Onde a luz cai

Resenhas - Onde a luz cai

1 | 2 | 3 | 4

Marceli 17/07/2020

Um diferente romance
Com participação de figuras lendárias como Robespierre, Luís XVI e Thomas-Alexandre Dumas, Onde a luz cai é um romance diferente, que se desenrola das ruas e salas de audiências de Paris até a épica marcha de Napoleão pelas areias do Egito.

Alexandra50 24/06/2020

Não espere romance de conto de fadas. Neste livro você vai encontrar o extremismo da Revolução Francesa e ainda assim não vai
conseguir parar de ler

Sarah.Raphaele 27/01/2019

A Revolução Francesa de um jeito que você nunca viu.
Escrito em parceria pelos irmãos Allison Pataki e Owen Pataki, “Onde a luz cai” é um romance histórico que tem como pano de fundo o período da Revolução Francesa até a ascensão de Napoleão Bonaparte.

“Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, quem não se recorda das aulas de História na escola? Aliás, pelo menos pra mim, havia parado por aí. Nunca li nada sobre a Revolução Francesa e isso não tornou a leitura menos interessante, pelo contrário: despertou a curiosidade. “Onde a luz cai” te apresenta esse evento de um jeito que você nunca viu.

A narrativa em terceira pessoa detalha lugares, batalhas, sentimentos e expressões. A única coisa que me incomodou foi a forma que os diálogos foram apresentados, senti falta dos travessões.

O livro é divido em três partes e os capítulos se alternam entre os dois protagonistas: Jean-Luc (um jovem advogado idealista que passará a refletir acerca dos ideais da Revolução e a ser resistência contra algumas ações desencadeadas pela mesma) e André Valière (ou melhor, Capitão Valière: um ex nobre que renunciou seu título de nascença e que agora serve ao exército francês).

Apesar da primeira parte não ter fluído como eu gostaria, as outras duas acabam compensando e contamos com revelações surpreendentes até as páginas finais. Uma história emocionante do prólogo ao epílogo.

Os autores criaram personagens tão interessantes, carismáticos e com personalidades marcantes que complementam toda a narrativa com seus brilhos individuais. Conforme o livro avança, eles começam a sair da concha e criam conexões mais profundas uns com os outros em busca do mesmo objetivo. Apesar de fictícios, nada foge do provável e possível de se encontrar naquela época.

Vale ressaltar que muito me agradou a nota dos autores, percebe-se que o livro foi fruto de muito estudo, além de muita criatividade (claro). O livro satisfaz quem gosta de leituras cheias de ação tanto quanto os amantes de um bom romance de época. Pra quem gosta de livro históricos com doses de ficção, aí vai minha indicação.

Se os autores quiseram passar alguma mensagem, acredito que seja:

Um homem é indigno de admiração até que faça por merecê-la. A vergonha da inação supera o risco da ação. O ódio não pode passar por cima do propósito real da luta. A sede de justiça deve ser maior que a sede de sangue. O que eu desejo não é necessariamente o que eu preciso. A glória é fugaz e deve ser conquistada enquanto está diante de você, o mesmo vale para o amor.

ReP 10/01/2019

Onde a luz cai
Romance histórico
Sou viciada
Adorei
Fala de Napoleão, robespierre, regime do terror em uma França vivenciando um novo regime e que que ser nobre era proibido

Libera 13/10/2018

"Nesse dia e nesse lugar teve inicio uma nova era da Historia do Mundo."
Johann Wolfgang Von Goethe, Valmy, França, setembro de 1792.

O livro se inicia com uma das piores visões possíveis, a guilhotina.
"Valière para de respirar, mas não consegue desviar os olhos. Um sacerdote faz o sinal da cruz sobre o tremulo prisioneiro, uma absolvição que o condenado não pode ver. Finalmente, quando o trinco é puxado e a lâmina voa para baixo, Valière fecha os olhos. Ele escuta um ligeiro barulho, um breve golpe, seguido de um rugido ensurdecedor. Em meio à gritaria, o som da cabeça cortada caindo na cesta é abafado."
A história se passa três anos após a queda da Bastilha, que marcou o inicio da revolução francesa e que simbolizou a insatisfação popular contra a monarquia absolutista.
Com certeza você já ouviu a expressão Liberté, Égalité, Fraternité (liberdade, igualdade e fraternidade). Este era o lema da revolução francesa, sobre a qual aprendemos na escola.
Mas o livro nos mostra um ponto de vista diferente do que aprendemos nos livros de história; ele mostra a história pelo ponto de vista de pessoa simples, alguns nobres que renunciaram ao título para sobreviver, pessoas com pensamentos diferentes, mas um mesmo objetivo: a liberdade.

Amei este livro de uma maneira inexplicável, a riqueza de detalhes, o modo como os autores se expressam em cada detalhe, seja sobre batalhas, o momento da forca, ou de um simples olhar apaixonado é incrível, fazendo com que o leitor se transporte para cada cena.

Quanto aos personagens, durante a leitura podemos reconhecer algumas figuras como Robespierre, o "incorruptível", Luís XVI ou cidadão Capeto como era chamado após ser deposto. Estes são alguns personagens da história real. Mas como eu disse aqui vemos a revolução aos olhos de outros personagens
"Basta alguém olhar torto para você e é o suficiente para te mandarem para a guilhotina."
Jean- Luc St. Clair, é um advogado que quer lutar pelos pobres, um jovem que sabe pelo que lutar; vive com sua esposa Marie e seu filho, em um lugar muito simples e sem luxo, e mesmo assim esta sempre pronto para ajudar os menos favorecidos. Ele não acredita em todo derramamento de sangue e acredita que possa haver outra maneira, mas sabe que é perigoso expressar sua opinião.

André Valière um nobre que renunciou ao titulo para que não morresse, é um capitão no exército, um bom capitão, mas que para alguns não deixou de ser um nobre "almofadinha".
Ele é irmão de Remy, um rapaz que gosta de farra e mulheres, o que faz André se preocupar com o que pode acontecer a ele.
Sophie, sobrinha do general Murat, um homem muito poderoso e um tanto assustador, é uma jovem cheia de vida, corajosa que luta por sua independência, que ao ficar viúva vai morar com o tio.
Em uma época em que tudo o que se diz deve ser pensado bem, pois expressar a opinião pode causar a morte na guilhotina, os três lutam pelo que acreditam, e suas histórias se cruzam, para uma luta maior, questionar se todo aquele derramamento de sangue é realmente necessário.
"Às vezes me pergunto sobre a prontidão com a qual nossos tribunais enviam homens e mulheres ; ate mesmo crianças para esse dispositivo da morte".
A história mostra que muitas vezes as pessoas não pensam, mas seguem a massa, e que as vezes o ódio passa por cima do propósito real da luta, que os poderosos pensam quase sempre nos seu propósitos e não no que a população realmente precisa.
Uma narração perfeita, que mistura lindamente fato e história , tornando tudo mais emocionante. Um livro simplesmente perfeito.
A edição está perfeita, uma capa que me apaixonei desde que vi, folhas amarela, a fonte em tamanho agradável a leitura. A editora Gutenberg está de parabéns

site: http://www.livrosdeelite.com.br/2018/10/resenha-onde-luz-cai-allison-pataki.html?m=1

Tamara 19/09/2018

Esse foi um dos poucos, se não o único livro fictício a respeito da revolução francesa que já tive a oportunidade de ler, e preciso admitir que ele cumpriu muito bem o seu papel, e me trouxe informações e uma visão de como se desenrolou esse evento muito bem, de uma maneira que eu antes não conhecia. No começo a leitura se mostrou meio lenta, e também em alguns momentos no meio dela o ritmo diminuiu, isso porque traz algumas descrições de batalhas e afins, mas na maior parte do tempo foi uma leitura muito fluída, clara, e não é do tipo de leitura que confunde o leitor com milhões de nomes difíceis e descrições cheias de voltas, pelo contrário, os autores são bastante objetivos, sem perder a emoção. Aqui, podemos encontrar batalhas e romance, drama e suspense, e também vemos o modo como muitas vezes pessoas tomam a frente de um poder, tentando alegar que pretendem salvar a nação, quando na verdade só se interessam em causar mais caos, destruição e receberem glórias, o que infelizmente aconteceu e acontece muito na história do mundo. Não é um livro leve e nem de leitura fácil e descontraída, pois por seu teor histórico ele requer que gostemos da temática e que fiquemos atentos a tudo que está se desenrolando, mas, para quem gosta do estilo é uma boa recomendação.

Nath Correia @bibliotecadanath 13/09/2018

Onde a luz cai l Allison Pataki e Owen Pataki l @editoragutenberg l 357 páginas l 4’
“Confio que, quando a justiça está do nosso lado, é nosso dever lutar a batalha.”

Jean-Luc, jovem advogado e idealista, se muda para Paris com a esposa para exercer seu dever patriótico. André Valière, filho de um nobre francês, abdica de seu título de nobreza para lutar no exército republicano junto do seu irmão. Sophie, jovem viúva aristocrática e sobrinha de um poderoso e vingativo general, luta para conseguir sua independência. Três vidas opostas que se entrelaçarão em uma luta por justiça, liberdade e com a esperança que dias melhores virão.

História sempre foi uma matéria que me fascinou. Poder olhar para o passado e, através dele, entender o presente é algo que sempre irá me encantar. Em “Onde a luz cai”, romance histórico que tem como pano de fundo a Revolução Francesa - um dos maiores marcos de luta pela liberdade e contra as injustiças e tirania exercidas pela realeza e nobreza – acompanharemos as jornadas de três personagens que buscam sua liberdade em meio a todo o caos que assola Paris. Não espere encontrar aqui a Paris Cidade Luz, o que veremos é uma Paris marcada pela violência, pela intransigência, pela fome e pela miséria de seu povo, que após anos de opressão e submissão, vê no derramamento de sangue “azul” a única forma de vingança possível.

A leitura do livro foi extremamente enriquecedora e fluida, ficando evidente a pesquisa minuciosa feita pelos autores para desenvolver essa história que, apesar de cheia de detalhes, em nenhum momento se tornou cansativa. Pelo contrário, a cada página virada eu queria saber mais sobre a Revolução Francesa, seus idealizadores e os períodos que a caracterizaram. Apesar do caráter de ficção da obra, não é difícil imaginar que muitas das situações e ações apresentadas foram realmente reais no período da revolução como a luta dos jovens nobres, que foram destituídos de seus privilégios, no exército da Revolução; o uso dos ideias revolucionários como meio de atender a benefícios próprios e a perseguição as pessoas que não concordavam com todos os atos praticados pelos líderes da revolução.

Indico “Onde a luz cai” para todos os leitores que gostam de um livro com conteúdo histórico e uma boa dose de ficção, onde o romance está presente e a força da amizade tem papel fundamental nos destinos dos personagens; personagens estes determinados, que não se deixam abater mesmo diante das mais terríveis adversidade e que não desistem de lutar por justiça e liberdade para todos.

Instagram: @bibliotecadanath
Link da resenha: https://www.instagram.com/p/BnojJbdhZT9/?taken-by=bibliotecadanath

Ana Luiza 30/08/2018

Uma história sobre amor, amizade, esperança, ambição e vingança
A HISTÓRIA
Em 1792, Paris vive uma revolução como jamais foi vista. Três anos antes, a queda da Bastilha deu início a uma caça pelos nobres, ricos e opressores do povo. O rei foi tirado do trono e, agora, sob o lema de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, o povo francês vive novos tempos… Tempos de terror. A guilhotina é a principal arma e grande atração do país, que tenta estabelecer uma nova ordem cortando as cabeças e perseguindo inimigos, os defensores da antiga monarquia. É nesse tempo sombrio que a vida de dois jovens casais, Jean-Luc e Marie, e André e Sophie, se cruzam.

“Tome cuidado para não permitir que as músicas e as poesias o seduzam – esses homens cantam a ‘Marseillaise’ com um espírito admirável e, no entanto, eu me pergunto se já viram o que uma salva de tiros pode fazer com um homem. A batalha não é glamourosa, nem bonita.” pág. 45

Jean-Luc é um jovem advogado que se mudou com a esposa, Marie, para Paris com intuito de participar da revolução. Agora, ele passa seus dias catalogando posses de nobres confiscadas pelo governo e temendo que tenham ido longe demais. Afinal, o rei foi deposto e os nobres estão sendo guilhotinados, mas o povo ainda passa fome e todos vivem amedrontados. Diferente dos seus colegas advogados, que se regojizam com o terror, Jean-Luc quer apenas ajudar a quem precisa e construir um país melhor. Será sua inteligência que o colocará no meio dos advogados mais importantes da revolução, mas é o bom coração de Jean-Luc que o transformará em inimigo de um ambicioso e cruel advogado da revolução, que sente prazer em mandar seus desafetos para a guilhotina.

André perdeu tudo para a revolução. Seu pai, um nobre, foi guilhotinado; suas terras confiscadas; e sua mãe fugiu e desapareceu na Inglaterra. Agora, André tem apenas um objetivo: manter a si mesmo e a seu irmão salvos. E a melhor opção para ambos é continuar no exército, lutando pela revolução… apesar de não acreditarem nela. Mas, André sabiamente guarda sua opinião para si e tenta apenas sobreviver as batalhas que precisa enfrentar em nome do país. Contudo, seu plano de passar despercebido vai por água abaixo quando ele conhece Sophie.

“A glória é fugaz e deve ser conquistada enquanto está diante de você. Engraçado, pensou André, ele diria o mesmo sobre o amor. Sobre a própria vida.” pág. 350

A bela e jovem viúva aristocrática Sophie, sabe que sua cabeça só não foi cortada porque seu tio é um influente comandante do exército. Mas é justamente por causa dele que ela passa seus dias no tédio, trancada em casa e distante de toda a efervescência da revolução. Apesar de ser extremamente patriótica, Sophie não tem sonhos ambiciosos de participar da construção do novo país. Ela quer apenas ser feliz. O que acontece quando ela conhece o sério charmoso André. Eles se apaixonam rapidamente, apesar de que, por causa do seu tio, que odeia André e sua família, Sophie saiba que nunca terá um futuro ao lado do amado. E é só uma questão tempo para que o romance secreto dos dois coloquem a vida de ambos em perigo.

A LEITURA

OS PERSONAGENS

A EDIÇÃO

CONCLUSÕES FINAIS
Em meio a Revolução Francesa, momento em que expressar uma opinião e amar poderia te tornar um inimigo da nação, a vida de dois casais se entrelaçam e diante o perigo eles precisam se unir para sobreviver. Uma história sobre amor, amizade, esperança, ambição e vingança, além de, claro, revolução, Onde a Luz Cai pega um dos momentos mais emocionantes da história ocidental para falar sobre o que nos torna humanos, bons e ruins. Apesar de algumas reviravoltas previsíveis, a história é emocionante e traz protagonistas cativantes pelos quais temos prazer de torcer. Onde a Luz Cai, com sua narrativa muito detalhista, é uma obra para ser apreciada devagar e, apesar da leitura mais lenta, a recomendo para todos que gostam de um bom romance histórico. O livro é uma aula sobre a Revolução Francesa e a ascensão de Napoleão com muito drama, ação e romance.

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2018/08/resenha-onde-luz-cai-allison-pataki-e-owen-pataki.html

Jéssica Spuzzillo @pintandoasletras 24/08/2018

Paris inverno de 1792. O país entrava no terceiro ano da Revolução Francesa e a Monarquia e toda aristocracia já havia sido desposta.

A fome, a raiva e o ódio criaram uma grande sede de sangue e uma onda de crueldade apelidada de O Reino do Terror, onde a prática do uso da guilhotina na Place de la Révolution se tornou constante (estima-se que até vinte mil pessoas foram executadas pela guilhotina (cerca de dois mil e quinhentos desses indivíduos em Paris).

Jean-Luc St. Clair é um jovem advogado, dedicado ao novo governo e aos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Sua esposa Marie, é uma das minhas personagens favoritas, é forte e leal a essas causas também.

André Valière juntou-se à causa revolucionária jurando lealdade ao novo governo. Nascido como nobre, ele esperava que seu nascimento real fosse esquecido, já que ele era uns dos soldados que deveriam denunciar as práticas da aristocracia. O pai de André foi um dos que foram guilhotinados.

Sophie é uma jovem viúva pela qual André se apaixona, ela está sendo "protegida" por seu tio, que é o epítome do mal e que torna a relação dos dois um grande perigo.

O caminho desses quatro personagens se cruzam. Amor, amizade, esperança, traição, lealdade e muita luta é o enredo dessa história. O bem sempre vence o mal?

Nunca tinha lido nada sobre a Revolução Francesa, a não ser na escola.Gosto muito de ficção histórica, principalmente os livros que retratam a 2° guerra mundial e acabei ficando curiosa para conhecer um pouco mais sobre a Revolução.

Eu gostei do livro, apesar da leitura não ter fluido tão bem quando eu gostaria, pois é bem detalhado e acaba atrapalhando um pouco o ritmo. Apesar de ser um livro de ficção,aprendi muito com essa história, pois as datas, as guerras e todo o contexto são reais.

Apreciei muito a nota dos autores sobre quais personagens eram reais ou não e quais eram baseados em pessoas.

Recomendado para leitores que apreciem ficção histórica,romance e um pouquinho de sangue. Afinal, muitas cabeças vão rolar!

Mari - Pequenos Retalhos 22/08/2018

Uma história maravilhosa com personagens cativantes tendo como fundo a Revolução Francesa.

site: http://www.pequenosretalhos.com/onde-a-luz-cai-allisson-pataki-e-owen-pataki/

Bia Sousa 24/07/2018

Gostei
“A liberdade é uma bênção. Mas antes que possa ser aproveitada deve ser garantida, e essa batalha não é facilmente vencida.”

Por se tratar de um romance histórico, gostaria de pincelar brevemente sobre o que foi a Revolução Francesa.

Revolução Francesa foi um período de intensa agitação política e social na França, que teve um impacto duradouro na história do país e, mais amplamente, em todo o continente europeu. A sociedade francesa passou por uma transformação épica, quando privilégios feudais, aristocráticos e religiosos evaporaram-se sobre um ataque sustentado de grupos políticos radicais, das massas nas ruas e de camponeses na região rural do país. Antigos ideais da tradição e da hierarquia de monarcas, aristocratas e da Igreja Católica foram abruptamente derrubados pelos novos princípios de Liberté, Égalité, Fraternité (em português: liberdade, igualdade e fraternidade). As casas reais da Europa ficaram aterrorizadas com a revolução e iniciaram um movimento contrário que, até 1814, tinha restaurado a antiga monarquia, mas muitas reformas importantes tornaram-se permanentes.

“Um homem é indigno de admiração até que faça por merecê-la. É preciso abraçar o caos deste mundo e moldá-lo de acordo com a sua própria vontade.”

Em meio a uma crise fiscal, o povo francês estava cada vez mais irritado com a incompetência do rei Luís XVI e com a indiferença contínua e a decadência da aristocracia do país. Esse ressentimento, aliado aos cada vez mais populares ideais iluministas, alimentaram sentimentos radicais e a revolução começou em 1789, com a convocação dos Estados Gerais em maio.

É nesse ambiente que conheceremos Jean-Luc St. Clair, um advogado que está cansado do trabalho que exerce e buscando uma posição na República Francesa, Também conheceremos Sophie, sobrinha do coronel Murat que tanto é temido, mas ela não poderia imaginar que iria se apaixonar por André, um capitão do exército e que teria as suas vidas mudadas perante ao não consentimento desse relacionamento.

“Um baile é mais alarmante do que uma batalha. As mulheres podem ser mais perigosas do que um exército de milhares de soldados.”

Jean-Luc será um grande aliado desse casal que não medirá forças para se manterem juntos, mas o ódio do coronel Murat sempre teimava em os afastar.

Em meio de todos esses acontecimentos da revolução francesa iremos acompanhar o amadurecimento desse casal e da amizade que esses três terão.

“A glória é fugaz e deve ser conquistada enquanto está diante de você.”

Com a leitura do livro podemos perceber que a pesquisa feita pelos irmãos Pakati é riquíssima, cheia de detalhes, mas em nenhum momento cansativa, pelo contrário, é totalmente cativante, e em meio a tanta desgraça, só esperamos um final feliz para todos, mas nesse momento nem tudo é possível.

É uma leitura deliciosa, fluída enriquecedora, principalmente para os amantes da história do mundo, além disso teremos contato com personagens bem conhecidos do século XVIII, como Robespierre, Luís XVI, Thomas-Alexandre Dumas e o grande Napoleão Bonaparte.

Com certeza é uma ótima leitura, que me envolveu do começo ao fim e para você que gosta te um conteúdo histórico, mas que ao mesmo tempo não dispensa um bom romance (nada meloso), esse livro é para você, e já adianto que fortes emoções não faltarão de forma alguma.

Por Bia Sousa

site: https://bercoliterario.wordpress.com/2018/07/15/resenha-onde-a-luz-cai-no-crepusculo-da-revolucao-francesa-allison-pataki-e-owen-pataki/

@biaentreleituras 13/07/2018

Paris, 1792. A Revolução Francesa está a todo vapor. Nobres estão sendo caçados e levados à guilhotina. A população assiste às execuções em massa nas praças, comemora a cada cabeça arrancada de seu corpo. A monarquia caiu, o povo se levantou. Um movimento banhado pelo sangue daqueles que massacraram a população durante muito tempo.

É nesse período da História que Onde a Luz Cai se passa. Uma época na qual uma opinião pode levar à morte, apoiar alguém é um fator de risco. E, ainda assim, conhecemos personagens que não se deixam intimidar e lutam pelos seus ideais, mesmo que tudo ao redor lhes diga não; eles enfrentam suas próprias batalhas e superam os seus medos.

Jean-Luc é um advogado que tem o desejo de servir ao povo, ele quer defender os pobres e oprimidos. Pega a sua jovem noiva, deixa tudo para trás, e parte para Paris. Lá, teria a oportunidade de trabalhar em favor da Revolução. Pouco tempo depois, nasce seu filho. A família vive uma vida simples e sem confortos, em um bairro carente. Mas Jean tem a oportunidade de ajudar os menos favorecidos ao prestar seus serviços - muitas vezes sem cobrar qualquer valor.

André Valière renuncia ao seu título nobre na esperança de continuar vivo, alista-se no exército - assim como seu irmão - para lutar por seu país, contra a monarquia. Em tempos difíceis, o exército não pode se dar ao luxo de negar um homem e André é um excelente capitão. Seu título representa um enorme perigo, mas enquanto tiver serventia para a nação ele espera não ser guilhotinado.

Sophie é sobrinha de Murat, um temido general. Foi obrigada a casar-se aos quatorze anos com um velho conde. Quando seu marido morre, a jovem condessa precisa voltar para Paris e passa a viver sob a proteção de Murat. Sophie vai precisar lutar pela sua liberdade ao se ver diante de uma situação complicada. Para seguir seu coração e alcançar seus objetivos, ela deverá enfrentar um inimigo poderoso, capaz de tudo para impedi-la.

Os caminhos de Jean-Luc, André e Sophie se cruzam quando a Revolução pende para um lado obscuro. Quando tira-se do poder um tirano para que outro se levante em seu lugar, este sedento de sangue, movido pelo ódio e pela vingança... o próprio povo. É tempo do Reinado do Terror. Qualquer um que tenha um título nobre está ameaçado. Qualquer um que seja contra a guilhotina ou que defenda uma opinião contrária, corre perigo.

Resenha completa no blog > https://goo.gl/PQz7X2

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

Gramatura Alta 09/07/2018

A revolução francesa é um dos eventos mais conhecidos e admirados da história. Além de ter dado fim a uma monarquia esnobe que arrasou toda a população, iniciou a passos largos a instalação de uma república. Infelizmente, como quase todos os movimentos históricos, foi banhada a sangue nobre e pobre, sangue de culpados e de inocentes. ONDE A LUZ CAI vai acompanhar dois protagonistas vivendo nessa era corrida e conturbada que sacudiu toda a Europa no final do século 18.

Jean-Luc é um jovem advogado que abandona o interior da França rumo a Paris, capital da revolução e centro das mudanças. Lá ele deseja defender os pobres, oprimidos e ajudar a dar um fim no tormento do povo francês que foi financiado por muitos anos pela família real, agora deposta.

André é um ex-nobre que renunciou seu título injusto de nascença e se alistou no exército num momento complicado. Com o rei e a rainha da França presos, várias outras monarquias européias, com medo desse movimento chegar a seus países, declararam guerra a essa nova república. Quase sendo invadida, a república da França recruta todos os homens que pode para defender suas fronteiras e sua liberdade recém adquirida.

Na cidade, Jean-Luc é responsável por fazer o inventario de todas as posses confiscadas da nobreza, que agora serão distribuídas ao povo hipoteticamente. No seu tempo livre, também defende casos de pessoas oprimidas. Tudo muda quando é chamado para defender um ex-herói de guerra acusado de questionar as escolhas da nova república. André, sendo um amigo do acusado, se oferece para depor, sem saber o risco que isso iria causar para si mesmo, já que se apaixonou pela sobrinha do acusador.

A trama é uma daquelas que usa eventos reais como pano de fundo para personagens ficcionais, como o filme TITANIC e o livro UM BANQUETE PARA HITLER (resenha AQUI). Mas nada aqui foge do possível, todos os personagens e suas respectivas ações são daquelas que não seria difícil encontrar nessa época. Um jovem advogado sonhador que deseja fazer a diferença, um soldado que deseja provar o seu valor e uma jovem que não aguenta mais a interferência de parentes tiranos em sua vida.

Não é muito necessário ter grande conhecimento sobre a Revolução Francesa, a trama caminha de forma cronológica por todos os eventos e tudo é explicado com muita competência. Os autores se mostram mestres no assunto e quase não deixam nenhuma fase passar em branco. Detalhe para a excelente passagem de tempo da leitura, anos se passam, várias coisas acontecem ao mesmo tempo e em lugares distantes e nunca a leitura se torna pesada ou confusa. Os capítulos de ponto de vista para cada personagem, ajudam a criar na mente do leitor tempo e lugar, com um cuidado com os detalhes sem igual.

Uma população sofrendo e com sede de mudanças, morrendo de fome de pão e justiça. O livro passa pelo ódio generalizado das massas, que depois de tanta opressão, tem sede de sangue. Um dos eventos mais importantes da revolução foi a morte do Rei Luis XVI e de sua esposa, Maria Antonieta, condenados à guilhotina. A trama debate muito sobre os motivos e causas dessas mortes e de muitas outras. Estima-se que mais de trinta mil pessoas foram guilhotinadas, algumas por acusações fajutas ou inexistentes. Esse governo, que passava na mão de várias pessoas, com nenhuma fazendo bem o seu trabalho, se encerrou de uma forma que o mundo nunca vai esquecer: a posse de Napoleão Bonaparte, agora imperador da França. Durante o desenvolvimento de André podemos observar momentos importantes antes de Bonaparte assumir o país: seu total controle do exército Francês, a conquista de Malta e sua tentativa de invadir o Egito. E por incrível que pareça, tudo isso é trabalhado com calma e paciência, perdido aqui o leitor nunca ficará.

Uma das coisas interessantes da leitura é a proximidade com os eventos que nós, brasileiros, vivemos nos dias de hoje. Estamos cansados da corrupção e de políticos que só prometem ilusões. No livro, a população procura um salvador, alguém que vai botar ordem no país e com isso acabam enaltecendo um tirano que, como a história nos diz, levou grande parte do mundo para uma guerra sem precedentes. Cada página deste livro é um claro aviso de que o poder está nas mãos do povo, mas precisamos saber usá-lo com inteligência, escolhendo lideres justos e competentes. Não existe político salvador, o que ele fizer de positivo durante o seu cargo é apenas a sua obrigação, servir e respeitar o povo. Procure pesquisar e votar com cuidado, é o destino do seu país que está em suas mãos.

A leitura reserva momentos tensos e também românticos. A história de amor que vive André, serve para inspirar qualquer um. Mesmo com o apoio de poucos, ele nunca desistiu de Sophie, seu grande amor. Mesmo acusado, preso e exilado, seu amor não vacilou, aguardando a sua liberdade negada injustamente. E Jean-Luc, o jovem advogado humilde, ajudou a quem pôde e protegeu sua família contra tudo e todos. Os capítulos finais reservam muita emoção e um pouco de tristeza. Dar adeus a esses personagens foi difícil, mas depois de refletir sobre tudo aquilo que eles me ensinaram, eu vi que essa jornada valeu à pena. Um livro poderoso e impactante! Ensina ao mesmo tempo em que entretém. Grandioso do início ao fim.

site: http://www.gettub.com.br/2018/07/onde-luz-cai.html

douglaseralldo 07/07/2018

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE ONDE A LUZ CAI, OU CUIDADO COM VOSSAS CABEÇAS
1 – No limites do romance histórico e da ficção de história alternativa, Onde a Luz Cai é um romance marcado pela tensão, pela ação, e pelo romance, ao incluir numa época de efervescência política uma história de amor, vilões característicos e protagonistas idealistas que encarnam o perfil do herói literário nas principais características que marcaram o heroísmo virtuoso;

2 – Ambientado durante a revolução francesa ao período de ascensão de Napoleão ao poder, os irmãos Pataki nos apresentam a quatro personagens que eles inserem nessa época de grande agitação e mudanças que mudaram o mundo para sempre. Para isso, inspirados como os próprios autores avisam em nota, e figuras possíveis daquela época, seus quatro protagonistas, André Valière, Sophie, Marie e Jean-Luc, todos eles dotados de grandes idealismos e virtudes que remontam ao heroísmos romântico, que aliás, há algum tempo não tem vigorado na literatura, pois hoje mesmo nos “heróis” os leitores já descobriram haver sombras;

3 – Jean-Luc, dos quatro, parece concentrar um pouco mais de protagonismo na narrativa, um jovem e idealista advogado que servirá como espécie de espelho crítico da própria revolução, visto que na Paris do livro, os autores procuram transparecer ao máximo o caos e a sede de vingança e por sangue. Todavia, os outros três, cujas vidas interligam-se num quarteto coeso de virtuoses, completa-se com o valente e corajoso Capitão Valièrie, um herói de batalha mas com passado na nobreza, algo como uma certidão de óbito, sua amada Sophie, uma jovem viúva que possui grande força e perseverança, além de Marie, esposa de Jean-Luc que se menos na ativa, não deixa de guardar seus segredos revolucionários e idealistas;

+: http://www.listasliterarias.com/2018/07/10-consideracoes-sobre-onde-luz-cai-ou.html

site: http://www.listasliterarias.com/2018/07/10-consideracoes-sobre-onde-luz-cai-ou.html

1 | 2 | 3 | 4