Céu sem estrelas

Céu sem estrelas Iris Figueiredo

Resenhas -

anna 23/09/2021

muito sensível, tocante e importante. céu sem estrelas aborda temas de saúde mental com leveza e cuidado admiráveis! a narrativa é fluida e os personagens são muito reais e amáveis.

Duda 10/03/2022

Uma história realista
Eu confesso que achei que seria um romance
Lindo e feliz
Sabe
Mas erro meu kkkkkk n leio sinopses
Mas amei a história
A escrita brasileira sempre faz a gente se identificar com um milhão de coisas
Pois os personagens são brasileiros também
Ela começou livro aparentemente bem mas descobriu que tudo tem limites e tem hora que simplesmente precisamos por na mesa As cartas e resolver e tentar e ser sincera com si mesma
Tudo bem não estar bem,mas isso não deve ser constante
E se acomodar
Ela entendeu isso e começou a tentar
A admitir suas fraquezas e isso é mais do que muitos tem coragem de fazer
Indico demais

Julia 17/03/2022

??
Apesar de achar que a autora deixou algumas muitas pontas soltas ao decorrer da história, é muito bom, retrata bastando a realidade.

Cecília, apesar de ter me irritado em algumas partes, quero te colocar em um potinho.
Bernardo a mesma coisa
E quero uma segunda história com a Iasmin pra ontem.

Preta 18/03/2022

O livro é muito bom, a leitura flui e abordou assuntos que me identifiquei e no final a autora da dicas por exemplo de como conseguir consultas com psicólogo de graça ou pagando pouco.
Super indico esse livro, é pequeno e rapido de ler amei

Taisando 16/04/2021

Cecilia é a personagem mais real que já li
Essa é uma leitura cheia de temas sensíveis como saúde mental, autoaceitação e relações familiares fragilizadas.Por isso, pode conter alguns gatilhos para muitas pessoas. Mesmo assim, estou feliz por meu caminho ter cruzado com esse livro.
Em muitos momentos eu me vi em Cecília, protagonista da história. Ela é real, tão real que chega a ser assustador. E isso se deu graças a autora, Íris Figueiredo, uma das vozes mais importantes da literatura YA nacional

Alyne 04/04/2020

Deveria ter alerta de gatilho
A narrativa me pegou desde o princípio, fiquei torcendo por Cecília em cada linha. Mas, dada a presença de automutilação e afins, deveria haver um trigger warning.

Clarinha 09/04/2020

Se prepara
Chorei horrores, mais é lindo

Joyce.Bressan 11/04/2022

Nesse livro conhecemos Cecília uma jovem que acaba de completar 18 anos mas que vive uma vida conturbada. Ela acabou de perder seu primeiro emprego, tem problemas com seu corpo e teve uma briga feia com a mãe que a fez sair de casa e ir morar com sua melhor amiga. Lá ela acaba se aproximando do irmão dela, Bernardo, que também tem lá seus ressentimentos. O livro tem alguns gatilhos para algumas pessoas então é importante verificar antes.
Ps: autora nacional ??

gica:) 08/03/2022

perfeito
uma obra prima. escrita = perfeita; personagens = maravilhosos; história = incrível; e o melhor de tudo? é nacional.

barb 20/04/2022

Esse livro é nosso, Brasil
Iris Figueiredo sabia o que estava fazendo quando escreveu Céu Sem Estrelas. Desde a uma rotina repleta de ônibus perdidos a até mesmo a brincadeira de fusca azul, Iris construiu uma narrativa tão comum mas ao mesmo tempo tão ORIGINAL sobre nosso país. São poucos livros que conseguem se desprender da idealização de vida gringa e abraçam nossa cultura, e esse livro faz isso. É muito mais que uma história de amor, na realidade, o romance fica até em segundo plano em relação ao que realmente importa: a saúde mental da nossa protagonista.
Ao mesmo tempo que essa história é um abraço, ela é como um soco. Você se sente envolvido pela história da Ceci e se identifica; em alguns momentos, se identificar é maravilhoso por perceber que você não passa por aquilo sozinho; em outros, é doloroso demais. Mas é uma história necessária, que tem potencial de ir além das nossas fronteiras. Temos uma personagem gorda onde seu arco não é só sobre isso, o que é raro de se ver em livros; temos representatividade, temos tudo nesse universo.
Se tornou um dos meus livros preferidos do ano, e eu recomendaria pra qualquer um. Acima de tudo, esse livro te ensinará que, mesmo quando alguns dias são mais difíceis (e a tendência é acontecer muito quando se tem/lida com pessoas com transtornos) sempre há esperança. O céu sempre terá estrelas.

Livinha 04/10/2020

Leitura leve, escrita super gostosa. Gosto muito de ler new adult, relembrar esse momento da vida entre sair da escola e início da faculdade. Esse livro trata de temas importantes como transtornos psicológicos, e no final a autora deixa uma mensagem de apoio e um lembrete: nunca estamos sozinhos!
kathrein.oliveira 04/10/2020minha estante
Que lindo!! Já vou colocar na minha lista

Ka 15/10/2020

A gente só não consegue enxergar...
“Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar.”
Cecília parece ter todos os problemas do mundo mesmo sendo tão jovem. Ela nunca conheceu o pai, vive uma relação complicada com a mãe e o padrasto e como se não bastasse, tem que lidar com julgamentos externos e possui muitos conflitos pessoais por ser gorda. Sua situação piora quando, após completar 18 anos e ser aceita na faculdade, ela é expulsa de casa e demitida do trabalho. Com tantos problemas para lidar, ela busca apoio em sua avó, em sua paixão por livros e encontra refúgio na casa de sua melhor amiga, Iasmim. Com o passar do tempo, a jovem inesperadamente aproxima-se do gentil e simpático Bernardo, irmão de Iasmim, e nele encontra uma paz, mesmo que momentânea, no caos que estava sua vida.

O livro da carioca Iris Figueiredo foi uma revelação e um livro nacional que nos mostra temas reais, importantes e necessários. Ao longo da história, todos os personagens lidam com seus próprios conflitos e emoções em contextos diferentes. A protagonista é a personagem que mais nos sensibiliza e lida com problemas de autoestima relacionados ao seu corpo. Assim, a autora trouxe temas importantes partindo da construção de cada personagem e das situações vividas.

Confira a resenha completa em @revistacaliope (Instagram)

boleter 21/09/2021

O melhor livro que eu já li sim!!!!!!
Eu tô simplesmente apaixonada, os personagens, a história, a forma com que foi contada...
A história da Cecília, tudo que aconteceu com ela durante a sua vida...
Esse livro me deu esperanças, me mostrou que eu nunca estou sozinha, e como disse o Bernardo: "Sempre tem uma saída. Sempre existem estrelas."
Obrigada, Iris. Obrigada por escrever essa história incrível!

giu 11/07/2022

Todo mundo precisa de um fusca azul
?Descobri que sou forte, não só pelo meu gancho de direita ou pelo meu manequim, mas por seguir em frente.?

Devorei esse livro em um dia, apesar do tema ser pesado (depressão, automutilação, tentativa de suic*dio) a leitura flui de uma maneira leve.

Depois que terminei o livro passei um bom tempo olhando a capa e refletindo sobre a cena que ele descreve. Não vou comentar sobre por ser um spoiler, mas só essa cena faz com que o livro seja obrigatório.

A abordagem sobre superação nesse livro é impecável e me fez refletir muito.

Li o livro no momento certo, estou passando por algo ?parecido? na família e fico o tempo todo pensando em quantas Cecílias eu deixei de notar na escola e quantas ainda eu posso conhecer.
Lua 12/07/2022minha estante
eu amo esse livroooo