Espiritualidade para corajosos

Espiritualidade para corajosos Luiz Felipe Pondé

Resenhas - Espiritualidade para corajosos

taina 03/08/2021

Livro muito bom e simplificado.
Livro muito bom e de simples leitura para quem tá começando a pesquisar sobre espiritualidade fora dos padrões de costume da sociedade. Eu recomendo. Mas, como falei, livro introdutório sobre o tema.

Fabio Coronel 19/12/2021

Um livro corajoso!
Surpresa boa. Uma coleção de ensaios bastante pertinente sobre o tema. A linguagem é provocativa e acessível, e mostra o domínio do autor sobre os pressupostos desenvolvidos (vazio, beleza e peregrinação). Pondé, embora ateu, trata a espiritualidade com responsabilidade, expondo os riscos de sua cooptação pelo mercado, bem como reforçando a diferença entre uma busca espiritual legítima e uma busca infantilizada, narcisista e clientelista. Um destaque especial para a tentativa de de discutir as implicações da IA para a espiritualidade.

hdcavalcante 11/09/2020

Espiritualidade para corajosos
Como o próprio Pondé afirma sobre Marx: um autor brilhante mas confuso e desorganizado, eis o que também penso dele próprio ao analisar essa obra. Porém passando para as vistas com bons olhos cito duas passagens do livro que resumem bem o que seria a espiritualidade para corajosos:
? espiritualidade é uma tentativa teórica e prática (sem prática não há espiritualidade) de enfrentar a dura sensação de vazio que assola a existência.?
?O espírito fala muitas línguas, e uma delas, talvez, a mais essencial, seja o silêncio.?

Jefferson.Alves 12/03/2022

Dito popular.
Menos é mais, em pequenos atos de bondade podem existir grandes atos. O início deixa explícito o que é a premissa do livro, e a finalização é o ato mais perplexo, não tão menos importante. Agradecido pela leitura.

Kemuel.Ribeiro 08/07/2020

Gostei
Uma boa leitura para a nova geração sobre espiritualidade, recomendo.

Camila.Coelho 18/02/2020

Interessante alguns pontos de vista sobre o que seria a espiritualidade na prática, para além do que é falado e vendido.

Jonas Teixeira 06/09/2018

Coragem: o motor espiritual
A espiritualidade se apresenta de uma forma inusitada e diferente durante o livro. Fica evidente a "paixão" do Pondé com esse "dom" de acreditar naquilo que é improvável, respeitando TODAS as formas de espírito e agrupando todas em um só lugar: buscar um sentido para a vida, visto que ela não possui sentido algum, como diria o Albert Camus. Uma leitura agradável, super recomendo!!!!
Veronica Sena 15/01/2019minha estante
Comecei hoje. Parece ser uma leitura bem fluída.

Veronica Sena 15/01/2019minha estante
Comecei hoje. Parece ser uma leitura bem fluída. =)

Pah 21/01/2019minha estante
Nossa estou me esforçando pra conseguir terminar esse livro, leitura beeeemmm chata ?

Júlia Rodrigues 08/05/2022

O livro trata sobre várias formas de espiritualidade, explica algumas delas de forma sucinta, para que o leitor consiga se identificar com alguma. Eu achei o material um pouco raso.

Florentino 18/09/2021

Coragem para as dimensões teórica e prática da espiritualidade
A espiritualidade, entendida também como a busca pela superação do vazio intrínseco a cada indivíduo, é um caminho solitário para corajosos, pois envolve a superação do eu para o encontro com um com algo muito maior que qualquer indivíduo, em uma busca pelo sentido da vida e pelo scheme of things;
E, acima de tudo, coragem para concretizar a dimensão prática da espiritualidade, tão negligenciada por tantas manifestações místicas centradas na satisfação dos desejos dos clientes em um final de semana qualquer, preferencialmente em um resort de luxo - ou, nas palavras do autor, simplesmente "espiritualidade para idiotas".

Gus 05/08/2020

Intragável. Já tinha lido algumas coisas sobre o posicionamento do autor e o livro só reforçou o esteriótipo.

antonio.mms 09/07/2020

O livro é um banho de acidez e nisso não desaponta: nada mais seria esperado de um autor como Pondé, sempre irônico e incisivo. O conjunto de capítulos curtos – cada um deles custa, em média, 3 minutos da atenção do leitor – introduzem conceitos-chave a qualquer um que queira de fato ingressar nos estudos sobre espiritualidade. O autor sabe manusear bem as palavras nessa iniciação e o faz ora com simplicidade, ora com a sofisticação de quem tem carga acadêmica volumosa para tratar de assuntos tão complexos. No fim das contas, o gostinho de "quero mais" e até mesmo de superficialidade fica mais sensível no decorrer da leitura, tendo em vista que Pondé não se preocupa em fundamentar suas críticas ou posicionamentos, simplesmente entregando-os nas mãos de quem lê. Contudo, o livro não é um tratado, muito menos um manual, e cumpre o que promete: inquieta os espíritos de quem se atreve a conhecer mais sobre a jornada que é se debruçar sobre a espiritualidade.

Roberto 24/02/2020

Tópicos
Cada capítulo é um brevíssimo comentário sobre algum tópico relacionado à espiritualidade. O cap. 24, "Espiritualidade e Inteligência Artificial" é dispensável, os demais são interessantes.

Luiz298 05/05/2019

Resenha para corajosos...
Como o próprio título aponta, o livro trata-se de uma viagem teórica e pessoal acerca do pensamento do autor sobre o tema. Pondé discorre de maneira fluida nesta obra que, diferentemente, de outras de suas obras parecem possuir um caráter mais duro e rodriguiano. O que não se configura em lugar algum como uma perda. Mas não pense leitor que com isso, o autor não deixa de marcar esse texto com seu estilo conciso e direto que para muitos o tornam intragante. Se em algum momento o texto te machucar, prossiga. Não tema. Às vezes uma pitadinha de dor é necessária. Aqueles que tiverem coragem e respeito para lidar com a espiritualidade, terão certamente uma excelente leitura.