O Diário de Myriam

Philippe Lobjois

Resenhas - O Diário de Myriam

Rhay 01/02/2021

Livro devastador
Que livro triste, chorei do começo ao fim. Uma história real que relata a guerra na Síria.
Recomendo super!

maluzinha 15/06/2021

eu não sei o que falar sobre esse livro.
apesar de ter lido por iniciativa do colégio, posso de dizer que foi um dos melhores (se não foi o melhor) livros que a escola nos disse para ler.
mostra a guerra na síria pelos olhos de uma criança e infelizmente isso ainda é uma realidade para muitos.
a myriam escreve esse diário entre seus 7 até 13 anos e realmente é crocante o quão cedo ela acaba perdendo a sua inocência, no sentido de ela não ter que se preocupar somente em brincar de boneca.
ela consegue reconhecer muitos tipos de armas e bombas o que não deveria ser assim pra nenhuma menina de 9 anos.
acho super necessária a leitura desse livro pra perceber a gravidade de uma guerra que ainda acontece e pra entender o quanto isso prejudica muitos inocentes.
recomendo.

kari 17/06/2020

Surpreendente
Acabo de ler este livro arrepiada. Foi muito difícil imaginar os que os sírios estão passando, estar nessa guerra sem fim e sem sentido. Ler este livro narrado pela palavras de uma criança que está assustada, querendo que a guerra acabe logo para que ela possa voltar para casa e para sua escola antiga, foi muito triste.
Apesar desta guerra Myriam vai para a escola todos os dias, onde também acontece bombardeios. Ela descreve neste diário varias cenas chocantes e fortes que acontece no seu dia a dia, pessoas desabrigadas, perda de entes queridos, racionamento de comida e muito mais.

Adrieli 13/05/2020

A guerra barrada por uma criança
Acompanhamos Myriam durante um período da Guerra da Síria, como as pessoas tentam manter a mínima normalidade no dia a dia, enquanto bombas estão sendo atiradas e pessoas morrem.
Esse livro me tocou muito por ser algo tão recente, que nós faz pensar com as datas de cada dia do diário onde estávamos enquanto essa menina sofria os horrores da guerra.

jailxon 09/02/2020

O DIÁRIO DE MYRIAM
Emocionante, lindo e real. Um livro que te faz botar a mão na consciência e pensar "o quanto eu sei sobre a Guerra da Síria?"

Luciana Storino 27/02/2020

"Quando a gente abre as janelas, não tem. Um barulho de vida sequer. Não existem flores, não existem cores e até os pássaros já nos deixaram"...
O diário de Myriam é um livro
de fácil leitura que nos teletransporta ao mundo de Myriam onde a guerra parece não ter fim. Da infância à adolescência acompanhamos sua rotina cheia de medo e com esperança de uma vida melhor, tudo isso pelos olhos dessa doce criança.

Luhplay 18/03/2022

A guerra destrói tudo
Quando a gente abre as janelas, não tem um barulho de vida sequer.
Não existem flores, não existem cores e até os pássaros já nos deixaram.

Cachorreiro 02/03/2020

Emocionante
Um livro difícil de digerir, compartilhamos com a ingenuidade e angústia da protagonista.

Ludy @emalgumlugarnoslivros 24/03/2020

O diário de Myriam - Myriam Rawick
320 páginas/Darkside

"A guerra era minha infância destruída sob essas ruínas e fechada em uma caixinha."

Todos, em algum momento, já ouviram falar da Guerra na Síria.
Porém, conhecer essa destruição através do olhar de uma criança é ainda mais doloroso.
Myriam nos relata anos de angústia e esperança.

Não sei explicar, mas tenho muito interesse em livros que se passam nos períodos de guerra. As histórias me comovem e me ensinam, e não foi diferente ao conhecer a história de Myriam.
Ela inicia seu diário em 2011, aos 6 anos de idade; desde então ela relata momentos do seu dia a dia, e aos poucos vão surgindo relatos dos conflitos que há na Síria.
O diário vai de 2011 até 2017. São trechos simples, mas que acabam impactando.
É doloroso encarar essa realidade; ver cidades se destruindo, ruindo e acabando com sonhos.
E se torna ainda mais difícil por ser o olhar de uma menina - e que representa todas as outras crianças.
Uma coisa que me tocou foi o desejo das crianças em retornar para a escola.
E no início há crianças brasileiras que fizeram campanha para que esse livro fosse publicado.
Admiro essas crianças.

Me encantei pela maneira como Myriam contou sua história. Apesar de ser algo pesado e devastador, o olhar dela de criança tornou a leitura leve e simples. Mas em momento algum deixa de tocar o coração.
No final do diário há fotos de Yan Boechat, e as fotos são extremamente fortes.
A tristeza é que o diário se encerra em 2017, mas a guerra ainda permanece.

O diário de Myriam é uma leitura rápida e simples, mas que comove do início ao fim.
A leitura nos traz uma outra realidade; uma realidade atual e que causa revolta.
Acredito que seja uma leitura importante para todos, até porque o posfácio explica melhor sobre a questão política, geográfica e religiosa.
É sobre a guerra e os efeitos que ela causa, mas também é sobre união e sobrevivência.
E mesmo distante, posso orar para que todos esses conflitos cheguem ao fim. Para que não exista mais diários desse teor de Anne, Myriam, Helga e tantas outras crianças que são obrigadas a presenciar esse horror.
Myriam tem esperança, e eu também.

#resenhaemalgumlugar

site: @emalgumlugarnoslivros

Bia 24/03/2020

Impactante
Muito interessante

Carol 20/11/2022

Emocionante
Não há palavra melhor que descreva este livro, senão Emocionante. O livro te prende do começo ao fim, desde a apresentação de Myriam e sua família, o desenrolar de seu diário que dia após dia, mês após mês, vai ficando pior com o passar da guerra da Síria. Uma leitura que deveria ser tão essencial quanto ler o diário de Anne Frank, pois apesar de situações e épocas diferentes, muito se assemelham por um fator: a maldade humana.
Vale muito a leitura, recomendo demais!