O crime do cais do Valongo

O crime do cais do Valongo Eliana Alves Cruz

Resenhas - O crime do Cais do Valongo

Marieleh 07/09/2022

Uma viagem
Uma leitura que me me Lev à viajar, por muitas vezes sentir, porque não parecer tão atual?
Me vejo em cenários, tradição e religioaidades.

Inspirações Literárias 27/09/2022

?????
Precisamos muito de livros que nos relembre a triste e medonha história da escravidão brasileira.

Infelizmente os dias não são longínquos e ainda presenciamos com tristeza e desalento a segregação racial, o preconceito e a subjugação do negro na sociedade brasileira.

Uma narrativa que nos embrulha o estômago, mas necessária para que cada leitor se una na luta pela conquista e garantia de direitos a todos os cidadãos no Brasil

Rodrigo 27/10/2022

Ficção e realidade
De maneira sensacional, a autora nos transporta para um período tão doloroso da nossa história e nos apresenta temas tão cruciais e que perduram até hoje.
Leitura obrigatória para entendermos um pouco mais dessa sombra que assolou a formação do povo brasileiro.

Nado 22/12/2022

Praticamente fechando o ano com uma das leituras mais fortes e impactantes que eu fiz em 2022. Esse livro é pra ser lido aos poucos, pra digerir e entender tudo o que é denunciado. Não consigo fazer uma resenha à altura para essa obra-prima, prefiro deixar aqui apenas essa minha aclamação para esse livro que deve ser lido por todos. Tudo que eu escrevesse não faria justiça ao texto. Se puderem, o leiam, por favor.

Mila 28/12/2022

O crime do Cais do valougo
Este livro é uma narrativa de relatos de histórias que aconteceu durante o Brasil colônia de exploração de povos trazidos da África. Como aconteceia a captura, muitas vezes a venda acontecia por vingança, algum mal entendido e assim acontecia o comércio lucrativos de povos africamos. Enfim, relata a história inicial antes da chegada no Brasil até o momento de lutas até chegar a proibição do trágico de pessoas e abolição da escravidão, mas o tormento não parou ainda sofremos o legado desse período.

Isabel.Maciel 30/12/2022

um livro que todos deveriam ler. vale muito a pena. a história é otima, intrigante e cativante do início ao fim. o livro conta situações pesadas enquanto te deixa curioso para saber o que aconteceu. gostei bastante do desfecho da história

Alcione.Ferreira 28/01/2023

Não dá pra enumerar a riqueza de temas que Eliane Cruz traz nesse livro. Um romance histórico ancorado em uma profunda pesquisa que traz cenas, cheiros, paisagens e vida, em sua diversidade, à relação África-Brasil do século XVIII e XIV sob a perspectiva das vivencias de negros(as) livres e escravizados.
Vale muito a leitura.

Ana 15/02/2023

3.5****

Tem umas passagens muito bonitas, algumas partes que me deixaram confusas sobre quem estava narrando e algumas cenas que me deixaram reflexiva se poderiam ter acontecido....

Mas também, por que não?

Robson68 16/02/2023

A sutileza na escrita e a crueldade dos atos
Eliana Alves Cruz tem o dom. Mas não é somente o dito dom da escrita, tão bom e de tão bom afago para nós, leitores. O seu dom é também o de trazer a história tão cruel e tão dolorida da escravidão para os seus romances. Com muito cuidado com o contexto histórico, O Crime do Cais do Valongo nada mais é do que o pano de fundo para conhecermos a história de Muana e de toda a crueldade que foi sua retirada da terra de seus ancestrais. Aliado a isso, um contexto histórico de crueldade com os escravizados, e também a narração de vozes pretas livres, como a de Nuno. Tudo muito bem concatenado em um livro de 200 páginas que só nos deixa com vontade de ?quero mais?.

GIPA_RJ 19/03/2023

Um achado!
Ganhei o livro de presente de minha amiga -Skoob Aritmante e o inseri dentre as leituras de 2023. Foi sensacional!
A autora fez uma vasta pesquisa do Rio de Janeiro dos tempos da família real e o resultado foi surpreendente.
Como já disse em histórico de.leitura , pude entender na prática através dos personagens tudo o que Laurentino Gomes descreveu em sua trilogia Escravidão.
O destaque fica com as lembranças descritas pela moçambicana Muana, com as tradições de sua etnia e temas polêmicos como a mutilação sexual de meninas na África.
O título do livro em si já é uma grande provocação , pois retrata ao mesmo tempo o crime do enredo e algo.maior que foi a hedionda vinda de pessoas escravizadas para as Américas por mais de três séculos.

Vanessa 27/03/2023

Emocionante

Mandy 19/04/2023

Demorei a concatenar as ideias, não iremos esquecer! Crime?
O Brasil recebeu perto de quatro milhões de escravos, durante os mais de três séculos de duração do regime escravagista. Por ser o porto de desembarque dos africanos em solo americano, o Cais do Valongo representa simbolicamente a escravidão e evoca memórias dolorosas com as quais muitos brasileiros afrodescendentes! Nunca se comerciou tanto preto?

Jess.Goulart 27/04/2023

Um crime cheio de crimes
Que livro surpreendente, viu? Eu comecei achando a leitura um pouco confusa (tem mais de um narrador, com uma divisão um pouco confusa e meio indefinida no começo) e lenta. Mas apenas nas primeiras páginas.

Muito além do crime que acontece no começo do livro, Eliana Alves Cruz nos coloca para pensar sobre os diversos crimes cometidos no Cais do Valongo. Apesar de falar de tanta dor, morte e destruição, sua narrativa chega a ser poética, com enfoque nas muitas histórias que por ali passaram. A dor existiu, mas era apenas uma parte de um todo que também deve ser lembrado.

Muana é uma personagem maravilhosa, com uma desenvoltura e uma forma de contar histórias invejável. Através de sua fala doce, somos capazes de viajar o mundo com ela, imaginar os cenários maravilhosos que seus olhos viram, viver com sua intensidade e ter forças para continuar, apesar de tudo.

Nico, apesar de ser um tremendo malandro sedutor, é um personagem muito interessante e um elo sagaz que une passado, presente e futuro. É uma sacada muito interessante que ele seja um dos personagens principais. Afinal, seu "jeitinho brasileiro" de encarar a vida é o que faz com que uma parte muito importante da história se desenrole.

É um livro curto em número de páginas, de fácil leitura em termos de vocabulário. Mas é grandioso em sua narrativa, é forte e causa certo mal estar. É delicado e poético na mesma medida. E é, sem dúvidas, majestoso.
Não vejo a hora de devorar as outras obras da autora ??