Céu sem estrelas

Céu sem estrelas Iris Figueiredo

Resenhas -

Emi 24/10/2021

Apenas SINTA
Um livro muito bom porém, contém vários gatilhos, tais como ansiedade, depressão, pânico, baixa auto estima, suicídio e borderline, dependendo da pessoa pode ser um livro bem pesado. Tem algumas representações, como deficientes, negros, lgbt's. É um livro bem marcante, muitas frases me representaram e em diferentes situações retratadas vc vê como é difícil passar por TUDO, o livro te coloca dentro da vida de dois personagens diferentes e vc tem a visão de como é ser cada um deles. Chorei em algumas partes, em outras fiquei meio triste, outras feliz, mas sempre consegui sentir alguma coisa. Sobre o romance... Lendo o livro vc vê que o que mais importante não é só isso, existem muitos mais problemas visíveis na vida da Ceci e do bê e vc pode acabar se "enxergando" lá com eles, ou SENDO eles. Uma coisa meio confusa pra mim foi os dois últimos capítulos, ela tava super bem e do nada AQUILO aconteceu, mas enfim. Se vc ler esperando ser um mar de rosas apenas com amor, beijos e abraços, vc vai se decepcionar... Mas eu concordo com a decisão do casal.

giu 11/07/2022

Todo mundo precisa de um fusca azul
?Descobri que sou forte, não só pelo meu gancho de direita ou pelo meu manequim, mas por seguir em frente.?

Devorei esse livro em um dia, apesar do tema ser pesado (depressão, automutilação, tentativa de suic*dio) a leitura flui de uma maneira leve.

Depois que terminei o livro passei um bom tempo olhando a capa e refletindo sobre a cena que ele descreve. Não vou comentar sobre por ser um spoiler, mas só essa cena faz com que o livro seja obrigatório.

A abordagem sobre superação nesse livro é impecável e me fez refletir muito.

Li o livro no momento certo, estou passando por algo ?parecido? na família e fico o tempo todo pensando em quantas Cecílias eu deixei de notar na escola e quantas ainda eu posso conhecer.
Lua 12/07/2022minha estante
eu amo esse livroooo

giu 13/07/2022minha estante
ai ele é maravilhoso

Anna.Clara 17/10/2021

Sempre existem estrelas
Com certeza se encaixa na categoria "Livros que todo mundo deveria ler". Como dizer que esse livro me tocou de inúmeras maneiras diferentes? Ceci é uma das personagens que mais me identifiquei, e o fato de sermos tão parecidas, tanto as vivências quanto a personalidade, me assusta. Nunca me senti tão representada...
Eu amei, supriu todas as minhas expectativas. Vou falar melhor no meu bookstagram

gabyzinha 02/08/2020

aiai
Como eu mesmo classifiquei: razoável. Primeiramente, não curti o romance, achei bem fraquinho. Segundamente, amo quando os livros tratam sobre assuntos importantes, tais como: gordofobia, depressão... só que nesse livro são tópicos que não foram desenvolvidos, o que foi triste. Não sei o que falar desse livro, sinceramente.

deborahburigo 29/07/2022

Não era pra mim
Fui ler achando que seria um romance fofo e afins, claro que isso não é culpa de ninguém porque o livro nem é vendido com esse discurso, mas portanto não consegui aproveitar muito a leitura.

Achei um livro mediano, e com muitos plots que foram abertos e não foram resolvidos. Iasmin vai continuar com o namorado que é claramente abusivo? Não perceberam e não deram um apoio pra menina? E o romance da protagonista mais sem pé, nem cabeça. E mais inúmeras coisas que não tiveram desenvolvimento.

Eu ganhei esse livro pois estava na minha lista da Amazon, e achei um desperdício.

Ah e quase me esqueço, a IRRESPONSABILIDADE da Editora Seguinte em não dar um aviso sobre gatilhos em relação a automutilação. Que desserviço.

Lice_02 17/10/2021

Um dia de cada vez
O final do livro fez ele valer à pena. Talvez eu tenha mais a dizer, mas acho que isso é o suficiente... a sensação de final não finalizado mas de uma forma boa, a esperança que ainda está lá.

Livinha 04/10/2020

Leitura leve, escrita super gostosa. Gosto muito de ler new adult, relembrar esse momento da vida entre sair da escola e início da faculdade. Esse livro trata de temas importantes como transtornos psicológicos, e no final a autora deixa uma mensagem de apoio e um lembrete: nunca estamos sozinhos!
kathrein.oliveira 04/10/2020minha estante
Que lindo!! Já vou colocar na minha lista

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 02/01/2023

Não funcionou
O livro tinha potencial, mas chegou em um ponto que tudo, absolutamente tudo p que a Cecília fazia me irritava. Entendo alguns dos motivos dela, mas ela simplesmente não escutava ninguém e nem aceitava ajuda de ninguém.
O romance como em qualquer outro livro do gênero é fofo e merece destaque, mas foi óbvio desde o começo o que iria acontecer.

anne_sx0 01/06/2021

Vamos lá, que gosta de romance clichê acho que vai gostar!!
Essa é a minha primeira resenha.

Bom, esse livro e aquele livro que você fala nossa é bem clichê e no final de tudo você fica apaixonada, eu sou esse tipo de pessoa ;)

A minha opinião sobre esse livro, ele é bem gostosinho de ler, os capítulos são bem curtinhos, então para alguém que esteja de ressaca literária, eu recomendo.

vou deixa aqui uma frase do livro:

?Não existe um céu sem estrelas (...). Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar.?

Eu acho que é isto.

Ka 15/10/2020

A gente só não consegue enxergar...
“Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar.”
Cecília parece ter todos os problemas do mundo mesmo sendo tão jovem. Ela nunca conheceu o pai, vive uma relação complicada com a mãe e o padrasto e como se não bastasse, tem que lidar com julgamentos externos e possui muitos conflitos pessoais por ser gorda. Sua situação piora quando, após completar 18 anos e ser aceita na faculdade, ela é expulsa de casa e demitida do trabalho. Com tantos problemas para lidar, ela busca apoio em sua avó, em sua paixão por livros e encontra refúgio na casa de sua melhor amiga, Iasmim. Com o passar do tempo, a jovem inesperadamente aproxima-se do gentil e simpático Bernardo, irmão de Iasmim, e nele encontra uma paz, mesmo que momentânea, no caos que estava sua vida.

O livro da carioca Iris Figueiredo foi uma revelação e um livro nacional que nos mostra temas reais, importantes e necessários. Ao longo da história, todos os personagens lidam com seus próprios conflitos e emoções em contextos diferentes. A protagonista é a personagem que mais nos sensibiliza e lida com problemas de autoestima relacionados ao seu corpo. Assim, a autora trouxe temas importantes partindo da construção de cada personagem e das situações vividas.

Confira a resenha completa em @revistacaliope (Instagram)

Ãngela Beatriz B. 05/01/2023

Céu sem estrela
achei tão lindo e significativo a forma que a Íris fez que o livro acontecesse, não consigo expressar em palavras o quanto esse livro mexeu comigo, nada a dizer, apenas sentir.

Art3mis 11/12/2021

Devastada, destruída, chorei horrores... AMEI!
Eu simplesmente não consegui parar de ler o livro, e depois dele foi dificil iniciar uma nova leitura pois eu fiquei tão presa e fascinada em tudo que simplesmente não queria desapegar da história.
Cecilia, jovem adulta, caloura na faculdade e tem problemas com tudo, com sua familia, com seu corpo, com ela mesma e talvez seja o momento que eu esteja vivendo agora (e com certeza experiências passadas) que me trouxeram enorme identificação com a protagonista, eu mergulhei na história pensando que seria algo raso e água com açucar, sabe, ler algo mais leve para passar o tempo, porém fui surpreendida (no bom sentido) com um drama real, condizente com muitas realidades no Brasil e muito atual.
Escrita perfeita, personagens que eu gostaria de entrar na história só para chacoalhar e dizer "MEU!!! ACORDA E FAZ O QUE TEM QUE FAZER" mas como comentei antes, pessoas reais, com erros, que as vezes faz besteira sem saber que é besteira ou se jogar em algo que não vale a pena mas acredita que vale sim, que querendo ou não é assim que temos histórias para contar (e vezes xingar na rodinha de amigos) e aprendemos mais sobre a vida e ser um ser humano melhor.
Isso e todo desenrolar da história mexeram demais comigo em proporções que eu não consigo explicar, eu simplesmente amei demais, a autora tocou em assuntos delicados e em nenhum momento foi raso demais ou esteriotipado, ao mesmo tempo que sempre tratou com a importância que esses assuntos merecem ser tratados (e falados) e mesmo assim não senti que ela pesou a mão pois houve momentos de comédia em que eu gritava de tanto rir, a escritora soube dividir bem esses momentos pois tudo ficou perfeito no devido lugar e claro teve sim momentinhos onde eu fiquei com o coração aquecido torcendo e rezando para acontecer algo.
Recomendo demais a leitura, mas se você for menor de idade olhe a indicação etária e independente da idade busque a lista de gatilhos.

Bea 10/02/2023

Cecília e Bernardo
"Não existe céu sem estrelas. Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar."

Classificação: +14

Luiza 03/01/2022

Esse livro tem uma escrita bem fluida e leve, ainda que aborde temas pesados. Apesar de estar no meio de uma ressaca literária absurda, ele me envolveu o suficiente para ler em poucos dias. A história peca um pouco pelo desenvolvimento da narrativa e dos personagens, mas tem muito potencial e acerta em vários momentos. Estou ansiosa para assistir à adaptação que vai sair! No mais, foi uma ótima primeira leitura para esse 2022.