A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

A História do Cinema Para Quem Tem Pressa Celso Sabadin

Resenhas - A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

Sarah Pureza 16/05/2020

Muito bom!
Gostei do livro, ele aborda partes importantes da consolidação do cinema e instiga a curiosidade para quem deseja ir além. Em alguns momentos você sente a necessidade de mais aprofundamento no entanto não se pode cobrar tanto pelo título, o qual específica que será uma breve ?pincelada?.
Um livro bom, para quem deseja começar a aprofundar curiosidade sobre a sétima arte.

hellen 20/10/2020

?
esse livro me trouxe novamente para o mundo literário (que, honestamente, nunca participei tanto, mesmo querendo), já que é o primeiro (sem ser de poesia ou quadrinhos) em anos que eu consegui finalizar. gostei muito dele, porque contém informações sobre algo que eu tanto gosto, que é o cinema. agora que eu tomei o gosto pela leitura através dele, vou conseguir ler os diversos livros que eu quero. gratidão, eu acho?

Tiago Bessa 26/02/2020

Minha Experiência
Um dos primeiros livros que li a respeito da sétima arte e como o título mesmo diz seu conteúdo é bem breve, ao meu ver ao contar a formação inicial do cinema tem ótimo desempenho que decai um pouco quando refere-se aos tempos mais atuais.

Claudia 16/03/2020

Para leigos
Eu, que não sou da área de cinema, gostei muito do livro, poisa dá um panorama geral sobre a história do cinema desde a sua invenção. Para quem quer algo mais aprofundado, não recomendo.

Vinicius 03/07/2018

Das telonas para as letrinhas
Mudo, falado, colorido... O cinema é incrível, concorda? Ainda mais ler sobre ele. Antes de lê-lo, publiquei uma foto no Instagram e uma leitora nossa disse que o livro é meio que um "buzzfeed" impresso. Claro que não poderíamos ter nada profundo até porque não é uma enciclopédia, então acho que ela estava certa sim mas que isso não desvaloriza o objetivo do livro. Ele funciona como um apanhado geral que te deixa ainda mais curioso quanto à Sétima Arte, te abrindo possibilidades de estudos, reacendendo o valor dos clássicos e te situando sobre o porquê de todos os movimentos cinematográficos e sua importância.

Celso nos brinda com a criação da primeira máquina cinematográfica e vai até abril de 2018, o que é muito recente e incrível, já que você vai estar super atualizado sobre tudo o que acontece nessa arte com um livro em mãos! Não perde tempo nem deixa pra depois, a hora para ler A História do Cinema para Quem tem Pressa é agora!

Nós passamos pelos primeiros passos americanos até Hollywood, explorando as guerras de monopólio das empresas pioneiras. É nesse início que Celso mostra como o cinema conquistou pessoas de todos os tipos, que enfrentaram diversos problemas, mas que prosperaram em suas empreitadas.

O livro também traz as consequências da Primeira Guerra Mundial, da crise de 29 e da Segunda Grande Guerra. Esses grandes modificadores mundiais serviram como censura ou inspiração para grandes momentos do cinema, como
o Expressionismo Alemão, o Impressionismo Francês e o Realismo Soviético.

Ficamos por dentro de movimentos incríveis como o Filme Noir e a Nouvelle Vague, que tanto ouvimos falar e apreciar. Passeamos pelos filmes de animação da Disney e por todos os prêmios famosos como Oscar, Cannes e Grande Otelo.

A TV não ficou de fora, é claro. A chegada das telinhas teve um impacto profundo no mercado cinematográfico e isso também foi abordado nas páginas da obra. Chegando nos dias atuais, vemos os blockbusters tomarem conta de tudo com seus remakes, franquias e continuações. (isso não só no cinema, mas livros também. E músicas. E séries. E...)

Enfim, só lendo pra conhecer um pouco de tudo isso que foi citado! É muita coisa! Você vai ver como o livro vai te despertar para um cinema mais artístico da melhor forma possível. Você vai querer saber mais, pesquisar mais, prestar mais atenção ao que está sendo visto. Eu não consegui nem mesmo chegar ao fim do livro sem anotar e acompanhar alguns filmes citados. (O Gabinete do Doutor Caligari sendo o meu favorito).

Como ele é muito resumido, senti falta de alguns assuntos serem melhor abordados, como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn que nem foram citadas, além de uma síntese dos diretores atuais e da chegada da Netflix. Por ser um livro publicado tão recentemente, esse último tópico seria um bom ponto a ser explorado. Mas nada disso tira o brilho da obra, então não deixem de ir pro cinema e de comprar esse livro, ok?

site: http://www.quatrosentidos.com.br/2018/06/resenha-historia-do-cinema-para-quem.html

PJ 10/01/2020

Uma boa introdução à Setima Arte
Enquanto leigo em cinema e principalmente na sua história, devorei esse livro com muito prazer na última semana. A sensação que ficou pra mim é de que ele é uma ótima introdução à maravilhosa história do cinema. Dentre outras curiosidades, é muito interessante ver a relação da história do cinema com os acontecimentos históricos e políticos, é como passear pela história do último século pela lente da sétima arte.

Pra pontuar alguma coisa ruim dele, além de ser curto mas é a proposta dele, é perceber como são poucas, ou quase inexistentes, as citações a diretoras/roteiristas/produtoras/executivas mulheres. Talvez não seja culpa direta do autor, eu acredito que não seja, mas não tem como não deixar de perceber esse fato e ai resta a dúvida: Nessa história elas não ocuparam esses lugares? Ficaram somente no papel de atrizes dando suporte aos galãs? Enfim...

Queria deixar aqui também os meus parabéns ao autor por condensar muito bem, ao meu ver, tanta história em menos de 200 páginas.

No fim, resta a vontade e curiosidade de conhecer mais, mas desde já, tenho certeza que esse já é um dos melhores livros que li em 2020.

Mauro.AssunAAo 28/09/2020

Excelente
O melhor da série para quem tem pressa que eu li. Recomendo para todos, com exceção dos que já estudam cinema à algum tempo, pois é um livro introdutório. Muito bom para pegar referências e filmes importantes para assistir.

DressaSecretGarden 02/11/2019

Como o título diz...
Muito bom!
Conta de forma objetiva e clara a história da sétima arte.
Desde seu início, até a origem de termos que utilizamos até hoje.
Poderia trazer mais imagens para ilustrar as partes apontadas, pois se tratam de filmes.
Mas mesmo assim recomendo, até mesmo pra quem nunca procurou saber sobre o mundo do cinema (como eu hahahaha)

Carolina DC 07/04/2019

Celso Sabadin faz um resumo histórico claro e conciso em "A História do Cinema Para Quem Tem Pressa" . O livro é dividido em Introdução + 22 capítulos, onde o leitor tem a oportunidade de conhecer a história do cinema desde a sua invenção, falando sobre os pioneiros Irmãos Lumière, a construção dos impérios (grandes estúdios), o impacto da primeira guerra mundial, os demais países e suas culturas sendo apreciadas de maneira global até chegar a atualidade, onde o autor discute as animações, remakes, continuidades e franquias.

“Ao preço de 1 franco por ingresso, cerca de uma centena de pessoas testemunharam a sessão de aproximadamente 20 minutos, na qual foram exibidos curtas produzidos pelos próprios Lumière” (p. 23)

A linguagem do livro é bem simples e as explicações são claras e intrigantes. O autor insere algumas curiosidades e o livro pode ser lido de uma única vez.

site: http://viajenaleitura.com.br/

Diane 04/04/2019

Leitura rápida e objetiva!
Realmente um livro pra ser lido nessa correria nossa do dia a dia. Uma leitura rápida, objetiva e com o básico sobre a história da sétima arte. Apesar de achar que o cinema atual foi apresentado de forma mais corrida, deu pra se ter o básico sobre o que qualquer amante de cinema deve saber. No final do livro tem uma boa referência bibliográfica pra quem deseja se aprofundar no assunto. Bem bacana!

Lelle31 04/04/2019

Leitura bastante interessante. Gostei muito da divisão e as explicações sobre cada fase que o cinema passou, foram claras e concisas, uma pena se tratar de um livro pequeno. Adorei as indicações de filmes.

Yvan 10/03/2019

Ele serve para que foi vendido, bom resumo, bem explicado e vale como uma boa introdução.

Amanda 21/08/2020

O livro aborda movimentos importantes da história do cinema, de forma bastante breve, seguindo o que propõe. É um ótimo livro para quem gosta muito da Sétima Arte, mas não tem tempo (ou interesse) de ler algo mais aprofundado.

Achei a leitura muito leve e rápida, deixando aquele gosto de quero mais. Gostei que no fim abordaram o cinema de outros países (embora eu tenha sentido falta de alguns países com filmes de destaque nessa lista), saindo do enfoque norte-americano / europeu.

Com certeza minha lista de filmes para ver aumentou.

Assim, como leiga, embora muito fã de cinema, recomendo a leitura.

Vivi 05/02/2019

Muito Legal!
Livro muito interessante, que nos traz muitas informações mas sem ser cansativo ou chato. O autor faz um apanhado da história do cinema, passando dos irmãos Lumière aos dias atuais. Gostei particularmente mais da parte inicial que aborda o pioneirismo dos irmãos Lumière, o espetáculo artístico de Meliès e a veia empresarial de Pathé.

“Ao preço de 1 franco por ingresso, cerca de uma centena de pessoas testemunharam a sessão de aproximadamente 20 minutos, na qual foram exibidos curtas produzidos pelos próprios Lumière” (pág. 23)

Achei interessante saber que inicialmente o cinema não era percebido como um entretenimento, era priorizado o aspecto científico das imagens em movimento. Foram os Lumière que perceberam que essa novidade poderia ser um entretenimento.

Meliès era realmente inovador e foi o responsável pelo espetáculo artístico. Levou para o cinema seu aprendizado no teatro e no ilusionismo. Porém o cinema ainda era bem artesanal, e foi apenas com Pathé que ele começou a ser transformado em lucrativa atividade empresarial.

A criação e o desenvolvimento dos estúdios norte-americanos, que chegaram à liderança do mercado internacional do cinema com a Primeira Guerra Mundial, também é abordada. O livro nos mostra como isso ocorreu e como foi a transferência do eixo da produção cinematográfica da França para os EUA.

O livro é repleto de curiosidades, como o apelido que as salas de exibição nos EUA possuíam - poeiras (em referência à limpeza precária) - e como a premiação do Oscar foi criada (para conferir alguma dignidade ao cinema tão mal visto pelos conservadores da época).

O contexto histórico e aspectos políticos vão sempre perpassando o rumo que o cinema vai tomando. Um exemplo é a Primeira Guerra Mundial que, se por um lado se reflete no Surrealismo e nos Loucos anos 20, buscando trazer uma renovação total dos valores e sonhando com um mundo mais igualitário após a carnificina da 1ª Guerra, por outro lado impulsiona o Expressionismo alemão, que cria o gênero terror, reflexo da profunda depressão que se abateu sobre a Alemanha. “O expressionismo foi a forma alemã de ver o mundo destruído” (pág. 71).

Enfim, um livro muito rico em conhecimentos e que me ensinou bastante, ideal para os apaixonados por cinema e que buscam conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Bed of books - @bedofbooks 16/09/2018

Resenha para quem tem pressa
Em "A História do Cinema Para Quem Tem Pressa", Celso Sabadin faz um breve relato sobre o maior fenômeno do entretenimento, traçando um paralelo entre os momentos históricos dos séculos XIX/XX e a evolução da "sétima arte", desde a invenção das câmeras de vídeo, do cinema mudo ao cinema sonoro, passando pela "criação" de Hollywood, com suas produções milionárias, os grandes festivais e a mais famosa premiação, o "Oscar", os movimentos estéticos que se sucederam na evolução da cinematografia, a disputa entre os grandes estúdios e os diretores que se destacaram no cenário mundial. Um livro para aguçar a curiosidade dos amantes do cinema.