O Diário de Myriam

Philippe Lobjois

Resenhas - O Diário de Myriam

jailxon 09/02/2020

O DIÁRIO DE MYRIAM
Emocionante, lindo e real. Um livro que te faz botar a mão na consciência e pensar "o quanto eu sei sobre a Guerra da Síria?"

Moni 14/12/2022

Tão necessário quanto Anne Frank
Até hoje ocorre muito disse me disse sobre os conflitos que assolam a Síria. Também percebe-se o absurdo silêncio que se tem da mídia. Ouvimos falar sobre a segunda guerra mundial (1938) e da guerra na Ucrânia, a mais recente, mas pouquíssimo se comenta sobre a guerra na Síria, que ocorre desde 2011 e tem mais influência do que os países gostam de admitir.

Entra Myriam, uma garota que escreveu um diário relatando os horrores da guerra que ela começou a testemunhar quando ainda tinha apenas 6 anos. Ela cresceu na guerra e perdeu sua infância para os conflitos financiados por nações poderosas com interesses secundários no conflito.

Essa é uma leitura absolutamente necessária e tão importante quanto o diário de Anne Frank. Relata as vivências de um povo que as pessoas dispensam da existência, como insignificantes, e não reconhecem o sufoco que passam até hoje, pois a guerra ainda não acabou.

É uma leitura obrigatória para todos que reconhecem o quanto o diário de Anne Frank foi importante. Afinal, não é apenas a Europa que lida com guerras.

Luciana Storino 27/02/2020

"Quando a gente abre as janelas, não tem. Um barulho de vida sequer. Não existem flores, não existem cores e até os pássaros já nos deixaram"...
O diário de Myriam é um livro
de fácil leitura que nos teletransporta ao mundo de Myriam onde a guerra parece não ter fim. Da infância à adolescência acompanhamos sua rotina cheia de medo e com esperança de uma vida melhor, tudo isso pelos olhos dessa doce criança.

Caroline Vital 25/10/2023

Lido em 2018
Quase um diário de Anne Frank, mas assustadoramente muito, muito atual. Muito emocionante, muito triste.

Cachorreiro 02/03/2020

Emocionante
Um livro difícil de digerir, compartilhamos com a ingenuidade e angústia da protagonista.

Keka_ 22/11/2023

"nao existem flores, não existem cores..."
Guerra.
Os horrores que um evento traumático pode fazer na mente de uma criança.
Uma infância interrompida pelo egoísmo humano.
Histórias que devem nos lembrar sempre da capacidade humana para o mal, nos fazer pensar duas vezes antes de qualquer ação que provoque danos maiores.

Ludy @emalgumlugarnoslivros 24/03/2020

O diário de Myriam - Myriam Rawick
320 páginas/Darkside

"A guerra era minha infância destruída sob essas ruínas e fechada em uma caixinha."

Todos, em algum momento, já ouviram falar da Guerra na Síria.
Porém, conhecer essa destruição através do olhar de uma criança é ainda mais doloroso.
Myriam nos relata anos de angústia e esperança.

Não sei explicar, mas tenho muito interesse em livros que se passam nos períodos de guerra. As histórias me comovem e me ensinam, e não foi diferente ao conhecer a história de Myriam.
Ela inicia seu diário em 2011, aos 6 anos de idade; desde então ela relata momentos do seu dia a dia, e aos poucos vão surgindo relatos dos conflitos que há na Síria.
O diário vai de 2011 até 2017. São trechos simples, mas que acabam impactando.
É doloroso encarar essa realidade; ver cidades se destruindo, ruindo e acabando com sonhos.
E se torna ainda mais difícil por ser o olhar de uma menina - e que representa todas as outras crianças.
Uma coisa que me tocou foi o desejo das crianças em retornar para a escola.
E no início há crianças brasileiras que fizeram campanha para que esse livro fosse publicado.
Admiro essas crianças.

Me encantei pela maneira como Myriam contou sua história. Apesar de ser algo pesado e devastador, o olhar dela de criança tornou a leitura leve e simples. Mas em momento algum deixa de tocar o coração.
No final do diário há fotos de Yan Boechat, e as fotos são extremamente fortes.
A tristeza é que o diário se encerra em 2017, mas a guerra ainda permanece.

O diário de Myriam é uma leitura rápida e simples, mas que comove do início ao fim.
A leitura nos traz uma outra realidade; uma realidade atual e que causa revolta.
Acredito que seja uma leitura importante para todos, até porque o posfácio explica melhor sobre a questão política, geográfica e religiosa.
É sobre a guerra e os efeitos que ela causa, mas também é sobre união e sobrevivência.
E mesmo distante, posso orar para que todos esses conflitos cheguem ao fim. Para que não exista mais diários desse teor de Anne, Myriam, Helga e tantas outras crianças que são obrigadas a presenciar esse horror.
Myriam tem esperança, e eu também.

#resenhaemalgumlugar

site: @emalgumlugarnoslivros

Bia 24/03/2020

Impactante
Muito interessante

Livinha 01/01/2021

Forte e emocionante
Comecei o meu ano literário com essa leitura. Forte e emocionante define bem. O mais impactante é saber que essa situação ainda não acabou, e que enquanto Myriam passava por momentos terríveis em sua infância/adolescência, nós estávamos aqui do outro lado do mundo vivendo nossas vidas podendo exercer todas as nossas liberdades.
Sem dúvida vou ficar pensando nessa história por um bom tempo. Impactante!!!

Gabriela 30/03/2020

Que história contada com uma sensibilidade incrível!

?Ele disse que era um crime deixar milhões de pessoas passarem fome, mas que ninguém fazia nada para nos ajudar.?

Me interessei pelo livro pois vi que iria ocorrer uma Leitura Coletiva da Nath, como nunca participei de uma e achei a história interessante resolvi me arriscar.

?Aqui, até mesmo Deus não tem mais casa.?

Myriam é uma garota síria que vai contando em seu diário o decorrer da Guerra Civil da Síria que ocorre a anos e não conseguimos ver fim nesse conflito até hoje. É de uma sensibilidade e delicadeza incrível a forma que ela conta a mudança da sua vida e da sua família no decorrer de dias, meses e anos. Nesse livro vamos acompanhando desde o ano de 2011 a 2017 e como a guerra mudou completamente a infância e a sua forma de ver a vida.

?Quando a gente abre as janelas, não tem um barulho de vida sequer. Não existem flores, não existem cores e até os pássaros já nos deixaram.?

Nesse período de quarentena foi bom e ruim ler esse livro, bom porque percebemos que temos muito mais a agradecer por mas que seja um momento difícil para todos, temos uma perspectiva de mudança e ruim pois é um tema sensível que nos faz refletir muito.

?Não sabemos quando podemos sair tranquilamente nas ruas. Eu me sinto como se estivesse aprisionada na cidade.?

Mas no fim, o que fica é que em meio ao caos sempre existe esperança de dias melhores enquanto tivermos pessoas que lutam para isso.

?Eu me vi encurralada em um conflito sem nome, sem palavra para as crianças. Não o entendi. Falava-se de guerra civil, falava-se de bombardeios russos, de coalização internacional. Para mim, era só medo, tristeza, angustia. E as lembranças de uma vida de antes que não recuperarei nunca mais.?

Dinny 31/03/2020

Esse livro mexeu demais comigo, passei a segunda metade dele inteirinha chorando. Todo mundo devia ler pra ter um pouco de conhecimento sobre o assunto, e quem sabe, talvez, pensar um pouco mais no próximo.
Natália Tomazeli 02/04/2020minha estante
Realmente esse livro é muito tocante

Dinny 11/04/2020minha estante
Muito

Daniela -@livroterapiamylife 15/04/2020

Uma historia dolorosa, surpreendente e cheia de empatia. Myriam entrou no meu coração para nunca mais sair. super indico essa leitura.

Paulascrap 05/04/2020

Leitura forte expressada de uma forma que abrange todas as idades!..
Meu nome é Myriam tenho treze anos . Cresci em Jabal Sayid, bairro de ALepo, onde também nasci. Um bairro que não existe mais ......." ....................📚" Para mim, da minha infância , só resta isso, Só uma caixinha amassada " ... se referindo ao ver no seu retorno a caixa de bonecas deixada quandi partiu de sua casa fugindo da guerra .......📝 Myrian tinha seis anos em 2011 quando passou a conviver com as mudanças de sua rotina pacata e feliz com a chegada da guerra civil na Siria ......... 📝Em forma de diário ela nos relata sua infância antes e durante o bombardeio , como perdeu seus parentes, a dificuldade de se manter estudando e como se alimentavam tendo que permanecer em suas casas até serem obrigados a buscar refúgio em outros lugares para se manterem vivos.........................📝Temos aqui a guerra narrada pela visão de uma criança que cresce muito rápido entendendo o pior do ser humano , e vê sua infância escapando entre seus dedos sem nada poder fazer ....................: 📚A tradução desse livro foi obtida pelo empenho de alunos de uma escola brasileiro em Osasco que por meio de cartas no Jornal do Joca tiveram essa obra lançada pela Darkside ...........................📚Como todos os demais relatos de Guerra essa obra em forma de diário nos traz o conhecimentos de como Alepo foi destruída e de como as pessoas sobreviveram nesse momento em mais um conflito desnecessário da nossa História...

Rosabel Poetry 29/03/2020

Um mundo que não é de criança
A história de Myriam é tocante, tenho que admitir, mas não classificaria este como um livro que mudou minha vida.
Como a maioria das histórias reais, têm uma certa tensão nos acontecimentos. Por ter sido escrito por uma criança, apesar de toda revisão, não podemos esperar muitos detalhes é claro. Ela descreve o que viu e ela viu e viveu uma realidade sem dúvida difícil, porém, não chegou a compreender a situação por completo e por sua vez não teve como nos fazer entender a situação por completo também. Os pulos gigantescos que ela dá no tempo complicam um pouco também.

Ainda sim, Myriam descreve sua vida de criança em um mundo nem um pouco infantil e isso não teria como não ser emocionante. A história cativa, você fica intrigado apesar de não receber muitas informações do que está acontecendo (não mais do que uma criança saberia). Dá para perceber verdades desagradáveis que a narração da menina não entrega, mas que nós como adultos podemos captar no ar.

Eu leria de novo, achei interessante a forma como ele expande nossa visão para vida fora desse cotidiano moderno e prático a que estamos acostumados, além de nos fazer valorizar um pouco mais a paz que temos sem saber.

Camila.Guntzel 30/03/2020

descreve aos olhos de uma criança como é vista e entendida uma guerra e suas consequências para sua família, sua casa e suas memórias em espaço e tempo. O livro é realmente impactante se prestarmos atenção na duração do conflito e principalmente entender de que maneira real oficial e política isso tudo ocorreu, ao chegarmos no apêndice final do livro.
Intenso, necessário, comovente.