Finale

Finale Stephanie Garber

Resenhas - Finale

júlia 10/07/2023

O melhor da trilogia
Sempre via as pessoas dizendo que esse era o pior livro de caraval, mas discordo totalmente. pra mim foi o melhor da trilogia, o enredo super envolvente e um final maravilhoso pra história.

eu esperava um pouco mais do plot da scarlett. no segundo livro ela foi, de certa forma, um mistério. achei que tudo seria explicado nesse livro, mas algumas questões continuaram em aberto.
ainda assim, ela e o julian foram meu casal favorito. queria mais cenas deles, mas o foco foi mais em tella e lenda.
apesar de gostar muito de tella e lenda também, a enrolação dos dois me irritou em alguns momentos, eles complicavam tudo, mas gostei o final dos dois.

o plot da estrela caída foi bastante surpreendente, ele foi um bom vilão pra história e foi interessante ver os personagens lutando contra ele, mas esperava um pouco mais do final dele.

acho que alguns personagens poderiam ter sido mais explorados. os artistas do lenda eram bastante interessantes e achei que eles teriam um papel maior, mas não foram desenvolvidos.
jacks me instigou bastante e não vejo a hora de ler os livros dele.

fiquei completamente apaixonada por esse universo e pelos personagens. posso ter criado muitas expectativas na história, mas ainda assim gostei bastante dessa trilogia.

Bruna 12/12/2021

Eis que o terceiro livro consegue ser tão bom quanto o primeiro e segundo. A historia é sempre muito bem descrita nos três livros, o que, facilita imaginar tudo o que estamos lendo. Nenhuma ponta ficou solta. Sem capítulos desnecessários, você vai ler o desenrolar da historia a cada pagina com escrita leve e direta. Gostei demais.

i2warner 10/12/2021

Paguei com a língua
Quando comecei a leitura e vi as coisas totalmente bagunçadas pra todo mundo, jurei de pé junto que não daria 5 estrelas pra Finale, como se eu pudesse controlar o que sentiria. E, na real, esse livro foi muito sobre isso: falta de controle. O universo de Caraval me domou completamente, mesmo nos momentos que pensei que perderia o interesse na história. Os plots, os personagens, os cenários? tudo ganhou vida dentro de mim e foi um dos sentimentos mais maravilhosos, como se fosse um presentinho por toda a magia que tem nessa série. Incrível! Me fez sentir numa montanha-russa de emoções. Me fez chorar, rir, gritar de raiva, mas teve um final com tudo o que eu precisava pra ficar em paz. Vou sentir saudade disso tudo que vivi, ainda mais saudade dos personagens, principalmente da Tella que se tornou a minha favorita da série. ?

Emilly 28/03/2021

Livro preferido
Comprei o primeiro livro de caraval numa feirinha de troca, comprei mais pela capa, mas assim que comecei a ler me apaixonei, isso faz 2 anos, só esse ano consegui ler os outros 2 livros, e foi tudo de uma vez só.
Achei o final bom, tava com medo do final ser horrível e eu não gostar, mas eu amei.

Aninha 20/07/2023

Confusão, arcanos, revelações e?cores?
Definitivamente o melhor da trilogia, eu finalmente consegui conectar pelo menos um pouco com as duas irmãs e não achar elas 100% insuportáveis. Com certeza vou ir atrás dos livros que o Jacks aparece pois me recuso a acreditar que esse foi o final dele.

Julia 23/03/2021

Bom, mas... | @resenhas.bubbles
Vamos aos fatos. Nesse terceiro e último livro, não temos um Caraval. Mesmo que a autora tenha trazido outro foco, não senti a mágica presente nos livros anteriores. Aqui, temos um maior desenvolvimento dos Arcanos e do Baralho do Destino - que, preciso dizer, foi um pouquinho decepcionante para mim. A autora traz tanta informação sobre eles e de forma tão rápida que a leitura se torna cansativa e arrastada.

Finale é uma coletânea de acontecimentos atrás de acontecimentos, não dando tempo do leitor respirar e raciocinar sobre o que acaba de acontecer. Junto disso, a autora continua jogando plots que o leitor já não consegue mais confiar, tornando a leitura confusa em vários momentos - como por exemplo o que acontece com a mãe das meninas.

SPOILER: Vamos falar sobre o romance?

Aqui, Julian e Scarlett tem toda a química que eles não tiveram nos livros anteriores. Senti que em Caraval e em Lendário a autora simplesmente juntou eles sem dar ao casal um desenvolvimento decente, que foi feito perfeitamente aqui. Me apaixonei com eles, torci por eles. Foi lindo de se ver.

Sobre Donatella, lá vamos nós. Nesse livro, me decepcionei muito com a personagem que a autora escreveu como imponente em Lendário. Aqui ela é bobinha (romanticamente falando) e se contenta com pouco. Ela não é mais aquela garota que sabe que merece mais e que se coloca em primeiro lugar sempre. O ponto do livro em que ela diz que ama o Lenda, pede que ele a torne imortal e ainda leva um toco dele foi vergonhoso para mim. Sério, eu tive que fechar os olhos e respirar para não surtar. Cadê o amor próprio?

A garota que é descrita como forte e autossuficiente escolheu viver eternamente com alguém que nunca poderia amá-la só por não conseguir seguir a vida sem ele? Ai, gente. E isso depois de ter acabado de apunhalar o cara que andava que nem um cachorrinho atrás dela e que claramente estava desenvolvendo sentimentos pela menina. NÃO TOCA NO MEU JACKS, eu tenho um estoque de panos para passar para ele. E por nisso...

Jacks teve meu coração desde o início, mas para mim não fez sentido algum a autora jogar a Donatella como o verdadeiro amor dele sem dar ao menos uma razão ou explicação para isso. Talvez eu esteja sendo racional demais, mas não consegui aceitar esse fato. Não dá pra engolir que em um momento ele é um Arcano cruel e no outro o coração dele volta a bater por Donatella que, mesmo que eu goste mais que da Scarlett, não mostrou nada que pudesse justificar esse milagre. Mesmo tendo suas qualidades, Tella - no melhor ponto de vista - é chata e mimada. Jacks foi um personagem extremamente injustiçado aqui e que carregou o livro nas costas desde o início.

Sobre Lenda: vergonhoso. Eu gostaria de saber onde que alguém que nunca amou o próprio irmão em milhares de anos desistiria da própria imortalidade para amar uma garota que conhece há poucos meses e, novamente, mesmo tendo lá suas qualidades, é chata e mimada. Onde? E isso depois de tratar ela que nem um objeto durante o livro todo, né? Pois, nas palavras dele, ele nunca poderia amá-la mas queria muito mantê-la. Sim, isso mesmo, ele queria MANTER A TELLA como se ela fosse um brinquedinho. E ela aceita. Enfim, é de dar dó.
JuSaviotti 12/05/2021minha estante
vc sabe quando lança no brasil ou pelo menos onde eu posso achar a tradução? to lendo lendário e eu queria mt já ler finale qnd eu terminar kkkkkkkkk

Julia 12/05/2021minha estante
amigx, eu ouvi falar que não tem previsão de lançamento pois a editora está com problemas. eu tenho traduzido por fãs em mobi, se você quiser

JuSaviotti 12/05/2021minha estante
aii eu queroooo

Bru 12/12/2023

Feliz que acabou
Honestamente, essa série toda foi tão cheia de inconsistências e pontas soltas que eu nem sei se valeu meu tempo. Parecia que eu tava lendo duas séries diferentes em Caraval e em Legendary e esse último livro não só não amarrou a maior parte das coisas como só me fez odiar o Legend cada vez mais. Só não desisto de ler once upon a broken heart por causa de um spoiler interessante que peguei.

Ionara 03/05/2023

Perdi meu chão
Finalizei essa saga que se tornou minha saga conforto. Não consigo expressar o meu amor por eles. Me apaixonei, chorei, senti ódio, dentre mais. Scarlett ficará pra sempre marcada em meu coração, assim como sua família.

Com muito carinho, digo tchau pra minha Carmim ??????
jacdelima_ 03/05/2023minha estante
Só queria que tivesse tido um pouco mais de Scarlett e Julian no fim

Ionara 03/05/2023minha estante
SIM amg, eu morro por eles cara ?

lena_blni 07/01/2022

?SENSACIONAL?
?Toda história tem quatro partes: o começo, o meio, o quase-fim e o fim verdadeiro. Infelizmente, nem todo mundo consegue um fim verdadeiro. A maioria das pessoas desiste na parte da história em que as coisas estão na pior, quando a situação parece sem esperança, mas é aí que a esperança é mais necessária. Apenas aqueles que perseveram conseguem achar seu fim verdadeiro.? - Caraval se tornou a minha trilogia favorita, porque simplesmente me arrebatou completamente e me levou pra um mundo fantástico, no qual eu me apaixonei, ri, chorei, fui enganada e surtei junto com as duas irmãs: Scarlett e Donatella. Fui convidada a conhecer a magia do grande Lenda e dos Arcanos, e estou completamente encantada com esse mundo e todos dentro dele. Obrigada Stephanie Garber, e agora vou me virar pra aceitar que a história acabou. ?Todos os jogos devem chegar à um fim...?