Torre do Alvorecer

Torre do Alvorecer Sarah J. Maas

Resenhas - Torre do Alvorecer

Isadora Santos 07/02/2022

Gente que livro perfeito
Mano, na moral quem falar que esse livro é ruim, pra mim leu muito errado, tudo bem eu sei que ele aborda uma parte da história que para alguns talvez não seja importante, mais eu achei muito importante o livro todo, porque além de ele desenvolver o Chaol e Nesryn, eles com seus verdadeiros respectivos ele mostra que a todo momento eles dois estão na missão deles que é conseguir um exército pra Aelin, e eu entendo o fato da Sarah ter feito esse livro ao invés de já colocar o que estaria acontecendo com a Aelin nas mãos de Maeve, eu achei supeeeer importante aquela parte das aranhas estigias (vou escrever assim que é mais fácil kkkk) dela contando a história toda pra Nesryn, mano pra mim o livro todo foi perfeito, de verdade mesmo ele foi um dos que eu mais gostei na série toda, e de fato quem fala que ele é ruim é por ter birra do Chaol.

Eu entendo que principalmente no último livro que o Chaol apareceu, ele foi um pé no saco com a Aelin, mais nesse livro, durante a cura dele você entende porque ele foi tão insuportável, e apesar de eu também ter pegado um pouco de raiva dele por isso, nesse livro minha raiva se desfez, gente sem palavras eu amei o livro.

E a parte da cura dele com a Yrene(não posso dar mais detalhes ??) foi perfeita foi começo ao fim, a Yrene é perfeita, af como eu amei esse casal, e não vejo a hora dela descobrir quem foi que deu a ela aquele bilhete em Innish hihihi

Enfim perfeito, perfeito, 5 estrelas com toda certeza ? ??
Yasminnbooks 07/02/2022minha estante
Esse livro é tudo, e quem discorda, com certeza leu errado! ?

Nanda_Drx 07/02/2022minha estante
Vc não leu lâmina assassina né ? Nesse livro tem a resposta de quem escreveu o bilhetinho, mas dá pra saber nos próximo livro tbm

Isadora Santos 07/02/2022minha estante
Faltou o "ela" ali kkkkk eu li A lâmina da assassina sim, sei quem escreveu o bilhete não vejo a hora da Yrene descobrir hihi

Nanda_Drx 07/02/2022minha estante
Aaaah entendi, minha interpretação é péssima kkkkk

Isadora Santos 07/02/2022minha estante
A culpa nem é sua é minha por não ter visto que faltava uma palavra ali que mudaria todo o sentido kkkkk

Mandy Corajo 29/03/2021

Demorei, mas postei!!!
Acredito que seja de conhecimento geral que virei fã de Trono de vidro e acredito que Torre do Alvorecer é totalmente essencial para tornar a trama ainda mais "redondinha".

Achei que não ia gostar da leitura pelo simples fato do livro se tratar da experiência de Chaol em Antica e por ser uma história paralela aos acontecimentos de império de tempestades, mas estava completamente enganada e, assim como os outros, amei a história e, por mais que seja "um romance de trono de vidro", ele é indispensável para a construção da história por ser carregado de mistérios.

É um livro com muitas descobertas, que sem dúvidas muda competente o futuro das personagens e o rumo da guerra contra Erawan e os valgs. Realmente me surpreendi pois está além de um romance mais do que merecido. Ainda sinto que tem muita coisa mesmo para acontecer e mal posso esperar para a conclusão dessa série ????

Mandy Corajo 11/04/2021minha estante
Oii, eu adoraria, mas acabei de ler reino de cinzas a poucos dias. Entretanto, fiquei curiosa, como funcionaria??

Literalmente Ju 11/04/2021minha estante
a gente vai falando as nossas experiências com o livro e no dia que termina a leitura conversamos sobre o final hihi, se vc quiser pode participar amg

Mandy Corajo 11/04/2021minha estante
Claro, ainda tá tudo fresquinho aqui na minha cabeça ?

vou te chamar amg

Thay 22/01/2023

finalmente acabou ??
meu Deus como demorou pra eu ler esse livro KKKKKK.
foi uma guerra terminar esse livro, em certas partes eu so tava "acaba pelo amor de Deus, acaba pelo amor de deus" e finalmente acabou. apesar de eu ter algumas (muitas) ressalvas o livro é ate que bom. e lá vamos nós pro último livro desse esquema de pirâmide
Dudalanz 22/01/2023minha estante
O último é mto triste se prepara

Pamelashirley 24/01/2023minha estante
É realmente necessário ler esse ou pode pular para o último sem problemas??

Thay 24/01/2023minha estante
cara eu acho q ele n acrescenta tanto na história principal, mas é daora ler ss

Stephaniemf_08 30/01/2023minha estante
Dudalanz não fala isso moça, pelo amor de Deus

Stephaniemf_08 30/01/2023minha estante
Comecei esse hoje, mas já tô sentindo falta da Aelin e da corte ?

Thariny @tharinylinno 10/06/2020

Não pulem este livro!
Eu quase fiz isso, principalmente pela forma como o último termina, estava surtando pra saber como as coisas poderiam se resolver (ainda estou!!!!). No entanto, como uma tiete do Chaol, me obriguei a respirar um pouco e a me entregar a estas 600 páginas. Foi a melhor coisa que fiz. Sim, o livro pode se arrastar em alguns momentos, (quem chegou até aqui sabe que é uma característica da escrita da autora, segue o baile) porém, um personagem tão importante como Chaol não merecia menos do que isso: espaço pra ter sua narrativa aprofundada. Eu estava muito triste e angustiada pela forma como as coisas estavam pra ele, não só pelo final do romance com a Celaena, mas por ele estar tão perdido, tão triste. Perder sua honra, quebrar suas promessas. Aquilo acabou com Chaol tanto quanto a morte da Nehemia afetou nossa Coração de Fogo e eu não estava conseguindo lidar com a tristeza do Capitão. E sim, esse livro é sobre luz, amor e redenção, com doses maravilhosas de intrigas, batalhas e surpresas que vão impactar o seguimento da série. Lindo demais! Obrigada Sarah por se preocupar em dar este presentes aos fãs de Chaol e Celaena, mesmo que a gente entenda que o lugar da Aelin seja com o Rowan, (e que casal, meu Deus!!!!) faltava algo. Agora não mais!
Babi @enredoliterario_ 10/06/2020minha estante
Real, eu quase pulei ele, e ia perder uma história incrível, e muitas revelações!!

Thariny @tharinylinno 10/06/2020minha estante
Quase pulei tb, mas justamente por ler algumas resenhas aqui eu me convenci!

Jess 10/06/2020minha estante
Acho que esse livro é uma redenção da Sarah com Chaol, finalmente ele recebeu tudo o que merecia! Ainda bem que ela teve a brilhante ideia de escrever Torre do Alvorecer!!!

Thariny @tharinylinno 11/06/2020minha estante
Jess, concordo plenamente! O caminho pelo qual o personagem do Chaol estava indo era muito injusto em relação a importância dele no primeiro e segundo livro.

Bela 05/04/2021

Tudo oq eu queria era que tivesse mais tempo com nesryn e sartaq perfeitos demais e chol me surpreendeu demais. Livro MT bom. Necessário pra história

Bela 12/04/2021minha estante
Oii. Poxa eu já terminei de ler a saga se eu soubesse tinha esperado um pouco pra ler Junto kkkkk

Literalmente Ju 12/04/2021minha estante
se quiser participar da discussão final tá valendo amg akakak

Bela 19/04/2021minha estante
Queroooo kkkkkkk

Luiza Helena (@balaiodebabados) 12/06/2018

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
De início Torre do Alvorecer seria um conto focado no Chaol, mas Sarah sendo Sarah decidiu escrever toda uma história e eu nem um pouco reclamei. Pode entrar, livro que acabou com minhas estruturas.

Desde o início da série, Chaol Westfall sempre foi um dos meus personagens favoritos por conta do seu senso de lealdade, que é algo que prezo muito nas pessoas. E esse mesmo senso de lealdade (que aqui digo amor encubado) por Dorian e a lealdade (aqui lealdade mesmo) pelo seu reino fez com que ele depositasse sua confiança nas pessoas erradas, fazendo ocorrer a sucessão de acontecimentos que culminou o deixando sem o movimento das pernas.

Junto com a mulherão da porra Nesryn Faliq, ele é enviado a Antica não só pra se curar, mas também conseguir aliados na guerra contra os Valg. Já é de se imaginar que não vai muito bem o lance dos aliados, e o babado fica um cadinho pior com a curandeira designada para o seu caso - Yrene Towers (sim, SJM fez mesmo esse trocadilho) - não sendo nada nada fã da galera de Andarlan.

Ao decorrer da estadia em Antica, os três vão descobrir segredos e informações que podem mudar todo o curso da guerra - além de conhecer a si próprio mais a fundo.

Adorei como a Sarah trabalhou esse processo de cura do Chaol como um lance não só físico, mas também psicológico. Chaol chegou um homem quebrado por dentro, se culpando por uma série de acontecimentos que se sucederam justamente por conta das suas escolhas. Muitos não gostam do Chaol por conta dessas decisões, mas esse é um dos detalhes que mais gosto no personagem. Ele errou? Claramente que errou feio, errou rude, mas isso o faz um ser humano como eu e você. Como já dizia o pagode do Revelação: todo mundo erra sempre, todo mundo vai errar. São nesses erros que aprendemos e evoluímos e foi isso que aconteceu com Lorde Westfall. Mas até que ele entendesse que se culpar não iria levar a nada, haja tempo e teimosia. No final desse livro, temos um Chaol completamente diferente do Chaol que conhecemos em Trono de Vidro: temos uma versão evoluída, que aceitou seus erros, aprendeu com eles e está disposto a deixá-los no passado.

Não vou mentir que levei 84 anos para lembrar quem era Yrene no jogo do bicho. Eis que a personagem já nos foi apresentada em um dos contos presentes em A Lâmina da Assassina, fazendo assim mais uma ressuscitada pela Sarah. Logo de início, vemos que a personagem é dedicada, altruísta, com um espírito bom e de língua afiada e raciocínio tão afiado quanto.

Assim como Chaol, Yrene também foi uma personagem que precisou se curar por dentro, mas por outros motivos. Yrene era uma mulher ressentida com o reino de Adarlan por conta do destino de sua mãe. Então imagina como ela se sentiu ao ser designada a cuidar do então agora Mão do Rei de Adarlan? Pois é… De início, claramente o seu relacionamento com Chaol era na base do desprezo e ressentimento, mas ela fez algo que ninguém havia feito a ele até aquele momento: não o tratou com pena ou completo inválido.

À medida que vai avançando o tratamento de Chaol, os dois vão mudando de opinião um sobre o outro, dando início a uma amizade inesperada, e mais pra frente se tornando algo a mais… Sim, gente.. Cupido Maas ataca novamente, me fazendo mais um ship pra sofrer no próximo livro. Assim como o relacionamento entre os outros casais da série (exceto vocês, Rowaelin), Sarah soube muito bem desenvolver cada sentimento entre ambos, sejam eles desejo, companheirismo, dúvidas…

Mas quem realmente roubou a cena aqui foi a minha guerrerinha Nesryn Faliq. Gente, que mulher… QUE MULHER! Nesryn é uma personagem que nasceu evoluída e madura, mas infelizmente não tendo muita sorte em alguns aspectos da vida. Se eu tivesse 1% da maturidade dela, eu seria uma pessoa melhor e isso eu tenho certeza.

Sendo uma mulher mestiça de duas nacionalidades completamente distintas, Nesryn teve que lutar para alcançar o respeito no reino de Adarlan, mas nunca se sentindo completamente em casa no reino. Desde o primeiro momento que ela pisa em Antica, é como se um peso na costa da personagem sumisse e isso é bem perceptível quando as narrações são focadas nela. O arco dela aqui é um dos mais importantes e trabalhados que li durante toda a série.

Ao explorar a história em outro lugar, Sarah poderia ter bagunçado tudo mas não. A cultura e os modos de Antica foram bem introduzidos e explicados, sem ser naquele estilo jogar um bando de informação na tua cara. São nessas explicações que vemos o quanto Adarlan e esse reino são diferentes em vários aspectos, principalmente no tocante político e religioso. Além de um mundo novo, Sarah também introduz personagens que com certeza vão fazer a diferença na guerra contra os Valgs. Destaco aqui Hasar e Sartaq, ambos filhos do khagan (a maior autoridade política de Antica).

Hasar foi uma personagem que me deu sentimentos conflituosos. De primeira, achei ela muito parecida com a Morrigan (Corte de Espinhos e Rosas) e já daí eu tive um pé atrás. Em certos momentos, eu achei que ela não merecia a amizade de Yrene, mas política é política e algumas pessoas jogam com as cartas que tem. No fim das contas, eu ainda não sei se gosto ou desgosto dela, e isso serão cenas para o próximo livro. Já Sartaq.. Que homem! O cara chegou quieto, como quem não quer nada e conquistou mais de um coração nessa leitura. Ele é leal ao seu pai, porém ele é mais leal a fazer o que é certo, mesmo que isso vá contra as ordens de seu pai.

Os acontecimentos em Torre do Alvorecer acontecem em paralelo com Império de Tempestades. Em alguns momentos, é dito alguns passos de Aelin para Chaol e Nesryn. Porém, foi nesse livro que a Sarah decidiu que a gente não sabia era de mais nada sobre os Valg, chaves de Wyrd e o bagulho todo. São descobertas mais informações envolvendo Maeve e os reis Valg que me deixaram estirada na BR. Gente, sério… são informações que dão uma guinada de 180 graus em tudo que você que sabe da série. Eu realmente não vi isso acontecendo…

Dona Sarah é dona de fazer meu coração sofrer em retas finais de livro e aqui não foi muito diferente. A diferença é que, enquanto em Império de Tempestades ela destroçou meu coração com aquele final, aqui ela deixou um final mais amorzinho e cheio de esperança que tudo vai se resolver. E É O QUE ESPERO QUE ACONTEÇA SENÃO NÃO ME RESPONDO PELOS ATOS OK????????

Você achou que não teria algo sobre Aelin nesse livro? Achou errado, otário! No final do livro, temos um breve vislumbre do que está acontecendo com a rainha de Terrasen, só pra deixar mesmo na curiosidade e agonia pelo desfecho de tudo isso.

Uma única reclamação desse livro são os 13 primeiros capítulos, motivo pelo qual tirei meio gatinho. Sim, esse número exato mesmo. Eles são bem longos, o que me deixava um pouco cansada já que estava lendo de noite. Mas a partir do 14, os capítulos diminuem bastante de tamanho, se tornando mais curtos e fazendo a leitura fluir melhor.

Torre do Alvorecer foi um livro que mereceu sim entrar na linha de tempo da série. Ele trouxe informações cruciais para a história, personagens que irão fazer a diferença e esperança que tudo vai acabar bem para todos.

Leia mais resenhas em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/

site: http://balaiodebabados.blogspot.com/2018/06/resenha-287-torre-do-alvorecer.html
Lucimara.Santos 17/06/2018minha estante
Pode conter spoilers

Menina, que resenha! Adorei. Em muitos aspectos estou contigo e não abro. Amei a Nesrym e o Sartaq. Não é à toa que este volume traz a inscrição "Um romance de Trono de vidro". De todos foi o mais sentimental, digamos assim. Nunca antes tantos sentimentos e emoções foram trazidos à tona. Conhecemos o mais profundo do ser de Chaol, de Yrene, de Nesrym e até de Sartaq. Outros personagens secundários também roubaram meu coração como a Borte e o Yeran e a Kadja e o Shen, ainda que de maneira bem sutil. Assim como Falkan, o metamorfo, por quem me vi torcendo que não tivesse morrido. Aliás acho que todos sobreviveram a essa passagem por Antica. Apesar de as cenas de suspense terem me feito acabar com todas as minhas unhas afinal.
Enfim, "Torre do Alvorecer" é encantador, esclarecedor e enigmático. Sensacional.

Lu Moura 24/06/2018minha estante
undefined

Fêh 12/08/2020minha estante
Mermã tua resenha tá muito boa. Acabei de ler, e tu traduz os nossos sentimentos ao ler livro.?

Luiza Helena (@balaiodebabados) 12/08/2020minha estante
Aaaaaaa obrigada!!!

Mayara 12/06/2020

Conectanto histórias
Livro importantíssimo para a série Trono de Vidro. Traz respostas, conecta histórias e mais importante de tudo: meu ranço pelo Chaol foi superado. De novo. E J. Maas continua sendo J. Maas dona do meu coração.
Ana julia 12/06/2020minha estante
Eu to relendo o primeiro livro e meu deus, ele era tão maravilhoso naquela época, não sei como ele ficou desse jeito no decorrer da história

Mayara 13/06/2020minha estante
Ana Julia, é verdade. Eu tento entender e não consigo. Passou perto de ser um embuste.

Bruna 14/06/2020minha estante
Eu estava literalmente na primeira palavra de Reino das cinzas, mas decidi pesquisar para saber se esse livro era necessário, pois confesso que nunca fui muito com a cara do Chaol, sempre shippei a Celaena com o Dorian antes dl Rowan aparecer ... então quando você disse que são 600 páginas até eunpoder ler o próximo livro (e tentar aplacar minha revolta depois de terminar Império de tempestades), confesso que dá desanimo, mas vou tentar ^.^

Mayara 22/06/2020minha estante
Bruna, não desanima! Esse livro é mara! Vc vai ver! Compartilho do seu pensamento. Sempre fui team Dorian, mesmo com Rowan. Rs.. mas é um caso perdido mesmo. Voltando a Torre do Alvorecer, vc precisa muito dele.

gio 11/10/2021

vou defender esse livro com a minha alma!!!!
sério, q viagem INCRÍVEL por esse continente, meu coração tá com um quentinho gostoso d+??

chaol westfall..... o q dizer do MAIOR DO MUNDO? sou stan desse homi desde sempre, nunca larguei a mão dele (sim, mesmo em rainha das sombras) e não me arrependo nem um pouco disso, até pq esse livro aq só prova o quanto esse personagem é complexo e como devemos SIM perdoar as pessoas se o arrependimento é puro e verdadeiro.
o processo de cura dele foi absolutamente incrível, tanto física quanto emocional, chorei em várias partes pq consegui me identificar bastante em certos aspectos, e agradeço muito por isso ter me ajudado em algumas situações.

agora vamos para a cadelagem: YRENE TOWERS ???
ESSA MULHER FEZ ABSOLUTAMENTE TUDO, passei mal em um milhão de cenas q ela aparecia e nossa..... É A PATROA MEUS AMORES!!!! toda vez q ela pegava aquele bilhetinho eu já ficava sensível pq né, a coração de fogo tá sofrendo horrores, mas tbm sentia um alívio por aquilo dar forças pra ela continuar, oq resultou naquele final incrível e fofo d+??
o romance entre ela e o chaol foi PERFEITO, concerteza um dos melhores desenvolvimentos de toda a série, quase se igualando com rowaelin, ambos meus papais.

nesryn e sartaq.
ELES SÃO O MOMENTO!
sempre simpatizei com a nesryn, desde aquele comecinho em rainha das sombras eu já tinha pensando "essa aí vai causar, AMEI" e assim..... A EVOLUÇÃO DA GATA? fiquei radiante com tudo q ela entregou, desde a força até seu lado mais sensível.
adorei os pov dela, todos muito bem escritos e com aquela pitada de coragem q a gente já conhecia do livro passado, simplesmente sensacional!
sartaq tbm fez tudo, sempre tratando todos muito bem e sendo um FOFO com nossa capitã, esses refrescos estavam deliciosos rsrsrs tô ansiosíssima pra ver eles governando esse império magnífico!

por fim, só tenho a agradecer (mais uma vez) por esse livro maravilhoso, acho q deveria ser crime pular direto pra reino de cinzas ou rotular ele como um livro "desnecessário" pq sério..... conseguiu entregar três plots bombásticos (IMPORTANTÍSSIMOS PRA HISTÓRIA), romances muito bem construídos e um arco de cura necessário, tudo em um livro só!
meu conselho é ler essa belezura com gosto, mergulhar de cabeça e dar uma chance, pelo menos pelas personagens femininas e pela história em sí, caso o ódio pelo chaol seja muito grande, pq, com toda certeza, VALE A PENA!
Aline Maia 11/10/2021minha estante
AMO qm grita pro mundo que nunca larga o Chaol independente do livro ??

Aline Maia 11/10/2021minha estante
Mas miga, arrependimento do que? O moço não fez nada errado coitado, talvez se relacionar com uma pessoa tóxica como a Aelin ?

gio 11/10/2021minha estante
entaoo, eu vejo bastante gente q não gosta dele por conta de coroa ou rainha das sombras, mas eu acho q ele não fez nada de "errado" tbm, só tava meio amargurado com tudo, oq é compreensível KKKKKKKKKKK não acho a aelin tóxica pq meudeus, essa mulher sofreu (e tá sofrendo) o inferno na terra, mas ela ter descontado a raiva dela nele em coroa foi meio sem nexo pq a culpa nunca foi do chaol :/

Aline Maia 11/10/2021minha estante
Ela usou ele, não perdoo ?.. e deu um pedido de desculpas bem bosta pra ele ?.. mas ela não merece oq ela vivendo presa tadinha

mariabotan 07/09/2021

A herdeira de Silba
Mais um livro de tog com uma história à parte daquela da Aelin. E esse livro também se entrelaça com A lâmina da assassina, já que vemos Yrene Towers como uma das peças principais pra essa história.

Vou começar dizendo que o início desse livro foi um porre pra mim. Eu realmente tava achando muuuito chato, eu tava sem paciência nenhuma pro Chaol. Então precisei forçar um pouquinho e fui lendo só porque todo mundo falava que ia melhorar quando a Yrene aparecesse. E realmente! Nossa, melhorou demais!

Assim como em lâmina (que eu também achei chato, mas tinha adorado a história da Yrene), esse livro também só me conquistou por causa dela. Essa curandeira é maravilhosa, tem uma história ótima e um desenvolvimento tão bonito. Foi ótimo ver que ela conseguiu chegar em Antica e se tornar uma ótima curandeira, tudo por causa daquela estranha que a ajudou um dia. E eu amei tanto saber que ela guardava com carinho o bilhete da Aelin, que algum dia queria reencontra-la para agradecer.

Com relação ao Chaol, como já disse, comecei o livro já sem paciência. Eu ainda estava chateada com ele e toda vez que ele voltava na história da Aelin ter sido uma assassina eu revirava os olhos bem forte porque meu Deus, ele não superaria isso nunca?????? Mas isso mudou. Acho que o chaol amadureceu bastante e consegui perdoar ele completamente já. As briguinhas e provocações dele com a Yrene eram tudo pra mim. Espero muito que ele continue sendo o homem que vi no final de torre do alvorecer.

Nesryn sempre foi uma personagem meio nem fede nem cheira. Teve algumas atitudes que me deixavam bem com ranço, mas acho que ela é uma mulher que aguentou muita coisa. Adorei o desfecho dela, muito merecido.

Esse livro provavelmente é peça fundamental para o encerramento da série. Apesar de não ter curtido o início, agora no final eu sei que foi importante a leitura, com várias revelações que eu nunca nem imaginaria. Espero que tudo isso se entrelace bem em Reino de cinzas, estou ansiosa pra começar a ler o último livro da série, apesar de saber que sentirei uma saudadezinha depois que tudo acabar.
yaya 07/09/2021minha estante
estou na luta para terminar esse livro ainda ??

Nayh 07/09/2021minha estante
Yaya eu tbm demorei para engatar na leitura
Mas persiste que vale a pena ??

mariabotan 07/09/2021minha estante
Yaya, faz igual a nayh falou: persiste que no final vale a pena!!!!!!!!

Nayh 08/09/2021minha estante
Exato!!!

Sam 11/04/2021minha estante
oi amiga eu já tô nesse gp KSKSKS tu já falou comigo

AHAKAKAKKAK

Literalmente Ju 11/04/2021minha estante
tô convidando td mundo que eu n vi KKKKKK

Tay 27/12/2021

Resenha
Mais um concluído ?
?Torre do alvorecer?

Sinopse: As histórias de novos personagens acrescentam riqueza e profundidade ao universo de Trono de Vidro.Embora contenha guerra e monstros, ameaças e perigos, Torre do Alvorecer é uma história de cura. É sobre as maneiras pelas quais medimos nosso próprio valor. E também é uma afirmação de que todos - não importa quão perdidos ou quebrados - podem se erguer novamente.

Minha opinião: de todos os livros da saga esse foi o mais lento o que eu menos gostei. Foi como jogar um balde de gelo nos leitores, a Sarah termina Império de fora avassaladora de jeito q vc já pega o próximo pq quer saber logo a resolução pq tá revoltada com terem levado ela. Aí vem torre que não tem nada do q o leitor está ansiando! É decepcionante nesse ponto. É muito lento não flui pq vem de história q te faz devorar o livro mas neste não é um livro enorme e bem água com açúcar.
Steh 27/12/2021minha estante
Amg vc acha que é necessário ler esse livro real? Tô com preguiça só ler as resenhas kkkk mas não queria parar de ler tog

Ester 28/12/2021minha estante
concordo demorei muito pra ler esse, enquanto os outros foram em questao de no maximo 4 dias

its_.g 28/12/2021minha estante
@steh eu tô lendo agr e acho importante ler sim, confesso q tbm n queria ler pq n gostava do chaol, mas esse livro mostra as coisas no império do kghan enquanto td acontece em império sabe? É mais ou menos ao msm tempo, sem contar q introduz personagens novos tbm.

Tay 28/12/2021minha estante
Introduz muitos personagens importantes mas acho q a sarah colocou esse livro muito lento ela podia ter colocado a busca da aelin intercalando pra não ficar tão monótono
Ficou bem chato se comprar com os outros da série
Eu já acabei de ler a série
A sarah deixou tudo pra reino

leticia clarke 24/08/2021

O mundo precisa de mais curandeiros
Para ser bem sincera, quando terminei de ler Império de Tempestades, pensei seriamente em pular essa leitura, e eu tinha muitos motivos pra isso: estava com uma mágoa tão grande do Chaol que eu nem sei descrever o quão grande era. Como uma boa cadela, tomo todas as dores da Aelin para mim, quem é inimigo dela é meu inimigo também, e quem fala mal dela eu também falo mal, ou seja, antes de começar o livro ---- ódio eterno desse lorde. Outro motivo é que eu ficaria muito tempo longe dos meus personagens favoritos, nesse momento agora eu estou louca para ler Reino de Cinzas só para encontrar eles de novo. MAS, como a grande teimosa que sou, fui ler torre, não que eu tivesse muitas opções já que é a continuação e não um livro a parte, mas enfim... O começo desse livro é completamente arrastado e chato, até as 250 páginas eu estava pensando em largar e ver algum resumo na internet, e foi nesse instante que o livro deu uma guinada muito foda e começou a decolar na minha percepção. Em boa parte do livro, o que me prendeu de verdade foi Nesryn e Yrene (que eu já super amava em A Lâmina da Assassina), até que Chaol foi sendo curado e eu pude ver cada angústia pelo que ele tinha passado, e, apesar de ser um chato teimoso, ele demonstrou novamente o homem bom que era. Discordei dele em algumas cenas no decorrer do livro, mas acho que só agora vejo que ele não precisa ser quem eu quero que ele seja, ele é quem ele é. Um homem de coração bom. Apesar de muitos erros, fiel a Dorian. Uma pessoa diferente com opiniões diferentes, não posso odiá-lo por isso.

Esse livro foi praticamente uma terapia para mim, o próprio Chaol se perdoou por tudo que fez e eu pude perdoá-lo, eu to extremamente feliz por amar esse homem de novo. Ainda bem que eu não pulei esse livro, eu adorei.
Analu. 24/08/2021minha estante
Eu feliz porque nunca odiei esse ser de luz, meu cristalzinho ????

leticia clarke 24/08/2021minha estante
ele só era incompreendido???

Sarah 08/11/2021minha estante
eu tava muito relutante mas depois dessa resenha vou ter que ler?. kkkkkkkk

leticia clarke 08/11/2021minha estante
leia amiga, é muito bom, vc n vai se arrepender ??

YasminGR455 06/04/2021

Eu não sei porque tantos leitores pulam esse livro ao ler Trono de Vidro, ele é essencial e por si só espetacular.
Até metade parecia ser um livro muito previsível. Estava óbvio que casais iam se formar, como os conflitos iam se desenrolar, e até o final dele esteve claro desde o início.
Mas a partir da metade... a forma como isso se desenvolveu foi tão surpreendente! De te deixar de queixo caído.
Isso sem contar com o desenvolvimento dos personagens e a escrita! Era uma coisa que eu senti dificuldade em Trono de Vidro, demorei uns três livros para verdadeiramente me importar com os personagens e com alguns eu simplesmente não consegui me conectar.... Mas neste livro a conexão é instantânea!!!
Eu vou sentir tanta saudade do Continente Sul, de Antica, de todo esse novo mundo que ela criou dentro do mundo da série...?
Lari 06/04/2021minha estante
eu AMOOO esse livro
merece ser muito mais exaltado

Gii 06/04/2021minha estante
Tbm não entendo o ódio por esse livro, eu gostei bastante

Geise 09/04/2021minha estante
Gii vc sabe como a maioria das pessoas é ?seletiva? com as redenções e passam pano nos outros personagens...... enfim a hipocrisia.

Gaby 26/08/2021

Um tapa na minha cara.
Não queria ler esse livro.
Odiava o Chaol.
Esse livro é importantíssimo, não podemos pular.
Chorei em muitas partes, e por incrível que pareça, nenhum dos outros livros da saga me fez chorar.
#Chaolnuncatecritiquei
tabeeatriz 26/08/2021minha estante
Ai amiga, esse livro é meu xodó ?

Gaby 26/08/2021minha estante
É o meu preferido junto com rainha das sombras ???

Tati Ricci 27/08/2021minha estante
Nem me fale.... chorei de não me aguentar!

.BEA. 01/09/2021minha estante
Nossa eu tenho tanto ranço do Chaol que não consigo avançar nessa leitura ?

Maria4043 31/08/2020

Leitura arrastada
Esse livro se estendeu mais que o necessário. Entendo a necessidade da autora de nos mostrar o avanço dos personagens, mas precisava enfatizar tanto os fatos? As partes com a Nesryn me davam sono. Estou cansada das atitudes quase iguais dos Valg, e eram tantos personagens que me bugava a mente. Demorei muito mais que o esperado para ler por ser muito maçante. A única coisa boa foi a Yrene. E o crescimento do Chaol como personagem.
july 01/09/2020minha estante
E eu esperando que ela não enrolasse tanto como ela fez em alguns livros... Mas enfim kkk

Maria4043 01/09/2020minha estante
Mas o nosso Chaol foi incrível como sempre ? porém, houve coisas que a autora fez que não curti muito. Mas ooook.

july 01/09/2020minha estante
Sempre há né, Sarah não consegue ser justa com nosso Chaol mas enfim rs

Maria4043 01/09/2020minha estante
Realmente... A autora gosta de nos fazer sofrer.