O Idiota

O Idiota André Diniz

Resenhas -

I.Cream.Sopa 23/04/2024

Gostei muito do estilo do artista, mas por vezes ficou muito difícil entender a imagem. A história me fez querer ler o livro em sua íntegra, mesmo com as, no máximo, 30 falas da hq

Robremir 20/02/2024

Leitura para curioso
A obra apresenta as ações e reviravoltas da novela de Dostoiévski, mas fica difícil refletir sobre as reais motivações de cada personagem. O que leva a cada escolha, ou por que os laços se mantêm, feitas as escolhas. Durante a leitura do gibi, que é mais difícil de se ler do que se pode imaginar, uma vez que é uma enxurrada de acontecimentos, a gente fica se preocupando quais são as reais motivações de cada personagem e quem está sendo o idiota ali. Dá vontade de ler o original? Sim e não. Não sei se teria paciência com tanta reviravolta emocional. São todos muito inconstantes em suas decisões e muito presos a conveniências. Eu realmente gostei muito da obra por me poupar tempo me permitindo conhecer o romance. Que o desenhista possa nos presentear com outras edições assim.

Anderson Son 14/10/2023

Imagens que dizem muito
Gostei bastante da reescrita somente com imagens e poucos textos. Não li ainda a obra original mas gostei bastante da história como foi feita, desta forma. Embora trate de questões relacionadas ao triângulo ou quadrângulo amoroso, é bem evidente as problematicas envolvendo a personalidade de cada personagem e como é difícil a relação entre eles.

Ricardo.Silvestre 21/04/2023

O Príncipe Liev Michkin?
Adaptado do romance de Fiódor Dostoiévski com o mesmo nome, este ?O Idiota? em versão HQ é uma boa surpresa.
Tendo em conta que das 416 páginas pouco menos de 30 contêm diálogos, a história é contada quase exclusivamente por imagens o que já por si é deveras desafiante, principalmente para aqueles que não conhecem o original, como é o meu caso. De mente limpa e sem influências mergulhamos numa história da qual nos tornamos narradores o que se torna o processo muito estimulante.

No que toca ao desenho, adoro. O traço de André Diniz é muito particular, muito original aos meus olhos, e de uma enorme expressividade, o que só ajudou na minha própria interpretação da história.

Fiquei com a curiosidade bastante aguçada para ler o original mas também com a certeza de que é perfeitamente possível fazer-se ?literatura desenhada?.
SimoneSMM 23/04/2023minha estante
Adoro o príncipe Michkin! Aliás, Dostoiévski não erra!

Ricardo.Silvestre 26/04/2023minha estante
Eu não conheço a obra que serviu de inspiração para esta banda desenhada mas já fiquei muito curioso. Mas primeiro ainda tenho o ?Crime e Castigo? ali na minha estante a olhar para mim? ?

SimoneSMM 26/04/2023minha estante
O meu tb me olha. Quero reler os q li e acrescentar Os Irmãos Karamazóv. ?

Aline Bento 30/01/2023

Ta.
É, não sei se entendi tudo rsrs, o pouco que entendi gostei, mas creio que não esteja apta a resenhar essa obra, vou ler o livro original para tentar entender melhor.

Leandro 29/01/2023

O idiota
Uma classico de fiódor dostoiévski adaptado para os quadrinhos. Meu primeiro contato com o escritor foi por essa hq, muito bem feita por sinal. Vou atrás dessa obra em seu texto integral.

Daniel Ledesma 28/12/2022

Clássico adaptado de poucas palavras e com muita emoção.
Um dos livros obrigatórios de Dostoievsky. Não tinha lido ainda o original. Entretanto, faço muito isso de ler adaptações em quadrinhos por serem mais dinâmicas e de fácil compreensão.

Quando vi que eram poucos diálogos, e muitos quadrinhos fiquei com receio de a obra ter sido adaptada de forma rasa e, não valer a pena.

Mas muito pelo contrário. O autor exprime durante toda a HQ o total sentimento de cada personagem e de todas situações.

Vale muito a pena para alguém assim como eu que não deseja ler a obra inteira com mais de mil páginas.

VitAria67 01/12/2022

O enredo seria perfeito para uma novela das sete, caso não tivesse aquele final.
Gostei bastante como adaptaram um clássico russo para quadrinhos, e extra as ilustrações foram inspiradas nos cordéis.
Um livro de poucas falas, tive que parar algumas vezes pra voltar e reinterpretar oa desenhos pra conseguir entender lá na frente, mas mesmo assim a leitura foi rápida.
Agora pra falar um pouco sobre a história, vou falar que achei interessante, tudo mudava muito rápido, dava piruetas. Além disso mostra a loucura dos homens atrás de algo que quer, no caso uma moça muito bonita, que fez rodar toda história, ela fazia o que queria e quando queria, não deixou os homens mandarem na sua vida, mas seus conflitos internos mandaram. O autor mostrou como a obsessão e loucura estão juntos e o resultado dos dois.

LALA LITERARIOS 10/08/2022

O clássico de fiodor Dostoiévski em quadrinhos, com poucas falas e apenas expressões, o autor consegue fisgar o leitor com ilustrações incríveis, com traços marcantes, é possível entender a história apenas através do modo de expressão dos desenhos e traços ? fiquei com vontade de conhecer a obra original ?

Emi 28/01/2022

Essa hq tem que ser lida depois de ler o original, pq senão não entende nada. Agora se ler o livro antes, a hq vai ajudar a organizar os eventos na cabeça e os personagens. Quase não têm falas, mas as expressões dos desenhos te fazem mergulhar na situação é resgatar o que havia sido lido. Conseguiram manter a qualidade e envolver o leitor. Gostei.

Mariele 06/08/2021

Show
Como todos sabemos Dostoieviski é um dos maiores escritores de todos os tempos mas ama escrever biblias. Essa adaptação é quase que toda não verbal e me deixou com mais vontade para oer o romance original

Biblioteca Álvaro Guerra 20/09/2019

O idiota, de Fiódor Dostoiévski, é um dos maiores romances da história da literatura. Nesta incrível versão em quadrinhos, o artista André Diniz mergulha na prosa do mestre russo e cria uma graphic novel eletrizante e original, uma jornada aos abismos interiores e horrores metafísicos de um dos mais implacáveis escritores do século XIX. Em preto e branco, e num registro quase sem palavras, André Diniz propõe uma recriação surpreendente de O idiota, obra máxima de Fiódor Dostoiévski.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535930726