As mentiras que os homens contam

As mentiras que os homens contam Luis Fernando Verissimo

Resenhas - As Mentiras Que os Homens Contam

Naty__ 12/03/2015

Veríssimo é conhecido por muita gente, porém, poucos são aqueles que conhecem suas obras. Já li apenas suas crônicas e preciso mudar isso imediatamente.

Esse livro é uma série de crônicas do autor e que vai fazer o leitor rir do início ao fim. Não foi o melhor livro lido, claro, mas a maneira como Veríssimo trata das mentiras é impossível de não acreditar em algumas. Não é novidade para ninguém que os homens mentem e nem tão bem, por sinal.

“O que seria deste país se Dom Pedro I tivesse se atrasado no dia 7 em algum cabeleireiro, fazendo massagem facial e cortando cabelo à navalha? E se tivesse gritado, em vez de ‘Independência ou morte’, ‘Independência ou Alternativa Viável, Levando em Consideração Todas as Variáveis!’?”.

Existem diversas histórias sobre as ideias que os homens usam para mentir. Muitas delas são possíveis das pessoas ouvirem em uma esquina, na escola, faculdade, trabalho e, adivinhem, até mesmo pelo próprio namorado. Acreditem se quiser. É uma mais descabida que a outra, mas elas existem e estão constantemente ao nosso redor buscando apenas um ouvido inocente.

O legal é que algumas mulheres conseguem contornar a situação tão perfeitamente que o homem acha que está enganando-a, porém, na verdade, ele está sendo enganado. O livro não apela e nem quer menosprezar a classe feminina e nem tampouco sobressair a masculina. Acredito que Veríssimo quis usar de humor com as mentiras ouvidas por aí e até mesmo faladas pelo próprio autor; quem sabe?

“Quis o destino, que é um gozador, que aqueles dois se encontrassem na morte, pois na vida jamais se encontrariam”.

Acreditem ou não, mas e se disserem a vocês que essas distorções faladas por eles são apenas para o nosso próprio bem, vocês relevariam? Ele declara que alguns homens argumentam que mentem para nos proteger, porque querem apenas o nosso próprio bem. Será? Há quem concorde, há quem discorde, há quem não aceite e aqueles que querem matar o indivíduo, assim como eu faria.

Acredito que mentir é algo que não vale a pena em hipótese alguma. Vocês podem até achar que é bom, no primeiro momento. Porém, quando a pessoa “enganada” descobre a verdade, não há quem faça a confiança voltar ao patamar anterior. Isso é apenas uma questão de lógica. Afinal, quem mente uma vez poderá mentir outras e o ciclo nunca termina, pois o mentiroso pensará que nunca será pego e vai se sentir confortável com essa situação.

“Os verdadeiros cavalheiros eram os que enganavam as mulheres. Os calhordas diziam, abjetamente, a verdade”.

O livro é engraçado e nos proporciona um momento de diversão, mas não é algo que nos acrescenta em muita coisa, além de sabermos as mentiras mais corriqueiras usadas pelos homens. Tirando isso, o livro não vai acrescentar muita coisa ao leitor, mas vale a pena conhecer.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/

Leticia.Ficheira 10/09/2015

Resenha:As Mentiras que os Homens Contam
Resenha:
Todas, ou pelo menos,as mais comuns das mentiras que os homens contam estão reunidas neste livro.De maneira muito bem humorada e observadora, Luis Fernando Veríssimo expõe o cotidiano de homens brasileiros e os seus motivos para contar essas mentiras.Narrando situações onde o homem mente para evitar desentendimentos,para manter a paz no convívio com esposa,mãe,amiga,amante e todas as mulheres ao seu redor.
De fato muitas das situações o leitor pode imaginar e perceber que são muito reais.É um livro rápido e muito bem escrito,de forma simples e concisa.Não é o meu gênero literário favorito,porque sou do tipo que gosta de devorar o livro,se possível,em algumas horas.E na minha opinião,este tipo de livro é mais adequado que se leia uma ou duas crônicas por dia.Mas eu li tudo de uma vez,como disse,sou uma devoradora de livros,ainda sim gostei,gosto muito do autor e pretendo ler mais obras dele.As minhas crônicas favoritas foram:’’A aliança’’(onde o homem mentiroso deixa claro que o motivo para ele mentir somos nós,as mulheres,que absurdo....)’’Fidelidade’’(é realmente o cúmulo da mente culpada masculina),e’’O encontro’’(essa situação foi muito bem descrita,eu achei muito possível de ocorrer,com certeza já aconteceu com alguém.Por fim,creio que seja um livro que por ter um jeito descontraído,deve agradar a diversos tipos de leitores.

site: http://resenhasdaleeh.blogspot.com.br/

Danilo Vicente 09/10/2015

Bom humor
Um livro muito bem humorado, com sacada inteligentes do autor sobre mentiras do dia a dia dos seres humanos (não só homens). Leitura rápida a prazeirosa.

gustavoclr 25/10/2015

Meus avós, sem dúvidas, dariam 5 estrelas
Pode ser que daqui a uns 30 anos (provavelmente mais) eu releia esse livro e o avalie melhor. É um livro de humor típico de pessoas mais velhas, aquele humor bem bobinho e sem graça, como piada de avós. Um conto ou outro é realmente engraçado, mas nada que salve.

Letícia 30/11/2015

O livro as mentiras que os homens contam, de Luiz Fernand Veríssimo é uma série de crônicas engraçadas do autor que tratam sobre as mentiras contadas pelos homens.
As histórias retratam desde situações do cotidiano dos personagens até coisas extraordinárias que acontecem com os mesmos, de maneira divertida e, em algumas delas os homens pensam que estão enganando as mulheres, mas na verdade elas estão se saindo tão bem em contornar a situação que eles estão apenas iludidos com isto.
O livro é engraçado, já que o autor coloca humor em situações comuns do nosso dia a dia. Os textos são curtos o que torna a leitura fácil e rápida e, embora algumas histórias deixem um pouco a desejar com relação a sua comicidade, outras compensam essa falha.

site: http://madminds.weebly.com/blogue/resenha-as-mentiras-que-os-homens-contam

Raquel Soares 11/01/2016

As mentiras que os Homens Contam
Produção gráfica e editoração muito simples. O que mais agradou foi a gramatura do papel (acho que é papel pólen) que deve ser acima de 120g/m2. O livro foi impresso na Lis Gráfica e Editora Ltda.
Sobre o livro... Trata-se de pequenas histórias engraçadas, tristes, emboscadas, vividas no cotidiano dos homens. Dos 40 contos apresentados, os que eu mais gostei foram: Trapezista, A aliança, Os moralistas, Seu corpo, Clic, A mentira, O jargão, O dia da amante, O sítio do Ferreirinha, O verdadeiro José, Nobel, Brincadeira, Espelhos, Tios, Farsa, Cantada, A verdade, A fidelidade, Lar desfeito, Homens, O verdadeiro você, Terrinha, O encontro, Infidelidade.

Jana 11/01/2016

Pra rir sem levar tudo tão à sério
O Luís Fernando Veríssimo é um desses autores que conseguem me levar numa viagem de volta à infância, talvez porque o primeiro contato que tive com as suas obras foi justamente durante o período escolar e também através da série "Comédia da Vida Privada", que me marcou muito. Ele é para mim particularmente, uma das caras dos anos 90.

Após um longo período sem contato com seus textos (não consigo sequer lembrar da última vez que o li), com o "As Mentiras que os Homens Contam" pude recordar porque gosto tanto desse autor.

Veja bem, não temos aqui um exemplo do "politicamente correto" ou crônicas que vão mudar sua vida para sempre, mas é justamente nisso que vejo a graça da coisa toda: a simplicidade. Ele fala de assuntos como a mentira - algo que não apoio de jeito nenhum, mesmo quando necessária, é claro - de uma forma bem humorada e até mesmo exagerada, mas que neste caso é divertido e cai muito bem! É de rir sozinho, onde quer que esteja, ler os motivos, trapalhadas e consequências que esses personagens masculinos vivem, ao tentar convencer com as suas mentirinhas. Destaco aqui as crônicas: "Grande Edgar", "O Dia da Amante" e "Clic", com certeza meus preferidos. É enfim um livro para deixar o moralismo de lado e permitir-se apenas rir e se divertir!

Rogerio.Oliveira 29/01/2016

Leitura rápida
Simplesmente viciante, com histórias curtas e muito engraçadas.

Samu 04/05/2016

LF Veríssimo, é m bom escritor, tem uma fala mansa, boa de ler e fácil de entender, em forma da crônica então, acho ele fantástico e muuuuito bem organizado!
A leitura é ótima para todas as idades, porém em alguns o conteúdo pode ser para pessoas mais velhas (temas sexuais).
Outro ponto a ser considerado é que o autor tem uma visão bem machista, assim como nossa sociedade, eu opto por tentar ver isso de forma irônica, embora em alguns casos ache que não é essa a intenção do autor.

Bruna 27/05/2016

Resenha do audiolivro.

As mentiras que os homens contam é uma coletânea de crônicas do dia a dia escritas pelo super talentoso Luis Fernando Verissimo. Eu amo o trabalho dele, e sua forma de narrar o cotidiano de forma tão divertida e irônica. Relatando diversas situações, na qual a Mentira tem uma posição de destaque, o autor nos brinca com divertidas histórias e relato. Sabem aquelas pequenas mentiras do dia a dia, aquele exagero ao narrar uma história, a omissão de fatos que poderiam queimar nossa imagem? Essas coisas são comuns, corriqueiras e reais, e é o que Luiz Fernando nos entrega.

O jovem que mente para a mãe, para a namorada, o casal que mente para evitar uma visita indesejada, são apenas alguns exemplos. E temos alguns exemplos extremos das consequências das mentiras, como a pessoa que adora fingir que sabe de tudo, embora não saiba de nada, e acaba morrendo "porque sabia demais" foi uma das crônicas mais interessantes.

Com narração do ator e humorista Bruno Mazzeo, o livro é uma delícia de escutar. A versatilidade de Bruno é sentida a cada entonação e mudança de voz adotada ao longo da narração, e tornam a audição ainda mais dinâmica, gostosa e divertida.

Esse é um livro que eu recomendo muito. Nos dois formatos: escrito e áudio. E para quem nunca leu nada de Luis Fernando Verissimo só tenho uma coisa a dizer: Leia! Para ontem!!!

Sobre o Narrador
Bruno Mazzeo Filho de Chico Anysio, Bruno Mazzeo é humorista, escritor, produtor e ator. Precoce, aos 14 anos já era roteirista. Foi redator final do programa A Diarista, e já atuou, produziu e dirigiu diversos espetáculos. Escreve e protagoniza Cilada, no canal Multishow.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2016/05/as-mentiras-que-os-homens-contam-luis.html

Mayda Ribeiro 26/08/2016

As Mentiras que os Homens Contam
Leitura divertida.

Renan 27/08/2016

Sempre divertido
Um dos melhores livros dele e sempre que releio me divirto.

Shirley Fernandes 08/10/2016

A mentira Que os homens contam
O cotidiano a vivência capacitaram Luís Fernando a escrever este livro que se transforma na pura realidade humana. Acredito que o título é a pura realidade não so do homem mas da mulher. Quando ele usou este título foi pensando de uma forma generalizada. Gostei e recomendo.

Laura Laura 01/06/2024

Ola glr q vai fazer uerj em 2025
Se Verissimo fosse fazer um stand up, ia ser daqueles que começa com "ah pq a minha esposa KAKAKAKKAAK QUE ENGRAÇADO". Não gosto muito de livro de contos, esse é até esperto aqui e ali, mas noooossa como é hétero. Eu odeio livro de contos. Eu odeio homens. É engraçadinho aqui e ali? Com crtz. Tem um conto ou outro mto bons? Sim, mas po pelo amor de deus se cortasse tudo que é "traição kkkkkk mulheres kkkkk eita como homens são doidinhos kkkk" não sobrava metade do livro, e assim o mundo seria um lugar melhor

Shout out pra frase "as pessoas quase não rolam da escada mais, agora as escadas que são rolantes" algo nessas linhas pouco breve eu boto a citação certinha, mas po muito bom kkkkkk