Os Imortalistas

Os Imortalistas Chloe Benjamin

Resenhas - Os Imortalistas

Fabiana 08/03/2020

Escolhas
Com capítulos curtos e sob quatro perspectivas diferentes, a autora no faz conhecer os irmãos Gold, de uma família judia de NY.
O leitor acompanha a vida deles a partir de 1969, o encontro com a vidente, até 2010, aprofundando-se nas aflições que invadem a alma humana.
Uma linda história sobre o amor fraternal e as escolhas que cada um de nós faz durante nossa passagem pelo mundo.

Mari Gominho 03/07/2021

Acreditas em destino?
Quatro irmãos, quando crianças, conhecem uma vidente, que lhes conta a data em que cada um irá morrer, em particular. A partir daí, o livro narra a história de cada um deles, como seguiram suas vidas após esta "revelação". Acreditam no destino? O que foi contado afetou suas decisões? Cada um tem uma ideia sobre o assunto e prossegue escolhendo se arriscar mais ou tomar caminhos seguros. São quatro personalidades diferentes, quatro interpretações diferentes, e todas interessantes. O que você faria se soubesse quando vai partir deste mundo?

Edianne.Novaes 11/04/2020

O enredo é bastante interessante, um bom livro que prende sua curiosidade até o final.

Novack 13/05/2020

Aquele livro que faz cair lágrimas no final
Para voltarmos no tempo e lembrarmos da nossa infância, nostalgia gostosa...

BArbara317 20/05/2020

O tema é mt interessante. Mas o desenvolvimento da história não. E o final... aff... péssimo.

Patricia 06/02/2022

Com o passar dos anos eu comecei a gostar muito de livros como esse. Nesse livro não temos um vilão a ser derrotado, um heroi/heroína, muito menos um nobre objetivo a ser alcançado. O que temos em livros como esse são personagens tentar viver a vida da melhor forma possível. Pessoas como nós, com problemas, desafios, sonhos, amores, derrotas e sofrimento. E por isso é tão fácil se identificar e ser afetado pelas histórias deles. Ok, nesse livro temos o fator "vidente que diz a data da morte", mas esse livro não é sobre a morte, é sobre a vida. Então esse pequeno toque sobrenatural, não passa disso, de um pequeno toque. O livro vai muito além disso.

Ju 29/04/2022

Bem aleatório
O livro começa MUITO bem, a parte do Simon me deixou super a fim de continuar a ler e me fez pensar em onde isso iria parar
Mas a partir daí é um infinito de histórias aleatorias e você continua lendo achando que tudo vai se conectar ou que as coisas vão melhorar em algum momento e aí o livro acaba
Entendo, apesar de não gostar nem um pouco, do que ele quer passar no fim, mas mesmo isso foi mal construído

Jora.Fernandes 14/07/2020

Livro sem defeitos. Conta a história de quatro irmãos descendentes de judeus que passam a vida assombrados com a informação dada por uma vidente sobre as datas de suas mortes. É incrível como a previsão afetou cada um em relação às suas escolhas de vida, mesmo a quem teve uma vida longa.
Acho interessante o questionamento que o livro levanta sobre o destino. Um personagem até fala sobre essa ideia de acreditar num destino e/ou em Deus é a forma que a humanidade encontrou de aliviar a consciência, pra acreditar que o que lhe acontece não é totalmente sua responsabilidade.
Além da família ser apresentada de forma bem interessante quando juntos, a forma como a história de cada um dos irmãos é contada, numa cronologia que começa a partir da morte de irmão anterior e ao mesmo tempo traz elementos que aconteceram simultaneamente é por incrível que pareça, muito bem articulada.

Brenda Sauer 27/07/2020

Se você soubesse a data da sua morte, como viveria sua vida?

Am'oonchild 16/10/2022

O poder do Saber
Eu tenho muitos elogios a esse livro.

A começar que a fluidez dele é impecável, os capítulos pulavam sobre os meus olhos e eu absorvia cada pedaço da história com prazer, entre as idas e vidas dos anos tudo se alinhava muito bem. Isto foi um dos principais motivos de eu ter lido tão rápido, pois ao saber que seriam quatro personagens com narrativa temi que passaria muito tempo para sair de um e ir para o outro, que a história se estenderia cansativamente e foi total o contrário! Eu começava a ler sobre um, o entendia, entrava na sua linha de raciocínio, quando acabava me sentia abalada e achava que o próximo não conseguiria me prender, mas o ciclo ia se repetia.

Os quatros irmãos são todos interessantes. Todos funcionando de um jeito diferente, com ligações, contextos e sentimentos diferentes, mas todos se amando e não sabendo como expressar. Foi doloroso ver eles afastados com angustias no peito e na cabeça, porém, sem dividirem uns com os outros.

No que diz respeito aos personagens secundários, em cada arco foram introduzidas pessoas incríveis, que traziam uma bagagem diferente, que nos apresentavam uma perspectiva mais ampla de vários assuntos que os protagonistas eram alheios e, de determinada maneira, até ignorantes sobre. Logo, essas pessoas foram acréscimos muito importantes que tornaram o livro melhor ao fomentar discussões raciais, politicas e religiosas.

E, essa premissa de saber a data de sua morte, é incrível. Eu refleti bastante ao perceber como o simples fato deles saberem, deles terem essa informação instalada em suas cabeças isso os conduziu a viverem suas vidas de certas formas. É surreal enxergar o poder que nossa mente tem para nos sabotar, para nos fazer tomar decisões, para nos impulsionar. Um dos pontos que mais me pegaram foi perceber que Simon que tinha tido uma previsão de morrer jovem, se jogou de cabeça no que desejava de verdade, fugindo de tudo que esperavam dele. Ele se permitiu ser quem era e se descobriu muito mais no processo. Ele pode experenciar coisas que de longe teriam sido reais se ele tivesse ficado parado. Em contra partida, Varya que recebeu a previsão de morrer mais velha que todos desenvolveu um TOC que a impedia de viver, como se qualquer coisa fora do controle a fosse sentenciar a morte, ela se privou de inúmeras coisas e na sua parte da história há um paralelo super interessante com sua pesquisa de longevidade em primatas. Klara e Daniel também não ficam atrás, ambos sofrendo com consequências de ter essa ideia implantada em suas cabeças, bem lá no fundo os mexendo de algum forma e há um contraste forte entre suas mortes que mostra como isso os consumiu no fim.

Mas, ao mesmo tempo fica o questionamento de "se eles tivessem feito diferente o resultado ainda poderia ser o mesmo, não?". Simon ainda poderia ter morrido cedo ao contrair AIDS num relacionamento escondido da família em Nova York, Klara ainda poderia ter problemas com álcool e ficar fragilizada, Daniel poderia ter saído de casa de cabeça quente e ter batido o carro.

E essa é a beleza da vida, a gente nunca tem certeza, tudo que fazemos é tentar. Acho que essa é a mensagem que fica quando Varya se ver confrontada por tudo o que guardou em si durante anos e anos e, por fim, quebra. Não tem essa de recuperar o tempo perdido, mas o respirar fundo e aprender que só podemos seguir vivendo um dia após o outro.

Bia 23/07/2021

Algo interessante de ler, uma história um pouco confusa, que relata um pouco de cada um dos 4 irmãos.

Bru 05/12/2020

Sobre Expectativa vs Realidade
Sabe quando uma leitura te decepciona, de certa forma, mesmo sem ter sido ruim ou mal escrita? Posso dizer que Os Imortalistas está neste meu tipo de lista.
Chloe Benjamin é uma ótima escritora, traz detalhes na história sem torná-la muito maçante. Sabe trabalhar linhas temporais diferentes, tanto é que neste livro temos 5 (quatro individuais dos irmãos e uma quando eles eram todos crianças). Ela também sabe intercalar a narrativa entre personagens e nos fazer virar totalmente a chave e entrar na mente de outra pessoa, o que demonstra uma incrível habilidade dela de criar personagens com características individuais bem definidas e trabalhadas.
Mas no fundo eu esperava algo a mais desta história. Não sei, minha expectativa quando li a sinopse era outra. E nem sei muito bem o que eu imaginava que encontraria no livro, mas depois de ver que tinha uma mistura de previsões de uma cartomante com o futuro dos irmãos, fiquei intrigada. E o livro entrega exatamente o que promete, mas pra mim de certa forma não atingiu as expectativas – altas – que criei, e acabou sendo apenas só mais um livro bem escrito, mas que não me marcou.
O livro se passa em 4 momentos diferentes, e em cada um deles a autora conta a história de um dos quatro irmãos Gold. Quando crianças eles foram juntos até a casa de uma vidente que era capaz de dizer a qualquer um o dia exato de sua morte, e a partir desta visita que fizeram a ela tudo em suas vidas mudou. Suas trajetórias foram seguindo caminhos completamente opostos uns dos outros, e muito disso devido às premonições feitas pela vidente para cada um deles. E ao longo de quatro grandes capítulos somos levados em uma trajetória de cinquenta anos acompanhando o desenrolar da vida de cada um dos irmãos e como as previsões da vidente afetaram suas decisões.
O livro tem um tom específico a cada grande capítulo, e posso dizer que tenho meus preferidos. Foram os capítulos de Klara (a irmã mais nova) e Varya (a irmã mais velha). A primeira virou uma famosa ilusionista em Las Vegas, e a segunda dedicou sua vida a estudar a longevidade através de testes científicos em primatas. As histórias dos irmãos homens não me cativaram tanto. Simon, o mais jovem, se mudou pra São Francisco para encontrar o amor, enquanto que Daniel, o mais velho, virou médico do exército.
Ao longo de todos estes anos que o livro aborda, somos apresentados à vida nua e crua dos personagens. Temos uma carga bem grande de drama ao longo das páginas. E talvez tenha sido isso que tenha me decepcionado mais ainda, porque quando decidi ler este livro imaginei que ele seria muito mais fantasioso, trazendo a ideia da vidente prever o futuro, mas na realidade o livro foi muito pé-no-chão e punhal no coração.
De qualquer forma é como comentei, o livro é muito bem escrito e a história é boa, só não é o estilo que eu estava imaginando ler quando o comprei.

site: https://freescura.wordpress.com/

Liliane186 04/02/2021

Pra refletir
A proposta do livro é clara, o que aconteceria se soubéssemos quando iríamos morrer. A forma com que cada personagem lida no decorrer do livro se torna algo triste de ler mas o final compensa
Livro simples mas criativo