Os Imortalistas

Os Imortalistas Chloe Benjamin

Resenhas - Os Imortalistas

Carol 15/07/2020

Não gostei do livro, tive que me forçar pra ler até o final. Li tantas resenhas boas, tanta gente falando bem dele que quando comecei a ler fiquei até um pouco decepcionada. Mas com tanta gente gostei fiz uma forcinha desde os primeiros capítulos para ver se engatava na leitura, mas não rolou. A história para mim não teve nenhuma conexão, não consegui ver nenhuma mensagem legal como esperava pela sinopse do livro.
Na minha interpretação todos os personagens pareciam infelizes, desconectados com a vida, pessimistas, e acho que isso tornou a leitura um pouco torturante para mim.
Jéssi Lima 31/07/2020minha estante
Mesma coisa comigo, passei três meses para ler, só não abandonei o sinto que tenho um compromisso com o livro

Carol 01/08/2020minha estante
sim! também sempre sinto que tenho que terminar, mas tive que forçar bastante, a história não me pegou mesmo

LarissaIngridfb0 23/01/2021minha estante
Concordo com tudo! Sem contar nos milhões de furos que haviam na história da Varya

Camila Cruz 08/07/2018

Leitura maravilhosa
Eu recebi o livro na quinta. Terminei de ler antes de o sábado acabar.
Os Imortalistas é, antes de tudo, um livro sobre família. Todo mundo encontra algo em que se identificar no retrato tão humano dos Gold.
A escrita de Chloe Benjamin conquistou minha admiração de uma forma que, antes, apenas F. Scott Fitzgerald tinha feito.
O realismo dos relacionamentos familiares e a retratação de tantas temáticas importantes e atemporais ? apesar de ?modernas?, ao mesmo tempo ? faz com que Os Imortalistas tenha as características que um dia podem fazer dele um clássico.
Em breve farei uma resenha mais detalhada no Cantinho Geek, mas não poderia deixar de comentar aqui o quanto o livro me apaixonou nessas 36 horas em que mal pude deixar ele de lado.
Carol 09/07/2018minha estante
É suspense?

Camila Cruz 11/07/2018minha estante
tem elementos de suspense em momentos pontuais, mas é mais uma trama familiar e como um episódio afetou a vida de 4 irmãos ao longo de varias décadas.

Jeff Lima 23/06/2022

Se você soubesse a data de sua morte, como seria a sua vida?
Os Imortalistas narra a vida de 4 irmãos: Simon, Klara, Daniel e Varya. Quando crianças, eles são movidos por uma genuína curiosidade e vão atrás de uma estranha vidente que promete saber o dia de suas mortes. Apavorados com as respostas, eles tentam viver suas vidas alheios a essas informações cruéis. Mas, com o passar dos anos, é impossível não questionar se mulher estava certa e a única maneira de descobrirem isso é morrendo... Ou vivendo além da data que lhe foi dada.

O livro é dividido em 4 partes, cada uma dedicada a um dos irmãos e sua vida a partir do momento em que foram informados da suposta data de sua morte. A autora consegue fazer com que os cenários e o contexto histórico se tornem muito significativos na trama, ela realmente mergulha na mente dos personagens e se aprofunda em suas vidas e em seus conflitos individuais. Simon passa a morar em San Francisco nos anos 70, palco do movimento Gay e da violência com os LGBTs em uma época que a AIDS começa a aterrorizar o mundo. Klara recria a fantasia dos grandes mágicos do século XX em uma Las Vegas em ascensão. Daniel é um médico militar que precisa aprender a viver em um mundo depois do 11 de setembro. E Varya é cientista e encarna a eterna busca pela longevidade. Durante toda a leitura, esse mistério que envolve a previsão dessa vidente é o combustível que faz a leitura fluir, porque a todo o momento esperamos que esses personagens morram, é agoniante.
Foi difícil não me apegar a esses personagens tão cativantes, me emocionar com os dilemas de Simon e Klara, torcer pelas conquistas do Daniel ou pela superação de Varya diante de seus medos. Com o passar dos anos, vemos cada um tentando reescrever seu destino.

A escrita da Chloe Benjamin é impecável, a carga emocional que a ela colocou nesse livro é surreal! A forma como descreve o medo que temos da morte, os cenários e os conflitos internos desses irmãos, fez com que o livro me marcasse tanto, sua escrita conquistou minha admiração desde a primeira página!
Essa é uma história que arranca lágrimas e com muitas reflexões sutis, que nos faz questionar as escolhas que fazemos. É sobre seres humanos: frágeis, às vezes egoístas, sensíveis, perdidos, assustados, mas sempre realistas. Isso faz com que tenhamos uma visão diferente da vida. Acho que ainda não consigo expressar a avalanche de sentimentos que essa leitura despertou em mim, simplesmente amei!!!
Uma leitura intensa, emocionante com toque de suspense e um final emocionante. De fato, esse livro foi uma grata surpresa pra mim.

"Talvez a questão não seja resistir à morte."
Thaina 24/06/2022minha estante
Uauuuu!!! Esse livro me deixou curiosa e com vontade de ler

Jeff Lima 28/06/2022minha estante
Apenas leiiaaaa, por favoooor!

Jeff.Rodrigues 01/08/2018

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
A morte provavelmente é a maior inquietação dos seres humanos. Obviamente por ser o ponto final de tudo, mas também por ser desconhecida. Ela chega sem avisos, não tem critérios bem definidos e pode levar qualquer um a qualquer segundo. Independentemente do quão tranquilo ou desapegado alguém seja, certamente já teve aqueles momentos íntimos em que se pegou pensando nessa finitude, o imponderável que em um piscar de olhos muda perspectivas, abre lacunas, traz dor e vazio. O antigo ditado sentenciava que para tudo se encontra um jeito, menos para a morte.

Em toda essa inquietação, talvez o fato de ninguém saber a data da morte seja o ponto mais incômodo. Por mais doloroso que possa ser, acredito que muitos desejariam não só saber a data exata da morte, como também programar esse fim. Em um primeiro momento soaria confortável ter a oportunidade de partir deixando para trás tudo organizado, com despedidas e demonstrações de carinho feitas. Mas numa análise fria, mais racional que emocional, saber o dia de sua morte seria mesmo uma benção?

Nas páginas de Os Imortalistas, acompanhamos as vidas de quatro irmãos cuja data de falecimento foi apontada por uma misteriosa vidente. Ainda crianças, com todo um futuro aberto pela frente e sem a menor possibilidade de preocupação com a tal senhora da foice, receber um conjunto de números que carregam a sentença final resulta em comportamentos diversos. Acreditando ou não na mulher, o fato é que aquele futuro aberto vai acabar sendo moldado minuciosamente pela data fatídica.

Partindo dessa situação, Chloe Benjamin percorreu as idas e vindas de vidas humanas à sombra de um imponderável que, mesmo sem receber importância, permanecia ali. Os quatro irmãos construíram suas trajetórias influenciados por aquela previsão, e a todo momento nós nos perguntamos se as escolhas tomadas poderiam ter sido outras caso eles não soubessem do fim. O caçula, Simon, por exemplo, se entrega de corpo e alma a realizar todos os seus desejos, rompendo quase totalmente os laços familiares. De todos os personagens, ele talvez seja o que mais traga reflexões aos leitores. Sua vida teria sido diferente se não houvesse uma data pairando acima dela? Viveu-se mais perigosamente ou aproveitou-se melhor?

Os Imortalistas é também um livro sobre relações familiares, e neste aspecto a família Gold é um microcosmo perfeito de toda a agitação que foi movendo, influenciando, moldando e modificando as pessoas da metade final do século passado para as primeiras décadas do atual. Através de seus personagens, mergulhamos nas transformações que impactaram a sociedade e a vida de cada um. E no mundo que empurrou (ainda empurra) as pessoas para o individualismo e para as conexões virtuais, a falta de contato, de apoio, de ouvir e ser ouvido fez muita diferença no destino de quem foi e de quem ficou.

Com uma trama que se resume a narrar histórias de vida, Os Imortalistas foge do óbvio para no fim das contas passar a mensagem mais simples (e clichê?) de todas: a vida foi feita para ser vivida. Se o fato de saber a data da morte influenciou totalmente nos rumos de cada personagem, obviamente o livro não deixa claro. Quem vai saber, afinal? Evidentemente houve ali vidas vividas até as últimas consequências e cabe ao leitor decidir se poderiam ter sido diferentes. Se quisermos buscar alguma conclusão, fica a velha máxima de não deixar para amanhã absolutamente nada. No fim das contas, viver a vida como se cada segundo fosse o último!

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2018/07/30/resenha-os-imortalistas-chloe-benjamin/
Gustavo Igor 03/08/2018minha estante
Impecável resenha!

Jeff.Rodrigues 03/08/2018minha estante
Ei, obrigado Gustavo! :)

Dan 21/12/2022

ruim. não gaste seu tempo.
Finalizei essa história com uma vontade imensa de não ter lido. que perda de tempo e olha que raramente falo isso sobre um livro. A autora nos leva em mais de 300 páginas longas com uma narrativa sem pé nem cabeça, que inicia com um ponto bem envolvente na verdade e você acha que vai se deslumbrar com uma história incrível e sensacional, mas na verdade, é pura história kkkkk. Se você leu isso e não fez sentido, saiba que essa história também não vai fazer, é cansativa e só é uma história sobre uma família desestruturada e fudida. e sabe?! como um personagem bem imbecil do livro fala, todo mundo é fudido. Ninguém escreveria sobre isso porque é um saco, ninguém quer ler sobre vidas fodidas, porque a nossa própria já é. Então essas 300 páginas são uma perda de tempo pra qualquer um que quer um pouco de vida, um pouco de experiência, distração, sla… simplesmente um porre. Não soube fazer um personagem bem desenvolvido pra gente pelo menos se identificar sabe?! só um bicho. nunca mais. A pessoa que indicou disse ser incrível e eu só me arrependo de ter seguido a opinião dele. horrível.
E sendo bem sincero, quando vai começar a melhorar a autora vai lá e estraga com sua narrativa chata e cansativa, NINGUÉM QUER SABER DE MACACOS OU DETALHES DE CIDADE 🤬 #$%!& VAI 🤬 #$%!& . To p da vida, pleno final de ano e eu lendo porcaria. O que a edição tem de linda é o que tem de podre.
Quer incentivo? Se a autora teve a coragem de lançar um livro desses que ninguém quer ler, você pode fazer qualquer coisa.
Thais.Queiroz 06/01/2023minha estante
Kkkkkkkkkk depois da sua resenha eu decidi não ler, pq odeio livros que tem todos os aspectos que você mencionou kkknn

Gerlinzer 15/01/2023minha estante
Nossa você se revoltou mesmo com o livro kkkkk

Lívia Gusson 03/12/2018

OS IMORTALISTAS - CHLOE BENJAMIN - 5/5
Apesar da nota máxima, foi uma leitura difícil, mais difícil ainda dizer se gostei muito ou nem tanto. A magia da história é acompanhar o quão duro foi saber a data de suas mortes e como isso influenciou a vida e as decisões dos quatro irmãos.

Se a magia está no enredo, o contraponto fica por conta da morosidade do livro, um drama arrastado, divido em quatro partes, cada uma contando a vida e trajetória de cada um dos irmãos. Confesso que alguns pontos de vista me fascinaram mais que os outros. Ou seja me surpreendi nas duas primeiras partes, na terceira e quarta já estava um tanto quanto cansada.

O livro é isso, um drama, carregado de muito drama. Escolhas que causaram marcas numa família toda. Não deixo de imaginar como seria diferente o destino de cada um se não houvesse a culpa e o remorso por cada resultado de morte. No mais acho que eles viveram como foram destinados a viver e nada mais.
May - @may.book.s 26/12/2018minha estante
Me senti da mesma maneira... Fui ler com expectativas demais e acabei cansando, não entendendo a real comoção de muitos

Lívia Gusson 28/12/2018minha estante
Exatamente isso, foi cansativo demais.

Laura Brand 16/07/2018

Nostalgia Cinza
Uma das sensações mais gostosas que se pode experimentar como leitora é se surpreender positivamente com um livro. Os Imortalistas chegou em minhas mãos com uma capa linda e uma sinopse intrigante, mas foi a escrita de Chloe Benjamin e seus personagens cativantes que fizeram com que o livro me marcasse tanto. Uma história repleta de reflexões sutis, mas poderosas.
Os Imortalistas narra a vida de quatro irmãos: Simon, Klara, Daniel e Varya. Quando jovens, os irmãos Gold, movidos pela curiosidade típica de crianças, vão atrás de uma vidente para saber o dia de suas mortes. Apavorados com as respostas, eles tentam viver suas vidas alheios a essas informações cruéis. Entretanto, com o passar dos anos, é impossível não questionar se a cigana estava certa.

É um livro que, tirando o fato de que eles sabem o dia de sua morte, não tem nada demais. Teoricamente. O livro conta brevemente a vida de quatro irmãos, suas escolhas, seis sucessos e fracassos, sem nada milagroso, sem nenhuma característica ficcional aparente. Mas é justamente essa banalidade que torna o livro tão poderoso. Acrescenta-se o detalhe da morte eminente e a visão do próprio leitor é alterada de forma irreversível.

A todo momento se espera que os personagens morram já que nem todos revelaram o a data de sua morte, o que faz com que queiramos aproveitar os momentos pelos protagonistas, faz com que nós mesmos tenhamos uma visão diferente da vida. Uma visão que dá valor, que reflete, que busca entender de fato. Esses quatro irmãos sabem o dia de sua morte e toda a narrativa é contada tomando a partir das escolhas de vida feitas por eles com base nessa informação.
Como toda família, os irmãos se separam para seguirem com suas vidas da forma que lhes convém, tentando reescrever um destino enquanto vivem seus dias. Chloe Benjamin descreve com maestria os diferentes cenários e contextos históricos das cidades que viraram paradeiro dos irmãos. Simon é protagonista da San Francisco dos anos 70, palco do movimento gay e da violência para com homossexuais em uma época que a AIDS começa a aterrorizar o mundo. Klara recria a fantasia dos grandes mágicos do século XX e de uma Las Vegas em ascensão. Daniel é um médico militar que precisa aprender a viver em um mundo depois do 11 de setembro. E Varya encarna a eterna busca pela longevidade em uma sociedade que não sabe lidar com a morte eminente.

O livro é dividido em quatro partes, cada uma dedicada a um dos irmãos e sua vida a partir do momento em que foram informados da suposta data de sua morte. Apesar do foco de cada um dessas partes ser os irmãos, Chloe consegue fazer com que os cenários e contexto histórico se tornem tão protagonistas quanto os próprios personagens, principalmente as primeiras duas partes. Somos levados à San Francisco em plenas décadas de 70 e 80 e podemos quase sentir o gosto dos shows de mágica que tomavam conta de parte dos Estados Unidos.
Chloe mergulha na mente de seus personagens de tal forma que às vezes é difícil se lembrar de que Os Imortalistas é uma ficção e não uma biografia. A profundidade impressionante dos conflitos individuais de cada personagens, aliada à ambientação muito bem descrita tornam Os Imortalistas uma adaptação da vida real. É um livro que promove reflexões sutis, mas poderosas em cada página. A todo instante eu me pegava pensando sobre determinados pensamentos, me colocando no lugar dos personagens e de seus dilemas. É um livro humano, mesmo que às vezes pareça bem surreal.
A edição da HarperCollins está maravilhosa. A capa dura deu um toque a mais para uma imagem que já chama a atenção logo de cara, com certeza sendo um dos livros mais lindos da minha estante. Além disso, o espaçamento me agradou, fazendo com que a leitura corresse tranquilamente.

Além da escrita descritiva e talentosa de Chloe Benjamin, Os Imortalistas me marcou profundamente com seus conflitos familiares e reflexões distintas. É um livro sobre entender o peso das escolhas ao saber exatamente o dia de sua morte. É um livro sobre a vida da forma mais sútil e poderosa possível. Que vamos morrer, todos sabemos, mas entendemos isso de verdade? Então porque deixamos o tempo escorrer pelos dedos como se fosse infinito? E será que o destino é certo ou temos a capacidade de reescrevê-lo com nossas escolhas?

Os Imortalistas é uma perfeita metáfora da vida e de sua finitude. É um retrato das consequências de nossas escolhas, do apego humano ao passado e da fixação doentia para com um futuro incerto. Uma leitura que me marcou de um jeito intenso e que com certeza ficará na minha mente por um bom tempo.

site: https://goo.gl/5ogVuJ
isabellamolkoli 22/11/2018minha estante
Perfeito.

Helen 31/03/2021

Previsibilidade...
O livro entretêm muito pela temática, os dois primeiros tempo do livro é instigante. Mas depois fica muito previsível, ficou sem emoção.
O autor tem uma boa escrita mas se perdeu na história.
Carine Campos 28/04/2021minha estante
Nossa, preocupada porque já tô achando o início chato kkkkkkkkk socorro

José Carlos 21/10/2023

Tem lógica favoritar um livro que você não deu nota 5?
Para mim sim! Que livro fantástico, apesar de eu não ter gostado de alguns acontecimentos no decorrer da história! Simon, Klara, Daniel e Varya me conquistaram! Lembro bem das histórias de colegas que iam visitar ciganas para ver o futuro, em nossa cidade pequena, nos arredores menos favorecidos! Sim, até os anos 90 você ia e elas liam sua sorte, faziam previsões, tudo sem um maior responsável junto! Nunca acreditei e nunca fui, mas gostava de ouvir os relatos dos amigos!
Lima O Limão 22/10/2023minha estante
Tava pensando em ler esse. ?

Karini.Couto 04/08/2018

Olá meus queridos. Hoje a resenha é de um livro que estava mega ansiosa para ler; na verdade, um dos.. Pois a HarperCollins tem lançado livros exatamente com o tipo de pegada que eu amo. E esse foi um desses!

Neste livro temos uma ficção contemporânea muito bem desenvolvida que prende o leitor desde a primeira páginas. Achei o enredo bastante inovador em meio a tantos lançamentos que possui o mesmo estilo ou gênero. Este livro foi uma grata surpresa e muito bem vindo. Recomendo como um daqueles livros que não podemos ficar sem ler.

A história tem início com quarto irmãos que escutam sobre uma vidente capaz de prever a data da morte das pessoas. Esses quatro irmãos, bastante curiosos juntam um dinheiro e saem em disparada pelo bairro no intuito de confrontar a vidente sobre os seus próprios futuros. Só que eles recebem da vidente bem mais do que esperavam e como lidar com tanta informação? Talvez para muitos, saber o dia de sua morte iria ser um presente, mas acredito que seja um fardo bem difícil de carregar. Enquanto muitos terão anos e anos por vir, outros podem ter menos tempo do que se imaginava e é um tipo de informação que tem um peso imenso na vida de qualquer pessoa, seja na ficção ou ainda que fosse na vida real! Afinal, a única certeza que temos, é que um dia iremos morrer.. Mas o quando, é algo que ainda permanece oculto! E talvez seja melhor dessa forma!

Os irmãos da história, apesar do parentesco são absolutamente o oposto um dos outros. Varya é calculista, observadora e possui um talento enorme em se manter distante e alheia; enquanto Simon é um eterno sonhador, que vive intensamente e sem medo do que está por vir. Daniel é aquele que sempre se mostra coerente, responsável, amigável e parece ser aquele que une. Enquanto sua irmã Klara acredita no inimaginável e vive de maneira quase delirante onde o limite de realidade e magia são tênues. Após a visita que fizeram à vidente eles sabem o dia que irão morrer, supostamente, e como eu disse antes isso pode se tornar um fardo imenso à carregar. A curiosidade de tentar deter o futuro, ou mesmo a força do saber algo que não deveria nunca ser revelado. Esse tipo de informação pode transformar pessoas e levar elas por diversos caminhos, sejam bons ou ruins.

Eu sei que a história parece apenas algo sobre "magia" com o dia da morte que você vai morrer e quatro personagens que terão de aprender a lidar com isso. Mas garanto que o que tenho em mãos é muito mais que isso. É um livro sensível, que transborda emoções e nos faz refletir de inúmeras formas diferentes. Um livro que mantém uma linha bem tênue entre razão, emoção e imaginação. Esses personagens tão bem construídos viverão o turbilhão da revelação de uma vidente que irá marcá-los de maneira diferente, mas definitiva. Informações que determinarão reações, e formas de conduzir suas vidas. Além disso, somos agraciados com uma ambientação digna onde temos uma linha do tempo rica e muito bem detalhada. Suas vidas foram marcadas pela data provável de suas mortes e a partir dali, muita coisa foi moldada e talvez teria sido diferente se não tivessem tido aquele encontro com a misteriosa vidente.

Gente. Sem tirar nem por, a história é única e realmente muito bem escrita.

Eu recomendo. Infelizmente não posso dar grandes detalhes, para não estragar a surpresa de vocês. Mas se alguém já leu ou vai ler... Aguardo ansiosa pessoas para debater o enredo.

Beijos e fiquem na paz.
Mari Guazzelli 04/08/2018minha estante
Ansiosa para ler este xD

Cherry Moon 04/02/2021

Os imortalistas
O livro conta a história dos irmãos Gold que vão se consultar com uma vidente que se diz capas de dizer a qualquer um qual será o dia de sua morte. Após se consultarem com a tal mulher misteriosa, suas vidas mudaram completamente.

A narrativa segue nos mostrando um pouco dos seis irmãos, suas escolhas, sucessos e fracassos. Além disso, o livro é narrado em terceira pessoa e dividido em partes.

No início estava esperando algo completamente diferente, já que ele está classificado com llivro de fantasia e acabei me decepcionando pois esse elemento acabou ficando para trás. Também achei a leitura um pouco arrastada, cansativa e confusa.

Não acho o livro todo ruim, pois tiveram partes em que eu realmente me prendi na história, principalmente quando se tratava do irmão Simon e sua descoberta como homossexual e a forma como ele encarou isso tudo preferindo viver cada dia como se fosse o último do que ficar esperando uma tragédia acontecer.

Da metade para o final do livro eu senti que a autora se perdeu um pouco e colocou alguns elementos que não achei interessante para a história. A vidente que eu achava que teria mais destaque no livro acabou que fez apenas poucas aparições e não teve tanto destaque assim.

A ideia do livro é realmente boa, mas não acho que foi tão bem construída.

site: http://instagram.com/cherrymoonreads
Larissa 04/02/2021minha estante
Achei a capa LINDA

May - @may.book.s 26/12/2018minha estante
Kkkkkkkkk tô meio que me sentindo assim... esperava mais

Paulo Victor 24/02/2023

Desastre
Há uma coisa boa nesse livro: A capa. Uma tortura, terrível, que história deprimente, que perca de tempo, que terror. Como alguém acorda um dia, lê essa terrível história e pensa: "hum, isso é bom, vou publicar". Com certeza há corrupção nesse processo, pois não é possível. A premissa até chega a ser boa, mas a partir disso em diante é só ladeira abaixo, história vaga e inverossímil, além de uma escrita tão terrível que me encoraja a tentar ser um escritor, pois se a autora conseguiu, quem sou eu pra não conseguir também? Horrível. Chernobyl. Passem longe.
Mireille 24/02/2023minha estante
Poxa ?

Leandraa 24/09/2018

Esperava mais com um inicio tao bom
Fazia tempo q um livro nao me.dava trabalho p ler, mas esse deu...
Que livro chato, sem nada acontecendo, nao funcionou pra mim...
cris.tina.p 25/09/2018minha estante
Obrigada por sua opinião Leandra. Se é tão parado acho que também não vou gostar. Fora da lista de "quero ler" ?

@retratodaleitora 20/08/2018

Instigante
Os Imortalistas é o segundo romance publicado da autora Chloe Benjamin e desde o seu lançamento em 2018 está fazendo grande sucesso entre os leitores. A HarperCollins Brasil trouxe o livro ao país em uma edição incrível, capa dura e com um lindo projeto gráfico, apresentando na capa original a ilustração de uma Árvore da Vida, o método cabalista de explicar a criação do universo ou também hierarquizar o processo evolutivo do homem. E é sobre evolução que a autora vai falar ao abordar quatro irmãos.

Os Gold são crianças inteligentes que, no verão de 1969 em Nova York, aproveitam as férias da maneira que podem. Quando corre a notícia de que uma vidente está na cidade, eles juntam toda a mesada e vão juntos saber sua sorte, ou melhor: descobrir qual será o dia de sua morte. Na sala bagunçada da misteriosa mulher, eles já não têm ideia se querem mesmo aquela brincadeira, mas cada um sai de lá com sua própria data e, em suas mentes, o medo de que ela pode estar certa.

O livro é dividido em quatro partes, e em cada uma delas acompanhamos a vida dessa família. Cada irmão tem uma personalidade, sonhos e esperanças, e cada um deles reage a sua maneira àquela tarde em que cada um saiu do apartamento da cartomante com uma data na cabeça. Como você reagiria ao saber a data exata da sua própria morte?

"Alguns mágicos dizem que a mágica despedaça nossa visão de mundo. Mas eu acho que a mágica é o que mantém o mundo inteiro. É matéria escura; é a cola da realidade, a argamassa que preenche os buracos entre tudo que sabemos ser verdade. E é preciso mágica para revelar quão inadequada a realidade é."

Simon é o mais novo, e mesmo antes de atingir a maioridade escapa para São Francisco com a irmã, Klara, que tem o sonho de se tornar uma grande ilusionista, assim como foi sua avó tantos anos antes. Daniel é o filho mais velho, e se torna médico do exército, vivendo uma vida segura junto a sua mulher. Varya é a leitora da família; estudiosa, ela se torna uma renomada pesquisadora em longevidade.

Com o tempo eles se separam e se reaproximam, formam laços entre eles e também os rompem. Cada um vive a sua maneira, até que a data que os perseguem se aproxima. Foi emocionante acompanhar a trajetória de cada um, da infância até a data que lhes foram atribuídas. Se a vidente estava certa ou não, vocês terão que descobrir ;)

As duas primeiras partes (Simon e Klara) foram para mim as mais tocantes, e eles os personagens mais cativantes entre os quatro irmãos; justamente por isso a primeira metade do livro foi a mais envolvente e me prendeu mais, enquanto na última metade percebi uma queda no ritmo do livro.

Os Imortalistas é um livro fantástico, com uma ideia realmente interessante, e aguardei seu lançamento com muita ansiedade. É um drama questionador, que faz o leitor pensar bastante e se colocar no lugar de cada um desses personagens, e não só eles como também as pessoas que são afetadas pelas atitudes dos mesmos. Foi uma leitura que me envolveu, me fez refletir e emocionou. Recomendo muito e espero ler mais da autora em breve :)

E fica a questão: Se você soubesse o dia exato da sua morte, como você viveria?

site: https://umaleitoravoraz.blogspot.com/2018/08/resenha-os-imortalistas-de-chloe.html#more