O Tatuador de Auschwitz

O Tatuador de Auschwitz Heather Morris

Resenhas - O tatuador de Auschwitz

Débora.Dias 16/08/2023

"Se você acordar pela manhã, é um bom dia".
Tocante, realista e perturbador.
Uma leitura válida como lembrete da coragem e resistência dos sobreviventes do Holocausto.

hwokaz 15/08/2023

Relato de resistência e de esperança
É um livro lindo e envolvente apesar de descrever os horrores que todos passaram em Auschwitz, torcemos para que tudo dê certo, se apegamos aos personagens, nos emocionamos e sofremos com eles, o livro é simplesmente emocionante!

Thaiza.Vianna 13/08/2023

Prato cheio pra quem gosta de fatos da segunda guerra
Um forte, dramático e também inspirador relato de um judeu chamado Lale Sokolov, nascido na Eslováquia que atendeu ao chamado do exército alemão para um "campo de trabalho", no qual aceitou com intuito de poupar sua família que fossem levados também. Acompanhamos o desumano tratamento desde o trajeto feito em vagões de gado, sem água, comida, assepsia e liberdade, a chegada ao campo, a forma em que eram escolhidos e separados para diferentes propósitos.. e o dia a dia por todos os anos em que ficaram sofrendo na mão dos nazistas.
Lalo, que aceitou a oportunidade de trabalhar como tatuador para marcar no pulso os números de tantas centenas de pessoas que chegavam todos os dias aos campos de concentração, e com isso teve a oportunidade de ter pequenas regalias e digamos um "menos pior" tratamento que os demais que trabalhavam em campo braçal. Com esta oportunidade ele viu também a possibilidade de tentar ajudar ao máximo de pessoas que podia. E conhecerá assim, tatuando um número em seu braço a Gita, também judia e prisioneira, e nasce um lindo amor a primeira vista. Um romance em meio à tanta crueldade, para trazer um pouco de esperança por dias melhores fora daquela prisão chamada Auschwitz-Birkenau
É uma lindíssima história real de superação solidariedade, amor e altruísmo em meio aos horrores que ocorreram brutalmente no período da segunda guerra.
O posfácio escrito por uma pessoa super especial para esse romance histórico foi de derreter o coração.
Incrível, vale demais a leitura! É um alerta para aproveitarmos e agradecermos mais as coisas boas da nossa vida.

"QUANDO PASSAMOS ANOS SEM SABER SE DAQUI A CINCO MINUTOS ESTAREMOS VIVOS, NÃO HÁ NADA COM QUE NÃO POSSAMOS LIDAR. ELA DISSE: ENQUANTO ESTIVERMOS VIVOS E SAUDÁVEIS, TUDO VAI DAR CERTO"

StarTiny 13/08/2023

O AMOR NÃO PODE SER LIMITADO POR MUROS E CERCAS.
Eu gostei bastante desse livro. Não sei porquê, mas estava esperando algo totalmente diferente, porém também não sei bem o que era kkkkkk
Poucas vezes a escrita se tornou um pouco confusa por não ter um narrador dentro da história.
Os fatos são todos contados de uma forma muuito rápida e eu até entendo o porquê, então tudo bem.
Enfim, foi triste, feliz e triste de novo, nessa ordem, acompanhar esse romance.

Fico pensando em tantos outros casos reais que não tiveram o mesmo desfecho e isso é muito triste.

A nota da autora e o posfácio ?

Doug 12/08/2023

O Tatuador...
Bom livro para você ser puxado para fora de uma ressaca literária, bem tranquilo! Gostei bastante da história, a autora não podia ter desenvolvido melhor todo o enredo... A história de superação de Lale e Gita é algo surpreendentemente comovente! Indico muito pra quem gosta de fatos históricos (até porque é Auschwitz, o maior campo de concentração localizado na Polônia) e de segunda guerra mundial que mostra aí a face cabreira do reich nazista!

Lucas 11/08/2023

A esperança é a última que morre
Esse livro ele é muito bom, possui temas pesados mas mesmo em meio a eles possue cenas que aquecem o coração do leitor, possui personagens cativantes e mostras, muitas vezes de forma dura, como eram os horrores dos campos de concentração, pensar que essa é uma história real, e que as pessoas( judeus, criminosos e políticos) realmente sofreram tudo aquilo nos campos é muito doido, esse livro mostra como o amor pode acontecer nos piores momentos e lugares, o livro é pequeno e dá para ler facilmente em 1 só dia, as vezes( poucas) a escrita é meio confusa, mas nada que atrapalhe.

Giseli 11/08/2023

Uma história de uma das maiores crueldades humanas?
a opressão, a falta de dignidade e a maldade abordadas no livro são assustadoras. quando Lale conhece Mengele mesmo, eu me arrepiei? ele era um monstro, como muitos ali. é uma história sobre amor também, e como ele nasce em lugares tristes.
?se você acordar pela manhã, é um bom dia?

gabspittol 09/08/2023

Alerta de gatilho! Holocausto, violência física, abuso sexual, entre outros. Apesar do título, acho bom deixar claro que se trata de uma história que se passa durante a Segunda Guerra Mundial e retrata os horrores do nazismo.
Essa narrativa é simplesmente angustiante, dá um aperto no coração e embora eu tenha lido bem rápido, precisei parar para respirar e conter o choro muitas vezes, muitas vezes mesmo. Porque apesar de se tratar de uma adaptação, sabemos que esses horrores aconteceram de verdade, e era ainda pior do que costuma ser descrito. Um dos livros mais pesados que já li, mas que vale muito a leitura, entretanto, tenha em mente que essa é uma adaptação.
Caso tenham interesse em outras histórias, com fidelidade aos acontecimentos, recomendo algumas leituras: Maus, de Art Spiegelman; Eu Sobrevivi ao Holocausto, de Nanette Blitz Koning; e O Diário de Anne Frank.

site: https://www.resenhasdagabs.com/

Gessyka.Loyola 08/08/2023

Uma história de amor em meio ao horror.
Foi um presente ter lido este livro. Há momentos de extrema apreensão e medo, mas também momentos de grande esperança no ser humano.
Fiquei encantada por Lale e Gita, a força do amor e a vontade de viver deles é inacreditável. Um livro lindo, sem palavras.

Alessandra581 06/08/2023

Um assunto delicado
A história real que é contada nessa obra realmente é para os fortes. Tendo cenas detalhadas das violências e desafios de sobrevivência nos campos de concentração. A escrita sendo boa daquele tipo que te prende desde a primeira página. A escritora realmente sabe pegar fragmentos de memórias e colocá-las de maneira definitiva na história.

edwarda79 05/08/2023

"Eu vou sair vivo daqui."
Que eu amo livros sobre a SGM não é mistério para ninguém. E esse aqui não passou batido.

A história de Lale mexeu muito comigo. Ele relata detalhes de um período infeliz, onde a ignorância do homem se tornara a medida mais cabível para a solução de absolutamente tudo.

Durante a leitura, fiquei feliz em saber que, em meio a tanto caos e mau, haviam pessoas boas, com almas decentes e dispostas a ajudar. E que ainda tinha espaço para o amor.

E que bom que essas amizades e amor verdadeiro duraram e sobreviveram em meio a tanta barbárie. Fico mais feliz ainda em saber que durou até o início dos anos 2000. Mas me entristeço pelos que não tiveram a mesma oportunidade.

evemm 05/08/2023

O tatuador de Auschwitz é a história de duas pessoas comuns, vivendo em um tempo extraordinário, privadas não apenas de sua liberdade, mas de sua dignidade, seus nomes e identidades, e é o relato de Lale sobre o que precisavam fazer para sobreviver. Lale levou sua vida segundo o lema: ?Se você acordar pela manhã, é um bom dia?. Na manhã de seu funeral, acordei sabendo que não seria um bom dia para mim, mas que seria para ele. Pois ele estava agora com Gita. O amor deles foi muito incrível?

BCasquer 01/08/2023

Tatowierer
O tema de segunda guerra sempre me intriga, e me impressiona como aqueles submetidos aos experimentos nazistas nos campos de concentração, como Auschwitz e Birkinau, são tratados como se fossem a escória da humanidade.

Os relatos daqueles que sobreviveram de como o tratamento era cruel e desumando, me instiga e invoca em mim um sentimento profundo de tristeza

Esse livro é baseado no relato de Lale, que era a pessoa designada a marcar os recém chegados nos campos, no meio dessas pessoas ele encontra Gita, e se apaixona quase que instantaneamente.

É um romance muito bem escrito, e emociona demais, principalmente porque é baseado em acontecimentos reais.

Os maiores amores podem superar as piores tragédias.

Thaís 31/07/2023

Completamente impactada com esse livro. Que história forte, triste e com tantos ensinamentos. Encantada pela forma como Lale via a vida e a conduzia. Histórias sobre o nazismo sempre mexem com a gente, pois é completamente absurdo pensar que aquelas atrocidades aconteciam de verdade.
Priscila 31/07/2023minha estante
Leia A bailarina de Auschwitz também.

Thaís 02/08/2023minha estante
Vou colocar na minha lista, obrigada pela indicação!

juliana1514 31/07/2023

Emocionada
Fiquei quase incrédula que essa história realmente fosse real. A crueldade humana ultrapassa todos os limites e o amor é tão poderoso que se fortalece até nos ambientes mais sombrios.