Formas Reais de Amar

Solaine Chioro
Lia Rocha

Resenhas - Formas Reais de Amar

Carol Vidal 29/01/2019

Um novo olhar sobre os clichês
A coletânea ressignifica as histórias de princesas ao apresentarem protagonistas não brancas. Os textos são bem diversos e exploram bem o estilo de cada autora, tornando a leitura dinâmica e agradável.

'duarda 02/05/2020

Um livro necessário
Quatro contos repletos de diversidade e representatividade, fazem com que este seja um livro necessário. Quantos deles já vimos, escritos por autoras brancas e representando personagens brancas e hétero? Acompanhar a trajetória dessas meninas-mulheres sabendo o significado delas, é ainda mais interessante.

Um carinho especial pelo último conto, que me toca pessoalmente ao entregar uma princesa bissexual.

Wes 04/02/2019

Melhor que muitas princesas da Disney
Tiveram alguns contos que não me agradaram tantos e eu fui só gostar lá pro final, o começo é bem romântico mesmo dando jus ao título. Os contos finais foi os que me agradaram mais, principalmente sobre Minas Gerais e o da Olivia e a princesa das marés. Mas poxa Olivia, tu criou todo um clima no meio da historia pra no final não acontecer o que eu tava esperando, fiquei meio triste.
A coletânea é ótima e serve pra dar aquele gás em uma maratona ou sair de uma ressaca literária de vários livros de terror.

Fernanda2168 28/07/2021

Muito incrível
Amei ler cada um desses contos e toda a representatividade deles. Todas as princesas são negras, o que foi maravilhoso. Não sei qual minha história preferida porque cada uma delas tem seu jeitinho especial. Perfeito ??

Luísa 12/12/2018

Muitos clichês reunidos
A proposta do livro é interessante. A ideia é trazer histórias de princesas, porém princesas "fora do padrão". Todas elas são negras, e uma delas é gorda. Até aí, tudo bem. O problema é que, tirando as características físicas das princesas, as histórias são recheadas de todos os clichês possíveis, o que me deixou um pouco cansada da leitura, por ser tudo tão previsível.

A história da Val é divertida, a personagem Catarina é super engraçada, e a narrativa foge um pouco da proposta do livro pois a protagonista não é a princesa da história. No entanto, a história de amor dela é previsível e, por vezes, escrita de forma um pouco inadequada, a linguagem é muito infanto-juvenil, mas, de repente, o casal se beija e se agarra de forma mais intensa, contrastando um pouco com o restante da narrativa.

A história de Solaine, a meu ver, foi a mais fraca. Ela não se distancia em nada dos clichês padrões. Um garoto e uma garota que se "odeiam" e se provocam desde a infância mas que, no fundo, nutrem um grande amor.

Lavínia Rocha traz uma proposta interessante em relação aos reinos de Minas e de Gerais, mas a construção do relacionamento do príncipe com a princesa também deixa a desejar, ela é muito pautada na beleza física e em provocações, de forma semelhante ao que Solaine traz em seu conto.

Por fim, Olívia Pilar pra mim foi a que se saiu melhor na coletânea. Sua história é original e consegue fugir dos clichês. Por ser a última do livro, eu já estava prevendo o final de acordo com os três outros contos lidos, porém a autora conseguiu me surpreender, construindo uma história mais real e sensível, que aborda questões importantes de autoconhecimento e vivência jovem.

Val Alves: 3 estrelas
Solaine Chioro: 2.5 estrelas
Lavínia Rocha: 3 estrelas
Olívia Pilar: 4 estrelas

vasilisamorozko 25/12/2020

Bem Legal, Gostei
“Eu estava cansada das pessoas tentando decidir a minha vida amorosa. Não aguentava mais a pressão, mesmo que indireta, que todos pareciam colocar sobre mim e Thando. Eu era dona da minha vida e encontraria o amor do jeito que eu queria.”

# 191 - Uma leitura muito boa, divertida e fácil de gostar. Recomendo.

Thefy 03/05/2019

Apenas uma história me fascinou e me deixou envolvida. Os outros contos eram basicamente a mesma coisa se repetindo com outros personagens. Apenas por esse conto em específico dei 3,5. Ele salva o livro ao meu ver.

Aninha de Tróia 17/07/2018

Que livro lindo e maravilhoso!!! Os contos são muito bem escritos e cheios de representatividade. É difícil escolher um preferido, então não vou nem tentar hahaha. Li pelo Kindle unlimited, mas vou ter que comprar pra poder ler e reler. Pretendo ler tudo o que encontrar das quatro autoras.

Paraíso das Ideias 17/07/2018

A diversidade muito bem representada
Não me entenda mal! Eu estou emocionadíssima com este livro que traz 4 - QUATRO - protagonistas negras, mas não é por isso que dei 5 estrelas, favoritei e considero meu mais novo queridinho. É porque este livro é TÃO BEM ESCRITO que renovou minhas esperanças na literatura nacional - vou quebrar a cara mais lá na frente? Óbvio, mas me deixa me iludir por enquanto.

Além das quatro - QUATRO!
Q
U
A
T
R
O
!!!!!
protagonistas negras, os contos respiram negritude para tudo quanto é lado. E TEM MAIS! Tem personagem japonês, tem romance lésbico, tem princesa gorda, tem princesa bissexual. EU ESTOU NAS NUVENS.

Sério, não consigo acreditar na qualidade deste livro. Contos maravilhosamente escritos, representativos, personagens cativantes, princesas excelentes... Tudo na dose certa. Tudo inserido com naturalidade.

Eu já conhecia a Lavínia Rocha, Olívia Pilar, Solaine Chioro e Val Alves pelas redes sociais e seus posicionamentos no feminismo e movimento negro, mas nunca tive oportunidade de ler seus contos e livros anteriores e como tive MUITA experiência ruim com autores nacionais, estava com medo de encarar esse. E depois de Formas Reais de Amar, eu com certeza lerei tudo o que elas já publicaram na vida.

Em meus 27 anos de vida, sabe quando eu li um livro com tantos personagens negros? NUNCA!!!! Eu estou feliz demais. Eu estava esperando que alguém com competência e de saco cheio das mesmas histórias de princesas ou não, mas com muitos personagens padrão botasse a mão na massa e me entregasse um enredo cativante, bem escrito, bem criado. Formas Reais de Amar mostra que você, escritor, não é representativo simplesmente porque NÃO QUER. Porque funciona uma história girar em torno de uma protagonista LGBTIQA+, POC, gorda, com deficiência e suas histórias devem incluir todo tipo de ser humano que exista.

Amei a enorme quantidade de personagens negros. Amei que havia princesa gorda e que todos os herdeiros do trono tinham mais de 19 anos. Amei a presença de personagem asiático e homossexual. E nenhuma inclusão tinha aquele ar de didatismo.

E como amei muito, vou falar por cima de cada conto para deixar você mais curiosos ainda:

Catarina, do Reino Unificado
Catarina, do Reino Unificado Agora, se a vida de uma princesa parece ser puro glamour, Valéria Alves revela que não é bem assim com a história de Catarina, que só queria comer pão de queijo durante o coffee break de uma simulação da ONU e acaba no meio da multidão em frente à Abadia de Santa Rita de Cássia, no evento mais importante do ano, e descobre que seu príncipe está mais perto do que ela imagina.

Amei a escrita da Val Alves. Tudo parecia se encaixar bem e ter sido escrito por alguém que sabe o que está fazendo - acredite em mim, já li livros pavorosos que foram capazes de me traumatizar -. Foi minha primeira experiência com ela e isso restaurou minha fé nos escritores nacionais contemporâneos.

Também amei o jeito debochado com que a narrativa foi contada. Soltando uma indireta daqui, um comentário meio venenoso de lá. Tudo verdades - ainda mais sobre as famílias reais, seus protocolos bestas e suas tradições arcaicas.

Gostei tanto deste conto que vou fingir que não foi meio forçado. Aceito isso porque a) senão não teríamos história e b) a construção da personagem indica que ela é meio desligada da realidade. E eu poderia torcer o nariz para esse traço da personalidade dela, mas minha irmã é igualzinha, então, sim, acredito em pessoas como Catarina.

Kayla, do Reino de Sídera
Kayla, do Reino de Sídera Já Solaine Chioro conta a história da futura governante de Sídera, uma jovem que fez de tudo para fugir e esconder seus sentimentos, mas que agora tem que enfrentar não só o compromisso com seu reino, como lidar com suas inseguranças e se abrir para o amor.

Só elogios à escrita da Solaine, por que como não? Maravilhosa, precisa, natural, excelente mesmo. O que não ficou à altura assim foi a revisão. Foi o conto em que mais detectei erros de português, palavras truncadas, falta de preposição, essas coisas. Mínimas, mas se a editora pudesse rever isso, seria fantástico.

Claro que nada disso atrapalhou a história de nossa princesa Kayla, maravilhosa, segura de si. E o Thando

site: http://www.paraisodasideias.com

Emanuele 22/01/2023

"Algumas pessoas surgem em nossa vida com essa missão e, talvez, essas fossem as melhores pessoas." essa frase do último conto é simplesmente perfeita.
Formas reais de amar é um livro bem levezinho que vai te prender do começo ao fim. E tem romance para todos os gostos, 4 princesas maravilhosas que encontram o amor! Incrível!

Rafa.Randon 22/06/2020

Amei!
Histórias curtinhas, leves, divertidas e envolventes escritas por quatro autoras magníficas! Foi muito interessante acompanhar cada uma das Princesas, seus dilemas e particularidades. Todos os contos são ótimos e recomendo demais a leitura

Mari 17/06/2020

Livro divertido para sair da ressaca literária. Amei a primeira parte.