Os Imortalistas

Os Imortalistas Chloe Benjamin

Resenhas - Os Imortalistas

Manoela138 10/04/2021

Interessante
Gostei da escrita da autora e também da ideia do livro. É uma história que te faz pensar na vida, em destino, nas escolhas que fazemos. É dividido em 4 partes, para os 4 irmãos. O Simon foi o meu favorito de ler sobre, gostei muito do personagem dele. Apesar de não ser um livro favorito, eu sublinhei diversas passagens do livro que foram muito interessantes. Vale a leitura!
(Essa edição está muito linda, adoro a capa!)

Helen 31/03/2021

Previsibilidade...
O livro entretêm muito pela temática, os dois primeiros tempo do livro é instigante. Mas depois fica muito previsível, ficou sem emoção.
O autor tem uma boa escrita mas se perdeu na história.
Carine Campos 28/04/2021minha estante
Nossa, preocupada porque já tô achando o início chato kkkkkkkkk socorro

Kelthy 14/03/2021

O que você faria se soubesse a data da própria morte?!
Assim começa a história dos quatro irmãos Gold. Quando crianças, por meio de uma vidente, descobrem a data da morte.

Cada Gold passa a viver de maneiras que acham mais conveniente antes do fim.

Simon, o caçula decide libertar-se e morar em São Francisco, aproveitar o tempo que lhe resta, a Klara vai atrás dos seus sonhos em se tornar uma ilusionista, Daniel segue com a medicina e Varya, a mais velha, uma pesquisadora.

O livro é dividido em 4 partes, cada uma narrada por um irmão até seu fim.

"Me dê uma boa razão por que você não pode começar a sua vida."

Com essas palavras Simon vive a vida ao máximo, assume sua homossexualidade, se entrega a cada desejo.

" Eu não teria conhecido Robert. Eu nunca teria aprendido a dançar. E provavelmente ainda estaria em casa, esperando minha vida começar."

De todos os personagens, esse deixou uma grande questão, sabendo a sua data final, ele aproveitou a vida ou foi imprudente?

" Os pecadores são escritos no livro da morte, os virtuosos no livro da vida, mas o destino daqueles intermediários fica suspenso até o Yom Kippur"

A Klara tem um jeito diferente de pensar e agir, o que faz sua personagem a mais tragável, mesmo seguindo a vida lentamente, ela acreditava na previsão da vidente, sendo isso o marco em sua decisão final.

"Klara pega as mãos dela e elas despencam pelo escuro, escuro só céu."

Daniel é um cara egoísta, interesseiro e frio. Mesmo não querendo, ele acreditava na vidente e mais ainda que poderia mudar seu fim.

"Para ele é um ato de fé. Fé não em Deus mas em suas próprias faculdades. Fé não no destino, mas na escolha. Ele viveria. Ele vai viver. Fé em sua vida."

Varya tem uma vida longa, contudo, vazia e solitária, com a perda do pai e dos irmãos, ela sente-se culpada de alguma forma. Essa foi a personagem que mais surpreendeu, no início uma narrativa seca, porém no desenvolver da história, fiquei perplexa.

" Agir exigia que você escolhesse uma coisa no lugar de outra. E é melhor ajudar um lado do que nenhum."

Embora a narrativa seja lenta, é uma boa leitura para discutir e refletir, tem uma escrita de fácil compreensão e uma capa linda.

Jenn 26/03/2021

Subestimado
Acho que esse livro acabou passando despercebido pelas pessoas. E era muito subestimado por mim. Fui com expectativas 0 e acabei me surpreendendo. Os imortalistas trás muitos temas relevantes . Sobre destino, vida , morte o que é viver e o sobreviver.
Esse livro também fala sobre família. Como são complexas as relações familiares e como o amor perdura apesar das decepções.
Os personagens erram, acertam e são sobretudo humanos. É impossível não se emocionar com as suas jornadas.
Gostei muito e indico .

Laiza 11/09/2022

Os Imortalistas - Chloe Benjamin
Nova York, East Side, 1969. Os irmãos Gold - Simon, Klara, Daniel e Varya - ouvem boatos sobre a chegada de uma vidente capaz de prever a data da morte de qualquer pessoa. As crianças decidem então sair escondido dos pais para descobrir seus destinos. A profecia que cada um recebe marcará profundamente suas vidas, e o curso que ela pode ou não seguir.

"Se a profecia é uma bola, sua crença é uma corrente; é a voz em sua mente dizendo corra, dizendo mais depressa, dizendo, acelera." p.81

Se você soubesse a data da sua morte como viveria a sua vida? Saber o dia que tudo termina é bom ou ruim? Será que a vidente acertou? Será que saber nos condiciona a um destino ou nos possibilita contorná-lo? São essas reflexões que perseguem os personagens e suas jornadas, e é claro que o próprio leitor entra nesses questionamentos.

"Ele acredita em más escolhas; acredita em má sorte. E ainda assim, a lembrança da mulher na Hester Street é como uma minúscula agulha em seu estômago, algo que ele engoliu há muito tempo e que flutua, indetectável, exceto por momento quando ele se move de certa forma e sente uma espetada." P.208

Narrado em terceira pessoa, o livro se divide em 4 partes - cada uma focada em um dos irmãos. Cheios de personalidade e muito diferentes entre si, cada parte é uma história única. Mas para além de contar a jornada de cada irmão e irmã, as partes se complementam a partir do elo familiar entre eles, e em como o encontro com a vidente os marcou e os uniu/afastou.

É a saga de uma família, então há um tom íntimo e emocional bem forte. Conforme os anos passam, as memórias ficam, a distância aumenta, cada um segue seu rumo.... Há muito essa sensação familiar, que é mostrada de forma bem sensível, enquanto eles se questionam dos erros e acertos, do que não foi dito, do que queriam ter falado ou feito....

"- Algum dia vou encontrar alguém que eu ame como você? (...)

- Você vai encontrar alguém que vai amar muito mais." p.39

E é muito, muito interessante, que a história se passa entre 1969 e 2010, então acompanhamos a vida da família e de como a passagem do tempo e cada década e seus eventos e marcos se relacionam com as vivências e jornadas dos personagens. E eu adoro muito ler sobre como a história e a vida comum se relacionam, então é bem interessante e realista.

" - Não me importo com relevância. Me importo com a família. Há coisas que você faz para as pessoas que fizeram isso por você.

- E há coisas que você faz por si mesmo." p.78

Como são quatro histórias que se conectam, é normal que você se apegue mais com umas do que com outras, e o mesmo vale para os personagens. E isso aconteceu um pouco comigo. Algumas partes me interessaram e me envolveram mais do que outras, então tive um pouco de quebra de ritmo conforme avançava.

"A verdade é que ela não quer saber; a verdade é que ela não tem espaço para a dor de mais ninguém". p.236

Por mais que a grande questão do livro seja envolta na morte e do encontro com a vidente, Os Imortalistas não é uma história repleta de reviravoltas ou grandes acontecimentos ou com uma pegada fantástica muito forte. É na verdade um livro sobre a vida comum. Personagens humanos que seguem seus caminhos entre erros e acertos. E por causa disso, é muito fácil a gente se enxergar neles.

Conheça meu insta literário @possosurtaragora e meu blog :)

site: http://laizafsiqueira.blogspot.com/2022/03/livro-os-imortalistas-chloe-benjamin.html

Caroline.Sobierajski 30/12/2021

Não foi minha preferida
Achei que seria diferente, a historia dos irmãos é um pouco pesada e acabei me desanimando durante um período do ano com a leitura, porém para encerrar o ano fechando essa etapa deu um gás e terminei a leitura, mas não foi minha preferida.

@retratodaleitora 20/08/2018

Instigante
Os Imortalistas é o segundo romance publicado da autora Chloe Benjamin e desde o seu lançamento em 2018 está fazendo grande sucesso entre os leitores. A HarperCollins Brasil trouxe o livro ao país em uma edição incrível, capa dura e com um lindo projeto gráfico, apresentando na capa original a ilustração de uma Árvore da Vida, o método cabalista de explicar a criação do universo ou também hierarquizar o processo evolutivo do homem. E é sobre evolução que a autora vai falar ao abordar quatro irmãos.

Os Gold são crianças inteligentes que, no verão de 1969 em Nova York, aproveitam as férias da maneira que podem. Quando corre a notícia de que uma vidente está na cidade, eles juntam toda a mesada e vão juntos saber sua sorte, ou melhor: descobrir qual será o dia de sua morte. Na sala bagunçada da misteriosa mulher, eles já não têm ideia se querem mesmo aquela brincadeira, mas cada um sai de lá com sua própria data e, em suas mentes, o medo de que ela pode estar certa.

O livro é dividido em quatro partes, e em cada uma delas acompanhamos a vida dessa família. Cada irmão tem uma personalidade, sonhos e esperanças, e cada um deles reage a sua maneira àquela tarde em que cada um saiu do apartamento da cartomante com uma data na cabeça. Como você reagiria ao saber a data exata da sua própria morte?

"Alguns mágicos dizem que a mágica despedaça nossa visão de mundo. Mas eu acho que a mágica é o que mantém o mundo inteiro. É matéria escura; é a cola da realidade, a argamassa que preenche os buracos entre tudo que sabemos ser verdade. E é preciso mágica para revelar quão inadequada a realidade é."

Simon é o mais novo, e mesmo antes de atingir a maioridade escapa para São Francisco com a irmã, Klara, que tem o sonho de se tornar uma grande ilusionista, assim como foi sua avó tantos anos antes. Daniel é o filho mais velho, e se torna médico do exército, vivendo uma vida segura junto a sua mulher. Varya é a leitora da família; estudiosa, ela se torna uma renomada pesquisadora em longevidade.

Com o tempo eles se separam e se reaproximam, formam laços entre eles e também os rompem. Cada um vive a sua maneira, até que a data que os perseguem se aproxima. Foi emocionante acompanhar a trajetória de cada um, da infância até a data que lhes foram atribuídas. Se a vidente estava certa ou não, vocês terão que descobrir ;)

As duas primeiras partes (Simon e Klara) foram para mim as mais tocantes, e eles os personagens mais cativantes entre os quatro irmãos; justamente por isso a primeira metade do livro foi a mais envolvente e me prendeu mais, enquanto na última metade percebi uma queda no ritmo do livro.

Os Imortalistas é um livro fantástico, com uma ideia realmente interessante, e aguardei seu lançamento com muita ansiedade. É um drama questionador, que faz o leitor pensar bastante e se colocar no lugar de cada um desses personagens, e não só eles como também as pessoas que são afetadas pelas atitudes dos mesmos. Foi uma leitura que me envolveu, me fez refletir e emocionou. Recomendo muito e espero ler mais da autora em breve :)

E fica a questão: Se você soubesse o dia exato da sua morte, como você viveria?

site: https://umaleitoravoraz.blogspot.com/2018/08/resenha-os-imortalistas-de-chloe.html#more

LT 20/11/2018

E se você soubesse o dia em que morrerá?

Bom, essa é a temática principal dessa obra e logo quando iniciei a leitura, passei a me questionar. Definitivamente não saberia lidar com essa informação.

Segue lendo que logo descobrirão o que há por trás de todo esse livro

Simon, Daniel, Varya e Klara, são quatro irmãos que movidos pela curiosidade quando crianças e vão atrás de uma vidente que se tornou famosa por falar para as pessoas o dia em que elas irão morrer. Impossível não apavorar com tal informação. Sendo assim, cada criança tenta levar a vida sem pensar no dia seguinte. Apenas tentando não pensar se a cigana estava certa, praticamente impossível.

“QUOTE: – Não entendo. – Varya apoiou um pé sujo no teto. – O que essa mulher faz exatamente?

– Já te disse. – Daniel era hiperativo, impaciente. – Ela tem poderes.

– Tipo o quê? – perguntou Klara, movendo a peça do jogo. Ela passou a primeira parte do verão aprendendo truque de cartas com elástico do Houdini, sem muito sucesso.

(…) – Ela sabe dizer quando você vai morrer.”

O livro foi dividido em quatro partes e cada parte é referente a história de vida de um dos irmãos. Posso dizer que a autora conseguiu me prender na história de cada um deles, porque fiquei apreensiva durante a leitura, pois a todo momento ficava esperando para descobrir como eles morreriam.

Simon, a primeira parte do livro, deixa a mãe e segue para San Francisco, onde para ter dinheiro segue a vida como bailarino e se descobre gay em pleno anos 70. Os cenários são muito bem construídos pela autora. Ela mostra o movimento gay e a violência contra os homossexuais em uma época onde a AIDS começa aparecer. Porém, não é apenas a parte ruim que se destaca, o amor que ele descobre sentir, por quem ele se apaixona, tudo está envolvido e muito bem escrito.

“QUOTE: – Eu não sabia… – diz Simon, balançando a cabeça. – Eu não sabia que você… gostava de mim.

Ele quase disse “gostava de homem”. Robert dá de ombros, mas não em descaso; ele está pensando, pois seus olhos estão distantes, mas focados, em algum lugar no meio da baía. Então eles retornaram a Simon.

– Nem eu – ele diz.”

Simon, segue sua vida em algo que é apaixonado, a dança, mas sempre lembrando de quando a vidente lhe disse que morreria. Ele sabia a data, mas seus irmãos, não. Eles apenas tinham a consciência de que ele morreria jovem. E assim mostrando a vida dele, a autora descreve como foram os anos até sua morte.

Klara, é a segunda parte do livro. Em sua história, ela segue para San Francisco com o seu irmão e leva a vida como mágica recriando a fantasia de grandes mágicos. Ela sempre sonhou em estar nos palcos, mas isso era algo totalmente distante da sua realidade, até agora. Klara conseguiu com ambição se tornar uma grande ilusionista, mas o que ela mais se arrepende é não conseguir trazer Simon de volta.

“QUOTE: Klara pode transformar um lenço preto numa rosa e um ás numa rainha. Pode fazer uma moeda de dez centavos virar uma de um, e uma moeda de vinte e cinco se tornar uma de dez, e tirar dólares do próprio ar.

(…) O que ela não pode fazer – o que ela nunca vai parar de tentar – é trazer seu irmão de volta.”

Ela sofre muito com a perda do irmão e isso a consome, por mais que tenha seguido sua vida e conhecido alguém que a apoie, o fantasma de Simon não a deixa.

Daniel, a terceira parte do livro, é um médico do exército que tem que lidar com as perdas do 11 de setembro. Ele fez faculdade e conheceu Mira, com quem se casou. Porém, nunca contou a ela sobre a vidente. Entretanto, isso muda quando um policial, que trabalha no caso de sua irmão Klara, o contata e fala sobre a família de charlatões, onde um dos membros é a vidente que eles conheceram anos atrás.

“QUOTE: Vários anos depois, quando estavam casados e morando em Kingston, Nova York, ele perguntou a Mira se ela havia sentado intencionalmente ao lado dele na cantina anos antes.

(…) Mira o beijou. Ele podia sentir na nuca a faixa fria da aliança dela, um anel dourado igual ao dele.

– Eu sabia exatamente o que estava fazendo – disse ela.”

Na última parte do livro, conhecemos mais sobre Varya, ela busca a longevidade em uma sociedade que não sabe lidar com a morte. Cuida da mãe em um asilo, e sua história é mais complexa do que o esperado, com alguns pontos fora do lugar e outras questões a serem resolvidas. Agora sozinha, passa mais tempo trabalhando do que vivendo, e dizem que quem pouco vive, morta está. Até que alguém inesperado surge em sua vida. Alguém que ela não queria que a encontrasse.

“QUOTE: – Você me deu o nome de Solomon – diz ele.

E o buraco na escuridão. Inicialmente ela sente confusão: Como? Não é possível. Eu teria sabido. Então o impacto completo, o baque. Sua visão borra.”

De um modo geral, os quatro personagens foram bem construídos assim como suas histórias. Chloe mostra para o leitor como as pessoas podem mudar suas vidas através de apenas uma informação que jamais deveríamos ter acesso. Posso dizer que os quatro irmãos se arriscaram, erraram, mas, no fundo, eles viveram como queriam após eles descobrirem quando morreriam.

A história do livro é linda, porém a escrita da autora é um pouco lenta e isso atrapalhou um pouco o desenvolver da leitura para mim. Outra coisa que deixou um pouco a desejar, na minha opinião, foi em relação de as histórias dos irmãos serem contadas em separado e não como um todo. Porém, por outro lado, nos permitiu focar atentamente na vida de cada um.

Eu amei descobrir como eles levaram a vida após descobrirem uma informação tão importante.

Em um livro narrado em terceira pessoa, a autora teve o cuidado de nos apresentar um cenário muito bem construído, assim como os personagens primários e secundários. Ela desenvolveu tudo tão bem e de forma bem ampliada que permite ao leitor viajar para o interior do livro.

Uma coisa que vale ressaltar é o trabalho da editora em relação a edição do livro. Que coisa mais linda. A capa é dura, cheia de detalhes e com um acabamento impecável. As páginas são amareladas e os espaçamentos, assim como a revisão estão impecáveis.

Em suma, Os Imortalistas, é um livro que tem uma história linda, que nos faz parar e refletir sobre a nossa vida. Em determinados momentos a leitura se tornou um pouco lenta, mas é uma obra que sem dúvidas merece ser recomendada.

Resenhista: Analuiza Amorim.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Heloísa 10/02/2022

Ajuste suas expectativas antes de começar
Uma capa lindíssima, uma premissa interessante e várias boas indicações. Mas já no começo me senti incomodada. A narrativa cheia de vai e vem da autora até em um mesmo parágrafo me incomodou. O resultado não ficou inovador, só confuso e cansativo. Em partes ela parece querer apenas chocar de forma gratuita usando o obsceno. Apenas um dos personagens pareceu, de fato, real. E ao chegar no fim fiquei com a impressão de que a autora desistiu de concluir. Cheguei a avançar nos agradecimentos finais e voltar para confirmar se não tinha deixado algo passar. Enfim, para mim foi decepcionante.

Angie 25/01/2022

O custo da solidão é alto, mas o custo da perda é maior.
Confesso que me interessei por esse livro por conta da capa, que é maravilhosa. A história parecia interessante também, porém têm algumas falhas.
'Os Imortalistas' conta a história das crianças Gold ? quatro adolescentes, Simon, Klara, Daniel e Varya que estão começando a conhecer a si mesmos e um dia saem de casa sorrateiramente para saber sua sorte com uma vidente que se diz capaz de informar a qualquer um a data de sua morte.
Até aí beleza, a premissa é boa. O livro é dividido em quatro partes, cada uma contando sobre cada irmão, porém, me incomodei muito com o caminho que a história tomou, não consegui me apegar aos personagens com essa narrativa corrida, achei o livro sem um propósito. Me deu a impressão de ser vazio, são histórias trágicas sem fundamento e acredito que isso tornou a compreensão mais difícil pois parece não ter sentido. Eu continuava lendo cada passagem dos personagens e me perguntava "Ok, mas é só isso? Todo esse sofrimento?".

É um livro pesado, emocionante, mas maçante. Tem alguns plots no livro que foram incoerentes, você lê na expectativa que algo diferente vai acontecer, mas parece que a autora queria colocar uma ação que acabou ficando deslocada.
Não sei dizer se a autora entregou o que propôs, já que não entendi/sei qual era o propósito da história.

PandaLoveBooks 16/01/2021

Um ótimo livro, uma ótima história.. Mas.
O livro é muito bom, os personagens, os acontecimentos e o desenvolvimento é ótimo. Eu gostei muito desse livro. Mas tem alguns pontos que eu não gostei.. A tradução é meio ruim, não atrapalhar a leitura, também o final foi tão "sei lá" Poderiam ter colocado um final melhor do livro.

Tirando essas partes, o livro é maravilhoso. ?

Franciele283 27/01/2021

Recomendo, ""mas porém...""
O tema do livro já julgo muito atrativo, mas a história segue um caminho um tanto diferente do que esperava.
Gostei dos desenvimentos e das consequências que saber a data da morte tem ou teria.
O que cada um vive é complexo e pessoal, o que me tirou a abertura de menosprezar, afinal na vida real acontece o mesmo.
Tem muitas coisas desconfortáveis, então cuidado se tiver interesse em lê-lo.
É isto, gostei a nível 3,5, e acrescento meia estrela por achar que o esforço em cosntruir essas vivências valeu a pena.

brenda 17/02/2021

O livro te deixa bem pensativa em relação à o que você faria se descobrisse a data da sua morte, mas não só isso, te faz questionar outras coisas a respeito da vida.
Não gostei da forma como alguns personagens foram desenvolvidos, achei que deveria ter um aprofundamento maior.
Porém, até certo ponto, o livro é bem interessante de se ler.

Dudu 20/02/2021

Este livro não tem heróis.
Tampouco apresenta vilões.
Há apenas os fatos da vida e as escolhas que são feitas ao longo do caminho.
Há as diversas circunstâncias que nos prendem e outros tantos paradigmas que criamos e não conseguimos desconstruir.

É um livro que permite a reflexão por diferentes questões: religião, família, identidade, futuro, entre outros.

É uma obra, sobretudo, humana. Mas o que é mesmo que nos torna tão humanos?