Literalmente

Literalmente Lucy Keating

Resenhas - Literalmente

moon.child 05/06/2021

Proposta interessante.
Esse livro de fato tem uma proposta inovadora, pelo menos, nunca vi algo parecido. Porem, ele é muito sucinto, apesar disso, entrega a ideia e a mensagem até que bem desenvolvida, se levarmos em conta a quantidade de páginas.
Eu gostei muito, é um livro adolescente bem interessante e adorei ver o amadurecimento de AB e gostaria de ter um pouco mais para ler.

Melissa 15/07/2020

Legal
Um livro bem legal, porém esperava mais... confesso que estava anciosa pra lê-lo quando comprei, é uma leitura fácil, bem informal com palavras usadas no cotidiano.

maria. 17/11/2020

Diferente
Imagina você, vivendo normalmente. Com uns problemas, mas quem nunca? E do nada surge uma mulher dizendo que é a escritora de sua vida. Você não existe. Seus amigos não existem. Sua casa não existe. Tudo é só produto de uma autora louquinha que está fazendo um livro novo. E de quebra, ainda descobre que está fazendo as coisas do jeito ?errado? que um romance clichê devia ser. Essa é a trama de ?Literalmente? ou talvez um devaneio para uma crise existencial.

Os personagens são extremamente cativantes e muito ?gente como a gente?. Sinto-me pessoalmente atacada quando dizem que Arabella é chata porque eu faria as mesmas coisas que ela na maioria das vezes, haha! Eles são reais.

É diferente porque a proposta é nova. É um livro que deveria ser clichê, mas os próprios personagens não QUEREM que seja clichê. A quebra da quarta parede ? ou deveria dizer quarta folha? ? é genial e bem construída o suficiente para sanar todas as dúvidas. Sabe a série ?Dark?? Então. Ela chora de inveja quando vê esse livro, hahaha.

Não existe vilão, não existe herói. Existem apenas anti-heróis, que é inclusive a posição que a própria autora se põe nessa história. Ela não é só escritora.

E temos mocinhos para nos apaixonarmos! É definitivamente um ponto positivo, não? O Cara Perfeito ou o Bad Boy? Pode escolher.

Não sei se viajei, mas interpretei o livro como cheio de metáforas para a vida. Não sei se você acredita em Deus ? ou deuses, ou alguma divindade ? ou no destino, mas uma coisa fica clara no livro e podemos levá-la para nossa vida: nós não somos donos do acaso. Não, não. Mas no final, as escolhas são nossas. A vida é nossa. E ninguém pode nos limitar no final.

Apesar de parecer complicado, é uma leitura mega fluída e rápida! Achei genial e inovador. Recomendo muito! Estava sem grandes expectativas e me deparei com esse prato cheio.

any.lo 11/02/2021

Muito mais do que eu esperava!
Ouvi muita gente falando que Literalmente não era essas coisas, que o final era decepcionante e blá blá blá, massss... Não foquem nas opiniões alheias!!??????

Eu li Literalmente com um certo receio, pois vi várias resenhas no Skoob dizendo que a história tinha um final ruim, mas eu amei!! Tem uma proposta bem diferente e te prende de um jeito incrível! E o final? Não podia ser mais "Literalmente"!!?

Sinopse: "Annabelle acha que tem a vida perfeita até as coisas começarem a fugir do seu controle quando Lucy Keating, autora best-seller de livros juvenis, vai à sua escola falar sobre seu novo romance e, curiosamente, passa a descrever a vida dela."

?????Anabelle descobre que é, na verdade, a personagem de uma história, e que sua vida está sendo escrita, coisa que ela não gosta nadinha. Por isso mesmo, ela decide deixar bem claro a essa escritora que a vida dela, é dela! E que agora em diante quem vai escrever a história dela, é ela!?
psraissafreire 12/02/2021minha estante
AAAAAAA que máximo! Amei a resenha, amiga

Mika.Chan 15/02/2022

Um livro sobre um livro sobre se apaixonar
No início achei confuso mas rapidinho me adaptei e devorei o livro em pouquíssimos dias.
Gostei do fato de a própria autora ser uma personagem ativa, de a personagem principal estar descobrindo sobre a vida de a forma bem louca...
Shipei o casal errado, mas tá tudo bem, é sobre isso hahaah
Recomendo!!!
Sara 22/03/2022minha estante
JAKAKKAKA tbm shippei o errado apesar de saber que eles não iam ficar juntos

Mika.Chan 22/03/2022minha estante
Aquele livro que ilude a gente, e a gente deixa se iludir ahahha

Amanda 03/09/2020

Confesso que esperava mais. Minha sensação com a leitura foi a de que a autora tinha muitas ideias para a história mas não conseguiu passa-las para o papel, resultando em uma versão murcha e menos empolgante do que deveria ser.
Ainda assim, a relação da personagem com os pais e com os amigos foi bem construída e é bastante relacionável. Por fim, o romance também não me convenceu, exatamente. Foi fofinho mas só isso :/
Queria ter gostado mais do livro.

Bela 20/12/2021

Bom? é um lovro de romance um pouco fora do comum comparado a vários outros que já li! A ideia da escritora é muito divertida e diferente
Mas, acho que tivemos VÁRIOS problemas no processo, vamos começar que achei muitos diálogos muito confusos e várias vezes a história fazia muito sentido?
Tirando esses defeitinhos o lovro tem ótimos personagens (me apeguei a vários kkkk) além de ser muito rápido de ler!

Larissa Destro 02/12/2022

"Eu não tenho ideia das surpresas que o futuro guarda. Agora, o meu plano é seguir meus sonhos. Meu plano é me surpreender e escrever a minha própria história. Tomara que, qualquer que seja sua idade, cada um de vocês escolha fazer o mesmo."
??
Annabelle descobre que sua história está sendo escrita por Lucy Keating. Sim! A autora do livro, está no livro, controlando tudo e todos!
Quem leu "O garoto dos meus sonhos" da mesma autora, não vai estranhar as maluquices que acontecem nesse livro.
Eu achei o máximo, e acredito que muitos leitores que tem vontade de escrever um livro, ou já escreveram, iam achar essa história super interessante.
Só achei que acabou meio "do nada".
Mas amei a experiência!

Jamile.Lucato 23/07/2019

Era o que eu esperava porém...
Demorou um pouco pra chegar lá.
Achei AB bem mimada no começo, "ai meus pais vão se separar, o que será de mim?", talvez por ser filha de um casal separado há tempos, eu já não tenha paciência pra quem passa por isso também.
Sobre o romance, lendo a contracapa, achava que ela ia terminar com um, mas depois descobrimos que é o outro que ela quer. Me deixou chocada, mas não frustrada, porque também amei o outro personagem.
A ideia dessa conversa, personagem e autor, nunca passou pela minha cabeça mas foi interessante acompanhar.

Ana Elisa 04/01/2022

Proposta interessante
A ideia do livro é muito interessante, você saber que é parte da história, que alguém controla sua vida, que tudo o que você faz está direcionado com o que querem que você faça e o que desejam que você faça, mas...

Acho que a autora tinha muitas ideias para esse livro e acabou se enrolando, romance bobinho, sem grandes acontecimentos que fazem a gente se prender de verdade a história. Acaba que a história é um clichê romântico com a autora como personagem secundário e isso me incomodou um pouco, mas...

A proposta do livro é muito interessante, a escrita dela é simples e fácil de ler, só que acho o livro extenso para a história simples que ela propôs

Nicoly Mafra 26/07/2018

#ResenhaNickMafra: LITERALMENTE | @lucy.keating | @globoalt | Nota: 4.
Annabelle, uma garota de dezessete anos, possui uma vida muito boa; ela tem uma família amorosa e que lhe apoia, tem amigos divertidos e consegue seguir a sua rotina à risca, do jeitinho que ela gosta. Porém, certo dia, a vida que AB tanto ama começa a desmoronar: seus pais informam que estão em processo de separação e que colocaram a casa da família à venda.

No mesmo dia, Lucy Keating, a autora best-seller, vai à escola de Annabelle para conversar um pouquinho com os alunos sobre como é ser uma autora e contar alguns detalhes sobre o seu novo livro, porém, quando a autora começa a contar o enredo do seu novo romance, Annabelle percebe que a autora está descrevendo a sua vida.

AB acha que é apenas coincidência, mas ao conversar com a autora, Lucy afirma que ela está escrevendo a história de Annabelle, que ela é sua nova protagonista. Annabelle não quer acreditar na autora, porém, a sua vida está cada vez mais parecida com um enredo de livro: a garota se vê em um triângulo amoroso e sua vida está completamente fora do controle. Lucy Keating pode até ter planos para Annabelle, mas ela não vai desistir de contar a sua própria história.

“Literalmente” foi uma leitura que me conquistou nas primeiras páginas, mas que terminei com algumas ressalvas. Adoro a escrita da autora, é leve, simples e dinâmica, os personagens deste livro são carismáticos, e neste livro temos aquele romance clichê bem sessão da tarde - eu amo! -, porém, alguns aspectos deste livro me incomodaram um pouco.

A trama deste livro é bem interessante, uma garota que descobre que na verdade é a protagonista de um romance; porém, alguns pontos do enredo ficaram um pouco confusos, por exemplo, como a autora estava na história, onde termina o mundo real e começa a ficção? Lucy Keating seria a “vilã” e ou a “fada madrinha” da história? E, por último, esperava um pouco mais do desenvolvimento da protagonista - por que tudo gira em torno do boy?

De maneira geral, “Literalmente” foi uma leitura divertida e gostosinha. Recomendo a leitura para quem está procurando uma leitura dinâmica e fofa!

site: www.instagram.com/nickmafra

niavenoso 03/03/2021

gostei muito do livro, a escrita é muito boa, a história é muito criativa, porém me decepcionei com o final, é uma opinião minha

Kennia Santos | @LendoDePijamas 03/10/2018

"Não dá para ser perfeita em tudo. Às vezes, você só precisa dar o seu melhor."
Título: Literalmente (Literally)
Autora: Lucy Keating
Classificação: 3,75/5

Annabelle é uma adolescente com hábitos incomuns. É maníaca por ordem e controle, diferente das meninas da sua idade, é fã de rotina e equilíbrio, vive com seus pais e seu irmão numa casa que ama, e, prestes a se formar, se dedica ainda mais nos estudos.

"Pra mim é mais simples. As coisas acontecem ou não. Você faz com que elas aconteçam ou não." (p.8)

Mas as coisas começam a sair do controle de forma inexplicável... e Annabelle entra em desespero. Primeiro começam os problemas em casa, e depois surgem algumas relações que parecem surgir apenas para confundí-la.

"Eu realmente detesto segredos. Detesto ambiguidades. Não gosto de ficar imaginando; eu preciso saber." (p.16)

Tudo piora quando Lucy Keating, autora best-seller de romances juvenis, vai até sua classe por convite de sua professora, e ao começar a falar sobre seu novo romance, passa a descrever a vida de Annabelle. Logo ela se descobre sendo a protagonista do novo romance de Lucy, e todas as áreas perfeitamente controladas de sua vida vão por água abaixo.

"Não estou gostando nada disso. Não gosto de ser deslocada. Não gosto de romper o modo como as coisas são." (p.18)

A autora tem planos para a vida da garota, que envolve caminhos que a garota não está de acordo. Será que Annabelle vai ser forte o suficiente para tomar as rédeas da sua própria história?

"Eu não sei como vou indo. Decidi fechar essa parte do meu cérebro temporariamente. Se todo o restante fracassa, é isso que faço com o desconhecido. Ignoro, até que eu possa fazer algo a respeito." (p.58)

Em "Literalmente", mais uma vez, Lucy Keating apresenta aos seus leitores uma história com situações um tanto surreais e mirabolantes, mas muito fofa e romântica.

Annabelle é uma personagem muito fiel aos seus princípios e bastante corajosa. Os outros personagens envolvidos também são bons, mas ela é a estrela de tudo. Mesmo adolescente e de forma inocente, seu amadurecimento ao decorrer da história é perceptível e satisfatório.

O que me incomoda é que as situações que Lucy Keating cria em seus livros (em "O garoto dos meus sonhos") são inimagináveis e não se explica, ela apenas joga lá e espera que o leitor aceite. Agora que li dois livros dela, percebi que é um padrão.

É um livro pra ler numa sentada só, muito leve e bobo, mas que no fundo traz uma mensagem importante sobre a impossibilidade da perfeição e do controle de tudo. Recomendo pra quem acabou de sair de uma leitura tensa e pesada e precisa espairecer.

"Há mudanças vindo em nossa direção. Nós dois sabemos disso e sabemos que não temos como evitá-las. Eu não sei o que vai acontecer conosco, mas sei que não posso perder você." (p.199)

ve 07/04/2020

criativo
a leitura fluiu muito bem levando em consideração que fazia muito tempo que eu n lia nada. a história é muito criativa e eu me surpreendi com cada detalhe que ia aparecendo ao longo do tempo. no primeiro momento estranhei a ideia mas depois percebi que ela é realmente muito boa. recomendo MUITO!