Volte Para Mim

Volte Para Mim Paola Aleksandra

Resenhas - Volta Para Mim

thay l @conhecendooslivros 30/10/2019

Quando criança, Briana adorava ouvir as histórias que sua mãe lhe contava, ela sempre sonhou que um dia poderia viver aquilo. E em busca desse sonho ela abandona tudo que mais ama, sua família, em busca de se tornar a mulher que tanto deseja. Mas acontecimentos não esperados a fazem voltar e encarar uma dura realidade, será que Briana está pronta para reviver o passado e tudo que deixou para trás?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ao voltar Briana encontra sua família de um jeito que ela jamais imaginou, sua mãe está bem adoecida e seu pai cansado após anos em busca de uma cura para sua esposa, sua irmã que sempre foi tão dócil e divertida hoje vive trancada sem sair e receber visitas. E uma importante pessoa de sua vida simplesmente nunca mais falou com ela desde que partiu.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ela se vê perdida e sem noção de qual realmente é seu lugar no mundo, aonde ela deveria de fato estar. “Nos últimos dias parece que o passado só fez machucar as pessoas ao meu redor.”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Reencontros e recomeços marcam profundamente essa linda história, com a superação do passado, com personagens cativantes e um enredo rico de detalhes, Volte para Mim nos deixa de coração aquecido.

Cássia | @procureiemsonhos 05/11/2019

Amei!
Eu sempre acompanhei o trabalho da Paola Aleksandra, ela sempre foi uma grande inspiração para mim. Quando fiquei sabendo que ela iria lançar um livro, meu coração ficou alegre e eu pensei: preciso conferir essa obra! Na Bienal de 2018 tive a oportunidade de conhecer essa querida pessoalmente e também pude adquirir meu exemplar de Volte para mim. Recentemente fiz a leitura dessa obra e posso dizer que ela entrou para minha lista de livros favoritos e também que classificar essa obra só com cinco estrelas é pouco: ela merece mil.

A leitura de Volte para mim foi um misto de sensações e emoções. A cada nova página meu coração acelerava e eu queria saber como tudo iria terminar. A Pah sempre foi uma grande fã de romances de época, e dá pra perceber que ela se entregou ao escrever seu livro de estréia. A autora nos presenteou com uma linda história de amor que vai além de um romance entre o mocinho e a mocinha, e isso fez toda a diferença no desenrolar da trama. Volte para mim é um grande mix de sensações e emoções. E eu amei cada momento em que estive imersa nessa obra.

O livro nos conta a história de Brianna Hamilton, uma jovem que fugiu para a Escócia quando tinha apenas 16 anos, com o intuito de se (re)descobrir em um novo lugar. Após anos afastada da sua família, ela retorna para a Inglaterra e precisa enfrentar tudo o que deixou para trás. Passado e presente se misturam e aos poucos podemos descobrir o que levou Brianna a fugir da Inglaterra para a Escócia e todas as consequências de suas ações. E, nesse ponto, as cartas trocadas pelos personagens (e que abrem a maioria dos capítulos) foram essenciais para o meu entendimento dos fatos.

É impossível não suspirar em cada cena com Bri e Des. Eu sou fã de romances água com açúcar (principalmente os que são recheados com um bom drama) e me envolvo muito com os casais das histórias que leio. E com esses dois não foi diferente. Apesar de eu não ter concordado com algumas ações de Bri e Des, eu irei guardá-los para sempre em meu coração.

Outra personagem que me cativou muito foi Malvina, a irmã de Brianna. Fiquei com vontade de abraçar essa garotinha várias e várias vezes, principalmente quando descobri o que ela havia passado com a mãe enquanto Bri estava fora. E, cá entre nós, essa menina tinha um dom maravilhoso! (que não vou contar pra não estragar a surpresa de quem não leu :p). Os irmãos de Desmond também me cativaram bastante, principalmente porque quando eles apareciam, na maioria das vezes, a história ficava mais leve e engraçada.

Eu não concordei com alguns pontos dessa história, como por exemplo o fato da Brianna ter demorado tanto para retornar para a Inglaterra ou algumas cenas de desentendimento entre ela e Desmond; mas nem por isso o livro deixou de ser especial para mim. Porém, por outro lado, os pontos positivos na obra foram tantos que me faltam palavras para expressar quão única essa história foi para mim.

Também quero registrar que simplesmente amei cada descrição de cenários descritos nessa obra. Como eu disse, a Paola pensou em tudo com muito carinho e é possível identificar a sua dedicação na pesquisa sobre os cenários, tradições, costumes e acontecimentos da época. Tudo se encaixa de uma forma única e temos como resultado um livro excepcional!

Em minha opinião, Volte para mim é um livro sobre superações, perdão, amor, amadurecimento, autoconhecimento e amizade. Devorei as mais de 300 páginas em poucos dias e estou ansiosa por novos livros da autora.

site: https://www.procurei-em-sonhos.com/2019/04/23/eu-li-volte-para-mim/

Cau @caumunhoz 14/11/2019

Mais um nacional entramos para lista de lidos, esse da Paola, gostei bastante.
Apesar do romance gato e rato, que as vezes ficava cansativo, o decorrer da história foi ficando melhor. E toda a curiosidade de saber detalhes da vida da Brianna. E o amorzinho do Des?! Quem gosta de romance de época, pode ler e depois vem me contar.
?A vida só é plena quando descobrimos que o amor perdoa, cura e reaviva quaisquer laços, até os mais partidos.?

PaTy_LiKa @patylika.libros 15/11/2019

Brasileiro de época sim!
Gostei bastante da leitura e me envolvi c os personagens. Leitura leve e fluida.
Adorei a inocência e a evolução da Malvina, e dei altas risadas com o Ian e o Garret!
Achei o romance entre a Briana e o Desmond meio fraco, pois ao invés de conversarem, brigaram boa parte do livro, e ambos são mto teimosos e não davam o braço a torcer.
O enredo familiar foi o mais marcante pra mim. Uma família que demonstra se amar muito, apesar de tudo.
E amei a engenharia da construção da "cadeira com rodas".

Nati 20/11/2019

DNF - 56%
Ai,ai, vamos lá. Eu realmente queria ter amado muito esse livro, por que acompanho a Paola há um tempo, gosto muito dela e quero muito que os livros dela sejam um sucesso. E, como ela ama e propaga a palavra do romance de época (inclusive, ela é a responsável por me trazer pra esse mundo e quebrar meu preconceito), eu esperava algo incrível. Porém, fica muito óbvio, desde o início, que esse é o primeiro livro dela como autora, por que tem vários errinhos comuns de escritores iniciantes.

Primeiramente, a escrita. Não que seja ruim, por que eu achei fluída e em geral a história avança bem, dá aquele contexto de época, e dá pra ver que a autora estudou e pesquisou bastante pra escrever - porém, ela tenta colocar tudo isso no livro, e acaba jogando uns infodumpings desnecessários, que poderiam estar na história, mas de forma mais natural. E ela ainda usa MUITO adjetivo pra descrever a mesma coisa, o tempo inteiro, então acaba cansando e irritando um pouco, além de alguns resbuscamento de linguagem ou repetição de termos, acho que para dar a idéia de 'época' mesmo, mas que também acabou me bugando muito.

A Brianna, apesar de ser uma personagem forte e divertida, achei ela com um sofrimento e uma culpa muito exagerado, que, depois que tudo é revelado, não faz sentido - ela tem uma família que a ama, apesar de tudo, foi recebida por parentes que a amam e a acolheram, no lugar dos sonhos dela...e a todo momento ela diz que foi quebrada, é uma mulher marcada, cheia de cicatrizes. Amada, DE QUÊ? O Desmond (e os irmãos, que são incríveis) é um personagem muito mais carismático e coerente eu gostei muito dele e gostava de acompanhar os capítulos do POV dele.

Poréem o principal (considerando que é um ROMANCE de época), foi uma das coisas que mais me decepcionou. Uma das coisas que me faziam correr de romance sempre foi o prolongamento do drama e da separação do casal durante todo o livro por conta de besteiras, principalmente se isso é pautado em falta de comunicação (ou seja, algo que poderia ser resolvido em uma cena, se os personagens SENTASSEM E CONVERSASSEM). E é isso que acontece aqui - o casal não tem nada plausível que os mantém separados, exceto um mal-entendido que durou anos e vai se arrastando ao longo da história por que nenhum dos dois quer tirar satisfação com o outro. O casal tem uma boa química, tem momentos muito bons juntos - fofinhos, engraçados, mais steamy (apesar de não ter cenas hot), e é uma pena que a condução não tenha deixando o romance brilhar.

Em compensação, o aspecto familiar, a questão do perdão (apesar da motivação, perdão e recomeços são os temas centrais do livro e são super bem trabalhados) são extremamente bem desenvolvidos e foi o que mais me atraiu - infelizmente, demorou um pouco de avançar e quando avançou, foi resolvido bem rápido e tirado de cena. E por conta disso tudo, eu já estava tão irritada com o livro, que não consegui me forçar a continuar a leitura. Não acho que Volte Para Mim seja um livro ruim, por que ele traz temas interessantes, tem pontos altos, e para quem não se incomoda com os pontos que mencionei, não vai ter problemas em amar esse livro. Mas pra mim, fica claro desde as primeiras páginas o quanto a Paola é iniciante nessa carreira de autora, porém, apesar de muito dedicada, muito embasada e com um amor por esses personagens e essa história que dá pra sentir nos parágrafos, ela perde um pouco a mão no desenvolvimento de aspectos importantes do livro e na linguagem, onde ela tenta mostrar todo o afã que ela tem e o quanto ela pesquisou e se dedicou, mas que acaba sendo um pouco demais.

Já ouvi falar MUITO bem do segundo romance dela como autora, inclusive resenhas comentando o quanto ela evoluiu de um livro para o outro, e espero sinceramente que várias coisas que apontei aqui tenham sido corrigidas por que quero sim seguir lendo e apoiando ela. Me empolgo ainda mais por ser uma história que se passa no Brasil, e são poucos livros de época com romance que se passem aqui.

Rose 09/12/2019

Brianna cresceu ouvindo os relatos de sua mãe sobre sua família escocesa. Com isso, seu coração foi preenchido por amor a uma herança que um dia ela sonhava conhecer.

Ela que queria conhecer a Escócia e casar com Desmond, seu melhor amigo, descobre aos 16 anos que seu futuro já havia sido traçado antes mesmo de seu nascimento.
Angustiada ela só vê una alternativa: fugir... Deixando para trás sua família, seu grande amor e tudo o que conhecia até então, ela se refugia nas terras de seu avô escocês, onde vai descobrir qual é a mulher que deseja se tornar.

Agora, anos depois de sua fuga, ela está de volta. Mais do que ajudar sua mãe a combater a doença que a acometeu, ela tem que enfrentar a mágoa e desconfiança que sua fuga causou.

O preço que pagou e está pagando por suas escolhas pode ser alto. Ela precisa reconquistar seu lugar junto a família e o coração do homem que é dono do seu desde sempre.

Uma história linda de amor e perdão, de sonhos e reencontros. É impossível não se apaixonar por Desmond. Ele traduz bem o que verdadeiro amor deseja: a felicidade da pessoa amada.

Uma ótima opção de leitura para os fãs de romance de época.

Laura 16/12/2019

Me surpreendi com o livro, acho que por ter tido pouco contato com romances de época esperava que fosse mais ?bobinho?, porém vi uma preocupação da Paola em tentar passar uma mensagem e retratar outras questões. Fora isso vi alguns erros de digitação, mas não sei se já foram arrumados, pois a minha edição é a terceira. Por fim, esse estilo não é o meu, não é o que mais me entretem e não é o que eu fico muito ansiosa para ler o próximo capítulo.

Gisele 02/01/2020

Volte Para Mim
Primeira leitura do ano concluída e estou muito feliz por ter sido esse livro. É uma história que aquece nosso coração. Leitura rápida e fluida. Amei, amei. Não vejo a hora de ler o próximo da autora "Livre para Recomeçar"

Feeh 06/01/2020

Simplesmente incrível
Não poderia ter escolhido um livro melhor para começar o ano e para ser meu primeiro romance de época.
Impressionantemente fluído, o final foi tão bem formado que você nem percebe que está chegando o fim.
Eu amei imensamente e mal posso esperar para ler "Livre Para Recomeçar" — segundo romance de época escrito por Paola Aleksandra.

Marina | @booksbymarina 10/01/2020

Volte para mim conta a história de Brianna, uma jovem britânica, filha de um um duque que almeja conhecer o mundo e em especial, a Escócia.

A menina, apesar de britânica, é filha de uma escocesa, e cresceu apaixonada pelas histórias da mãe. No entanto, por fatos que até então por ela eram desconhecidos, a mesma é obrigada a fazer uma escolha. Se escolher a Escócia, deverá dizer adeus a Inglaterra. Se escolher a Inglaterra, deverá dizer adeus a Escócia.

Pressionada e se vendo sem saída, a menina opta por nada escolher, e foge de casa para viver suas aventuras e desbravar a Escócia.

No entanto, o livro não acompanha Brianna e suas aventuras, e sim seu retorno para casa, após 10 anos. Acompanhamos Brianna e sua trajetória para redenção, auto perdão, recomeços, retomada de laços fraternais, e seu reencontro com seu amigo e amor de juventude, o irresistível Desmond!

A leitura foi rapidinha, muito gostosa e sempre com gostinho de quero mais.

O ponto alto do livro é jogo de gato e rato entre Brianna e Desmond. Ambos sofrem muito, mas muito por se desejarem! No entanto, algumas confusões os levaram a conclusões erradas sobre as escolhas do outro.

Portanto, é necessário que se perdoem e esclareçam os erros para que possam ficar juntos. Mas tudo fica difícil, quando mal conseguem conversar sem brigar ou se beijarem!

Desmond é o típico cavalheiro irresistível. Fiquei apaixonada demais, ele é: lindo, encantador, compreensível, um homem a frente do seu tempo, capaz de se sacrificar pela mulher que ama, inteligente, empreendedor, gostoso, sabe falar as coisas no pé do ouvido e desestruturar Brianna! Da pra resistir?

É muito linda a relação entre Brianna e sua irmã Malvina, que foi uma das que mais sofreu com a partida da irmã. Malvina é uma personagem muito interessante, cheia de nuances, sobre a qual muitos dos leitores querem um livro! Me incluam nessa! Que menina espirituosa e cheia de personalidade.

A construção dos personagens poderia ser um pouco melhor, acredito que a Paola poderia ter explorado mais o tempo de Brianna na Escócia. No entanto, a narração do livro já começa num período em que a menina “já resolveu tudo em sua cabeça” restando apenas desculpar-se e retomar os laços fraternos com sua família.

Não sou uma leitora assídua de Romance de época, particularmente prefiro romances históricos (tipo Outlander/As crônicas de Artur) ou de época que sejam escritos naquela época (tipo Orgulho e Preconceito, deu pra entender?), talvez por isso eu tenha sentido falta de mais “recheio” no passado de Brianna. Mas isto é um visão particular, porque o livro realmente é impecável e entrega sua proposta.

O desenvolvimento do livro fica vinculado a dois pontos principais, sua relação com Desmond e a doença de sua mãe.

A mãe de Brianna, alguns anos após sua fuga, começa a sofrer de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). É muito interessante que a Paola tenha incluído um ponto tão diferente em seu romance, para tratar de um tema que na época era completamente novo, e que ainda hoje não é muito difundido e conhecido. Ela trouxe a perspectiva da época sobre a doença, bem como invenções como a cadeira de rodas, e toda a adaptação da casa para uma pessoa que possui as limitações de sua mãe.

Outra parte brilhante da história é toda a situação envolvendo o Gazebo! Que gesto de amor lindo entre os dois! Alguém me constrói um Gazebo, por favor?

A lição que fica aqui é que o amor supera qualquer dificuldade e qualquer erro. O amor que sentem um pelo outro os ajuda a superar os erros do passado e a construir um novo futuro, perdoando e aceitando a realidade do que aconteceu e as pessoas que se tornaram.

Gabi742 16/01/2020

Emocionante do começo ao fim
Quando peguei o livro para ler, confesso que tive receio por já ter lido opiniões negativas, mas quis tirar minhas próprias conclusões. E ufa que fiz isso, nunca li um livro que me tocou tanto e me fez chorar.

Esse livro é muito mais do que um romance, o casal principal perde um pouco do foco para deixar algo mais importante ser o principal da história: a familia.

Ver o desenvolvimento da mocinha com sua história foi emocionante, toda a culpa que ela carrega por buscar apenas quem era ela faz com que aprendemos muito mais sobre o perdão. E acho que é sobre isso o livro: o poder do perdão.

Não consigo explicar tudo o que esse livro me fez sentir, mas quero que todos deem uma chance para esse livro e entrem na leitura ignorando as outras opiniões e tirando suas próprias conclusões.

Cíntia Costa 22/01/2020

Já tinha ouvido umas impressões negativas deste livro e fui ler com certo receio. Mas me surpreendeu positivamente. Gostei do livro. Pontos positivos: livro de época que gosto muito, leveza na narrativa apesar de trazer alguns temas difíceis como doença grave na família, desencontros, etc.
Pontos negativos e que me fizeram não dá 5 estrelas: fiquei confusa com as datas porque ele vai e volta no tempo. Achei que se tivesse sido na ordem cronológica teria sido melhor. O avô da protagonista aparece no final mas entra mudo e sai calado, deveria ter colocado alguns diálogos dele.
O romance, achei ok.
Leiam. Vale a pena.
Amo a autora e ela foi uma grande inspiração para eu ser a leitora assídua que me tornei hoje.

Taynara @adamadolivro 07/02/2020

Volte Para Mim - Paola Aleksandra
Brianna é uma moça meiga e muito afeiçoada a sua família, mas fica desolada ao saber que seu pai e sua mãe fizeram planos para ela antes mesmo de nascer. Sua família materna descende da Escócia, enquanto a paterna, da Inglaterra e ela tem vontade de explorar e descobrir mais sobre a Escócia, seus segredos e tradições, o que a faz abandonar sua vida e sua família a fim de ir morar com seu avô na Escócia.
A deixa dela afeta profundamente a vida de seus pais, sua irmã e seu melhor amigo e primeiro amor Desmond. Nas terras da Escócia ela amadurece ao lado de seu avô e seu primo Neil e a cada dia que passa ela fica mais encantada com esse território. Mesmo que a saudade de casa fale bem alto, ela teme voltar por orgulho e medo de não ser perdoada pelas pessoas que ama.
Desmond desde garoto é o melhor amigo de Bri e sempre soube que seu destino era estar ao lado dela, o que o faz prometer sempre esperar por sua volta, mesmo que irado e enganado por suas especulações.
O casal é o clássico melhores-amigos-que-se-amam desde tenra idade, não tem como não amar. A família da Bri é demasiadamente unida e amorosa, impossível não se emocionar pela trama. Os personagens secundários são impecavelmente relevantes para o enredamento da estória, eu adorei conhecer os irmãos de Desmond, Ian e Garret, além de Mary, Elise, Neil e o vovô James.
O que eu senti ao ler esse livro foi um reflexo da pessoa que a própria Paola Aleksandra é, eu tenho acompanhado seu trabalho a muito tempo e sinto um carisma enorme por ela e acho que ela transpassou tudo isso perfeitamente no seu livro, fica muito claro o envolvimento dela com sua família, com seus leitores e seu amor a romances de época, eu estou muito satisfeita com a leitura e espero em breve ter a oportunidade de ler o seu segundo livro Livre Para Recomeçar.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 12/02/2020

A escrita é muito boa e a história original mas, não se diferencia tanto de outros romances de época, o drama, o final previsível e etc...

Beth 12/02/2020

Amei esse livro
Oque dizer desse livro maravilhoso? Simplesmente você precisa le-lo..