Espiritualidade para corajosos

Espiritualidade para corajosos Luiz Felipe Pondé

Resenhas - Espiritualidade para corajosos

Jonas Teixeira 06/09/2018

Coragem: o motor espiritual
A espiritualidade se apresenta de uma forma inusitada e diferente durante o livro. Fica evidente a "paixão" do Pondé com esse "dom" de acreditar naquilo que é improvável, respeitando TODAS as formas de espírito e agrupando todas em um só lugar: buscar um sentido para a vida, visto que ela não possui sentido algum, como diria o Albert Camus. Uma leitura agradável, super recomendo!!!!
Veronica Sena 15/01/2019minha estante
Comecei hoje. Parece ser uma leitura bem fluída.

Veronica Sena 15/01/2019minha estante
Comecei hoje. Parece ser uma leitura bem fluída. =)

Pah 21/01/2019minha estante
Nossa estou me esforçando pra conseguir terminar esse livro, leitura beeeemmm chata ?

Blur 06/05/2020

Espiritualidade para idiotas?
Devido a fama atual do escritor, esperava um livro com mais profundidade nos assuntos abordados.
Ao contrário disso, encontro um livro curto com menos de 200 páginas e dividido em 31 capítulos, cujas perguntas muitas vezes são respondidas de forma bem rasa e apressada. Além disso, me deparo também com sua personalidade totalmente contraditória quando penso em alguém tão "superior" quanto eles o diz ser, passagem a qual descrevo a seguir e pode ser encontrada na abertura do capítulo 4:
"Sei que você pode ter se divertido com o que eu disse sobre a espiritualidade para idiotas. Ou ficado ofendido por ser um deles. Não, na verdade não estou muito preocupado com o que você sentiu. Mas o capítulo anterior pode ser visto como um arroubo de vaidade, traço marcante de gente como eu, com um repertório maior que a maioria, com uma capacidade maior de articulação que a maioria, enfim, com mais talento e dinheiro que a maioria."
Claudia.livros 06/05/2020minha estante
Nossa, que horror. Obrigada por compartilhar.

Lari 13/07/2020minha estante
Estou lendo esse livro e meio confusa também. Li outros dois livros de Pondé (filosofia e amor) e ele foi mais assertivo e ácido na medida certa , mas nesse livro tá difícil ficar entretida

Luiz298 05/05/2019

Resenha para corajosos...
Como o próprio título aponta, o livro trata-se de uma viagem teórica e pessoal acerca do pensamento do autor sobre o tema. Pondé discorre de maneira fluida nesta obra que, diferentemente, de outras de suas obras parecem possuir um caráter mais duro e rodriguiano. O que não se configura em lugar algum como uma perda. Mas não pense leitor que com isso, o autor não deixa de marcar esse texto com seu estilo conciso e direto que para muitos o tornam intragante. Se em algum momento o texto te machucar, prossiga. Não tema. Às vezes uma pitadinha de dor é necessária. Aqueles que tiverem coragem e respeito para lidar com a espiritualidade, terão certamente uma excelente leitura.

Camila.Coelho 18/02/2020

Interessante alguns pontos de vista sobre o que seria a espiritualidade na prática, para além do que é falado e vendido.

Roberto 24/02/2020

Tópicos
Cada capítulo é um brevíssimo comentário sobre algum tópico relacionado à espiritualidade. O cap. 24, "Espiritualidade e Inteligência Artificial" é dispensável, os demais são interessantes.

Dante 23/06/2020

Discutindo Filosofia. Pondé, espiritualidade como banana, na atualidade.
Um assunto ótimo. Adoro o humor do Pondé. Pondé, dispensa comentários, um autor que nos faz pensar e refletir com um bom humor. Sempre conciso nas ponderações e jamais impondo o raciocínio, ao contrário, ele apresenta os dados e cabe você julgar, analisando os dados e olhando para dentro de nós mesmo. "A prontidão em atender os desejos egoicos, necessariamente, nos leva à incapacidade de superar a ansiedade em servir a esses desejos. O círculo vicioso dessa escravidão é a condição evidente" .
A banalidade da espiritualidade me deixo pasmo, realmente os lideres religiosos colocaram Deus como serviçal de seus desejos humanos, na condição de atender as vontades do "eu". Ao contrário, Deus, é o agente da mudança, (nessa ocasião) mas, hoje, colocam Deus como serviçal. Deixo abaixo um trecho que amei, pernitinente ao perdão. "Só a experiência da culpa torna a pessoa capaz de receber o perdão como fato psicológico ou espiritual. É porque eu sei que não mereço o perdão que posso recebê-lo. Amei, como sempre, Pondé de maneira majestosa e com seu humor, trás para o debate questões de suma importância. A espiritualidade como banana, vendida na feira. Realmente, a espiritualidade foi raptada, está em cárcere, por falsos líderes. E não se pode permitir que fica em suas mãos. Como o autor disse. "A espiritualidade é um tema urgente demais para deixá-lo nas mãos dos pregadores de diferentes manuais de salvação."
Hoje, é muito comum que, para existir, muita gente pense que deve gritar para ser ouvida, no mundo a sua volta e nas redes sociais. Uma obra que abre sua mente. A forma que é escrito e a alegria do autor, contagia o leitor. Cada página agrega enorme valor a nossa vida cotidiana.

Thaís 28/06/2020

Escolha onde quer chegar
Um ensaio filosófico denso sobre a espiritualidade e suas diversas classificações. É perturbador caminhar pelos capítulos iniciais e enxergar-se pertencente àquela classe, digo da espiritualidade para idiotas. Porém, perceber-se no caminho para alcançar um nível superior é reconfortante. Apesar dos muitos enganos e da dificuldade em trilhar o caminho evolutivo, a recompensa será merecedora. Não é um livro de "como", mas de "o que". Portanto, não espere encontrar receitas milagrosas para encontrar-se, mas sim um mapa para poder localiza-se.

Kemuel.Ribeiro 08/07/2020

Gostei
Uma boa leitura para a nova geração sobre espiritualidade, recomendo.

antonio.mms 09/07/2020

O livro é um banho de acidez e nisso não desaponta: nada mais seria esperado de um autor como Pondé, sempre irônico e incisivo. O conjunto de capítulos curtos – cada um deles custa, em média, 3 minutos da atenção do leitor – introduzem conceitos-chave a qualquer um que queira de fato ingressar nos estudos sobre espiritualidade. O autor sabe manusear bem as palavras nessa iniciação e o faz ora com simplicidade, ora com a sofisticação de quem tem carga acadêmica volumosa para tratar de assuntos tão complexos. No fim das contas, o gostinho de "quero mais" e até mesmo de superficialidade fica mais sensível no decorrer da leitura, tendo em vista que Pondé não se preocupa em fundamentar suas críticas ou posicionamentos, simplesmente entregando-os nas mãos de quem lê. Contudo, o livro não é um tratado, muito menos um manual, e cumpre o que promete: inquieta os espíritos de quem se atreve a conhecer mais sobre a jornada que é se debruçar sobre a espiritualidade.

Eduardo Santos 20/07/2020

Bem superficial, apenas um livro sobre si em relação a sua espiritualidade.

Gus 05/08/2020

Intragável. Já tinha lido algumas coisas sobre o posicionamento do autor e o livro só reforçou o esteriótipo.

jumorgensten 21/08/2020

O livro possui 31 capítulos e a abordagem é dividido entre a espiritualidade e suas questões e as atitudes dos "idiotas" quanto ao assunto.

A obra começa falando sobre o que é a espiritualidade, passa dos motivos porque coragem é necessário, a espiritualidade para idiotas, os arroubos da vaidade, o que é o espírito, a regra de São Basílio Magno como exemplo do vínculo constitutivo da vida espiritual e a ordem das coisas.

Depois discorre sobre a espiritualidade nas mais diversas situações como da natureza, do deserto, da eleição de Israel, Cristã gnóstica, trágica, do ateísmo, sobre existir uma espiritualidade cristã e/ou judaíca, mística, a espiritualidade no mundo contemporâneo e suas questões e na política.

A partir do 19º capítulo é comentado sobre as polêmicas e muito debatidas entre todos como a espiritualidade satânica, o lugar do pecado e da misericórdia, a espiritualidade e o erotismo, a pré história e a inteligência artificial.

Logo após, passa para a parte mais moderna do assunto como a espiritualidade e espírito nas redes sociais, a espiritualidade light, silêncio e solidão, moral e ética, a espiritualidade para covardes, animais e a esperança.

O livro é totalmente gente como a gente, principalmente quando discorre do que os outros pensam a respeito da espiritualidade. Ri em vários momentos porque são fatos cotidianos e que realmente acontecem.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída e envolvente. E fiquei bastante curiosa para ler os outros livros da mesma série.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/08/21/espiritualidade-para-corajosos-luiz-felipe-ponde

Marcelo 02/09/2020

Ótima Leitura!!!!!!
Iniciei a leitura deste livro com a expectativa de encontrar varias heresias e uma destruição completa da espiritualidade como é comumente entendida. Me surpreendi pois o autor faz uma análise racional e achei até respeitosa , até certo ponto, do tema,. Ainda sim ele não deixa de colocar sua visão e suas observações, mas que na minha opinião só chocam as pessoas fanáticas e com uma visão limitada do tema. Enfim, recomendo a leitura para todos que quiserem conhecer uma visão menos "espiritual" da espiritualidade.

hdcavalcante 11/09/2020

Espiritualidade para corajosos
Como o próprio Pondé afirma sobre Marx: um autor brilhante mas confuso e desorganizado, eis o que também penso dele próprio ao analisar essa obra. Porém passando para as vistas com bons olhos cito duas passagens do livro que resumem bem o que seria a espiritualidade para corajosos:
? espiritualidade é uma tentativa teórica e prática (sem prática não há espiritualidade) de enfrentar a dura sensação de vazio que assola a existência.?
?O espírito fala muitas línguas, e uma delas, talvez, a mais essencial, seja o silêncio.?