Ressurreição

Ressurreição Machado de Assis...

Resenhas - Ressurreição

Bruno 21/01/2023

Leitura arrastada
Talvez precise ler novamente. A primeira leitura foi bem amarrada e difícil de terminar, foi mais na força de vontade. Não me pegou a princípio.

Natália Cristina - Leitura por Amor 21/01/2023

Há muitos indícios da segunda fase do Machado apesar de ser seu primeiro romance.
Félix é um personagem odiável, prepare sua raiva! Kkk

Natalia 09/01/2023

Nossas dúvidas são traiçoeiras
Ressurreição marca o início dos romances escritos por Machado de Assis, é uma obra curta , mas não por isso menos emocionante que suas obras mais conhecidas. No presente livro temos um romance que parte da premissa shakespeariana : Nossas dúvidas são traiçoeiras e nos fazem perder o que frequentemente poderíamos ganhar...". A história é construída a partir do repentino amor inspirado por Félix ( personagem principal ) em Lívia uma jovem viúva. Nosso personagem principal faz o tipo inconstante, que não busca relacionamento de longo prazo e muito menos casamento , mas acaba por também se apaixonar por Lívia . O romance tinha tudo para dar certo ,mas as traiçoeiras dúvidas de Félix em relação a fidelidade da moça envenenam sua própria felicidade . Acredito que a desconfiança absurda do nosso protagonista tem haver como o julgamento que ele faz de si mesmo , ele tem total confiança de seu caráter e acaba imputando aos outros traços que bem poderiam ser dele mesmo . De todo modo é uma história curta, com diálogos interessantes e um desfecho machadiano . Fica aqui minha recomendação, boa leitura !

Betânia 08/01/2023

Ressurreição
A primeira obra de Machado de Assis não decepciona. Tem uma linguagem agradável de ler, uma história bem narrada, deixa o leitor preso na medida certa, é simples e tranquilo. Um romance com muito ciúmes envolvido e um desfecho digno da história. Gostei.

Alguém 30/12/2022

Você vai odiar esse protagonista.
Durante a leitura dessa obra de Machado, você vai ficar totalmente louco com certas atitudes das personagens do livro.
Félix, o protagonista, é um coroa resolvido que vai descobrir que o amor não é uma coisa tão simples de se viver. Sua grande amada é um moça que tentará dar uma segunda chance à paixão.
Esse livro traz uma bela lição implicitamente: a diferença entre amor e paixão.
Machado de Assis, junto à seu estilo único de contar uma história, dá uma aula de como criar uma narrativa coesa e intrigante, mesmo que trabalhe no eixo de personagens bastantes problemáticos e melancólicos.
Sério, esse povo precisava de uma terapia! Somente Assis para conseguir prender nossa atenção.

mari 28/12/2022

Medíocre
É um protótipo do realismo machadiano que irá se desenvolver nas próximas obras do autor.

O livro é medíocre, nada demais. É chato e repetitivo, já que Lívia e Félix se separam e fazem as pazes do início ao fim do livro.

Ainda assim, é um livro do Machado, tem uma escrita linda; apenas.

Letícia 24/12/2022

Muito bom, mas não o melhor
É uma excelente obra, mas Machado ainda está se aprofundando no seu processo de composição, sendo que essa obra não é a melhor de todas, apesar de muito interessante!
Gosto como a protagonista feminina é quem determina o rumo e o final da trama, sendo muito forte, apesar de comumente caracterizada como fantasiosa e sonhadora pelo personagem masculino principal. As personagens femininas do Machado são sempre fortes e eu gosto muito disso!

Luiz Gustavo 09/12/2022

O triângulo amoroso de milhões!!
Félix,Lívia e Raquel!!
O amor?
Ficar sozinho e isolado?
Bilhetes anônimos?
A morte é a única coisa inevitável da história.

FP Neto 10/02/2024minha estante
kkkkkkkkkk.... morri de rir com seu resumo...

22/11/2022

Ressurreição é o primeiro livro escrito por Machado de Assis, faz parte da sua fase romântica. É um livro curto, com um enredo simples, mas bom. A escrita do Machado é divertida e irônica. A linguagem não é das mais fáceis, mas é possível ler o livro e entender tudo. Vale a pena ler! Estou com um projeto pessoal de ler todas as obras do autor.

Natália 21/11/2022

Primeiro romance de Machado. Recomendo muito
Ressurreição é o primeiro romance escrito por Machado de Assis. O livro aborda a história de Félix, um médico namorador convicto que de repente encontra-se apaixonado por Lívia, uma jovem viúva. Em seu romance de estreia, podemos perceber o que está por vir em seus próximos romances, uma vez que em Ressurreição já podemos observar traços de personagens psicológicos, comuns nas obras machadianas. Algo que senti nessa obra (e não sei se mais alguém que tenha lido irá concordar comigo) foi uma semelhança entre Félix e Bentinho, personagem de Dom Casmurro. Eu ousaria dizer que Félix seria um rascunho do personagem Bentinho, ao passo que assim como o personagem Bento, Félix é ciumento sem razão de ser e extremamente desconfiado das atitudes da amada, observando até mesmo olhares onde não tem, até mesmo os pensamentos da moça passavam por seus julgamentos. Lívia, por receio de perder Félix, passa a evitar lugares que frequentava anteriormente, a fim de não levantar suspeitas do amado.
Félix não chega a ser considerado um vilão, mas é um personagem paranóico, que não confia em ninguém, mesmo sabendo do amor que Lívia nutre por ele, sempre está a desconfiar dela. Por outro lado, Lívia está sempre disposta a perdoá-lo, acreditando que o amado tem um coração bom.

Recomendo muito esse livro. Esse foi o sexto romance que leio desse escritor genial. Machado de Assis nunca decepciona.

gabriel.a.brumatto 08/11/2022

Salvo pelo bilhete.
Bem, vamos falar sobre Ressureição, do Machado de Assis.
Machado conta a história de Félix, um médico de 36 anos que não precisa mais trabalhar, devido à gorda herança da qual é herdeiro. Ele é uma pessoa que se ocupa de atividades sociais e intelectuais, dos mais diversos tipos.
Mas, your life change, quando ele conhece a viúva Lívia, irmã de seu grande amigo Viana. Lívia é famosa por ter uma beleza fascinante, que encanta todos os homens. Como era de se esperar, Félix se apaixona por ela, que sempre teve um interesse no próprio Félix, mas nunca contou para ele.
De repente, eles começam a namorar, e logo decidem se casar.
Mas, no dia do casamento, Félix recebe um bilhete que pode mudar tudo...
Enfim, este é um bom livro, do qual recomendo à todos a leitura!

Gioh.Paola 26/10/2022

Li por causa de um trabalha que eu tinha que fazer, é um livro bem chatinho e macante, queria desistir no começo já, mas valia nota né, aí eu li até o final, mas por mim mesma eu não lia não, Deus me livre.