Céu sem estrelas Iris Figueiredo

Resenhas -

ray 28/08/2020

Gostei bastante do livro, porém, senti que algumas questões ficaram em aberto e sem dúvidas mereciam um maior desenvolvimento, por exemplo: relacionamento abusivo.

A falta de diálogo entre os personagens foi algo que me incomodou um pouco e desde o começo notei que as amizades são um tanto quanto "rasas", mesmo com o desfecho da história, continuo pensando assim.

Fernanda 30/08/2020

Esperava mais
Achei muito superficial a forma com tratou os assuntos que eu esperava ver. Tão superficial q fiquei foi com raiva da mocinha.

Gi Albano 31/08/2020

Uma leitura que me fez refletir!
Foi uma leitura tranquila no início, mas ao decorrer do livro foi ficando mais interessante e me prendeu, é um livro muito bom, mas com um final um pouco mais sério, reflexivo.

joaopdro 31/08/2020

muito bom!!!
"- Sim, sempre existe uma saída. Sempre existem estrelas." (Cap. 56)

SINOPSE: Cecília não imaginava que quando chegasse aos 18 anos sua vida estaria tão bagunçada assim. Quando sua mãe descobre que a filha não contou que havia sido despedida do emprego, as duas brigam feio, e Cecília decide passar um tempo na casa de Iasmin, sua melhor amiga. Lá, a garota se aproxima do irmão mais velho de Iasmin, Bernardo, de quem sempre foi a fim, e os dois acabam ficando juntos. Mas ambos ainda têm que lidar com seus problemas pessoais: Bernardo com seus traumas emocionais, que o impedem de estar em um relacionamento sério; e Cecília com a insegurança quanto ao seu corpo e com um turbilhão de pensamentos que a puxam para baixo.

Foi uma das minhas surpresas do ano, super candidato aos favoritos de 2020. Já no começo me apeguei aos personagens, em especial à Cecília e ao Bernardo - apesar de no decorrer da história não ter curtido certas decisões de ambos.

É um livro que traz seus momentos cômicos mas também seu lado sensível. Aqui se discute temas importantes, como gordofobia, saúde mental, problemas familiares e pressão da vida adulta. E é importante citar que O LIVRO TEM ALGUNS GATILHOS EMOCIONAIS, como automutilação e tendência suicida; então se certifique que está bem mentalmente para dar início a leitura, ok??

Sem aprofundar para me conter nos spoilers, a conclusão foi uma das partes que mais gostei, foi onde o livro se revelou para mim. É um final delicado, nada clichê, e que traz uma mensagem importante e real à todos.

POST ORIGINAL EM @CURTAUMLIVRO

@julia_inbookland 04/09/2020

Céu sem estrelas
?Céu sem estrelas? é um daqueles livros que você começa sem pretensão alguma e quando vê, já está no final.
A história é focada na vida de Cecília e é narrada por ela e Bernardo, irmão de sua melhor amiga. Gostei muito do romance entre eles mas achei que a autora poderia ter criado uma narrativa com mais ênfase em outros personagens a não ser o casal principal.
Dei 3 estrelas pois apesar de ter gostado muito dos primeiros 50% do livro, achei que o resto ficou com uma história um pouco jogada. Senti que a autora estava com pressa para que nós descobríssemos sobre os transtornos mentais da principal e acabou esquecendo todo o resto. Apesar da minha visão negativa, achei que a maneira em que Bernardo ?soube? lidar com a situação em que Cecília estava,foi o que me deixou mais feliz na história, já que a principal não precisava de mais pessoas que a fizessem se sentir mal com ela mesma.

Caverna 10/09/2020

Logo em seu aniversário de 18 anos, Cecília é demitida do seu emprego na livraria. Não por executar mal o seu trabalho, mas sim por um simples corte de verba, além do mais, ela sempre soube que aquele emprego era temporário. Ainda assim, Cecília sabe que sua mãe não vai reagir nada bem, então ela prefere esconder aquela informação e continuar fingindo que tinha um trabalho.

A mãe de Cecília a tivera muito jovem e o pai fugira assim que soube da gravidez. No início as duas possuíam uma boa relação, mas depois que o padrasto entrou em suas vidas, a mãe se distanciara e culpava Cecília por tudo, a fazendo se sentir indesejada e inconveniente.

Um dia, seu padrasto descobre a verdade e sua mãe gera uma discussão grande a ponto de mandar Cecília para fora de casa. Indignada e revoltada, Cecília sabe que sua primeira opção que a aceitará de braços abertos é a sua avó, mas ela não pode fazer aquilo mais uma vez com a senhora que vivia apaziguando a situação entre as duas. Estava cansada os desaforos da mãe, de se sentir um erro, e precisava manter-se o mais distante possível dela, então recorre à sua melhor amiga, Iasmin.

Ela, Iasmin e Rachel eram o trio de amigas que jamais se separavam no colégio. Por mais que tivessem personalidades bem diferentes, elas completavam uma à outra e sempre se sentiam bem juntas. Iasmin e seus pais nem titubeiam em deixar que Cecília fique com eles por um tempo, e por um momento ela se sente aliviada, até que lembra que ficar na casa de Iasmin significa ver Bernardo, paixonite de anos dela e irmão de Iasmin, todos os dias.

Bernardo frequenta a mesma faculdade que Cecília, embora faça um curso diferente do dela. Sai às noites para beber socialmente com os amigos, fica às vezes com Roberta, mesmo que não queira nada a sério com ela, e gosta da vida que leva, até que começa a conviver mais com Cecília e a enxergar de uma maneira diferente. Ele sempre a achou bonita, mas era melhor amiga de sua irmã, então nunca ligou em reparar demais nela. Mas agora, vendo-a diariamente em sua casa, conhecendo-a melhor, ele percebia o quanto os seus dias de bar e coleguismos eram sem graça. As conversas profundas com Cecília, as brincadeiras, mostravam à Bernardo como apesar de ter um ciclo social, ele nunca tivera amigos de verdade. Sempre estivera sozinho, mesmo cercado por pessoas.

Quando Cecília e Bernardo se beijam, as coisas complicam. Iasmin é muito ciumenta e provavelmente não vai aceitar bem a situação. E, acima disso, haviam as preocupações que rondavam a cabeça de Cecília, os pensamentos que jamais paravam. Ele estaria a escondendo? Estaria com vergonha de assumir estar com ela por ser gorda? Ele a abandonaria, como todos faziam?

Esse livro me pegou muito de surpresa e não sei se estava 100% preparada pra leitura. Sempre vi falarem muito bem da obra, mas hoje sei que não havia compreendido a sua importância e a profundidade dos sentimentos de Cecília.

Vamos então com os avisos pra não pegar ninguém desprevenido: O livro tem gatilhos de auto-flagelação e suicídio.

A relação tóxica de Cecília com sua mãe é o primeiro passo para que todo o resto desande. A mulher parece se preocupar mais com o marido que a trai do que com a própria filha. A agride com palavras, desmerece seus esforços, e até mesmo trocou a fechadura para que ela não voltasse mais. A rejeição da mãe e a fuga do pai a influenciam bastante, Cecília por essa razão tem medo de confiar nas pessoas e acredita que todos vão abandoná-la.

Depois das atitudes absurdas da mãe, e também de se envolver com Bernardo, Cecília começa a ter crises de pânico. Quando a tristeza é tamanha, ela se autoflagela. Esses eventos ocorrem em boa parte do livro e é simplesmente pesado. Não que a autora descreva as cenas em míseros detalhes, mas de alguma forma, enquanto lemos, é como se sentíssemos o ambiente tenso.

A boa notícia é que a escrita da Iris é simplesmente viciante! Flui com uma naturalidade enorme, me vi admirada com a forma como ela narrou a obra, já quero demais ler outros livros dela! Ela soube muito bem tratar de um assunto sério usando palavras medidas, impactantes e reais.

Alguém aí já brincou com os amigos de Fusca Azul? Essa brincadeira está bem presente na história e fiquei total na nostalgia, de tantas vezes que estapeei meus amigos do colégio. A gente sofria, mas se divertia haha. Trazer essas particularidades nacionais pra história foi um ponto altíssimo.

O livro é narrado pelo ponto de vista intercalado de Cecília e Bernardo. Gostei muito de ver o lado de Bernardo, porque além de ele amadurecer, se arrepender e correr atrás pra concertar seus erros, vemos como ele gosta de forma genuína de Cecília, e isso comove. Vemos também o quão complicado é amar alguém que sofre de depressão/ansiedade/crises do pânico. Esses transtornos não são simples de serem controlados, muitas vezes somente medicação ajuda, e é uma preocupação constante, o medo da pessoa ter uma crise e você não estar do lado, ou nem mesmo saber o que fazer para conseguir ajudar.

É difícil acompanhar os pensamentos negativos de Cecília, especialmente quando você se identifica. Algumas passagens me fizeram chorar, porque sei que já tive inseguranças e pensamentos depreciativos comigo mesma, e sem dúvidas muitos também já tiveram uma fase do estilo. Alguns lidam melhor do que outros, e para Cecília, a barra vai só aumentando, e apesar de ser um livro que considero super importante de ser lido, é também um livro que não recomendaria para quem sofre o mesmo que ela. Mesmo ao lado de suas fiéis amigas, Cecília não parece ser feliz. Ela só quer fugir e se esconder do mundo. E esses gatilhos podem colocar alguém ainda mais pra baixo.

De um modo geral, é muito bonita a mensagem que a obra passa, de que apesar das nuvens, sempre haverá estrelas no céu. Como dizia Renato Russo, “Mas é claro que o sol vai voltar amanhã”. É uma história tocante e delicada sobre aceitação, superação, auto conhecimento, sobre ter quem te ama por perto, sobre saber que você não está sozinho.

site: https://caverna-literaria.blogspot.com/2020/09/ceu-sem-estrelas.html

Iris 13/09/2020

Livro apaixonante e surpreendente
Se você ler esse livro sendo adulto, com certeza terá saudade da adolescência e lembrará dos inúmeros medos sentidos em ingressar na vida adulta. O livro aborda a através de temas complexos a importância da saúde mental, da importância de recorrer a ajuda profissional.

Danielle 17/09/2020

Perfeito !
Que livro lindo, bem escrito, personagens ótimos, sem igual !

gabriela 18/09/2020

perfeito
eu chorei, eu ri, eu gritei mas eu amei o livro demais. Eu me identifico muito com a Cecília, no jeito que ela sente e eu acho q eu aprendi que pedir ajuda para alguém não significa que vc e fraco, muito pelo contrário, significa que você escolhe seguir em frente

Ally 20/09/2020

Mediano
Comecei a ler esse livro como indicação de um clube de leitura do qual faço parte. Jamais leria por conta própria. De modo geral, achei o livro muito "teen" e já passei dessa idade. É interessante a autora se propor a debater assuntos relacionados à saúde mental, mas como uma pessoa que sofre dos mesmos males que Cecília, achei que foi tudo tratado de forma superficial demais, inclusive quando no fim do livro ela finalmente recebe um laudo, não é dedicado nem um parágrafo para explicar sobre. E o relacionamento de Cecília e Bernardo parece muito forçado para mim, muito superficial. Fiquei com a impressão de que a autora quis incluir tudo que se relaciona com doenças mentais: problemas familiares, autoestima baixa, insegurança nos relacionamentos, falta de grana, insegurança quanto ao futuro, automutilação, etc... Numa grande salada que no final acaba por não se aprofundar em nada e vira só mais um livro de romance adolescente.

Cleiton 22/09/2020

Maravilhoso
Uma escrita fluída e necessária a Iris me cativou muito com a construção dos personagens. Cecília ??

Geoo.gonn 27/09/2020

Para entender melhor os sentimentos de outras pessoas
Terminei esse livro agora a pouco, e que livro maravilhoso, relata várias situações e sentimentos que uma pessoa com depressão/ansiedade sente todos os dias, Cecília é um exemplo de pessoa que todo dia lutava contra tudo que sentia dentro de si, ela mesmo com todos os pensamentos crueis que a haviam atormentando, ela sempre colocava um sorriso no rosto ou fazia as vontades de suas amigas que se esforçavam para vê-la feliz, de qualquer modo, a Ceci ela se demonstrou uma garota forte, mesmo em vários momentos de fraqueza que se mostrou em várias partes do livro, e o que dizer de Bernardo, que mesmo fazendo a merda que fez, não saiu do lado da Ceci um minuto sequer, sempre esteve ali preocupado quando a Ceci não respondia as mensagens, nos seus momentos de choro, de crises e nos momentos felizes também
É um livro que deve ser lido por todos, principalmente para os que acham que depressão e ansiedade é uma frescura.
Se tornou um dos meus favoritos??
(Obs: contém gatilhos, então leia em um momento que vc se sentir bem)

Bruna A Santos 27/09/2020

Céu sem estrelas
O livro tem como protagonista Cecília, uma jovem que acabou de completar 18 anos, e como presente de aniversário é demitida de seu emprego. Em meio a mentiras e uma vida com um histórico confuso com sua mãe, a mesma expulsa Cecília de casa.
Cecília decidida a não voltar para a casa da vó, vai morar com Iasmin, uma de suas melhores amigas, e morando nessa casa e tendo contato diariamente com Bernardo (irmão de Iasmin), por quem Cecília nutre uma paixão platônica desde que o conhecera, Cecília começa a descobrir coisas sobre si mesma e ela e Bernardo aprendem a trilhar um caminho juntos, mesmo em meio a tantos percalços a enfrentar.