A princesa prometida

A princesa prometida William Goldman

Resenhas - A Princesa Prometida

Marcel 12/01/2020

Um narrador insuportável
A história é bem legal,doce,bem humorada,leve.
Eu caí bonito na história de que o livro era uma reedição.
Porém chegou a hora que eu já não aguentava mais as interrupções do narrador,e dava vontade de ler a versão estendida só pra não ter que passar pelas partes dele..
Mas depois fiquei refletindo,se o objetivo era ser chato e convencido o autor brilhou demais.Tem isso também, conseguir irritar um leitor também é um talento.
Então reconheço os méritos desse livro,da muita vontade de ler ele pra uma criança.

Ceci (@umcantinhosomeu) 16/12/2019

Aquele livro da infância
Buttercup não é a mais bonita do vilarejo, pelo menos não ainda, pois precisa desabrochar como uma flor, na época certa. Mas mesmo com seu jeito rústico, meio sem classe, Westley o ajudante da fazenda dos pais de Buttercup, fica encantado com ela é não se importa em fazer tudo que ela deseja, mesmo que seu tratamento para com ele seja extremamente rude. Até o dia que ele declara seu amor, mas ela meio que sem entender o rejeita, mas com perseverança Westley faz com que Buttercup se apaixone por ele. Nesse momento ele decide ir conquistar riqueza para poder ter sua tão sonhada vida ao lado dela, mas o destino e algo cruel e ele é declarado morte, e ela começa a ser cogitada como uma pretendente do príncipe Humperdinck. Quando por fim Westley volta, ela não só terá que recuperar seu amor das mãos de outro homem, como enfrentar dificuldades sem tamanho para concretizar seus desejos.
Esse foi o filme que marcou minha infância, sim conheci primeiramente o filme. Lançado em 1988, e um clássico da Sessão da tarde, nem sabia que havia livro. Com a comemoração de 25 anos da obra o livro teve uma divulgação maior e pude ter o prazer de ler. Mas para quem conhece a história como eu, não se iluda achando que o livro terá coisas a mais, como geralmente vemos nas adaptações, o próprio autor da obra foi o roteirista do filme, então está praticamente tudo igual. Tudo bem que para mim que já amava o filme só passei a gostar mais ainda depois da obra. Ainda que essa edição comemorativa contenha vários comentários do autor, parte que particularmente adorei, pois da uma noção maior sobre a obra, suas origens e todo o contexto em que a história foi produzida. E também contém um capítulo extra super especial que acho que vale muito a pena para quem é fã.

Graziela 18/11/2019

Releitura com gostinho de novidade
Li esse livro como o Noivo da princesa alguns anos atrás, o essencial eu lembrava mas foi uma leitura muito gostosa por lembrar o que estava esquecido e me surpreender com a parte nova do livro (as edições comemorativas).
Que delícia de livro!

kathrein.oliveira 18/11/2019

livro incrível
Adorei a história bem ao estilo contos de princesa que eu amava na infância, só não gostei muito das interrupções do autor, o que torna difícil imaginar ler essa história para alguém. Mas em si a história é muito envolvente e linda.

Bárbara 03/11/2019

Uma linda aventura
Gosta de aventuras, encontros com piratas, luta com esgrima e pelo amor verdadeiro? Esta obra é um clássico que baseou o filme cult dos anos 1980. Mais ainda, nesta obra, o autor literalmente dialoga com os leitores em muitos momentos do livro, de forma divertida. Que tal?
O livro conta a estória de Buttercup e Westley, e a busca do amor verdadeiro. Segundo o autor, o original é um conto florinense de S. Morgenstern, e ele resolveu editar para publicar "apenas as partes boas".
Buttercup é uma linda moça, que se apaixona por Westley, trabalhador da fazenda de seus pais. No início, Buttercup é chata e mimada, não quer saber de nada, nem de ninguém. Numa visita do conde e de sua esposa à sua casa, ao perceber os olhares lânguidos desta para Westley, Buttercup enxerga e entende seus verdadeiros sentimentos.
Ao se declarar para Westley, este decide partir para a América para ganhar dinheiro e, assim, poder voltar para os braços de Buttercup. Na viagem, Westley sofre um acidente trágico no navio, e se encontra com o temido infame pirata Roberts. Buttercup descobre que ele morreu e decide nunca mais amar novamente.
Devastada, Buttercup aceita se casar com o príncipe Humperdinck, um ignóbil caçador, cujo interesse reside no fato, apenas, de ter um herdeiro. Antes do casamento, todavia, Buttercup é sequestrada por 3 personagens estranhos, pitorescos e inesquecíveis: Vizzini, Inigo e Fezzik. Nesse ínterim, ela conhece (ou reconhece) um misterioso homem que usa uma capa preta e que a salva. .
Destaco Inigo, um espadachim cujo único propósito é encontrar o algoz, vil e traiçoeiro homem de 6 dedos que matou seu pai e vingar sua morte. Esse alguém parece ser inatingível, mas ele não desiste! Também não posso esquecer de Fezzik, um gigante que adora rimas, é que tem uma força descomunal. .
Uma obra inesquecível e divertida, com frases e bordões que conquistam. Há magia, com a terrível Máquina da morte, mistério e milagres e, sobretudo, amor!

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Suka - Pensamentos & Opiniões 07/10/2019

A Princesa Prometida é uma história dentro de uma história. Como assim?
O livro é a história de William Goldman uma autor que trabalha como roteirista e nos 10 anos de seu filho resolve dá a ele de presente o livro a Princesa Prometida, escrito Morgenstern, mas por que esse livro.

Quando Willy era criança e esteve doente por conta de uma pneumonia, seu pai lia para ele todas as noites a história de Buttercup, uma jovem muito bela, que se apaixona por Westley , um jovem que trabalha na fazenda de seus pais. E quando ela declara seu amor por ele, ele resolve ir embora e ganhar dinheiro para voltar e ficar com ela.

Westley vai embora e seu navio é capturado pelo infame pirata Roberts, paralelo a isso o príncipe de Florin precisa encontrar uma noiva e decide que será a princesa de Guilder uma terra vizinha que a muito tempo ele quer tomá-la para si.

Nesse meio tempo Buttercup acaba ficando noiva do príncipe Humperdinck, mas é sequestrada por Inigo (o maior bruxo de esgrima que existia) e Fezzik (o melhor lutador de todos os tempos).

Preciso interromper para dizer que, a todo custo o Willy queria dá a seu filho esse livro e acaba conseguindo, mas o garoto não o ler, pois não consegue prossegui após o primeiro capítulo, ele sem entender o motivo disto resolver ler por si próprio a história e começa a perceber que seu pai só tinha livro as melhores partes do livro, pulando as partes onde havia detalhes e mais detalhes. E a partir daí, o William resolver fazer uma reedição do livro só com as partes boas da história.

Voltando, Buttercup é sequestrada e o homem de preto irá salvá-la, mas ela terá uma grande surpresa. A história dela, de Inigo, Fezzik e do príncipe tem ligações e os motivos não são aleatórios.

Não sei se você gostou da resenha desta forma, contada com intromissões, mas o livro é assim, uma hora estamos mergulhados na história de Buttercup e outra hora estamos conversando com o William e sabendo os motivos que o levaram a fazer a reedição e o que foi acontecendo em sua vida enquanto ele trabalhava nesse livro.

Confesso que nas melhores partes do livro somos interrompido, é uma história que trás lutas, amor verdadeiro, vinganças, ódio, etc. A história consegue nos fazer rir durante a leitura e apesar das abordagens do autor em itálico para diferenciar um momento do outro, não ficou cansativo.

Em 1987, foi estreado o filme baseado neste livro, estrelado por Cary Elwes, Robin Wright, Mandy Patinkin.

site: http://www.suka-p.blogspot.com.br

@caixa.postal 27/08/2019

A capa é linda, mas o livro...
Sabe aquele livro que te ganha pela capa e você se enche de expectativa, mas é pura decepção? Então, isso aconteceu com A PRINCESA PROMETIDA!

Confesso que tentei de todas as formas me identificar e terminar a leitura mas, não rolou. A constante intromissão do autor na história me irritou profundamente, não consegui me prender na leitura em momento algum e resolvi abandonar.

site: https://www.instagram.com/caixa.postal/

Bruna.Patti 07/07/2019

A princesa prometida
Resenha
Livro: A Princesa Prometida
Autor: William Goldam (S. Morgenstern.)
Ano da edição: 2018
Número de páginas: 416
Editora: Intrínseca

Uma paródia dos livros de romance épicos. Uma história diferente de tudo que já havia lido do gênero. Essas frases são poucas para expressar a surpresa que me atingiu lendo esse clássico cult, que teve uma adaptação para o cinema, roteirizada pelo próprio autor, na década de 80.
Goldman começa a história dizendo que A princesa Prometida é seu livro preferido, apesar de nunca ter lido o mesmo. Ele nos esclarece esse ponto. O autor fala que o livro, na realidade, não é de sua autoria, mas de um homem chamado S. Morgenstern, nascido em Florin, que possuía mais de 1000 páginas. Ele segue dizendo que o livro foi lido por seu pai para um Goldman de apenas 10 anos quando convalescia de uma pneumonia, na cama de seu quarto. Seu pai havia resumido o livro conforme lia, deixando apenas as partes boas, recheadas de amor, vingança, aranhas, cobras, esgrima, lutas, coragem. Por isso, o Goldman, já adulto, decide reeditar esse grande calhamaço deixando apenas as partes boas lidas pelo seu pai. Ao longo de toda a trama, o autor interrompe a história para contar um pouco de sua vida pessoal e da maneira como foi feita a edição da história.
Nesse momento, posso dizer que fui fisgada pela leitura, pois essa organização era algo totalmente diferente das leituras com as quais estava acostumada. Eis a história. O livro conta a saga de Buttercup e Westley, uma camponesa e um menino da fazenda. Buttercup é uma mulher lindíssima, que se apaixona perdidamente por Westley, os dois apenas dois jovens na época. Ela morava com seus pais em uma fazenda e Westley era um empregado da mesma. Ela sempre maltratava o menino, que respondia aos seus insultos com a mesma frase: como queira. Um dia, quando uma mulher poderosa visita a fazenda dos pais da protagonista e dá em cima de Westley, Buttercup percebe que ele é o amor da sua vida e se declara. O empregado corresponde ao seu amor, mas decide ir para a América em busca de dinheiro, para poder se casar e dar uma vida à altura da protagonista.
Conforme o tempo vai passando, os dois se correspondem por cartas, que , de uma hora para outra, deixam de chegar. Um boato chega aos ouvidos de Buttercup, dizendo que seu amado fora morto por um pirata. Ela perde a razão e jura nunca mais se apaixonar. Após passar um tempo, o príncipe do pais necessita casar, em ocasião da morte iminente de seu pai e ve em Buttercup a possibilidade de uma esposa linda, de causar inveja à todos e a pede em casamento. Ela aceita, mas deixa claro que não o ama e nunca amará.
O tempo vai passando, os dois ficam oficialmente noivos. Buttercup é sequestrada por três sujeitos peculiares: o gigante , doce e poeta Fezzik; o italiano Vizzini e o bruxo esgrimista Inigo. Devo confessar que Fezzik e Inigo acabam se tornando meus personagens preferidos ao longo da história, ao lado do casal de protagonistas, pelo seu carisma. Mas o trio sequestrador não contava com a interferência de um homem de preto, que buscava salvar Buttercup das garras dos três. A partir desse momento, a história se desenrola e nos surpreende a cada momento, com muita ironia sobre os clássicos romances românticos, muito bom humor, sátiras e uma pitada de romance na dose certa. A lição principal dessa história é que a vida não é justa.
SÓ LEIAM ESSE PARÁGRAFO APÓS A LEITURA DO LIVRO
Lembra que eu disse que o autor tece comentários ao longo de todo o livro, sobre a edição e sua vida pessoal? Fazendo um pesquisa, descobri que tudo isso não passa de invenção do autor. Todos esses comentários foram muito bem construídos e inseridos, conferindo verossimilhança à história. Juro que realmente acreditei e sofri, ri, com toda a história relatada, mas descobri, após a leitura do livro, se tratar de ficção. A meu ver, não prejudica a leitura, pelo contrário, adorei saber que ao final fui enganada assim como muitos leitores ao redor do mundo. Para mim, isso, junto ao conjunto da obra, torna-a um livro diferente de outros do gênero e especialmente interessante. Descobri também que muitos seriados, filmes e animações fazem referência à essa história. A mais interessante que descobri foi Shrek, que também é uma espécie de paródia dos contos de fada, sendo Fiona a Buttercup e Shrek o Westley. Para quem quiser se divertir, surpreender, chorar, e conhecer esse clássico cult que inspirou dezenas de outas produções, recomendo a leitura.

MEU BLOG:

site: https://abiologaqueamavalivros.blogspot.com/2019/07/a-princesa-prometida.html

Dri F. @viagenscomlivros 20/05/2019

Eu vi o livro físico de "A princesa prometida" na livraria e me apaixonei. Que coisa mais linda!

A história se passa em torno de Buttercup e Westley. Ela é uma camponesa e ele trabalha na fazenda do pai dela. Os dois se descobrem apaixonados, mas Westley resolve tentar melhorar sua vida antes de propor casamento. Só que ele sofre um grave acidente no mar, e é dado como morto.
Anos se passam, Buttercup se torna a mulher mais bonita do reino, e é pedida em casamento pelo príncipe Humperdinck. Mas em meio a um sequestro, um homem de preto começa a seguir Buttercup e as coisas começam a mudar.

Eu gostei da história de Buttercup e Westley. Gosto muito de livros de fantasia em geral, esse traz todos os elementos de uma aventura : príncipe, princesa, amor proibido, piratas, lutas de esgrima, um zoológico da morte e muito mais.
Mas confesso que achei meio cansativo as supostas intervenções a todo momento do autor. Ele diz, no início do livro que essa história é de um autor chamado S. Morgenstein, e ele está editando essa história só com as melhores partes.
A história tem romance, aventura, humor mas em alguns momentos eu queria ir direto ao ponto e essas intervenções sobre a mulher do autor, o filho, o advogado e não sei mais quem eram meio nonsense.
Então, a parte da fantasia em si eu realmente gostei bastante. Agora quero assistir o filme, para ver do que eu gosto mais.

site: instagram @viajecomlivros

Flávia HBS 08/05/2019

Começa bem, termina chato
O ego do narrador torna a obra enfadonha

Vanessa Gobbo 03/05/2019

A princesa prometida - O que afinal é realidade?
A Princesa Prometida é um conto de fadas clichê: tem um príncipe que precisa se casar, uma futura princesa que é apaixonada por outro rapaz, sequestradores, um siciliano manco, um espadachim e um gigante.
O que diferencia essa história das outras é a forma em que ela é contada. Já de início o autor, Willian Goldman, relata que a história original da Princesa Prometida na verdade é do autor Morgenstern, porém é um calhamaço de mil páginas o que tornam a história, que seria divertida em algo maçante. Então ele, Goldman, resolveu editar o livro apenas com as partes boas e interessantes. Assim começamos a conhecer a história de amor de Buttercup e Westley e toda a aventura que se acompanha, porém no meio da trajetória Goldman vai nos dando dicas e explicando o motivo de alguns cortes do texto original. Vale lembrar que Goldman é roterista de cinema, inclusive do filme homônimo do livro.
A história tem muita aventura é extremamente bem escrita e divertida, e há uma pegadinha genial que faz do livro o mais diferente que já li ou que já tive conhecimento.
Confesso que a parte do Goldman me irritou por diversas vezes, mas eu garanto: leia o livro até o fim e depois coloque no Google ‘Morgenstern a princesa prometida’.
Depois vá até o Netflix e assista o filme que foi sensação na sessão da tarde nos anos 90.

Marina 23/04/2019

A edição é linda!
Eu... Não gostei desse livro.

É claro que ele é um clássico cheio de tiradas ótimas e ele também é muito engraçado. Mas!

O Westley dá um tapa na cara da Buttercup e eu sinceramente não consegui perdoar aquilo. E, como eu sou gorda, toda aquela ladainha sobre o filho super gordo e triste do autor não me comoveu muito, sabe. Talvez porque eu não queira fazer exercício e ficar muito linda e casar com uma mulher igualmente linda, qual foi o destino do menino que era muito feio e gordo que finalmente ficou feliz com as coisas depois de magro.

Mas né, vai saber.

Enfim, o Inigo é meu filho e eu morreria por ele.

Julia 04/07/2019minha estante
Nossa.. eu também não consegui gostar, foi torturante acabar a leitura e confesso que comecei a pular partes só para chegar no final. P/ mim o livro acabou definitivamente com o mesmo tapa que você comentou, eu também não consegui perdoar.. o amor verdadeiro acaba ali, já não teve mais sentido nenhum o livro.

Bart 04/04/2019

A Princesa Prometida
*S. Morgenstern , editado por William Goldman*

A história desse livro é tão interessante qnt ao conto que ele trás! Qnd criança o pai de William Goldman leu "A Princesa Prometida" p/ele, e o menino ficou encantado! Já adulto, William descobriu q seu pai havia contado só as "partes boas" da trama! E ele ficou tão obcecado pela obra q acabou relançando o livro só com as partes q ele havia gostado, como em 1987 escreveu o roteiro do filme de mesmo nome!
O sucesso foi tanto q, obras como "Shrek" beberam dessa fonte.

A trama conta a história de amor entre Buttercup e Westley, mas a isso some-se mt "tiração de onda" com o conto de fadas, e observações de William Goldman, (no meio da narrativa) onde ele manda parar a trama, e o mesmo começa a escrachar as personagens da trama, e Goldman se dirige diretamente ao leitor... é mt engraçado!

Tem hora q vc nem liga qnd a trama para, vc quer mesmo é saber dos "comentários" do escritor! Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excelente leitura e se prepare para rir muito!

Gladis Klein 03/03/2019

Sensação de dejá vu
Uma delícia de leitura, me fez viajar a minha infância. Mal podia esperar acabar o livro para rever o filme. Uma história encantadora que só aumenta a minha paixão pela leitura.