Céu sem estrelas

Céu sem estrelas Iris Figueiredo

Resenhas -

Luara 04/04/2021

Esperava mais...
Cecília é uma menina como tantas outras frágil e insegura e a escritora relata isso muito bem. Você sente carinho por ela e sabe também, na cena um que ela precisa de ajudar, demorou para aparecer a palavra psicólogo.

O que não me agradou na história foi a surra de momentos previsíveis. Esperava mesmo, por todas as mensagens de outras pessoas que já haviam lido que a história fugia do estereótipo.

Bom, é isso.

barb 20/04/2022

Esse livro é nosso, Brasil
Iris Figueiredo sabia o que estava fazendo quando escreveu Céu Sem Estrelas. Desde a uma rotina repleta de ônibus perdidos a até mesmo a brincadeira de fusca azul, Iris construiu uma narrativa tão comum mas ao mesmo tempo tão ORIGINAL sobre nosso país. São poucos livros que conseguem se desprender da idealização de vida gringa e abraçam nossa cultura, e esse livro faz isso. É muito mais que uma história de amor, na realidade, o romance fica até em segundo plano em relação ao que realmente importa: a saúde mental da nossa protagonista.
Ao mesmo tempo que essa história é um abraço, ela é como um soco. Você se sente envolvido pela história da Ceci e se identifica; em alguns momentos, se identificar é maravilhoso por perceber que você não passa por aquilo sozinho; em outros, é doloroso demais. Mas é uma história necessária, que tem potencial de ir além das nossas fronteiras. Temos uma personagem gorda onde seu arco não é só sobre isso, o que é raro de se ver em livros; temos representatividade, temos tudo nesse universo.
Se tornou um dos meus livros preferidos do ano, e eu recomendaria pra qualquer um. Acima de tudo, esse livro te ensinará que, mesmo quando alguns dias são mais difíceis (e a tendência é acontecer muito quando se tem/lida com pessoas com transtornos) sempre há esperança. O céu sempre terá estrelas.

gabyzinha 02/08/2020

aiai
Como eu mesmo classifiquei: razoável. Primeiramente, não curti o romance, achei bem fraquinho. Segundamente, amo quando os livros tratam sobre assuntos importantes, tais como: gordofobia, depressão... só que nesse livro são tópicos que não foram desenvolvidos, o que foi triste. Não sei o que falar desse livro, sinceramente.

Bibliotecadabrubs 10/09/2021

Gostei bastante!
O livro é bem rápido e a escrita bem gostosa de ler. Gostei bastante do personagens e achei bem escrito. O final que eu achei que poderia ter um pouco mais de profundidade porque o livro tem gatilhos. Mas adorei do mesmo jeito!

boleter 21/09/2021

O melhor livro que eu já li sim!!!!!!
Eu tô simplesmente apaixonada, os personagens, a história, a forma com que foi contada...
A história da Cecília, tudo que aconteceu com ela durante a sua vida...
Esse livro me deu esperanças, me mostrou que eu nunca estou sozinha, e como disse o Bernardo: "Sempre tem uma saída. Sempre existem estrelas."
Obrigada, Iris. Obrigada por escrever essa história incrível!

giu 11/07/2022

Todo mundo precisa de um fusca azul
?Descobri que sou forte, não só pelo meu gancho de direita ou pelo meu manequim, mas por seguir em frente.?

Devorei esse livro em um dia, apesar do tema ser pesado (depressão, automutilação, tentativa de suic*dio) a leitura flui de uma maneira leve.

Depois que terminei o livro passei um bom tempo olhando a capa e refletindo sobre a cena que ele descreve. Não vou comentar sobre por ser um spoiler, mas só essa cena faz com que o livro seja obrigatório.

A abordagem sobre superação nesse livro é impecável e me fez refletir muito.

Li o livro no momento certo, estou passando por algo ?parecido? na família e fico o tempo todo pensando em quantas Cecílias eu deixei de notar na escola e quantas ainda eu posso conhecer.
Lua 12/07/2022minha estante
eu amo esse livroooo

giu 13/07/2022minha estante
ai ele é maravilhoso

jumoz 18/05/2021

Céu sem estrela - minha avaliação
O livro te prende muito, a história é realmente boa, a exploração dos personagens é perfeita, e eu sou completamente apaixonada no personagem principal, Bernardo.
Amo o fato que o livro te dá o ponto de vista dos dois personagens principais, e como a personalidade de cada personagem é muito bem escrita. A única coisa que não me agradou foi o final ser muito corrido, tive a sensação que a escritora estava tentando apressar o final logo.
Tirando isso o livro é fantástico, recomendo.

Livinha 04/10/2020

Leitura leve, escrita super gostosa. Gosto muito de ler new adult, relembrar esse momento da vida entre sair da escola e início da faculdade. Esse livro trata de temas importantes como transtornos psicológicos, e no final a autora deixa uma mensagem de apoio e um lembrete: nunca estamos sozinhos!
kathrein.oliveira 04/10/2020minha estante
Que lindo!! Já vou colocar na minha lista

carolgsn 08/10/2021

?Há muitas estrelas no céu?
?| Um dos livros mais belos que eu já li!

?| Eu queria ler um livro nacional, e escolhi o livro sem ter muita ideia do que se tratava. E estou apaixonada por esse livro.

?| Estou apaixonada pela forma q a Íris tratou de assuntos que são tão tabus na nossa sociedade. A forma q ela trata a relação de mãe e filha da Luciana e Cecília é tão intensa e real, que eu chorava toda vez ao ler a situação.

?| As amizades da Ceci é tudo para mim. A meta é ter amigas como a dela, que estão sempre contigo em qualquer situação.

?| E Ceci e Bernardo tem meu coração. Bê dava umas bolas fora que só por deus! Mas tá tudo bem, pois o amor dele é tudo. E a referência do fusca azul no amor deles sério-

?| Virou meu favorito da vida?

Ka 15/10/2020

A gente só não consegue enxergar...
“Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar.”
Cecília parece ter todos os problemas do mundo mesmo sendo tão jovem. Ela nunca conheceu o pai, vive uma relação complicada com a mãe e o padrasto e como se não bastasse, tem que lidar com julgamentos externos e possui muitos conflitos pessoais por ser gorda. Sua situação piora quando, após completar 18 anos e ser aceita na faculdade, ela é expulsa de casa e demitida do trabalho. Com tantos problemas para lidar, ela busca apoio em sua avó, em sua paixão por livros e encontra refúgio na casa de sua melhor amiga, Iasmim. Com o passar do tempo, a jovem inesperadamente aproxima-se do gentil e simpático Bernardo, irmão de Iasmim, e nele encontra uma paz, mesmo que momentânea, no caos que estava sua vida.

O livro da carioca Iris Figueiredo foi uma revelação e um livro nacional que nos mostra temas reais, importantes e necessários. Ao longo da história, todos os personagens lidam com seus próprios conflitos e emoções em contextos diferentes. A protagonista é a personagem que mais nos sensibiliza e lida com problemas de autoestima relacionados ao seu corpo. Assim, a autora trouxe temas importantes partindo da construção de cada personagem e das situações vividas.

Confira a resenha completa em @revistacaliope (Instagram)

Raissa Barros 18/10/2021

Sensível e reflexivo
É um livro sensível que me deixou muito reflexiva.

Dentre tantos assuntos tratados, o mais chamativo é a saúde mental.

O livro reforça a importância da gente cuidar da nossa saúde mental com especialista da área. Que isso não é coisa de pessoa louca. A gente pensa que sabe lidar sozinho com as nossas próprias questões e problemas, mas isso não é verdade e acaba nos levando a cometer atos prejudiciais à nós mesmo.

E nunca mais irei enxergar o fusca azul com os meus olhos.

Mayara 24/10/2022

MELHOR RELEITURA QUE EU TIVE ESSE ANO
Resolvi fazer a releitura desse livro, pq eu tinha me esquecido do porque ele era um dos meus livros favoritos da vida...

E eu consegui relembrar o porque, depois desta leitura!

A escrita da Iris é simplesmente perfeita. É uma leitura fácil, simples, mais que mexe muito com a gente...

Lembro que quando peguei pra ler esse livro pela primeira vez pensava que seria um romance, mais eu me surpreendi!

Esse livro traz pautas muito importantes e pessoas muito reais que facilmente encontramos no nosso dia a dia...

A Cecília (personagem principal) é uma personagem muito complexa, mais a cada pag que eu lia, eu conseguia entender ela em alguns sentidos...

Ela é uma personagem que realmente existe e o jeito que Iris teve o máximo de cuidado para escrever ela, foi algo incrível!

Não digo que esse livro possa ser lido por todo mundo, pois ele contém muitos gatilhos (gordofobia, ansiedade, depressão, alto mutilação, problemas familiares), ent antes de lerem procurem os gatilhos e vejam se vocês tem estômago e cabeça para ler esse livro!

Mais caso tenha, espero que você ame tanto este livro, como eu amo

Emi 24/10/2021

Apenas SINTA
Um livro muito bom porém, contém vários gatilhos, tais como ansiedade, depressão, pânico, baixa auto estima, suicídio e borderline, dependendo da pessoa pode ser um livro bem pesado. Tem algumas representações, como deficientes, negros, lgbt's. É um livro bem marcante, muitas frases me representaram e em diferentes situações retratadas vc vê como é difícil passar por TUDO, o livro te coloca dentro da vida de dois personagens diferentes e vc tem a visão de como é ser cada um deles. Chorei em algumas partes, em outras fiquei meio triste, outras feliz, mas sempre consegui sentir alguma coisa. Sobre o romance... Lendo o livro vc vê que o que mais importante não é só isso, existem muitos mais problemas visíveis na vida da Ceci e do bê e vc pode acabar se "enxergando" lá com eles, ou SENDO eles. Uma coisa meio confusa pra mim foi os dois últimos capítulos, ela tava super bem e do nada AQUILO aconteceu, mas enfim. Se vc ler esperando ser um mar de rosas apenas com amor, beijos e abraços, vc vai se decepcionar... Mas eu concordo com a decisão do casal.

Karolina 10/10/2022

meu livro favorito e eu amei muito esse livro, nossa é um sentimento inexplicável mas eu amei o desenvolvimento desse livro e como os dois são perfeitinhos, amei com o livro falou sobre insegurança e não propagou a imagem que ela precisava emagrecer pra ser feliz e ter um relacionamento com alguém sabe? eu gostei muito desse livro??