Os Imortalistas

Os Imortalistas Chloe Benjamin

Resenhas - Os Imortalistas

Tayanne Lobão 24/08/2020

A história é boa, mas...
Eu desde que conheci a sinopse do livro me encantei pela história. E realmente a história tem partes muito boas, mas não acho que a autora conseguiu aproveitar. Tem diversos furos e finais questionáveis pela cada história. Além disso, não curti muito a escrita dela.

Bia Eloah 30/08/2020

Escolhas baseadas na data de morte?
Quatro irmãos procuram uma vidente instigados por nada mais do que a curiosidade em saber a data precisa de sua morte. Simon, Klara, Daniel e Varya têm suas vidas transformadas a partir de então.
Os imortalistas é um livro de pesares. Fala de como a vida é preciosa, curta e cheia de escolhas e que o medo da morte pode ser transformador. A cada perda, o coração aperta e resta aquela dúvida: será que eles traçaram seus caminhos baseando-se na data de sua morte ou baseando-se nas suas ambições?
Confesso que essa história tem muito gatilho e me fez derramar lágrimas (sem parar) nas últimas 50 páginas.
A única razão de dar 3,5 estrelas foi que não concordei com as atitudes dos protagonistas, embora entenda que a vida deles não foi fácil e que o sentimento de culpa e luto podem ser arrasadores.
Se você pudesse saber a data da sua morte, você iria mesmo querer saber? Eu preferiria ficar no escuro e viver um dia de cada vez.

Suka 04/09/2020

Respondendo a perguntar rs, sobre o q eu faria.
Sinceramente nao sei. Nao sei se viveria na urgência mas ao mesmo tempo na plenitude dos seus atos q nem Simon, ou na prudencia e não viveria q nem a Varya. Dois extremos, um morreu mtoo jovem e viveu melhor do q a irmã mais velha q nda aproveitou so quase do final.
Confesso q tenho mta curiosade de saber mas tenho receio da importancia dessa informação.
Mas enfin, um livro bem interessante, com uma leitura rápida apesar dos capítulos serem um pouco longos e poucos cansativos como o Varya. Aliás a historia dela foi a mais chata, nao sei pq ela no viveu de verdade né.
Só não gostei mtoo da forma como foi tratado o final. A ultima parte foi mostrado a Ruby, acho q teria sido melhor trabalhado se fosse um epílogo dela, falando algo da tia.
Mas num todo é um bon livro, q te levar a refletir.

Aline @contandoleituras 26/09/2020

Achei a leitura arrastada. Em poucos momentos me empolguei com a historia dos irmãos.

urbickrobin 28/09/2020

O LIVRO DO ANO
Meu Deus aclamado que fala né?? Finalmente consegui ler esse livro e ele não decepcionou msm. Digo facilmente que é o melhor livro do ano

Bia 13/10/2020

Um bom livro
Um livro interessante que nos faz pensar em como lidamos com nossas vidas com as informações que nos sãos dadas, sejam elas verdadeiras ou não. Gostei bastante!

Marcela.Antonechen 14/10/2020

Potencial, mas jogado fora
Os Imortalistas é um livro rápido e de suspense. Dá para matar muitas horas e acaba sendo divertido acompanhar o que uma previsão do futuro e crenças pode causar na vida das pessoas, porém, o livro se torna maçante e caí na mesmice.
Veja bem, os dois primeiros "tomos" do livro são ok e possuem um bom ritmo, mas o decorrer da história fica cada mais difícil considerar como um livro dito como "maravilhoso". Na verdade, escrevendo essa resenha, percebi o quanto a parte da Klara é atropelada e se atenta em detalhes de quase nenhuma importância, enquanto ignora e deixa para lá elementos que seriam melhor na trama. Além disto, não acho necessário comentar como a parte da Varya possuí furos gigantescos no enredo...deu até uma chateação ler tamanha falta de coesão no decorrer do arco dela, assim como no arco do Daniel.
Dei 3 estrelas porque acredito que é divertido ler e será um livro bem rapidinho, fluído e com um plot perfeito para seriado meloso da netflix, mas nada além disso. E não, isso nunca será uma reflexão sobre a vida e a morte como o clássico "A morte de Ivan Ilicht" de Liev Tostói. Como dito, está mais próximo de um seriado com low budget que uma questão de vida, morte e relacionamentos.

Yury.Costa 28/10/2020

Um livro sensível
Uma obra com um tema tão obscuro e pensando por muitos: a morte.
O que você faria se soubesse a data da sua?
Esse é o ponto principal desse livro e por onde ele se desenrola, acompanhando a vida de quatro irmãos tão distintos um do outro.
O livro traz inúmeras reflexões, toca em assuntos sensíveis e fala da morte, tudo isso de uma forma tocante e bem escrita. É uma leitura que pode ser pesada em alguns pontos, mas que vale a pena.
Cada ponto de vista é um mais distinto que o outro e todos são maravilhosos.
Recomendo a todos, porém creio que pense bastante antes de ler pois alguns assuntos podem acabar se tornando perturbadores para leitores que não estão preparados ou sofrendo de problemas emocionais.

Mariane S.L 01/11/2020

Alguns cortes no tempo desnecessário
A história começa bastante impactante, demostrando pelo menos que muita coisa interessante vai rolar, porém quanto mais você vai avançando na história e com certos cortes que a autora faz na linha do tempo dos personagens o livro torna-se menos envolvente. Não irei desconsiderar o fato que alguns temas abordados por Chloe me fizeram refletir muito, principalmente sobre a vida e a morte, mas levando em conta esses pensamentos e a vida dos personagens achei meio fraco.

@mulheres.e.literatura 02/11/2020

Resenha por @mulheres.e.literatura
Se você pudesse saber o dia exato da sua morte, você quereria?
Quatro irmãos, no fim da infância/começo da adolescência, decidem visitar uma vidente que estava de passagem pela sua cidade, por curiosidade. O que se dizia pelo bairro era que a tal mulher conseguiria adivinhar a data da morte de casa pessoa que a procurasse, e eles vão atrás dela, desejando conhece-la, buscando desafiar seus medos.
Este é o evento que inicia “Os imortalistas”, e a partir de então somos levadas em uma jornada pelas consequências deste encontro na vida de cada um dos irmãos. O livro, dividido em 4 partes, nos mostra as escolhas de vidas dos irmãos protagonistas, de que forma o medo de acreditar na sua finitude e de seus próximos levou cada um por caminhos que nunca saberemos se, de fato, foram a causa ou consequência dos seus destinos finais.
A autora opta por não abordar este tema de forma mística ou sobrenatural, muito pelo contrário. Alguns personagens, tão temerosos que as previsões da vidente se tornem reais, passam a vida com medo, evitando riscos, outros, pelo contrário, agem impulsivamente, quase como se desafiassem a morte diariamente.
Se alguém falasse para você o dia que você iria morrer, será que isso não afetaria todas as suas escolhas a partir de então? Mesmo que você decidisse por não acreditar na previsão, seria possível garantir que esta informação não teria nenhuma influência nos seus comportamentos?
Ao longo da leitura refleti muito sobre isso, e também acerca do tema da morte. Quase todas as pessoas que conheço temem em algum nível a morte, mesmo aquelas que possuem uma fé, crença. Mas, se não houvesse a morte, se fossemos de fato imortais, será que viveríamos a vida desta forma tão intensa como vivemos? Se tivéssemos certeza que nunca deixaríamos de existir, faríamos planos, teríamos sonhos, desejos e medos? Talvez, a nossa finitude seja essencial para que possamos encontrar um sentido na vida!
“Os imortalistas” em muito me surpreendeu, esperava que fosse uma leitura mais superficial, clichê até, entretanto superou minhas expectativas. Partindo da temática da mortalidade, a autora explora temas como família, saúde mental, amor, sexualidade, além de cultura e religião. A autora nos mostra a importância do vínculo, do afeto, e também de conseguirmos lidar com as escolhas que fazemos, e suas consequências, sem tentarmos responsabilizar outras pessoas (ou o destino) por elas.

site: https://www.instagram.com/mulheres.e.literatura/

Amanda.Andrade 07/11/2020

O livro tem uma história muito boa, entretanto achei mal desenvolvida. Entendi todas as reflexões que a autora trás sobre a morte, como devemos viver sabendo que algo inevitável irá acontecer, mesmo assim achei arrastada e não tive empatia pelos personagens.

Christian.Tharlen 22/11/2020

Uma decepção enorme!
Uma escrita confusa, detalhada de mais, ao mesmo tempo que a escritora usa da cultura religiosa judia para descrever as tradições da família usa uma escrita detalhada e carregada de nomes americanos.
Os personagens não consegui me apegar a nenhum, a escritora não conseguiu momento algum nos fazer se preocupar com os personagens. A escritora também se perdeu no meio da história.

Graci 27/11/2020

Gostei bastante
Gostei muito desse livro, ele trás ótimas reflexões sobre a morte e o futuro.

Rafa 04/12/2020

Se você soubesse a data a sua morte, como viveria sua vida? É 1969 em Nova Iorque e os rumores na vizinhança são sobre a chegada de uma mulher mística, uma vidente que se diz capaz de dizer a qualquer um qual será o dia de sua morte. As crianças Gold - Simon, Klara, Daniel e Varya - saem de casa sorrateiramente para saber sua sorte!!

A premissa de Os Imortalistas é excelente!! O que os quatro adolescentes vão fazer depois que descobrem as datas de suas mortes? Mas a pergunta que também fica é: a previsão da vidente é verdadeira? É a partir daí que vamos conhecer as vidas dos quatro e como eles deixaram que as palavras da vidente interferissem no futuro de cada um!

Estruturalmente, as histórias dos irmãos são contadas uma por uma, em ordem cronológica. O livro começa muito bem, com duas histórias fortes e muito bem contadas, mas acaba perdendo bastante o fôlego nas duas últimas histórias, que não são tão ricas e impactantes. Mesmo assim, em todas elas é possível ver o poder das escolhas dos irmãos sob a influência da previsão da vidente!

Isso acaba fazendo de Os Imortalistas um livro que te faz pensar sobre suas crenças, seja de que natureza for, e o quanto que você permite que elas te ajudem a construir o seu futuro!!

Essa foi mais uma bos leitura com o pessoal da #atocadoleitor

Bru 05/12/2020

Sobre Expectativa vs Realidade
Sabe quando uma leitura te decepciona, de certa forma, mesmo sem ter sido ruim ou mal escrita? Posso dizer que Os Imortalistas está neste meu tipo de lista.
Chloe Benjamin é uma ótima escritora, traz detalhes na história sem torná-la muito maçante. Sabe trabalhar linhas temporais diferentes, tanto é que neste livro temos 5 (quatro individuais dos irmãos e uma quando eles eram todos crianças). Ela também sabe intercalar a narrativa entre personagens e nos fazer virar totalmente a chave e entrar na mente de outra pessoa, o que demonstra uma incrível habilidade dela de criar personagens com características individuais bem definidas e trabalhadas.
Mas no fundo eu esperava algo a mais desta história. Não sei, minha expectativa quando li a sinopse era outra. E nem sei muito bem o que eu imaginava que encontraria no livro, mas depois de ver que tinha uma mistura de previsões de uma cartomante com o futuro dos irmãos, fiquei intrigada. E o livro entrega exatamente o que promete, mas pra mim de certa forma não atingiu as expectativas – altas – que criei, e acabou sendo apenas só mais um livro bem escrito, mas que não me marcou.
O livro se passa em 4 momentos diferentes, e em cada um deles a autora conta a história de um dos quatro irmãos Gold. Quando crianças eles foram juntos até a casa de uma vidente que era capaz de dizer a qualquer um o dia exato de sua morte, e a partir desta visita que fizeram a ela tudo em suas vidas mudou. Suas trajetórias foram seguindo caminhos completamente opostos uns dos outros, e muito disso devido às premonições feitas pela vidente para cada um deles. E ao longo de quatro grandes capítulos somos levados em uma trajetória de cinquenta anos acompanhando o desenrolar da vida de cada um dos irmãos e como as previsões da vidente afetaram suas decisões.
O livro tem um tom específico a cada grande capítulo, e posso dizer que tenho meus preferidos. Foram os capítulos de Klara (a irmã mais nova) e Varya (a irmã mais velha). A primeira virou uma famosa ilusionista em Las Vegas, e a segunda dedicou sua vida a estudar a longevidade através de testes científicos em primatas. As histórias dos irmãos homens não me cativaram tanto. Simon, o mais jovem, se mudou pra São Francisco para encontrar o amor, enquanto que Daniel, o mais velho, virou médico do exército.
Ao longo de todos estes anos que o livro aborda, somos apresentados à vida nua e crua dos personagens. Temos uma carga bem grande de drama ao longo das páginas. E talvez tenha sido isso que tenha me decepcionado mais ainda, porque quando decidi ler este livro imaginei que ele seria muito mais fantasioso, trazendo a ideia da vidente prever o futuro, mas na realidade o livro foi muito pé-no-chão e punhal no coração.
De qualquer forma é como comentei, o livro é muito bem escrito e a história é boa, só não é o estilo que eu estava imaginando ler quando o comprei.

site: https://freescura.wordpress.com/