A essência do mal

A essência do mal Luca D'Andrea

Resenhas - A essência do mal

Vinie 29/07/2020

Interessante
Sabe aquele tipo de livro que você pega para ler e a história flui de uma forma bem deliciosa? Luca D?Andrea conseguiu fazer isso em seu livro ?A Essência do Mal?. É uma história que te prende, com algumas reviravoltas consideráveis, e um final satisfatório para o que lhe é apresentado durante a narrativa. De fato, uma leitura agradável porém, com um suspense mediano.

bobbie 20/07/2020

Distração decente.
Esse livro tem tudo pra encher os olhos dos fanáticos por boa literatura de suspense: uma capa nebulosa, sugestiva. Um título de gelar a espinha, o cenário e o tom perfeitos: um pequeno vilarejo italiano, cercado de montanhas misteriosas e neve, muita neve, amém da promessa de um mistério monstruoso. A maldade pode ser um monstro ou pode estar dentro do próprio ser humano. Quanto a isso, só lendo para descobrir. A leitura prende, mas há algo nos protagonistas (Salinger e família) que, para mim, não deu liga. A pequena Clara, então, não me convence como personagem. Pode ser pessoal. O final promete - e há plot twists - mas não consegui me chocar ou me importar com o desfecho. Ainda assim, se tiver a chance de ter o livro nas mãos, vai ter algumas horas de entretenimento.

Lara 11/07/2020

Suspense que te prende do início ao fim com um final surpreendente. Ótimo pra um domingo chuvoso.

Artthur0 09/07/2020

A Essência do Mal

Uma mistura de horror psicológico com suspense misterioso, porem acaba não se decidindo muito bem o tom da história se perdendo nela mesma. Contendo uma narrativa boa e criativa chegando em alguns momentos deixando realmente intrigado sobre como desvendara os mistérios. Recheado de referencias e sacadas de metalinguagem tanto com literatura quanto no cinema, colocada sobre medida deixando o livro divertido em vários momentos.
Os momentos interessante se dão nos desdobramentos da investigação do protagonista, que com uma espécie de interrogatórios entre alguns prensagem, e a partir do qual se reconstitui a história e o mistério do passado. Contendo diálogos afiadíssimos e orgânicos, de forma expositiva, principalmente onde se contém os flashbacks. Complementando a forma de como ele desenvolve o passado dos personagens, que a meu ver foi uma forma muito bacana.
Sendo narrado na primeira pessoa existem passagens com uma profundidade nos pensamentos do protagonista colaborando assim tanto pro seu desenvolvimento quanto para a história em si. Entre tanto em alguns momentos isso deixa desejar, sendo algumas tomadas de decisões ou atitudes pouco explicada e feita de forma ilógica do qual não sei dizer se é proposital ou não.
Infelizmente o desfecho me incomodou um tantão, não diria que comprometeu a obra toda, mas é realmente um final do qual eu achei muito ruim. Não sei a jornada até ali gerou uma expectativa do que poderia acontecer, mas sinto que não ficou à altura do restante do livro.
Simples e rápido, uma história dinâmica e interessante, que poderia ter sido como um todo um pouco melhor, nada excepcional, mas também longe de ser ruim, vale a pena dá uma conferida já que se trata de uma história curta e de uma leitura bem tranquila.

3,5/5

Isabel 19/06/2020

eu comecei o livro com expectativas baixas mas ao desenrolar da história fui me envolvendo mais, em muitas partes do livro me vi intrigada com as atitudes do Salinger mas é inegável que ele é um personagem bem construído, gostei da maneira como é expressado o amor entre pai e filha, realmente é sentido isso entre linhas, é um bom livro e o final foi bem inesperado pra mim
O cenário em que a história é contada é lindo e com certeza despertou interesse em mim, o que me incomodou as vezes foi a repetição de palavras como "enésima" e o fato de palavras em outro idioma sem alguma nota com a sua tradução (mas nao é algo que me faça desgostar do livro, já que 2min de google resolva) enfim gostei do livro

Rafa Castro 17/06/2020

Surpreendente!
"A verdade é que técnica e preparo físico são importantes, mas representam apenas metade do que você precisa. O resto é uma questão de nervos: o que fode você é o medo."

As vezes você começa a ler um livro, sem muita expectativa sobre o que vai encontrar em suas páginas. Quando isso acontece, muitas vezes é quando você mais se surpreende positivamente.

Quando resolvi ler a Essência do Mal, não imaginava que seria a melhor leitura do ano, até então. Uma obra incrível que te prende do início ao fim e te faz entender um pouco sobre o mal que habita nas profundezas do ser.

Não é um livro de terror, mas em alguns momentos vai te deixar com medo. O autor tem a capacidade de te envolver na trama de um jeito que te leva para dentro do desenrolar dos acontecimentos do livro. Sejam os relatos do presente ou os do passado. Um livro que vale a pena ser lido, amado, odiado, degustado e apreciado como a mais bela obra de arte que ele é!

KaioPi 07/06/2020

Ótimo livro. Não vá esperando um história de terror. Um thriller que prende sua atenção do começo ao fim.

Schay 06/06/2020

A essência do mal
No início me senti meio perdida, mas no desenrolar da história comecei a me empolgar e fiquei intrigada com o que aconteceria.
Achei a escrita do autor fluida.
Quanto ao personagem, não gostei de algumas atitudes que ele teve.
Mas o livro em si é uma história interessante.

Babí 05/06/2020

Vários baldes de água fria
Vagando pela Amazon, desesperada para encontrar uma leitura que me deixasse absorta, encontrei boas críticas a respeito de A Essencial do Mal. É sobre ele que vim falar hoje.
Jeremiah Salinger é um roteirista que precisa se recuperar de uma experiência de quase morte, lutar contra seus próprios demônios e retomar sua vida de pai e marido. Ao deixar os psicotrópicos de lado, Salinger tenta se distrair com as histórias do vilarejo Italiano em que sua esposa nasceu. O que ele não esperava é que o Massacre de Bletterbach,em que três jovens foram encontrados esquartejados nas montanhas e nenhum assassino foi apontado, se tornaria sua obsessão, e talvez a sua ruína.
A experiência foi uma verdadeira montanha russa, durante vários momentos da leitura me vi brava e decepcionada, apesar disso, era excitante e intrigante. O protagonista, Salinguer, é difícil de lidar, é inconsequente e só toma péssimas decisões, de tal forma que você passa a detestá-lo em 60% do livro. Apesar disso, tem uma personalidade muito bem construída, tão bem construída que o autor se esqueceu de fazer o mesmo com os demais personagens.
A narrativa é outro aspecto ambíguo, muito cansativa as vezes, mas inegavelmente bem estruturada, com um sabor sombrio e misterioso, Luca sabe te prender e fazer sua imaginação voar, apesar de te dar um balde de água fria as vezes.
A esposa de Salinguer, Annelise, foi extremamente negligenciada e talvez esse tenha sido o maior pecado de Luca em toda a trama. Por outro lado, o maior trunfo do escritor foi ter construído um cenário tão fascinante, escolher as montanhas frias da Itália, usar um vilarejo pequeno e escondido, cheio de mistérios milenares foi o Ás na manga.
Apesar das minhas observações tenho que admitir que A Essência do Mal fica na sua cabeça, e mais importante: te surpreende.

Dani Favalli 03/06/2020

Thriller documental (isso existe?)
O tipo de escrita é bem parecida com um documentário, tem uma pegada jornalística sabe?
É realmente um thriller mais lento, ele apresenta todos os fatos e quando você acha que entendeu sobre o que vai ser o livro ele mostra outro acontecimento que muda todo o rumo da história.
O final foi me instigando cada vez mais, até o momento do plot twist onde tudo é revelado.
O que mais gostei foi essa possibilidade de interpretação mais pro lado psicológico, de como uma sucessão de acontecimentos pode marcar uma pessoa.

Karina Reis 29/05/2020

No ventre da Besta
Para um primeiro livro, Luca D'Andrea deu um show de narrativa viciante e de uma escrita impecável.
A essência do mal é um thriller/suspense que fala sobre Jeremiah Salinger e seu hábito viciante em descobrir todos os fatos de uma história, de A a Z.
Após ficar conhecido pelo documentário Road Crew, Salinger decide se mudar com a família dos Estados Unidos para a cidade de infância da esposa, na Itália, com a intenção de descansar do trabalho. Mas depois da mudança de cidade Salinger decide criar um novo documentário, sobre o Socorro Alpino das Dolomitas. Mas tudo muda quando, durante as gravações, acontece um acidente com a equipe que estava junto dele nas montanhas, e a vida de Salinger desmorona de repente.
Atormentado pelo fantasma do acidente, e o que ele chama de A Besta, Salinger começa a sofrer com lembranças do acidente e a ideia de que existe alguma coisa sobrenatural nas montanhas. Para acabar com os tormentos psicológicos que ele está sofrendo, Salinger se aventura em uma nova história: o mistério de Bletterbach, que conta a história de três jovens que tiverem seus corpos atacados selvagemente na montanha, 30 anos antes, por um assassino que nunca foi encontrado.
Obcecado por desvendar o mistério de Bletterbach, Salinger começa a fazer alguns inimigos na cidade e a criar uma crise em seu relacionamento familiar, antes maravilhoso. Será que vale a pena todo o risco para descobrir o segredo dessa história de Bletterbach?
Uma leitura intrigante e viciante. Vale super a pena A Essência do Mal.

Stepolydoro 29/05/2020

Com um final surpreendente, reviravoltas e uma trama tecida com uma tensão crescente. Em poucas palavras, um livro que te mantém ligado a história e coloca seus pensamentos a mil para desvendar seus mistérios.

Thati 28/05/2020

Foi um livro que me prendeu bastante,mas o final me decepcionou ,eu achei que o autor poderia ter explorado melhor o enredo.

Heliton 27/05/2020

Na vida, como na arte, só uma coisa importa: os fatos.
Os fatos são algo que o protagonista deste livro de ficção e suspense, do autor Luca D'Andrea, sempre está em busca para se chegar nos seus objetivos e o que acaba movendo todo o enredo.

Nome: Jeremiah Salinger.
Profissão: Um roteirista em ascensão no campo de documentários.

Em um certo momento da sua carreira, ele e seu sócio, Mike, se encontram em uma espécie de crise pessoal, a começar com alguns outros projetos sendo rejeitados e o de maior sucesso sendo aclamado em audiência, mesmo que para eles a última temporada desta tenha sido a pior que fizeram até aquela parte da vida deles. A partir disso, o protagonista decide dar uma pausa em sua carreira e aceita um convite feito pela sua esposa, Annelise, em passar um tempo no seu vilarejo, chamado Siebenhoch. Assim, Jeremiah, com sua esposa e filha, iniciam o que muitos chamariam de férias ou o que era para ter sido para eles.

Não é de se estranhar que quando mencionamos histórias de terror, thrillers, para muitos o primeiro nome que vem a cabeça é a do autor Stephen King. "A Essência do Mal" é mais um que não foge dessas comparações aos livros dele, não que eu tenha lido muitos, li "O Iluminado", e coincidêntemente vi várias semelhanças, como a de construção de enredo e os próprios personagens presentes serem parecidos: um casal e sua filha(o) indo para um lugar um tanto isolado, assim como o ato final que é a resolução de tudo o que foi apresentado até aquele momento.

Achei interessante que todos os capítulos do livro possuem nomes nos títulos, sendo esses capítulos todos ordenados numéricamente em alguns parágrafos como sendo "atos" ou subcapitulos - ou outras cenas, momentos a parte-, e por isso a impressão que tive foi a de estar lendo um roteiro de um documentário assim como o que envolve a vida e o trabalho de Jeremiah, provavelmente uma intenção do próprio autor.

Um detalhe pequeno e até incômodo em certos momentos foi falta da presença de notas, para destacar a tradução ou explicar algumas palavras e frases em alemão que foram postas durante a história, mas nada que um consulta de um tradutor online que não ajude para entender o sentido do que foi escrito, que se fosse posto, iria auxiliar e facilitar muito a vida de quem está lendo ou leu.

De um modo geral, um bom livro, o suspense que é dado logo nas primeiras páginas me deixou criando várias ideias do que eu poderia encontrar logo a frente, ao fim me deparo com algo que me deixou até confuso em certos momentos. As resoluções do mistério em cima da tragédia que ocorreu no vilarejo achei até certo ponto demorada pra dar aquele impulso na história, mas ao fim dela me pareceu até querer forçar para quebrar o clichê e gerar uma surpresa, mesmo assim não senti o impacto que eu esperava ter tido quando fosse revelado, ficando atento em cada detalhe é possível resolver o caso antes mesmo dele ser exposto, já prevendo algumas situações.

Eu recomendo pra quem curte o gênero thriller e queira passar um tempo com uma leitura não muito complexa. E claro, não indo com aquela expectativa de ler um livro especificamente como os do Stephen King, ele é semelhante sim, mas não igual.
anadenigris 17/02/2021minha estante
Adorei sua resenha! Estou precisando ler um livro (5 estrelas) de terror ou ficção realmente bom! Vc me indica algo (que eu não tenha lido??? rsrsrs)

Amaral 24/05/2020

Uma história sobre algo real ou sobrenatural?
No início, pareceu um pouco confuso o que a história queria contar, mas logo começou a fazer mais sentido todos os capítulos de uma só vez. Fiquei na dúvida mesmo se a montamha tinha vida própria kkkk. Você fica achando que vai ser uma coisa, que o culpado é uma pessoa, mas acaba dando uma reviravolta enorme no final.
Gostei bastante dessa leitura e recomendo. ?