, a leitura é bem proveitosa.

Canteli Marcio 15/11/2022

Um bom passeio
Como cinéfilo já tinha visto muitos dos conceitos apresentados neste livro, porém foi um bom passeio histórico. Os outros livros da série eu abandonei a leitura, esse não rsrsrs

Ceci 17/04/2022

Legal pra quem tem curiosidade
Como diz o próprio, a história do cinema é abrangente e grandiosa demais para qualquer livro ou enciclopédia. O livro é muito informativo e interessante e
consegue manter um ritmo que a leitura não se torna entediante ou cansativa, ele entra dentro de acontecimentos históricos como a grande depressão e segunda guerra mundial e como esses conflitos influenciaram na área cinematográfica, assim como consta a parte de crescimento artístico do cinema como expressão, e suas fases. A proposta é a de um livro resumido e informativo e funciona super bem.

Kemi 16/11/2021

Chato
Talvez tenha sido chato e tedioso pq eu estou acostumada com romance e ficção e coisas assim
E tbm pq eu pensei que explicaria como tinha surgido a ideia dos filmes e como foram feitos
Mas acho que pra quem gosta desse tipo de livro vai gostar, mas eu não gostei nem um pouco